GÊNERO TEXTUAL”RELATO AUTOBIOGRÁFICO”- OBS.:LER COM MUITA ATENÇÃO!
Faz parte dos gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo. Servem de exemplos de gêneros dessa natureza: diários íntimos, diários de viagem, notícias, reportagens, crônicas jornalísticas, relatos históricos, biografias, autobiografias, testemunhos etc.
É feito em 1ª pessoa, de forma subjetiva, detalhada, geralmente com linguagem coloquial. O assunto é abordado de forma a destacar a participação ou o ponto de vista do enunciador sobre o que é relatado, ou seja, sobre o fato ocorrido no passado. Por isso mesmo que o tempo verbal é o pretérito perfeito.
Redigir é sempre uma aventura e um desejo de todos. Para começar, é preciso refletir sobre a situação de comunicação em que a escrita será produzida.
Qual o tema do relato?
Qual a razão ou quais as razões que levam os autores a escrever?
Quais as características do gênero textual escolhido?
O que os autores desejam comunicar aos leitores?
Quem são esses leitores, o que esperam sentir e compreender ao lerem o texto?
Em que veículo o texto será publicado?
O espaço para o texto está definido? Qual o número mínimo e o máximo de palavras que poderá ser usado?
Há recomendações específicas para a diagramação do texto?
Como ele será divulgado? Por meio de qual suporte?
Produzimos textos em diferentes circunstâncias e a cada circunstância correspondem:
finalidades diferentes; interlocutores diversos; lugares de circulação determinados; gêneros discursivos específicos
Finalidade de um relato de experiência : Relatar o processo de desenvolvimento de uma ação social protagonizada pelos alunos como um todo. Esse relato servirá para compor, juntamente com tantos outros, o incentivo à escrita e à leitura.
Pergunte-se sempre:qual o tema do relato? qual a razão ou quais as razões que nos levam a escrever? o que desejamos comunicar aos leitores?
Interlocutores dos relatos de experiência -
O público em geral é interessado em educação e participação, organizações e instituições interessadas em trabalho protagonizado por jovens. Pergunte-se sempre:quem serão nossos leitores? o que nós gostaríamos que eles sentissem e compreendessem ao ler nosso texto?
Lugares de circulação dos relatos de experiências :Escola – Internet – comunidade virtual – mídia impressa – outras mídias.
Pergunte-se sempre: em que veículo o texto será publicado?o espaço para o texto está definido? qual o número mínimo e máximo de palavras / caracteres que poderá ser usado? há recomendações específicas para a diagramação do texto?
As características de autoria são reveladas quando o autor se coloca como sujeito de uma experiência que mobilizou sentimentos.
Marcas de autoria nos relatos de experiência
Exemplos de expressões que revelam sentimentos pessoais:
“...senti-me confusa...”, “essa tarefa constitui um desafio...”, “senti a insegurança...”, “sinalizam-me limitações...”.
Verbos na primeira pessoa: (no nosso caso, será em terceira pessoa, pois estamos falando de uma experiência coletiva da escola).
Apresento, senti-me, venho, minhas atitudes, sinalizam-me, senti, sou, apodera-se de mim, vejo-me, foi-me, vai me, minha, gosto, estou...
O autor revela no relato sua experiência vivida pelo uso de:
adjetivos que aproximam o leitor dos sentimentos vividos por ele;
• pronomes pessoais e de tratamento que o autor usa, como se dialogasse com o leitor;
• formas de expressões pessoais, às vezes inusitadas;
• expressões típicas de sua região.
Mais marcas de autoria
Exemplos de expressões que identificam os autores:
• “Desde que me /nos senti(mos) responsável (responsáveis) por ...”
• “Dou-me (nos damos conta) conta de meus (nossos) sentimentos de ...”
• “... uma dúvida acompanhando os meus (nossos) passos.”
• “Foi o que me (nos) trouxe esta experiência.”
Alguns adjetivos usados junto aos pronomes e verbos que expressam sentimentos de uma autora:
(senti-me) desafiada”, (sinalizam-me) contraditórias , (sou a) única.
Marcas de autoria, marcas de diálogo
A vivência das pessoas nunca é solitária. Assim, o autor de relatos de experiência também revela em seu texto o diálogo com outros sujeitos que dela participaram:
rememorando situações vividas com outros sujeitos;
• trazendo vozes desses sujeitos para seu texto, citando direta ou indiretamente o que eles disseram;
• marcando a introdução direta dessas vozes com dois pontos, aspas ou travessões;
• marcando a introdução indireta das vozes com o uso de verbos de dizer: como ele disse..., na hora em que ele falou que..., o pai da criança contou..., a diretora da escola observou...
MARCAS DE TEMPO NO RELATO
Quem relata qualquer fato, em qualquer situação, necessita da memória e dos registros.
• No caso desta proposta, os autores estão sendo convidados a recordar uma experiência vivida recentemente e escrever sobre ela.
• O gênero textual relato de experiência que os autores devem utilizar é um diálogo entre o passado recente vivido, o presente de quem relembra e os leitores do texto.
• Ao utilizar a memória, sempre se faz um jogo do “agora” com o “ontem”, do “aqui” com o “lá”.
• Por essa razão, aparecerão no texto marcas desse jogo, por meio do verbos e dos tempos verbais.
• Os verbos usados expressam o ato de lembrar para mostrar esse vai e vem da memória: “rememorar”, “reviver”, “rever”.
Esses verbos são usados, ora no presente (“Eu me lembro...”), ora no pretérito imperfeito (“Alunos pensavam e precisavam...”), ora no pretérito perfeito (“Decidi que ia abordar a situação de outro jeito”).
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