sexta-feira, 29 de abril de 2022

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS – GEORGE ORWELL ( CIA DAS LETRAS )

 

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS – GEORGE ORWELL        ( CIA DAS LETRAS )

Período histórico
A Revolução dos Bichos
, foi publicada em 1945, no início da Segunda Guerra Mundial, é considerada a obra de maior importância e popularismo de George Orwell. O mundo vivia um clima de tensão, separado em dois blocos: o bloco capitalista e o bloco socialista. Apesar de socialista, George Orwell faz uma reflexão acerca da igualdade entre os homens; que seria impossível, tendo em vista o desejo de todo homem de liderar, de ter vantagem.

A obra pode ser considerada uma metáfora para narrar a traição soviética, onde princípios iniciais teriam sido esquecidos no decorrer da Revolução. 

A Revolução dos Bichos foi imediatamente interpretada como uma fábula satírica sobre os descaminhos da Revolução Russa, chegando a ter sido utilizada pela propaganda anticomunista

Na Revolução Russa a grande massa de operários e camponeses que trabalhavam duramente e ganhavam apenas um mísero valor. Diante da precária situação, a população decidiu se manifestar e reivindicar que o Monarca Czar Nicolau II, o último Czar a governar ali, renunciasse o cargo. O fim do processo deu origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.

 

I-                    Pesquisar:

Quem foi George Orwell? Em que país nasceu? Morreu?

II-      Relacione as personagens com as suas características.

a)                  Sr. Jones

(     )Burro, desconfiava das intenções de Napoleão. Animal mais idoso da fazenda, e o mais moderado.

b)                  Major:

(     )era um cavalo, muito trabalhador e leal. Morre no final, ao ser levado por uma carrocinha, por estar doente, e não poder mais ser aproveitado para o trabalho.

c)                  Bola-de-neve

(     )fiel amigo de Napoleão, Garganta utilizada sua boa oratória para convencer os animais da granja a favor de Napoleão.

d)                  Napoleão:

(     )autoritário e egoísta, após armar um golpe para tirar bola-de-neve da disputa pela liderança, age de uma maneira corrupta com os animais da granja, sempre escoltados por cães ameaçadores.

e)                  Garganta:

(     )é um dos primeiros líderes da Revolução. Porém, após um complô de Napoleão, é taxado de traidor e expulso da granja.

f)                   Sansão:

(     )é o porco que dá início ao planejamento da Revolução. Tem um sonho que tem em uma noite, e conta para seus amigos, logo uma reunião, propondo a Revolução. Morre logo no início do enredo, mas seus objetivos continuam sendo seguidos.

Porco barbudo, tido em alta conta entre os animais, já com uma certa maturidade dado a experiência dos seus 12 anos. Era cheio de ideias e foi o primeiro a tentar reunir o grupo em uma sociedade autônoma e igualitária. Reza a lenda que o personagem teria sido inspirado em Marx, um idealista que mobilizava as massas e faleceu sem ver os frutos da revolução que procurava instaurar.

g)                  Benjamin:

(     )Fazendeiro da granja, inicialmente é ele quem lidera os animais. É cruel, avarento, e por muitas vezes deixa os animais com fome.

Era o dono da quinta. Explorava os animais para obter o maior lucro possível e não fornecia a eles as melhores condições de vida. Há quem diga que o personagem foi inspirado em Nicolau II, o último imperador da Rússia, que era alcoólatra (assim como o senhor Jones) e detestava o povo.

 

h)          Moisés

(     )Um corvo domesticado alcoviteiro que vivia com a família Jones.

 

i)           Mimosa

 

(     )Uma égua branca que tinha como fraco a vaidade e a gula. Mimosa gostava muito de andar com fitas e de comer torrões de açúcar. Mimosa representa de certa forma o egoísmo e o individualismo por colocar as suas vontades a frente das necessidades dos outros animais.

 

j)         Ferrabrás, Lulu e Cata-vento

(     )Os três cachorros da propriedade.

 

k)         Maricota

(     )A cabra branca.

l)     Bola de neve, Garganta e Napoleão

 

(     )Eram porcos que o senhor Jones criava para vender. Com a morte do Major eles acabam por assumir a liderança da comunidade quando ela se estabelece.

As brigas retratadas entre Bola de neve, que tinha um perfil expansionista, e Napoleão, que era claramente um ditador, remeteriam as brigas de Trotsky e Stálin, dois idealistas de esquerda que divergiam na maneira que deviam implementar o regime.

O porco Napoleão pode ser representativo de uma série de ditadores como por exemplo Stalin (na União Soviética), Augusto Pinochet (no Chile), Mao Tse Ting (na China) e Salazar (em Portugal). Costuma-se associar mais frequentemente a figura do porco Napoleão à Stalin porque ele havia traído os princípios da revolução e possuía uma personalidade violenta.

O porco Garganta seria a representação da propaganda feita pelo governo, sempre dita de modo eloquente com o objetivo de manter a ordem.

 

m) Sansão e Quitéria

(     )Dois cavalos de tração, Sansão especialmente era um trabalhador incansável, um exemplo a ser seguido pelos moradores da Granja. Fiel ao mundo do trabalho e ao compromisso social, ele era considerado o trabalhador modelo da fazenda.

 

III-                Numere os fragmentos a seguir, utilizando números de 1 a 9, a fim de organizar sequencialmente os elementos de que compõe o enredo de “A Revolução dos Bichos”:

(              )Primeiramente, a obra Revolução dos Bichos tem como cenário principal um galpão, uma espécie de granja. Onde, aliás, os animais discutiam sobre uma sociedade ideal e mais justa, que eles almejavam. Com isso, eles pensaram em uma forma de se rebelarem contra o dono da fazenda, Senhor Jones, elaborando um plano. Por sua vez, o fazendeiro, dono da granja, era um homem de temperamento difícel. Geralmente, explorava os animais e os deixava passar fome.

(              )Entretanto, no início do livro o Major Porco morre e deixa seus conhecimentos para seus amigos. Por mais que a maioria do animais concordassem com essas ideias, no desenrolar da história começam a surgir controversas e outras opiniões entre todos os animais.

(              )Assim, um dos líderes da revolução, o porco Bola-de-neve, deseja realizar a construção de um moinho, o porco Napoleão não concorda. Logo, Napoleão adquire uma postura autoritária e manipuladora, convencendo a todos os animais que Bola-de-neve é um traidor. Com isso, gerou um golpe e ainda com corrupção, onde Bola-de-neve foi expulso da granja.

(              )Além disso, os materiais utilizados tinham que ser obtidos fora da granja. Por meio de comércio com outros lugares. Com o decorrer da trama, os porcos resolvem ir habitar a antiga casa do Sr. Jones e percebem a diferença de qualidade de vida. Sem dúvidas, aqui começa outras discussões, questionamentos e indignação.

(              )No fim da história, acabam sendo mortos acusados de serem cúmplices do Bola-de-neve. Mas também, os que sobreviveram passaram a andar com as quatro patas e o restante dos animais foram sumindo da granja.

(              )Aqui começa uma exploração de animais com animais. Apesar do plano principal ser o crescimento e desenvolvimento da granja, e o afastamento de humanos. Napoleão mantém contato com um ser humano, que fica como seu advogado.

(              )Quando Napoleão toma o poder, fica claro suas práticas autoritárias. Além disso, sempre estava escoltado por cães raivosos. Assim, seu egoísmo e totalitarismo o leva ao poder. Neste contexto, ele coloca os animais para trabalharem como escravos, controlando a comida. E para completar, construiu o moinho. Certamente, percebemos o golpe, onde as ideias iniciais de uma sociedade justa tornaram uma falácia.

(              )Entretanto, no início do livro o Major Porco morre e deixa seus conhecimentos para seus amigos. Por mais que a maioria do animais concordassem com essas ideias, no desenrolar da história começam a surgir controversas e outras opiniões entre todos os animais.

(              )Com isso, o Major Porco criou uma revolução, um plano que tiraria o Sr. Jones da fazenda e traria uma convivência mais justa entre os animais. Perceba que na Revolução dos Bichos os porcos são tidos como os mais inteligentes, os que sabem ler e escrever, os que lideravam.

IV-A obra literária conhecida no Brasil por A Revolução dos Bichos (Animal Farm) é uma sátira feita à União Soviética comunista. O livro publicado em 1945 narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o “paraíso comunista” proposto pela Rússia, na época de Stalin. A revolta dos animais da quinta contra os humanos é liderada pelos porcos Bola de Neve (Snowball) e Napoleão (Napoleon). Os animais tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleão, seduzido pelo poder, afasta Bola de Neve e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto à sociedade de humanos.

a)       Fale sobre a União Soviética comunista na época de Stalin.(Revolução Russa)

V-Quais são os sete mandamentos do animalismo? Argumente sobre cada um deles. Compare o conteúdo inicial dos sete mandamentos com a sua gradual transformação. 

VI-Responda:

a)Como viviam os animais e os humanos antes da Revolução dos Bichos?

b)Por que os animais se revoltaram contra o fazendeiro? Eles representam quem na Revolução Russa?

c)Explique como os animais viviam no período do “Animalismo”?

d)Por que a Revolução dos Bichos não deu certo? O que alguns porcos começaram a fazer?

e)O que deveria ser feito para que o “Animalismo” continuasse na fazenda?

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         LÍNGUA PORTUGUESA                                                                                     Professora: Bernadete

NOME:         

Nº:

Ano/Série

DATA 

Bimestre

Valor:4,0 (dupla ou individual)

9º E.F.

LITERATURA

1-                  Explique, com suas palavras,  as frases abaixo:

"Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros."

 

 

 

 

 

 

"Retire-se da cena o Homem e a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho desaparecerá para sempre."

 

 

 

 

 

 

 

2-                  Qual a  mensagem ou o aprendizado que a obra pode trazer a um leitor ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3-      Você gostou dessa história? Por quê?

REFLITA E RESPONDA PENSANDO NAS PERGUNTAS: O que a leitura acrescentou em sua vida? O que modificou em seu modo de pensar? Qual foi a mensagem deixada para você? .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O CORTIÇO – Aluísio Azevedo (Naturalismo no Brasil.)-

Qual era o nome dado ao cortiço?____________________________

O romance realista naturalista foi publicado em 1890. Ele retrata e critica os costumes da sociedade brasileira durante o século XIX – quando o Brasil passava por um processo de urbanização.

1-                  Pesquisar sobre o Naturalismo no Brasil

2-                  Fale sobre o autor e cite principais obras.

3-                  Fale sobre o contexto histórico no Brasil e no mundo.

4-                  Fale sobre  o cientificismo determinista (as teses naturalistas explicam o comportamento dos personagens com base na influência do meio, da raça e do momento histórico.)

5-                  Os personagens da obra são psicologicamente superficiais, ou seja, há a primazia de tipos sociais. Os principais são:

______________: taverneiro português, dono da pedreira e do cortiço. Representa o capitalista explorador.

_______________: quitandeira, escrava cafuza que mora com João Romão, para quem ela trabalha como uma máquina.
_______________: comerciante português. Principal opositor de João Romão. Mora num sobrado aburguesado, ao lado do cortiço.

________________: português “cavouqueiro”, trabalhador da pedreira de João Romão, representa a disciplina do trabalho.
________________: mulata sensual e provocante que promove os pagodes no cortiço. Representa a mulher brasileira.
________________: portuguesa que é casada com Jerônimo. Representa a mulher europeia.

________________: mulato e companheiro que se envolve com Rita Baiana.
________________: representada por lavadeiras, caixeiros, trabalhadores da pedreira e pelo policial Alexandre.

 

6-                   Breve resumo

7- Tempo: (    ) cronológico             ou             (    ) psicológico –                        

8- Narrador em _________pessoa, _________________

9-                 Espaço : ______________________________________________

10-Temas: __________________________________________________

11-O Cortiço trabalha o naturalismo. Que baseia-se na observação fiel da realidade, mostrando que o indivíduo é determinado pelo meio em que vive, há também a presença da teoria do evolucionismo.

Você concorda com a afirmação? Por quê?


12-As atitudes de João Romão caracterizam um personagem materialista, porque  sempre roubou materiais para a construção de seu cortiço, sua casa tinha poucos móveis, pois não queria gastar, casou-se com Bertoleza para usar seu dinheiro. O que você pensa a respeito dele?

 

13-A época vivida por nosso país quando o livro foi publicado tem relação com a história contada, pois o autor descreve a sociedade daquela época, formada por portugueses, burgueses, negros e os mulatos, pessoas querendo mais e mais dinheiro e poder, pensando em si só, ao mesmo tempo em que presenciam a miséria. O que você pensa disso? A sociedade mudou nos dias atiais?

14- O que é zoomorfismo?

15- Fale sobre a carta de alforria concedida a Bertoleza.

16- Coloque v ou f:

(           )Contrariando o costume romântico de tratar sobre questões amorosas, o autor fala neste livro a respeito das falhas morais da burguesia, como a ambição descontrolada.


(           )
A saúde pública é outro tópico retratado na obra, principalmente nas habitações populares, os cortiços, que não tinham condições adequadas de higiene e eram um reflexo do grande fluxo de imigração europeia e êxodo rural.


(           )
A miscigenação de culturas, por sua vez, é tratada no livro pela relação entre Rita Baiana e o português Jerônimo.

 

(           ) O proletariado é também um dos focos, uma vez que Aluísio Azevedo discute as relações de trabalho.


(           )
A discriminação aos negros que o autor assistiu no Maranhão e no Rio de Janeiro também é tratada através da relação entre Bertoleza e João Romão, por exemplo.


(           )
Em outras palavras, Aluísio Azevedo apresenta ao leitor uma sociedade corrompida pelo dinheiro e, portanto, repleta de desigualdades, em que as pessoas inocentes assistem a vitória dos desonestos.

(           )Com a chegada do Naturalismo, o ambiente onde o romance é contado, quanto às personagens que ali se encontram, demonstre a verdadeira forma das relações humanas e o crescimento desordenado de uma sociedade, de uma cultura. É o que ocorre no romance O Cortiço, pois Aluísio Azevedo (1857 – 1913) apresenta as características do Naturalismo com o retrato da vida em sociedade do povo carioca e a forte influência que o próprio local (ambiente) exerce sobre as pessoas que ali habitam, a mesma proposta do cientista Darwin, que afirma que os animais e seres humanos se adaptam ao ambiente em que vivem, a seleção natural.

(           )O personagem João Romão, influenciado pelo ambiente pobre em que viveu desde a infância, desenvolveu uma forte ambição que o faz construiu o cortiço. O cortiço, por sua vez, passou a influenciar a vida das pessoas que ali viviam que, consequentemente, voltaram a influenciar o personagem principal e o próprio cortiço, que ganha características de um organismo vivo.

(           )A história da personagem Bertoleza também é um exemplo torto de sobrevivência, ela, uma escrava fugitiva, vê em seu amante a oportunidade de liberdade, porém ela mesma põe um preço nessa liberdade, que é trabalhar muito em nome de seu amante.

(           )Outro personagem que traz evidências sobre as influências externas que a vida propõe é Jerônimo, um homem correto até o momento de ficar perdidamente apaixonado por uma mulher, a personagem Rita Baiana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                    LÍNGUA PORTUGUESA

Professora: Bernadete

NOME:         

Nº:

Ano/Série

DATA

07 /04/2020

Bimestre

LITERATURA

NOTA( valor 5,0)- individual

O CORTIÇO – Aluísio Azevedo (Naturalismo no Brasil.)-

 

1- Você gostou dessa história? Por quê?( REFLITA: O que a leitura acrescentou(aprendeu) em sua vida? O que modificou em seu modo de pensar? Qual foi a mensagem deixada para você? ________, PORQUE____________________________________________________________________

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2- O autor naturalista tinha uma tese a sustentar sua história. A intenção era provar, por meio da obra literária, como o meio, a raça e a história determinam o homem e o levam à degradação. A obra está a serviço de um argumento. Aluísio se propõe a mostrar que a mistura de raças em um mesmo meio desemboca na promiscuidade sexual, moral e na completa degradação humana. Mas, para além disso, o livro apresenta outras questões pertinentes para pensar o Brasil, que ainda são atuais, como a imensa desigualdade social. Como é vista a desigualdade social atualmente?

 

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quinta-feira, 14 de abril de 2022

Fábula: O pavão e a garça


Fábula: O pavão e a garça

           Era uma vez um pavão muito orgulhoso e vaidoso. Ele se gabava diante de todos de suas belas penas. Se chovia, ele ficava olhando seu reflexo em poças.

           - Olhem só para a minha cauda! - dizia ele. - Vejam as cores das minhas penas. Como sou bonito! Devo ser a mais bela ave do mundo! 

            Dizendo isso, ele abria a cauda como um leque e ficava esperando que alguém aparecesse para admirá-lo.

            As outras aves ficaram cansadas da pretensão do orgulhoso pavão e tentaram imaginar uma maneira de fazê-lo parar com aquilo. Foi a grande ave chamada garça que teve uma ideia.

           - Deixem comigo – disse ela às outras. – Vou fazer o vaidoso pavão de tolo.

           Certa manhã, a garça passou pelo pavão. Como sempre, ele estava exibindo orgulhosamente suas penas.

           - Vejam como sou belo! – exclamava ele. – Você é tão sem encantos e embotada, Garça. Por que não tenta ser um pouco mais esperta?

           - Suas penas podem ser mais bonitas do que as minhas – disse a garça calmamente – Mas vejo que você não pode voar. Suas belas penas não são fortes o suficiente para levantá-lo do chão. Posso ser embotada, mas as minhas asas podem me levar para o céu!

 

Moral: “Podemos perder de um lado, mas ganhar de outro”.

 

Vocabulário:

Vaidoso: aquele que deseja que os outros o admirem

Tolo: bobo, tonto.

Se gabava: elogiava a si mesmo.

Pretensão: vaidade exagerada.

Embotada: simplória, pouco esperta.

 

1- Nas fábulas, os animais apresentam características próprias de seres humanos. A partir da leitura da fábula acima, que características são atribuídas ao pavão? Assinale as alternativas corretas:

a) vaidoso;

b) orgulhoso;

c) pretencioso;

d) esperto;

 

02 –Coloque v, se for verdadeira e f , se for falsa.  (TODAS SÃO VERDADEIRAS)

a) Nas fábulas, os personagens são, geralmente, animais ou objetos que agem e pensam como se fossem pessoas. Os fabulistas usam animais ou objetos agindo como pessoas em vez de colocar as próprias pessoas.

b) Esopo, usava animais como personagens para, assim, criticar o comportamento das pessoas sem correr o risco de ser punido.

c)Toda fábula traz uma moral, que normalmente é apresentada no final do texto, por meio de uma frase.

d) “Podemos perder de um lado, mas ganhar de outro”, quer dizer: A garça não tinha penas tão belas quanto as do pavão, mas podia voar. De um lado, ela perde; mas por outro, ganha.

 

 

 

 

 

 

03 – Releia um trecho da fábula: “Era uma vez um pavão muito orgulhoso e vaidoso. Ele se gabava diante de todos de suas belas penas.” Nesse trecho, há uma palavra que está sendo utilizada para substituir o nome pavão. Identifique essa palavra:

ELE

 

04- Que sinal de pontuação foi usado no texto para indicar a fala dos personagens?

a) O travessão.

b) As aspas.

c) A exclamação.

d) Nenhuma das anteriores.

 

05– Vamos reler o trecho do texto:

           “Certa manhã, a garça passou pelo pavão. Como sempre, ele estava exibindo orgulhosamente suas penas.

           - Vejam como sou belo! – exclamava ele. – Você é tão sem encantos e embotada, Garça. Por que não tenta ser um pouco mais esperta?”

No primeiro parágrafo, a palavra garça aparece escrita com letra minúscula. Por que ela foi escrita com letra maiúscula no segundo parágrafo?

 

a) No segundo parágrafo, a palavra garça foi escrita com letra maiúscula, provavelmente, por referir-se ao nome próprio do animal.

b) No segundo parágrafo, a palavra garça foi escrita com letra maiúscula por referir-se ao egoísmo dela.

c) No segundo parágrafo, a palavra garça foi escrita com letra maiúscula por referir-se ao orgulho dela.

d) No segundo parágrafo, a palavra garça foi escrita com letra maiúscula por referir-se a vaidade   dela.

 

06– Leia os provérbios a seguir e assinale a alternativa correta:

a) Quem ama o feio bonito lhe parece.

b) Não há beleza sem senão.

c) Devagar se vai longe.

d)Antes tarde do que nunca.

 

JUSTIFICATIVA DA RESPOSTA: 'A expressão «não há bela sem senão» significa que «todas as coisas, mesmo belas ou boas, têm o seu ponto fraco».'

 

07- No texto acontecem várias coisas com os personagens. Numere os fatos de acordo com quem acontece: (1) pavão (2) garça

( ) sem encanto embotada

( ) era orgulhoso e vaidoso

( ) não podia voar

( ) abria a cauda como um leque

( ) não tinha graça, mas podia voar

( ) se achava à ave mais bela do mundo

 

Assinale a alternativa correta:

a) 2, 1,1,1,2

b) 2,1,2,1,2

c) 1,2,2,2,1

d)1,2,1,2,1

 

8- Assinale a alternativa que melhor explica a moral desta história.

( ) O mais importante é ser bonito como o pavão, o resto não importa.

( ) O importante é saber voar como a garça, ser bonito não serve para nada..

( ) Todos têm suas qualidades que são importantes. Na fábula a garça não era bonita, mas em compensação sabia voar.

 

9) Quem resolveu enfrentar o pavão e dizer que beleza não é tudo?

a) outras aves

b) a garça

c) o pavão

d) nenhuma das anteriores

 

10- Em sua opinião, há quanto tempo as fábulas têm sido contadas? Qual das alternativas abaixo está correta?

a) Há 10 anos.

b) Há 100 anos.

c) Há 1.000 anos.

d) Há mais de 1.000 anos