quinta-feira, 17 de setembro de 2015

TEXTO PRESCRITIVO E O INJUNTIVO-



7º ANO - TEXTO PRESCRITIVO E O INJUNTIVO-                         PÁGINA____
Há dois tipos de texto que serão retratados aqui, com o intuito de explicar as características que os demarcam. São eles: o texto prescritivo e o injuntivo

        O chamado texto prescritivo, que nos remete à noção de prescrever, trata-se de algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, digamos assim. Trata-se, pois, de uma imposição de natureza coercitiva, cujos exemplos se manifestam por:
*As cláusulas regidas mediante um dado contrato;
*As regras proferidas mediante os pressupostos gramaticais;
* As instruções manifestadas na maioria dos editais de concursos públicos;
* Os discursos revelados nos artigos da Constituição ou do Código de Processo Penal.
*RECEITAS MÉDICAS, REGRAS DE JOGO, LEIS, NORMAS, ESTATUTOS ...

Já o chamado texto injuntivo, de semelhante finalidade (instrução), já não apresenta esse caráter coercitivo, haja vista que apenas induz o interlocutor a proceder desta ou daquela forma. Assim, torna-se possível substituir um determinado procedimento em função de outro, como é o caso do que ocorre com os ingredientes de uma receita culinária, por exemplo. São exemplos dessa modalidade:
*A mensagem revelada pela maioria dos livros de autoajuda, ;
*O discurso manifestado mediante um manual de instruções;
* As instruções materializadas por meio de uma receita culinária. 
* ATENDIMENTO SUTIL DE VENDAS, DIVERSOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS, CONVERSAS EM QUE SE TENTA CONVENCER ALGUÉM A FAZER ALGO, DE FORMA SUGESTIVA, OS DISCURSOS DE AUTO-AJUDA;...

atividades - Ordem Direta e Ordem Inversa



- Ordem Direta e Ordem Inversa
A ordem direta se aproxima da  ordem natural  das palavras na frase.   Podemos dizer que ordem natural  é a que se espera que exista na frase:  1º. Expressão de chamamento (se houver)  2º.  Tema      3º  verbo   4º complemento (se houver)  5º  modificador (se houver).   Enquanto a ordem inversa decorre do emocional, a direta é ditada pelo racional.   Exemplo de frase simples:  — Chegou o inverno (inversa).     O inverno chegou (direta).
ESCREVA, NA FRENTE,  ORDEM DIRETA OU ORDEM INVERSA:
— Nesse momento, aproximaram-se os operários ________________  
 Os operários aproximaram-se, nesse momento _____________
— Com todas essas novidades, está ficando difícil  a sobrevivência da locadora da esquina__
— A sobrevivência da locadora da esquina está ficando difícil, com todas essas novidades ___
— À tarde, perceberam as crianças a fuga dos pássaros ________
   As crianças perceberam a fuga dos pássaros, à tarde_____________   
   O mordomo encontrou os livros naquele dia, na varanda _______________
   O mordomo encontrou os livros na varanda, naquele dia._______________
 Antes do amanhecer, o barco se aproximou, cautelosamente, da pequena ilha ______________
O barco se aproximou da pequena ilha, cautelosamente, antes do amanhecer __________________
 Não quero, meus senhores, neste momento tão importante, deixar de expressar, com sinceridade,  meus agradecimentos ______________________
Meus senhores, não quero deixar de expressar meus agradecimentos, com sinceridade,  neste momento tão importante _______________________
 Ontem não quis ofendê-lo_____________________
 Não quis ofendê-lo ontem.______________________
 Nos dias chuvosos,  o pobre homem dormia sob as marquises._______________________
O pobre homem dormia sob as marquises, nos dias chuvosos.   ________________________ 

narração em 3ª pessoa e narração em 1ª pessoa



Escolha uma das figuras e faça, em seu caderno,  uma narração em 3ª pessoa.
Pense: o que aconteceu, como aconteceu , por que aconteceu, quando aconteceu? Onde aconteceu
Dê um título para a sua história.

Escolha uma das figuras e faça, em seu caderno,  uma narração em 1ª pessoa
Pense: o que aconteceu, como aconteceu , por que aconteceu, quando aconteceu? Onde aconteceu
Dê um título para a sua história.

Emprego de MAU e MAL



Mal:
Mal chegou a Copacabana, viu o corpo de um homem, vítima de um mal súbito.
Levaram--no a um hospital e, chegando lá, foi mal atendido.
Em  mal chegou a Copacabana..., mal equivale a  logo  que ; é uma conjunção.
Em vítima de um mal  súbito, mal é um substantivo.
Em foi mal atendido, mal é um  advérbio.

1. Identifique , nas frases abaixo , a que classe gramatical  pertence a palavra mal( substantivo, adjetivo, advérbio, conjunção.
  O pobre coitado morreu de um  mal súbito.(                                      )
Este exercício está mal feito. (                                )=bem
Mal consegue enxergar as   pessoas que o cercam.(                               )       (modo)
Mal chegou, teve de retirar-se.(                            )= logo que
 Qual é o  mal que o aflige?(                             _)
Não  há mal  que sempre dure, nem bem (subs ) que nunca acabe.(                          )
Vamos extirpar   o  mal pela raiz.
Faltou às aulas  porque estava passando mal. (                        ) (modo)
 Sofria do mal de hansen (lepra) (                                      )( de + o)
Mal desponta o dia e a passarada  começa   a   cantoria. (                       )=logo que



Emprego de MAU e MAL
  A  forma MAL pode ser usada como Advérbio e como Substantivo.
Advérbio - indicando o modo como realiza a ação verbal ou o tempo em que a ação se realiza.
Ex.: - Na festa ele se comportou MAL ( indica modo) – Na festa ele se comportou bem
        - MAL você saiu, ela chegou (indica tempo)
Substantivo - significando coisa ruim, maldade. ( vem acompanhado do artigo O )
Ex.: - Jamais esqueceremos o MAL que você nos causou. – Jamais esquecerei o bem ....

A forma MAU é usada como adjetivo, atribuindo uma característica a alguém ou a alguma coisa.
Ex.: O MAU atleta não se classificou. ( O bom atleta...)

Na prática:
MAL pode ser substituído por BEM                  MAU pode ser substituído por BOM

Regrinha Mnemônica: Para lembrar que devemos associar bem a mal e bom a mau:
MAL devo associar a BEM ou a BOM?   Veja que o L mais parece um E que um O, então MAL - BEM
Já o MAU tem um U que mais parece com o O de BOM que ao E de BEM.      
                 L - E e U - O

"Mal cheiro", "mau-humorado". Mal opõe-se a bem e mau, a bom. Assim: mau
cheiro (bom cheiro), mal-humorado (bem-humorado). Igualmente: mau humor,
mal-intencionado, mau jeito, mal-estar. “

DIFERENÇA ENTRE MAU E MAL:
MAL-  ANTÔNIMO DE BEM
MAU- ANTÔNIMO DE BOM

PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DE MNEMÔNICA-


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ELABORE 5 FRASES COM MAL E 5 COM MAU.(ENTREGAR )

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DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO



DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO               Compare as frases:
A.O mecânico não conseguiu consertar a engrenagem e  a máquina parou, causando prejuízos.
B."Cavalos e homens acabam por voltar à engrenagem."
 Na primeira frase, a palavra foi empregada com o significado de jogo de rodas denteadas para transmissão de movimentos e força.  Na segunda frase, a autora explora um dos significados negativos que aquela palavra tem para ela, naquele contexto: mecanismo que destrói a criatividade e a liberdade. .  No segundo caso, pois há mais de um sentido para o termo.
 Denotação é a utilização da palavra no seu sentido objetivo, próprio, que não admite mais de uma interpretação.
 Conotação é o emprego da palavra em sentido figurado.  O sentido conotativo de um termo pode variar de indivíduo para indivíduo. É um significado subjetivo.
 A conotação é mais freqüente em textos literários, mas pode ocorrer em muitas outras situações.
ATIVIDADE:
1. Entre as palavras destacadas, identifique, pelo contexto da frase, aquelas que foram empregadas em sentido conotativo:
a)      O incêndio do prédio começou no porão.
b)      Eu acho coisas é no meu sonho.  No rico porão dos sonhos... (Adélia Prado))
c)       Um grito de café fresco surgia na cozinha. (Clarice Lispector)
d)      Ouviu-se um grito apavorante.
e)      Gatos lambem o próprio corpo.
f)       A luz lambe as folhas. (Arnaldo Antunes)
g)      Comprei uma geladeira nova.
h)      Minha namorada está uma geladeira comigo.
i)        Ela estava alegre
j)        Ela usava um vestido alegre.     
2.  A conotação de uma palavra pode variar de indivíduo para indivíduo num mesma comunidade, de acordo com as experiências pessoais de cada um.(   ) Certo.                                                   (   ) Errado.
3. Em textos jornalísticos e científicos predomina a:(   ) conotação.                                        (   ) denotação.
4. Em textos literários predomina a:(   ) conotação.                                        (   ) denotação. Profª Bernadete