MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, Machado de Assis
1-Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo
princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a
minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas
considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou
propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi
outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.
Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo:
diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
Assinale a afirmativa que não corresponde ao
texto de Machado de Assis.
Este narrador em
primeira pessoa é uma alternativa ao narrador onisciente, tradicional do
Realismo. |
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2-Sobre Memórias
póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é INCORRETO afirmar
que o protagonista (RESPOSTA E)
a.
destaca, no período de sua adolescência, a paixão por Marcela.
b.
se mostra melancólico no negativo balanço final de suas lembranças.
c.
relata com franqueza e sem autocomplacência as experiências que viveu.
d.
narra o envolvimento adúltero que teve com Virgília, esposa de Lobo
Neves.
e. confessa que a passagem mais
triste de sua vida foi a morte precoce de Eulália.
Os
romances Memórias póstumas de Brás Cubas e O mulato,
do último quartel do século XIX, inauguram concepções estéticas e filosóficas
que se opõem ao:
- Romantismo.
- Realismo.
- Arcadismo.
- Naturalismo.
- Simbolismo.
Considerando as Memórias
Póstumas de Brás Cubas, qual a diferença entre “defunto autor” e “autor
defunto”?
a) Não há diferença. Os termos são sinônimos.
b) Em “autor defunto”, defunto é substantivo; em
“defunto autor”, defunto é adjetivo.
c) “Autor defunto” seria um escritor que
teria tido a carreira literária interrompida pela morte; “defunto autor” seria
quem começa a escrever depois da morte.
d) Nos dois casos, o primeiro termo é
adjetivo e o segundo é substantivo.
e) “Autor defunto” é um morto que escreve e
“defunto autor” é o escritor que morreu.
explicação
A narração é feita em
primeira pessoa e postumamente, ou seja, o narrador se autointitula um
defunto-autor – um morto que resolveu escrever suas memórias. Assim, temos toda
uma vida contada por alguém que não pertence mais ao mundo terrestre. Com esse
procedimento, o narrador consegue ficar além de nosso julgamento terreno e,
desse modo, pode contar as memórias da forma como melhor lhe convém.
Na escola, Brás era amigo de traquinagem de Quincas Borbas, que
aparecerá no futuro defendendo o Humanitismo, misto da teoria darwinista com o
borbismo: “Aos vencedores, as batatas”, ou seja
A)
só os mais
fortes e aptos devem sobreviver.*
B)
será a
religião do futuro.
C)
a invenção de uma dança sagrada
D)
nenhuma das anteriores.
Vemos Brás Cubas em seu leito de morte, cercado de algumas
poucas pessoas, sofrendo um delírio. Durante a alucinação, o protagonista
primeiramente se vê transformado em _______________ e depois na________________
Quando Brás Cubas
retorna à forma humana, avista um_________________ que acaba servindo-lhe de
“cavalgadura”. Depois de seguirem ambos em direção à “origem dos séculos”, Brás
Cubas acaba encontrando-se com _______________________e, em seguida, desperta
do delírio e vê o hipopótamo transformar-se em seu____________________________.
a)
Suma Teológica de Santo Tomás,
hipopótamo, barbeiro chinês, Pandora-Natureza, gato Sultão.
b)
Barbeiro chinês, Suma Teológica de Santo
Tomás, Pandora-Natureza, hipopótamo, gato Sultão.
c)
Hipopótamo, barbeiro chinês, Suma Teológica de Santo
Tomás, Pandora-Natureza, gato Sultão
d) barbeiro chinês, Suma Teológica de Santo Tomás, hipopótamo, Pandora-Natureza,
gato Sultão *
7- Os personagens da obra são basicamente representantes da elite
brasileira do século XIX. Há, no entanto, figuras de menor expressão social,
pertencentes à escravidão ou à classe média, que têm significado relevante nas
relações sociais entre as classes. Assim, Memórias Póstumas de Brás Cubas, além
de seu enorme valor literário, funciona como instrumento de entendimento desse
aspecto social de nossas classes. Quais personagens fazem parte da menor
expressão social:
a) Marcela e Eugênia.
b) Quincas Borba e Prudêncio
c)Dona Plácida e Eugênia.
d)Dona Plácida e Prudêncio.*
8- Assinale a alternativa incorreta:
a) Na juventude do protagonista, as benesses ficam por conta dos gastos com
uma cortesã, ou prostituta de luxo, chamada Marcela, a quem Brás dedica a
célebre frase: “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis”.
b) Marcela é prostituta de luxo, mas na obra não há, em nenhum momento, a
caracterização nesses termos. Machado utiliza a ironia e o eufemismo para que o
leitor capte o significado. Brás Cubas não diz, por exemplo, que Marcela só
estava interessada nos caros presentes que ele lhe dava. Ao contrário, afirma
categoricamente que ela o amou, mas fica claro que, naquela relação, amor e
interesse financeiro estão intimamente ligados.
c)
Apaixonado por Marcela, Brás Cubas gasta enormes
recursos da família com festas, presentes e toda sorte de frivolidades. Seu
pai, para dar um basta à situação, toma a resolução mais comum para as classes
ricas da época: manda o filho para a Europa estudar leis e garantir o título de
bacharel em Coimbra.
d) Brás Cubas, no entanto, segue feliz
para a universidade. *
9- Segundo o
narrador, Moisés contou sua morte no:
A) INTROITO
B) MEIO DO LIVRO
C) FIM DO LIVRO *
D) D) COMEÇO DA MISSA
10- O Humanitismo é uma filosofia do
personagem Quincas Borba, constante do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas,
de Machado de Assis. De acordo com as explicações do narrador, o Humanitismo:
a) defende a paz como o único recurso para a
sobrevivência da espécie humana.
b) entende o ser humano como parte de um ser
coletivo que se desenvolve e se eterniza com a nossa vida e a nossa morte.
c) acredita na guerra como um recurso próprio
dos povos bárbaros.
d) prega a ambição e competição entre os seres
humanos como a melhor forma de desenvolver a espécie humana.
e) é também a segunda escola da Literatura
Portuguesa.
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