LÍNGUA PORTUGUESA P3- LITERATURA DATA da P3: ___/03/2019 Professora: Bernadete
|
8º ano (data da
entrega para o aluno- 1º dia de aula)
TRÊS
GRUPOS
GRUPO 1- NÚMEROS:
GRUPO 2- NÚMEROS:
GRUPO 3-NÚMEROS: TRÊS ALUNOS
Conteúdo: “Os Miseráveis” de Victor Hugo
Tempo estimado - 2 aulas
Objetivo Geral:
Incentivar a leitura, compreender a necessidade de ler e articular as
respostas por escrito e em grupo. Desenvolver uma linha de pensamento coerente
com os assuntos abordados na obra. Responder as perguntas pertinentes aos temas
propostos e organizar-se em grupo.
Objetivo Específico
Interagir com os outros alunos, compreender a importância da leitura,
aprender a responder as questões e organizar suas respostas. Organizar suas
ideias para participar do JÚRI SIMULADO.
Material necessário
Leitura do livro para que os alunos possam responder as questões e
participar do júri simulado.
Desenvolvimento
Metodologia
O projeto irá se desenvolver em sala de aula. Os alunos irão se
organizar em grupos e terão como função desenvolver o “Júri simulado” e as
perguntas dadas.
Avaliação
A avaliação será quantitativa e qualitativa.
A avaliação quantitativa será computando os pontos adquiridos pelas
respostas corretas.
A avaliação qualitativa será de acordo com o interesse na atividade, a
participação e interação com os demais alunos.
8º ano DATA DA
P3: ____/03/2019 (3 GRUPOS ) Profª Bernadete
P3- Literatura: “Os
Miseráveis” de Victor Hugo
JÚRI SIMULADO
1-Questionamentos
orais para todos os alunos:
a)Vocês dariam uma oportunidade de emprego para alguém que
saiu da prisão?
b) Vocês acreditam que uma pessoa pode se redimir após sair
da prisão e se tornar uma pessoa melhor? Por quê?
c) Como vocês definem ser uma pessoa miserável.
d) FORMAR
GRUPOS (3 ALUNOS )
Faça um breve
histórico sobre o escritor Victor Hugo e apresente algumas considerações sobre o ROMANTISMO NA
EUROPA refletindo sobre a importância do livro para a época. (observação:
contextualizar o período da Revolução Francesa)
e) INDIVIDUAL:
Entendimento do romance por meio de perguntas orais: levantar a mão.
(Algumas
perguntas sobre o enredo .)
2- Proposta de JÚRI SIMULADO, levando em
conta aspectos da obra e também tendo em vista o poder da argumentação na
sociedade em que estamos inseridos. (formar 3 grupos. júri simulado- ter argumentos condizentes ao livro .)
ORGANIZAÇÃO
DO TRABALHO EM GRUPO:
Grupo 1- grupo de alunos terá que
defender o réu, o personagem principal do livro, Jean Valjean.
Grupo 2 - outro grupo terá o papel de acusar o réu. (elaborar perguntas
para acusar o réu)
Grupo 3 – 3 alunos - Um grupo de juízes darão a sentença final.
Pensar e responder: grupos
2.1- Na história toda, o erro era só
de Jean Valjean ? Era igualmente grave o fato de ele, operário, não ter
trabalho e não ter pão. Depois de a falta ter sido cometida e confessada, por
acaso o castigo não foi por demais feroz e excessivo? Comente.
2.2- Onde haveria mais abuso: da parte da lei, na pena, ou da parte
do culpado, no crime?
2.3- Pode a sociedade humana ter o direito de sacrificar seus “IRMÃOS” ,
ora por sua incompreensível imprevidência, acorrentando indefinidamente
um homem entre essa falta e esse excesso, falta de trabalho e excesso de castigo?
2.4- É próprio das sentenças em que domina a impiedade, isto é, a
brutalidade, transformar pouco a pouco, por uma espécie de estúpida
transfiguração, um homem em animal, às vezes, até em animal feroz. Jean Valjean renovou as
fugas, tão inúteis e loucas, toda vez que se apresentou ocasião propícia, sem
pensar um pouquinho nas consequências, nem nas vãs experiências já feitas.
Escapava impiedosamente, como o lobo que encontra a jaula aberta. O instinto
lhe dizia: "Salve-se". A razão lhe teria dito: "Fique"!
Mas, diante de tentação tão violenta, o raciocínio desaparecia, ficando somente
o instinto. Era o animal que agia. Quando era novamente preso, os novos
castigos que lhe infligiam só serviam para torná-lo mais sobressaltado.
Comente.
2.5- A história é sempre a mesma. Essas pobres criaturas,
QUE JÁ PASSARAM E PASSAM PELA MESMO PROBLEMÁTICA DE JEAN, HOJE, EM
DIA, carecendo de apoio, de guia, de abrigo, ficam ao léu. Compare a
história narrada com a realidade atual brasileira.
2.6- A adesão de Jean Valjean ao crime foi voluntária?
Sugestões
durante a leitura do livro:
Título:
OS MISERÁVEIS Autor:
HUGO, Victor Adaptação de Walcyr Carrasco Editora:MODERNA
Observe as questões: em negrito ou 1, 2 e
11
1-Quem foi Victor Hugo? ( Sempre
devemos ter alguns conhecimentos sobre o autor. )
2- Contexto histórico da
época em que o livro foi escrito.( Sempre
devemos ter alguns conhecimentos sobre a época em que o livro foi escrito.
Tente sempre relacionar a situação
histórica vivida na época com a obra lida.)
Exemplo
para adquirir conhecimentos durante leituras realizadas futuramente:
A
obra “Os Miseráveis” (1862), de Victor Hugo (1802-1885), se situa
entre os finais do século XVIII até
meados do século XIX, exatamente na época em que ocorreu a Revolução Francesa (1789-1799), ponto
de referência fundamental dando uma dimensão política à fraternidade (Monsenhor Benvindo, capítulo 2).
Em 14 de julho de 1789 o povo saiu às
ruas de Paris e derrubou a Bastilha(=
prisão do pensamento)- verdadeiro símbolo do regime absolutista que por muito
tempo vigorou no país- desencadeou a
Revolução Francesa(.Lema: Liberdade, igualdade
e fraternidade)
É
imprescindível salientar que foi no bojo da Revolução Francesa que o chamado Terceiro Estado, que compreendia
aproximadamente 96% da nação (SOBOUL, 1989, p. 15), promoveu um amplo
conjunto de reformas anti-aristocráticas, que incluíram, por exemplo, a
abolição do sistema feudal, a promulgação da Declaração dos Direitos do Homem
e do Cidadão, a elaboração de uma nova Constituição, concluída em 1791, e a
constituição civil do clero
Victor Hugo foi
um dos escritores com maior influência sobre os autores da 3ª Geração Romântica no Brasil, pois
suas obras continham certo tipo de preocupação
social e elementos de transição entre o Romantismo e o Realismo.
Em
Os Miseráveis,o estilo literário de Hugo é marcado pelas vívidas descrições
que nos fazem imaginar que estamos vivendo na França da época e pela narração
de caráter social onde há a denúncia das injustiças. As características do
Realismo que podemos encontrar na obra são: Denúncia das injustiças sociais;
Contemporaneidade; Retrato fiel das personagens; Gosto pelos detalhes. As
características do Romantismo que podemos encontrar na obra são:
Sentimentalismo; Linguagem elegante e rica. O período literário da obra é o
Romantismo com elementos de transição para o Realismo.
Os
Miseráveis é uma grandiosa obra que apesar de narrar acontecimentos
fictícios, serviu como denúncia às injustiças sociais da França do século
XIX, o sentimentalismo do Romantismo ainda se faz presente em vários pontos
do livro, muitos desses pontos são decisivos para o desenvolvimento da obra
como, no início, quando o bispo fica ao lado de Jean Valjean. Características
do Realismo também estão presentes, como já foi citado acima.
|
3-
Quais são os personagens principais?
4- Onde se passa a maior
parte da história?
5-
Como é esse lugar?
6-
Quando acontecem os fatos?
7-Como
você sabe disso? Exemplifique com trechos do livro:
8.
Enredo Qual é a ideia principal da história?(breve resumo/sinopse)
9. De
qual parte você mais gostou? Por quê?
10-
Cite três cenas importantes da história.
Identificando a que trechos se referem e a página.
11- Você gostou dessa história? Por quê?( SUGESTÕES: REFLITA E RESPONDA PENSANDO NAS PERGUNTAS: O
que a leitura acrescentou em sua vida? O que modificou em seu modo de pensar?
Qual foi a mensagem deixada para você?
(Observação: para justificar se gostou ou não
da leitura de algum livro ou texto é necessário sempre pensar nas perguntas
acima.)
12. A
história é sobre quem?
13.O
que houve com ele?
14.Por
que ele vivia fugindo?
15.Como
foi parar na prisão?
16.Jean
se sentia culpado por qual motivo?
17.Qual
o fato ocorrido que mudou a história do protagonista?
18.Porque
o personagem passa de homem rancoroso a generoso, capaz de ter gestos de amor
ao próximo, no decorrer da história?
19.
Como o Sr.Madeleine(Jean) ajuda Fantine?
20. Em quais situações podemos verificar os
temas ligados à questão social abordados na obra: a) fome: b) autoritarismo: c) abuso do poder: d) diferenças sociais: e) discriminação social: f) luta pela sobrevivência: g) dificuldades financeiras: h)fraternidade( Monsenhor):
21.Dos
temas abordados no livro, qual chamou mais sua atenção? Por quê?
22.Observando
o título da obra e a ilustração da capa, você imaginou que a história seria
essa?
23.
Qual fato da história lhe chamou mais a atenção?
24. A
maneira de contar e a linguagem utilizada facilitou a leitura?
25.
Você identificou-se com alguma personagem? De quem mais gostou? Por quê?
26. De
qual personagem você não gostou? Por quê?
27.
Você gostou de Jean Valjean? O que mais chamou sua atenção no personagem?
28.
Você teve Interesse em saber logo o final do livro?
29. A
história prendeu a sua atenção?
30.
Algum fato da história de “Os Miseráveis” fez você recordar algum fato real, da
sua vida ou de leituras já realizadas?
31. Se
fosse o autor da obra, mudaria algum fato na história? O quê?
32.
Gostou do final da história ou mudaria? Justifique.
33. A
leitura do livro proporcionou-lhe prazer, trouxe algum ensinamento? Justifique.
34.
Qual a mensagem sobre a vida e a condição humana você tira após a leitura da
obra?
35. Há semelhança entre a sociedade atual e
os personagens da obra: Jean Valjean, o menino de rua, Fantine e Cosette?
Comente.
36- Escreva uma pequena recomendação de leitura do livro
da forma mais atraente possível.(convença outro leitor a ler o livro.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário