quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

PROJETO: O PEQUENO PRÍNCIPE

LÍNGUA PORTUGUESA






PROJETO DE LEITURA

O PEQUENO PRÍNCIPE





Ensino Fundamental- 7ª SÉRIE /8º ANO.









Profª Maria Bernadete Lizareli Wippich


Ano 2013


PROJETO -  O Pequeno Príncipe

(leitura do livro, acompanhado do filme ou desenho animado)

Este projeto consiste em apresentar durante o primeiro bimestre,  o livro O Pequeno príncipe

O Pequeno Príncipe" é uma homenagem à infância. O autor, que escreveu o livro já adulto, acha que as crianças são as pessoas mais sensatas, sinceras e cativantes que existem. Para ele, os adultos são chatos, sérios e não sabem nada sobre as coisas que realmente importam: aquelas que são invisíveis aos olhos e que só o coração é capaz de ver.

Talvez as crianças sejam legais por causa disso: elas vêem o mundo com o coração. E talvez, ao lerem ou assistirem ao filme ou  à peça do Pequeno Príncipe, as crianças não vejam nada demais na obra. Afinal, seu mundo sempre foi assim, e é desse jeito mesmo que elas são.

Objetivo geral: O Pequeno Príncipe -  Antoine de Saint-Exupery.

O Projeto – o livro  visa desenvolver os aspectos necessários para o avanço no rendimento escolar, priorizando o desenvolvimento humano em busca de uma postura reflexiva  de melhores condições de vida; dar oportunidade do aluno refletir sobre os seus sonhos; conscientizar-se de que quando se tem objetivos e metas é muito mais fácil conquistar um futuro melhor; a importância do papel do ser humano na realização de seus desejos; e principalmente moldar o seu próprio destino em relação aos estudos, contando com a aplicação da amizade e companheirismo.

Sinopse do filme - É um musical dos anos 1970. Portanto, esqueça efeitos especiais de última geração, piadas "espertinhas" ou aventuras alucinantes. O filme "O Pequeno Príncipe", de Stanley Donne de Lerner, é poético sem ser chato. Richard Kiley faz o simpático piloto que cai no deserto, Bob Fosse é a cínica serpente, Gene Wilder (o Willy Wonka da primeira "Fantástica Fábrica de Chocolate") é a raposa carente e o loirinho Steven Warner faz um Pequeno Príncipe que cativa qualquer um.

Objetivos específicos:
Apresentar aos alunos o livro  evidenciando a necessidade de mudanças quanto ao comportamento atual relacionados  a sonhos e metas; amizades e companheirismos.
Possibilitar a reflexão por parte dos alunos ao construir, aplicar e moldar o próprio destino por meio do desejo, reflexão, amizade  e companheirismo.

Conteúdos:
Leitura do livro e/ou assistir ao filme;
Discutir sobre a importância dos sonhos infantis, da amizade e companheirismo,  na vida das pessoas. Deixá-los falar sobre o assunto;
Organizar os alunos em grupos e orientá-los para que conversem a respeito do livro e/ou filme, relacioná-los com os sonhos infantis e atuais;
Dizer aos alunos que esse é um momento muito especial, pois escreverão sobre os seus sonhos e desejos, amizade e companheirismo.
Pedir aos alunos que respondam as perguntas relativas ao livro e usem do próprio texto para recordar e aplicar as lições que envolvem a gramática..

Atividades a serem desenvolvidas:
Português:
Leitura
Elaboração das respostas às indagações referentes aos capítulos do livro.
Interpretação do texto
Participação oral
Troca de idéias e opiniões;
Uso dos textos aplicados à Gramática – morfologia.

Avaliação:
Português:
Observar se todos os alunos estão participando
Leitura das produções de textos.
Entrega dos questionamentos
Entregados exercícios de gramática
“ O Pequeno Príncipe” – Antoine de Saint Exupery

1.       Qual o capítulo que você mais gostou? Por quê?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Na sua opinião, qual(is) a(s) mensagem(ns) que  a obra “ O Pequeno Príncipe “ nos transmite?       


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Professora Bernadete

Comentários sobre o livro e autor.

É curioso perceber como no mundo da literatura algumas frases destacam-se da obra em que foram concebidas para seguir sozinhas mundo afora. Sem muito esforço, é possível lembrar dos versos de Fernando Pessoa que foram transformados em slogan na boca de adolescentes que atravessam a primeira crise amorosa: "Valeu a pena? Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena".

Talvez a campeã absoluta na categoria "Epígrafe em página de agenda para adolescente" seja a seguinte frase: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos". Este é o segredo que a raposa revela no livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry.

Publicado pela primeira vez em 1943, "O pequeno príncipe" é a salvação para algumas pessoas que possuem um estreito horizonte literário e que se vêem na situação de expor publicamente o seu livro preferido. O exemplo clássico são os concursos de miss. Neste ponto, vale observar que entre as misses brasileiras o livro de Saint-Exupéry tem como forte concorrente o romance "Feliz ano velho", de Marcelo Rubens Paiva.

O espectro de auto-ajuda que envolve a obra de Saint-Exupéry pode ser verificado facilmente por meio da Internet. Para ficar em apenas um exemplo, encontrei um site dedicado exclusivamente a este livro e que apresenta a declaração de um ex-alcoólatra que encontrou nas páginas de "O pequeno príncipe" forças para largar o vício.

Para os leitores interessados em ultrapassar a superfície deste livro que traz em suas camadas mais profundas uma reflexão poética e filosófica sobre o amor e a amizade, recomendo que se faça uma breve pesquisa sobre Antoine de Saint-Exupéry. É na biografia do autor de "O pequeno príncipe", e no lugar que este livro tem no conjunto de sua obra, que podemos ter uma dimensão mais ampla do significado de suas palavras.

Nascido em 1900 na cidade francesa de Lyon, Saint-Exupéry torna-se piloto de avião aos 21 anos de idade e algum tempo depois será pioneiro do correio aéreo nas perigosas rotas entre a França, a África e a América do Sul. Por 12 anos executa vôos sobre o Mediterrâneo, o Saara, o oceano Atlântico, a Patagônia e os Andes. Sofre vários acidentes e precisa fazer pousos forçados em diversas ocasiões.

Toda a obra de Saint-Exupéry é resultado de suas vivências como piloto. Em "Vôo Noturno" (1931) ele mistura aventuras aéreas com interrogações e angústias do ser humano frente ao próprio destino. O livro "Terra dos homens" (1939) é um dos mais calcados nas experiências do autor e foi agraciado com o Grande Prêmio da Academia Francesa na categoria romance pelo seu estilo poético unido a uma densidade filosófica.

Um ótimo trabalho de interpretação de "O pequeno príncipe" dentro da biografia e das obras de Saint-Exupéry está no texto de Michael Quesnel, que serve de prefácio à luxuosa edição comemorativa dos cinqüenta anos deste livro no Brasil (1952-2002) e que vem a público pela editora Agir.

Com o título de "O nascimento do pequeno príncipe", o texto de Quesnel cita uma passagem do livro "Terra dos homens" em que Saint-Exupéry, trabalhando como repórter, é enviado a Moscou num trem que levava trabalhadores deportados da França de volta a seu país. Num dos vagões ele se encanta com o rosto de um menino dormindo feito um anjo dourado e pensa: "Eis aí a figura de um músico, de um Mozart em criança; uma bela promessa de vida. Aqueles pequenos príncipes das lendas...". Aí nasce o personagem que todos nós conhecemos.

O episódio acima citado ocorre em 1935, mesmo ano em que Saint-Exupéry tem problemas num vôo sobre a Líbia, sendo obrigado a pousar em pleno deserto e andar durante cinco dias até ser encontrado por uma caravana de nômades que o salva. A história da pane e do encontro com o menino narrado em "O pequeno príncipe" acabava de nascer.

O ano de 1935 guarda, ainda, mais um fato interessante: as primeiras aparições gráficas do pequeno garoto. Saint-Exupéry rabisca em guardanapos de restaurantes e nas cartas que escreve a silhueta inconfundível daquele que virá a ser o Pequeno Príncipe.

A Europa atravessa um período de tensões. Em 1936, eclode a Guerra Civil na Espanha e Saint-Exupéry é enviado para cobri-la como repórter da imprensa francesa. Com o início da Segunda Guerra Mundial, o escritor vai combater nos céus da França de setembro de 1939 a agosto de 1940. No fim deste ano, ele desembarca nos EUA, onde pretende passar algumas semanas, mas acaba ficando durante 27 meses.

Em Nova York, Saint-Exupéry escreve "Piloto de guerra", publicado em 1942. Neste livro, ele reúne suas recordações sobre uma missão de reconhecimento executada durante a guerra que corre. Esse trabalho tem sucesso imediato, sendo considerado "a melhor resposta das democracias ao 'Mein Kampf'". A obra expõe ao mundo a resistência francesa contra a invasão do exército de Hitler.

Apesar de tamanho sucesso, Saint-Exupéry sente-se cada vez mais amargurado, apreensivo por sua família que ficou na França e angustiado pelo destino de seu país. A esposa de seu editor nos EUA, buscando distraí-lo, convida-o para realizar uma história destinada às crianças, baseada no personagem que ele rascunhava em suas cartas. É neste ambiente sombrio, portanto, que o Pequeno Príncipe ganha voz.

Em novembro de 1942, os americanos decidem iniciar o combate na África do Norte e Saint-Exupéry pede para juntar-se às forças aéreas. Assim, no inicio de 1943, o escritor parte para a costa africana, deixando em Nova York um jogo de provas corrigidas da obra-prima chamada "O pequeno príncipe". Em julho de 1944, o comandante Saint-Exupéry, cumprindo mais uma de suas missões aéreas, some sem deixar vestígios.

É claro que ninguém precisa saber de tudo isso para gostar de "O pequeno príncipe", pois um de seus méritos é justamente abordar temas complexos de modo simples e imediato, de forma a agradar tanto às misses quanto aos poetas mais exigentes. Aliás, aos que vão se aventurar nas páginas deste livro pela primeira vez, recomendo mesmo que se deixem levar pela emoção para melhor desfrutar da beleza que delas emanam.

No entanto, futuras releituras ganham em significado quando a obra é contextualizada, deixando que ela exponha em seu corpo as marcas de seu tempo e reforçando o que nela existe de universal. Somente dessa forma se compreenderá o que há por trás das frases que se destacam das obras, seguindo mundo afora em carreira solo.

nova ortografia- trabalho (tarefa)

NOME_________________________________________Nº                       ANO: 6º ___

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA   -valor 2,0              – DATA- _______/__________/____

Após  ler a matéria sobre “ REVISÃO: O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO” , reescreva as palavras, de acordo com as regras pedidas :

I - PALAVRAS OXÍTONAS TERMINADAS EM :
Á
ÁS-
É-
ÉS-
Ó-
ÓS-
ÉM-
ÉNS-
DITONGO ABERTO:
ÉI-
ÓI-
ÉU
AS FORMAS VERBAIS OXÍTONAS DO MESMO TIPO, SEGUIDAS OU NÃO DE PRONOMES:





II - PALAVRAS PAROXÍTONAS
 . São acentuadas graficamente as paroxítonas terminadas em:
 ÃO(S):
Ã(S):
L:
EI(S):
I(S):
N:
X:
R:
UM, UNS
US:
PS:
ACENTUAM-SE GRAFICAMENTE TODAS AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO CRESCENTE:
_______________________________________________________________________________________

III-PROPAROXÍTONAS- TODAS SÃO ACENTUADAS:



IV-  HIATOS:
______________________________________________________________________________________

NÃO ACENTUAMOS HIATOS SEGUIDOS DE :         NH, M, R, L
_____________________________________________________________________________________

V- TREMA  SÓ USAMOS NAS PALAVRAS :______________________________________________

VI_ ACENTO DIFERENCIAL: VERBOS-

VII-Ditongos abertos “ei”, “oi”
Não se usa mais acento nos ditongos ABERTOS “ei”, “oi” quando estiverem na penúltima sílaba___________________________________________________________________

 Só vamos acentuar essas letras quando vierem na última sílaba e se o som delas estiverem aberto.
______________________________________________________________________
VIII- Uso do Hífen:

Leia as 3 regras abaixo e acrescente outras palavras que façam parte de cada.
1.não se usa hífen quando o segundo termo perdeu o h original: desumano, inábil

2.usa-se o hífen quando formar com a outra palavra um adjetivo ou substantivo

3.quando a pronúncia for fechada (pos, pre, pro), liga-se sem hífen ao outro termo: preencher, posposto (exceções: preaquecer, predeterminar, preestabelecer, preexistir)

GRIFE OS PREFIXOS DAS PALAVRAS ABAIXO:

circum-ambiente, circum-navegar, panceleste,

cibercafé, ciberespaço, interdisciplinar, super-homem, superamigo,

subalugar, sub-reitor, sub-humano,

malsucedido, mal-estar, mal-humorado, malnascido,

coautor, cooperar, corresponsável, reavaliar, reescrever

anti-inflamatório, antissocial, arqui-inimigo, autoestima, autorretrato,autossuficiente, contrarregra, contra-ataque, extrasseco, infraestrutura,infravermelho, maxidesvalorização, mega-amiga, micro-organismo,microssistema, mini-instrumento, minissaia, motosserra, multirracial, neonatal, proto-história, pseudociência, semiárido, semi-integral,
semirrígido, sobre-erguer, sobre-humano, sobressaia, socioeconômico, suprassumo, tele-homenagem, ultra-apressado, ultrainterino,ultrassom, vasodilatador.


além-mar, bem-educado, pré-natal, pró-reitor, recém-nascido, sem-terra, vice-campeão

Exemplo de notícia

  Expo Gatos 2013 acontece neste final de semana em São Vicente
Tradicional evento terá competição do maior gato do Brasil (raça Maine Coon), bem como a presença inédita do Singapura, o menor bichano do mundo
Santos, 18 de setembro de 2013
Como já acontece há cinco anos, a tradicional Expo Gatos sempre tem uma carta nova na manga - ou melhor, na pata - para surpreender o público. Em sua 6ª edição, dias 21 e 22 de setembro de 2013, no Ilha Porchat Clube, não será diferente: pela primeira vez na Baixada Santista, estará em exibição o Singapura, considerado o menor gato do mundo (os machos adultos pesam entre 2 e 3 quilos, as fêmeas, de 1,5 a 2,5). Ele irá se juntar a outros 200 gatos, de 20 raças exóticas e raras, de todas as partes do País e até do Exterior.
O nome já diz tudo: o Singapura é originário do cruzamento de várias raças de rua, em Cingapura, na Ásia. Mas foi desenvolvido e ganhou notoriedade nos Estados Unidos, a partir dos anos 70. A raça é bastante dócil, do tipo que gosta de 'se aconchegar na cama do dono'7 de setembro de 2013 às 16h30
 “A Expo Gatos pretende aproximar as pessoas dos gatos e ajudar a quebrar alguns mitos. Aquele, famoso, de que 'gato não é companheiro'. Ele é, sim, a seu modo. E hoje em dia, as pessoas têm menos tempo para um pet. O gato, por seu fácil manejo, é ótimo para quem vive na corrida do dia a dia. Ele só precisa de um pote de água, ração, caixa sanitária. E o amor do dono”, diz Hugo Cavalheiro, presidente da Associação da Raça Maine Coon no Brasil (Amacoon), organizadora do evento.
Receita de entender a alma de um gato
 Roseana Murray

 

Ponha o seu gato no colo
mergulhe em seus olhos oblíquos
e como se fossem veleiros
solte o corpo inteiro
navegue em seus mistérios.

_____________________________________________________________________________________
PRODUZA UMA NOVA NOTÍCIA JORNALÍSTICA A PARTIR DO SEGUINTE FATO:
O  gato Singapura , principal atração da notícia, desaparece durante a Expo Gatos 2013.

Sua notícia deverá conter:
1-    Uma breve descrição do gato-
O Singapura é uma das menores raças de gato doméstico, originário de Cingapura, na Ásia.

Padrão Racial-É um gato de pequeno porte, que pesa entre 2,7 kg a 4 kg, no máximo. Seu padrão de pelagem única: Sepia Agouti, que corresponde aos gatos com marcas tabby, ou o característico M na testa e outras linhas, com o pêlo cor castanho na ponta e marfim na base; seu pêlo é curto e muito sedoso. Na barriga e parte interna das pernas sua pelagem é de cor clara.Sua cabeça é arredondada, apresentando orelhas largas e olhos amendoados, brilhantes e que podem ser verdes ou amarelos. Seu focinho termina bruscamente, e quando visto de perfil, apresenta uma linha reta que vai do nariz até o queixo. O pescoço é curto e grosso. Apesar de serem animais pequenos, são relativamente encorpados e não apresentam pregas na pele. Sua cauda é de comprimento médio, afilada e com a extremidade arredondada.

Temperamento

São animais inteligentes, ágeis caçadores, brincalhões e estão sempre atentos a tudo o que os cerca. São muito apegados ao dono, seguindo-os sempre, estão sempre pedindo atenção; a fêmea e considerada mais zelosa. Relacionam-se bem com outros animais.

2-      Quando ele sumiu –  escolher o dia : dias 21 e 22 de setembro de 2013- Na manhã,No período da tarde do dia... , Na hora do almoço...., , ao entardecer
3-      Quando foi visto pela última vez- Foi visto pela última vez.......
4-      Informações de que os organizadores do evento vão oferecer uma recompensa para quem encontrá-lo.

Títulos da notícia:Exemplos:                             Durante a Expo Gatos 2013 gato Singapura desaparece.
                                                                                                      O  gato Singapura , principal atração, desaparece durante a Expo Gatos 2013.
                                                                                                      Principal atração da Expo Gatos  2013 desaparece.
                                                                                                      Gato Singapura desaparece durante a Expo Gatos 2013

Lide- QUEM? ONDE? QUANDO?-                         Gato Singapura durante a Expo Gatos 2013 desapareceu ontem no horário em que estava acostumado a ser alimentado  .
               O QUE?  POR QUÊ?- COMO?

Estrutura da narração
O texto narrativo tem três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão: 
- Introdução: Apresenta as personagens(QUEM?), localizando-as no tempo(QUANDO?)I e no espaço(ONDE). 
- Desenvolvimento: Através das ações das personagens, constrói-se a trama e o suspense que culmina no clímax. (O QUE?, POR QUE?, COMO?)
- Conclusão: Existem várias maneiras de se concluir uma narração. Esclarecer a trama é apenas uma delas. (CONSEQUÊNCIA)
O que se pede: Imaginação para compor urna história cativante que entretenha o leitor, provocando expectativa. Pode ser romântica, dramática ou humorística

NOTÍCIA
          O  gato Singapura, que  atende  por Chanin,  é  de  pequeno porte,  pesa  3 kg. Sua  pelagem única: Sepia Agouti com o pêlo cor castanho na ponta e marfim na base; seu pêlo é curto e muito sedoso. Na barriga e parte interna das pernas sua pelagem é de cor clara.Sua cabeça é arredondada, apresentando orelhas largas e olhos amendoados, brilhantes e que podem são  verdes . Seu focinho termina bruscamente, e quando visto de perfil, apresenta uma linha reta que vai do nariz até o queixo. O pescoço é curto e grosso. Apesar de ser um animal pequeno, é encorpado e não apresenta pregas na pele. Sua cauda é de comprimento médio, afilada e com a extremidade arredondada
          Ele  desapareceu ontem , dia 21 de setembro, no horário em que estava acostumado a ser alimentado  por seu dono, Sr. Chuchulo  . Foi Visto pela última vez um pouco antes do almoço, no dia 21 de setembro.
         Os organizadores do evento oferecem a recompensa de R$ 5.000,00( cinco mil reais) para quem encontrá-lo vivo ou morto.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Interpretação do filme: “ Lucas, um intruso no formigueiro".

ESCOLA__________________________________________________________________________
NOME _____________________________________________Nº_______ SÉRIE/ANO_____________
DATA_________________                                                     PROFª______________________________
ANÁLISE DE FILMES
 “  Lucas,  um intruso no formigueiro".

Responda as questões sobre o filme:

1) Que vantagem há em se trabalhar em equipe?
        
2) Por que as formigas resolveram capturar Lucas? Qual era a intenção?

3) Ao ser capturado pelas formigas Lucas experimentou diversos sentimentos. Cite alguns.


4) A frase " porque sou grande e você é pequeno" despertou em Lucas um sentimento. Descreva que sentimento é esse?

   


5) Que mensagem o filme nos passa?

6) Em nossa sala de aula precisamos realizar algumas mudanças, para começarmos a aprender a trabalhar em equipe. Cite algumas.


7) Ilustre uma cena do filme que você mais gostou.

______________________________________________________________________________

Respostas:
1- A sociedade no formigueiro baseia-se no coletivo, onde todo o recurso é administrado para que seja dividido igualmente entre todos. Não existe individualismo.  Existe a divisão do trabalho, onde cada formiga exerce uma função no formigueiro. Apesar de haver essa divisão, todas exercem sua função para um bem maior, o bem comum.
 2-Para vingar-se . A intenção era levá-lo até o formigueiro onde ele seria julgado pelo o que fez. Os crimes eram contra a colônia e é sentenciado a viver entre as formigas, trabalhar na colônia e tornar-se uma formiga (pensar e agir como uma formiga), tendo como “mentora” a namorada de Zoc.

 3-Vivendo entre as formigas, ele passa a enxergar as coisas de forma diferente. Aprende sobre trabalho em equipe, amizade, coragem, entre outras coisas o valor da comunidade. Há regras, responsabilidades e divisão de trabalho.
4-O  Bullyng que Lucas sofre e que o motiva a agir de forma cruel com as formigas. O abuso de “poder”, visto     que Lucas é maior em comparação com as formigas, ele se prevalece disso para “destruí-las”. 

      5-      Aprendemos  sobre trabalho em equipe, amizade, coragem, entre outras coisas o valor da comunidade.
as formigas vivem em uma espécie de sociedade “primitiva”; todos compartilham dos mesmos valores sociais, evidente, por exemplo, na religião delas e nos interesses materiais que são apenas para a subsistência do formigueiro como um todo.
          A sociedade no formigueiro baseia-se no coletivo, onde todo o recurso é administrado para que seja dividido igualmente entre todos.
         Não existe individualismo.
        Existe a divisão do trabalho, onde cada formiga exerce uma função no formigueiro.
        Apesar de haver essa divisão, todas exercem sua função para um bem maior, o bem comum.

 1-      Resumo:
                     Lucas é um menino considerado “pequeno” para os outros meninos da sua idade, apanhava de um vizinho maior e não tinha amigos. Revoltado, ele pega sua pistola de água e frequentemente destrói o formigueiro no quintal de sua casa, aproveitando-se do fato de ser maior que as formigas.
                    O Chefe do Conselho das formigas fala com o mago do formigueiro e pede uma solução. Ele cria uma poção que reduz o tamanho de um humano ao tamanho de uma formiga. Enquanto Lucas dorme, as formigas o aplicam essa poção e ele é levado para o formigueiro, onde é julgado por crimes contra a colônia e é sentenciado a viver entre as formigas, trabalhar na colônia e tornar-se uma formiga (pensar e agir como uma formiga), tendo como “mentora” a namorada de Zoc.
                    Vivendo entre as formigas, ele passa a enxergar as coisas de forma diferente. Aprende sobre trabalho em equipe, amizade, coragem, entre outras coisas o valor da comunidade.

        2-  O  Bullyng que Lucas sofre e que o motiva a agir de forma cruel comas formigas. O abuso de “poder”, visto     que Lucas é maior em comparação com as formigas, ele se prevalece disso para “destruí-las”.

3-Divisão do trabalho social.
No ataque à colônia, notamos que todos trabalham de forma coletiva por algo maior, que é o bem-geral da colônia e da rainha. Lutam contra as vespas para proteger a todos, destacando assim a Consciência Coletiva, pois todos trabalham com uma ÚNICA FINALIDADE, porque, embora cada um das formigas tenha sua “consciência individual”, ou realizem diferentes trabalhos dentro da comunidade, a finalidade pela qual trabalham torna-se uma forma padronizada de pensamento, e, podemos basear este conceito no que disse Durkheim: Consciência coletiva é o “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria”.

4-Há uma parte em que Lucas e Zoc conversam sobre as diferenças existentes na forma de vida humana e animal.Enquanto para as formigas são “todos irmãos trabalhando juntos pelo bem-estar da colônia”, para os humanos são “cada um por sí”, ou seja, individualistas, cada um trabalhando somente pela sua sobrevivência. Zoc destaca isso como sendo “primitivo”, pois “são as diferenças que fazem a colônia ser forte. Operárias, exploradoras, reprodutoras, enfermeiras, regugitadores, cada um com uma função diferente, mas essenciais para o todo”.
Percebemos que há certa mistura entre consciência coletiva e solidariedade (orgânica e mecânica), pois, embora eles tenham uma forma padronizada de pensamento, no qual todos trabalham por uma única razão, eles tem uma divisão trabalhista, cada um exerce sua função dentro da colônia, com a complementação das diferenças, como destacado por Zoc, mas sem haver a INDEPENDÊNCIA DA CONSCIÊNCIA, onde encontramos a solidariedade mecânica, porque “compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo”.






Resumo:
           Lucas, um menino de 10 anos problemático, sofre com as zombarias de Steve, o seu vizinho valentão, e para controlar suas frustrações destrói formigueiros.
           A explosão causada por Lucas no formigueiro com a mangueira do jardim de casa desencadeia uma enorme inundação, fazendo as formigas entrarem em pânico. Para vingar-se, Zoc, um mago formiga, prepara um elixir mágico e transforma Lucas em um garoto minúsculo. As formigas então o levam até o formigueiro onde ele seria julgado pelo o que fez.
          Ao chegar no formigueiro, Lucas fica impressionado pela complexidade e vastidão da civilização das formigas, com regras, responsabilidades e com divisão de trabalho. A rainha decide então que Lucas deverá viver como uma formiga para aprender como é a vida delas, fazendo-o arrepender-se de ter sido um “valentão” contra as indefesas formigas.
         1- Solidariedade Mecânica: as formigas vivem em uma espécie de sociedade “primitiva”; todos compartilham dos mesmos valores sociais, evidente, por exemplo, na religião delas e nos interesses materiais que são apenas para a subsistência do formigueiro como um todo.
         2- A sociedade no formigueiro baseia-se no coletivo, onde todo o recurso é administrado para que seja dividido igualmente entre todos.
        3- Não existe individualismo.
        4- Existe a divisão do trabalho, onde cada formiga exerce uma função no formigueiro.
        5- Apesar de haver essa divisão, todas exercem sua função para um bem maior, o bem comum.
        6- Em relação ao Lucas, nele podemos identificar a personificação da inclusão social e a orientação para o coletivo, mudando sua personalidade que até então era individualista.

De forma geral, “Lucas, o intruso no formigueiro” nos mostra de forma pratica uma sociedade com características socialistas. A presença de uma espécie de “Estado” (representado pela presença da Rainha) nos faz crer que não seja uma sociedade comunista.


ATIVIDADE REFERENTE AO FILME: "VIDA DE INSETO"

ATIVIDADE REFERENTE AO FILME: "VIDA DE INSETO" 

1-Relacione:
Os principais persona-gens são:
1.         Flik:
2.         Atta:
3.         Dot:

4.         Hopper:
5. Os artistas circenses


(  )uma formiga altruísta, inventora e criativa que não se deixa ser dominada. Apresenta uma espontaneidade à flor da pele, mas como todo sujeito, tem seu limite e também sofre, apaixona-se e produz sintomas.
(  )sucessora do trono real que terá, ao longo da história, que encontrar seu caminho, lidar com seu desejo e criar seu próprio estilo de liderança..
(   )irmã caçula de Atta, identifica-se com Flik e em sua infância e espontaneidade revela características de uma nova geração no formigueiro.
 (   )chefe de uma gangue de gafanhotos que oprime e domina o formigueiro. Reproduz valores que mantêm uma divisão social do trabalho, vão desde a submissão servil até a desvalorização pessoal e de trabalho na vida do formigueiro, com um grande instituído: não se pode mudar nada. Lidera seu grupo de gafanhotos da mesma maneira.
 (   ) estão em um circo de baixa qualidade, cujo proprietário é uma pulga chamada PT. São despedidos após uma desastrosa apresentação, migram para a cidade e se reúnem em um bar (fato bastante comum na vida real), onde encontram Flik. São interpretados como guerreiros e viajam para o formigueiro.
  2-   Leia o resumo abaixo e acrescente informações:
      No filme o personagem principal é a formiguinha ‘Flick’ que é desprezada por sua Colônia pelas suas atitudes atrapalhadas e suas ideias inovadoras, mas que normalmente terminavam em confusão. Na sua Colônia as formigas eram exploradas pelos gafanhotos que todo ano vinham buscar alimentos que as formigas eram obrigadas à recolher.
     Quando os gafanhotos estavam prestes a recolher seus alimentos, Flick, por sua vez, derrubou acidentalmente todo o alimento arrecadado, levando todo o trabalho das formigas por água à baixo. Por este motivo, a Colônia foi ameaçada pelos gafanhotos, que deram um novo prazo para que o alimento fosse outra vez arrecadado. Desesperado, Flick saiu da Colônia em busca de ajuda, pois sentia-se culpado e o que mais queria era reparar o erro que havia cometido.
    Flick conseguiu reunir um grupo de insetos, artistas de circo, que juntos combateram os gafanhotos. As formigas desconheciam o potencial que tinham e no final perceberam que a união de todas as formigas da colônia poderia vencer a ‘Gang’ de insetos que atormentava todos os anos. E assim, com a coragem de Flick, conseguiu mostrar à Princesa e toda a colônia que com espírito de união é possível sim, vencer todos os obstáculos.
3- Coloque V, para verdadeiro e F, para falso:
(     )Essa produção apresenta um formigueiro, mostrando os insetos em seu hábitat, realizando suas tarefas. O trabalho é mecânico, ao mesmo tempo que nos mostra como a organização e o trabalho em equipe são fundamentais para a sobrevivência em grupo.
(    )O personagem Flik representa a necessidade de mudanças que sempre acompanha a convivência em sociedade. Suas ideias revolucionárias são sempre rejeitadas em nome de uma tradição secular.
(     )Quando surge um conflito, algo deve ser feito e Flik é chamado a dar sua contribuição. Com muita coragem, criatividade e determinação, Flik vai nos envolvendo em uma corrida contra o tempo para salvar o formigueiro do grupo de Hopper, um gafanhoto malandro que escraviza todas as formigas, por meio da violência, para obter alimento fácil.
(       )As ideias de Flik mostram às formigas que a união de todos é a chave para que atinjam as metas da comunidade com sucesso, no caso da nossa história, a destruição do bando de Hopper.
(     )No filme há três grupos: o formigueiro, os gafanhotos e uma equipe de artistas de circo.

4- Uma das formas de mudar o esquema de poder é estudar e conhecer a realidade. Nesse sentido a escola é um lugar privilegiado. Como você tem aproveitado seus momentos de estudo sobre a realidade social?


FICHA PARA ANÁLISE DE FILMES

ESCOLA________________________________________________________________________
NOME _____________________________________________Nº_______ SÉRIE/ANO_____________            DATA _________________                                           PROFª_______________
ANÁLISE DE FILMES
I.                    FICHA TÉCNICA
1.Nome do Filme:______________________________________________________________

2. Direção:___________________________________________________________________

3.Atores principais:____________________________________________________________

II          TEMA BÁSICO DO  FILME

_________________________________________________________________________________
III.        GÊNERO DO FILME :____________________________________________________________
IV.               LUGAR( onde ocorrem os fatos?)

_________________________________________________________________________________
V.                 TEMPO: Quando ocorre a história?

_________________________________________________________________________________
O tempo é :
Cronológico (       )( está correlacionado à ordem cronológica dos fatos_ dia , semana, mês, ano)
Psicológico  (       )(Não está correlacionado à ordem cronológica dos fatos, mas é completamente subjetivo

Há flasgh-backs?        Sim (       )                            Não (      )

VI.               ENREDO

Faça um pequeno resumo do enredo do filme.