sexta-feira, 8 de março de 2019

Seminário: Os miseráveis

LÍNGUA PORTUGUESA     P3- LITERATURA         DATA da P3: ___/03/2019            Professora: Bernadete                  

8º ano  (data da entrega para o aluno- 1º dia de aula)
TRÊS GRUPOS 
GRUPO 1- NÚMEROS:
GRUPO 2- NÚMEROS:
GRUPO 3-NÚMEROS: TRÊS ALUNOS

Conteúdo:               “Os Miseráveis” de Victor Hugo

Tempo estimado -     2 aulas

Objetivo Geral:
Incentivar a leitura, compreender a necessidade de ler e articular as respostas por escrito e em grupo. Desenvolver uma linha de pensamento coerente com os assuntos abordados na obra. Responder as perguntas pertinentes aos temas propostos e organizar-se em grupo.

Objetivo Específico
Interagir com os outros alunos, compreender a importância da leitura, aprender a responder as questões e organizar suas respostas. Organizar suas ideias para participar do JÚRI SIMULADO.

Material necessário 
Leitura do livro para que os alunos possam responder as questões e participar do júri simulado.

Desenvolvimento 
Metodologia
O projeto irá se desenvolver em sala de aula. Os alunos irão se organizar em grupos e terão como função desenvolver o “Júri simulado” e as perguntas dadas.

Avaliação 
A avaliação será quantitativa e qualitativa.
A avaliação quantitativa será computando os pontos adquiridos pelas respostas corretas.
A avaliação qualitativa será de acordo com o interesse na atividade, a participação e interação com os demais alunos.






8º ano       DATA DA P3: ____/03/2019    (3 GRUPOS )                    Profª Bernadete
P3- Literatura:  “Os Miseráveis” de Victor Hugo
JÚRI SIMULADO
1-Questionamentos orais para todos os alunos:
a)Vocês dariam uma oportunidade de emprego para alguém que saiu da prisão?
b) Vocês acreditam que uma pessoa pode se redimir após sair da prisão e se tornar uma pessoa melhor? Por quê?
c) Como vocês definem ser uma pessoa miserável.
d) FORMAR GRUPOS (3 ALUNOS )
Faça um breve histórico sobre o escritor Victor Hugo e apresente  algumas considerações sobre o ROMANTISMO NA EUROPA refletindo sobre a importância do livro para a época. (observação: contextualizar o período da Revolução Francesa)
e) INDIVIDUAL: Entendimento do romance por meio de perguntas orais: levantar a mão.  
(Algumas perguntas sobre o enredo .)
2- Proposta de JÚRI SIMULADO, levando em conta aspectos da obra e também tendo em vista o poder da argumentação na sociedade em que estamos inseridos. (formar 3 grupos.  júri simulado- ter argumentos condizentes ao livro .)            
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO:
Grupo 1- grupo de alunos terá que defender o réu, o personagem principal do livro, Jean Valjean.
Grupo 2 -  outro grupo terá  o papel de acusar o réu. (elaborar perguntas para acusar o réu)
Grupo 3 – 3 alunos - Um grupo de juízes darão a sentença final.
Pensar e responder: grupos
2.1- Na história toda, o erro era só de Jean Valjean ? Era igualmente grave o fato de ele, operário, não ter trabalho e não ter pão. Depois de a falta ter sido cometida e confessada, por acaso o castigo não foi por demais feroz e excessivo? Comente.
2.2- Onde haveria mais abuso: da parte da lei, na pena, ou da parte do culpado, no crime?
2.3- Pode a sociedade humana ter o direito de sacrificar seus  “IRMÃOS” ,  ora por sua incompreensível imprevidência, acorrentando indefinidamente um homem entre essa falta e esse excesso, falta de trabalho e excesso de castigo? 
2.4- É próprio das sentenças em que domina a impiedade, isto é, a brutalidade, transformar pouco a pouco, por uma espécie de estúpida transfiguração, um homem em animal, às vezes,  até em animal feroz. Jean Valjean renovou as fugas, tão inúteis e loucas, toda vez que se apresentou ocasião propícia, sem pensar um pouquinho nas consequências, nem nas vãs experiências já feitas. Escapava impiedosamente, como o lobo que encontra a jaula aberta. O instinto lhe dizia: "Salve-se". A razão lhe teria dito: "Fique"! Mas, diante de tentação tão violenta, o raciocínio desaparecia, ficando somente o instinto. Era o animal que agia. Quando era novamente preso, os novos castigos que lhe infligiam só serviam para torná-lo mais sobressaltado. Comente.
2.5-  A história é sempre a mesma. Essas pobres criaturas, QUE JÁ PASSARAM E PASSAM PELA MESMO PROBLEMÁTICA DE JEAN, HOJE, EM DIA, carecendo de apoio, de guia, de abrigo, ficam ao léu. Compare a história narrada com a realidade atual brasileira.
2.6- A adesão de Jean Valjean ao crime foi voluntária?

Sugestões durante a leitura do livro:
Título: OS MISERÁVEIS  Autor:  HUGO, Victor   Adaptação de Walcyr Carrasco    Editora:MODERNA   
Observe as questões: em negrito ou 1, 2 e 11 
1-Quem foi Victor Hugo? ( Sempre devemos ter alguns conhecimentos sobre o autor. )
2- Contexto histórico da época em que o livro foi escrito.( Sempre devemos ter alguns conhecimentos sobre a época em que o livro foi escrito. Tente  sempre relacionar a situação histórica vivida na época com a obra lida.)
Exemplo para adquirir conhecimentos durante leituras realizadas futuramente:
A obra “Os Miseráveis” (1862), de Victor Hugo (1802-1885), se situa entre os finais do século XVIII até meados do século XIX, exatamente na época em que ocorreu a Revolução Francesa (1789-1799), ponto de referência fundamental dando uma dimensão política à fraternidade (Monsenhor Benvindo, capítulo 2).
Em 14 de julho de 1789 o povo saiu às ruas de Paris e derrubou a Bastilha(= prisão do pensamento)- verdadeiro símbolo do regime absolutista que por muito tempo vigorou no país- desencadeou a Revolução Francesa(.Lema: Liberdade, igualdade e fraternidade)
É imprescindível salientar que foi no bojo da Revolução Francesa que o chamado Terceiro Estado, que compreendia aproximadamente 96% da nação (SOBOUL, 1989, p. 15), promoveu um amplo conjunto de reformas anti-aristocráticas, que incluíram, por exemplo, a abolição do sistema feudal, a promulgação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a elaboração de uma nova Constituição, concluída em 1791, e a constituição civil do clero
Victor Hugo foi um dos escritores com maior influência sobre os autores da 3ª Geração Romântica no Brasil, pois suas obras continham certo tipo de preocupação social e elementos de transição entre o Romantismo e o Realismo.
Em Os Miseráveis,o estilo literário de Hugo é marcado pelas vívidas descrições que nos fazem imaginar que estamos vivendo na França da época e pela narração de caráter social onde há a denúncia das injustiças. As características do Realismo que podemos encontrar na obra são: Denúncia das injustiças sociais; Contemporaneidade; Retrato fiel das personagens; Gosto pelos detalhes. As características do Romantismo que podemos encontrar na obra são: Sentimentalismo; Linguagem elegante e rica. O período literário da obra é o Romantismo com elementos de transição para o Realismo.
Os Miseráveis é uma grandiosa obra que apesar de narrar acontecimentos fictícios, serviu como denúncia às injustiças sociais da França do século XIX, o sentimentalismo do Romantismo ainda se faz presente em vários pontos do livro, muitos desses pontos são decisivos para o desenvolvimento da obra como, no início, quando o bispo fica ao lado de Jean Valjean. Características do Realismo também estão presentes, como já foi citado acima.
3- Quais são os personagens principais?
4- Onde se passa a maior parte da história?
5- Como é esse lugar?
6- Quando acontecem os fatos?
7-Como você sabe disso? Exemplifique com trechos do livro:
8. Enredo Qual é a ideia principal da história?(breve resumo/sinopse)
9. De qual parte você mais gostou? Por quê?
10- Cite  três cenas importantes da história. Identificando a que trechos se referem e a página.
11- Você gostou dessa história? Por quê?( SUGESTÕES:  REFLITA E RESPONDA PENSANDO NAS PERGUNTAS: O que a leitura acrescentou em sua vida? O que modificou em seu modo de pensar? Qual foi a mensagem deixada para você?
(Observação: para justificar se gostou ou não da leitura de algum livro ou texto é necessário sempre pensar nas perguntas acima.)
12. A história é sobre quem?
13.O que houve com ele?
14.Por que ele vivia fugindo?
15.Como foi parar na prisão?
16.Jean se sentia culpado por qual motivo?
17.Qual o fato ocorrido que mudou a história do protagonista?
18.Porque o personagem passa de homem rancoroso a generoso, capaz de ter gestos de amor ao próximo, no decorrer da história?
19. Como o Sr.Madeleine(Jean) ajuda Fantine?
20. Em quais situações podemos verificar os temas ligados à questão social abordados na obra: a) fome:            b) autoritarismo:     c) abuso do poder:     d) diferenças sociais:   e) discriminação social:           f) luta pela sobrevivência:                 g) dificuldades financeiras:    h)fraternidade( Monsenhor):
21.Dos temas abordados no livro, qual chamou mais sua atenção? Por quê?
22.Observando o título da obra e a ilustração da capa, você imaginou que a história seria essa?
23. Qual fato da história lhe chamou mais a atenção?
24. A maneira de contar e a linguagem utilizada facilitou a leitura?
25. Você identificou-se com alguma personagem? De quem mais gostou? Por quê?
26. De qual personagem você não gostou? Por quê?
27. Você gostou de Jean Valjean? O que mais chamou sua atenção no personagem?
28. Você teve Interesse em saber logo o final do livro?
29. A história prendeu a sua atenção?
30. Algum fato da história de “Os Miseráveis” fez você recordar algum fato real, da sua vida ou de leituras já realizadas?
31. Se fosse o autor da obra, mudaria algum fato na história? O quê?
32. Gostou do final da história ou mudaria? Justifique.
33. A leitura do livro proporcionou-lhe prazer, trouxe algum ensinamento? Justifique.
34. Qual a mensagem sobre a vida e a condição humana você tira após a leitura da obra?
35. Há semelhança entre a sociedade atual e os personagens da obra: Jean Valjean, o menino de rua, Fantine e Cosette? Comente.
36- Escreva  uma pequena recomendação de leitura do livro da forma mais atraente possível.(convença outro leitor a ler o  livro.)
 








































Nenhum comentário:

Postar um comentário