terça-feira, 7 de junho de 2016

TESTE DE AUDIBILIZAÇÃO- GOLBERT



TESTE  DE  AUDIBILIZAÇÃO- GOLBERT
um ponto cada

Parte I – Discriminação  Fonemática: A criança deverá  indicar se os sons são iguais ou diferentes, após a apresentação de cada par de sílabas pela Pp.
1.     pa/pa                                           13. Ve/ve
2.     pa/ba                                           14. Fe/ve
3.     bo/po                                           15. si/zi
4.     bo/bo                                           16. Si/si
5.     te/te                                              17.za/za
6.     te/de                                             18. Za/as
7.     do/do                                            19.chu/zu
8.     do/to                                             20.chu/chu
9.     ga/ca                                             21.go/go
10.            ca/ca                                             22.go/co
11.            fa/fa                                              23.je/je
12.            fa/va                                             24.je/che
Nesta parte fez o total de _____  pontos

Parte II – Memória(cognição e estratégias utilizadas)
Parte IIA - Memória de Frases-
(Ouça o que eu vou dizer para depois repetir- escrever o que a criança diz)
1.     Lúcia faz bolo para a mamãe.
______________________________________________
2.     O animal feroz caiu no buraco.
______________________________________________
3.     A linda menina faz as tarefas de casa.
______________________________________________
4.     No almoço comi arroz, feijão, pão e picadinho.
______________________________________________
5.     Um pequeno cachorrinho entrou no pátio de minha casa.
_____________________________________________
Nesta parte fez o total de _____  pontos
Parte IIB - Memória de Dígitos.(criança repetirá)
1.       3-8-6                                 7.      7-2-0-9
2.                 2-7-5                               8.      1-5-8-6
3.                 9-0-4                               9.      9-4-7-3-1
4.                 7-3-2                              10.     8-4-2-3-9
5.                 3-4-1-7                           11.     5-2-1-8-3
6.                 6-1-5-8                           12.     7-0-4-9-6
Parte IIC - Memória de Relatos. ler de uma só vez
Mémoria seqüêncial- estruturar
a) Relato com 3 fatos:         
1.     Ontem era Domingo
2.     as  crianças foram jogar bola
3.     e voltaram cansados

b) Relato com  4 fatos:
    4. O menino fez aniversário
    5. convidou  seus amiguinhos
    6. todos cantaram parabéns
    7. e ele ficou feliz.

c) Relato com 5 fatos:
    8. A menina foi visitar sua vovó
    9. que mora perto do parque.
   10.Ela andou de roda gigante
   11.comeu pipoca
   12.e voltou à noite.

d)Relato com 6 fatos:
   13. Paulo  levou seus brinquedos para a escola
   14. na hora do recreio brincou com seus amigos
   15. depois  guardou tudo na sacola.
   16. Ele esqueceu um carrinho
   17. em casa chorou muito
   18. mas no outro dia a professora entregou.
Nesta parte fez o total de _____  pontos


Parte III – Conceituação-ler uma de cada vez

Parte III A  – Identificação de Absurdos: veja o que está errado aqui.
1. O menino e o cachorro calçaram os seus sapatos.
2. As crianças acenderam a fogueira no rio.
3.Como chovia muito, o menino jogou-se no lago para não se molhar.
4.Joãozinho tem em casa um gato, um cachorro e um leão.
5.Fui na padaria comprar leite, pão, casaco e manteiga.
6. Quando faltou luz, o menino foi ver televisão.


Nesta parte fez o total de _____  pontos




Parte IIIB – Identificação  de Objetos e Situações:
1.)  O que  serve para cortar carne? Resposta:
2.)  O  que serve para escrever? Resposta:
3.)  Onde se colocam flores? Resposta:
4.)   Quando se torna banho? Resposta:
5.)  Quando se bebe água? Resposta:
Nesta parte fez o total de _____  pontos


Parte IIIC – Definição  de palavras:
1) Tesoura - Resposta:
2) Chave - Resposta:
3) Fruta - Resposta:
4)Casa - Resposta:
5)Papagaio - Resposta:
6)Bruxa - Resposta:
Nesta parte fez o total de _____  pontos


Parte IIID - Organização Sintático-Semântica.-formar frases
1)    Menino -  futebol - Domingo.
________________________________________________________________
2)Escola - criança - tarde.
________________________________________________________________
3)sorvete- bar – dinheiro
_________________________________________________________________
4) Praça - balanço - criança.
_________________________________________________________________
5) Viagem - homem - ônibus.
_________________________________________________________________
6) Chuva - inverno - frio.
_________________________________________________________________


Nesta parte fez o total de _____  pontos

Parte IIIE - Vocabulário de figuras.
1.     Brinquedo
2.     Trabalho
3.     queda                    
4.     Transporte
5.     Herói
6.     Diversão      
7.     Cansado      
8.     Organizado  
9.     Descuidado 
10.                 Quente
11.                 Veloz    
12.                 Antigo  
13.                 Montar
14.                 Agradecer
15.                 Emprestar
16.                 Competir       
17.                 Pensar
18.                 Ajudar
19.                 Perigo
20.                 Surpresa
21.                 Coragem        
22.                 Rebeldia
23.                 Alegria

 

Conclusão do Teste:Concluímos então, que _________ teve um______________,, obtendo um total de_____ pontos  ficando assim classificado no nível  ___________   , ou seja, ___________________________.

AUDIBILIZAÇÃO

 

PARTE  I – DISCRIMINAÇÃO  FONÉTICA

PARTE II A – MEMÓRIA DE FRASES

PARTE II B – MEMÓRIA DE DÍGITOS

PARTE II C – MEMÓRIA DE RELATOS

PARTE III A – CONCEITUAÇÃO – IDENTIFICAÇÃO  DE ABSURDOS

PARTE III B – CONCEITUAÇÃO – IDENTIFICAÇÃO DE OBJETOS E SITUAÇÕES

PARTE III C – DEFINIÇÃO DE PALAVRAS

PARTE III D – ORGANIZAÇÃO SINTÁTICA-SEMÂNTICA

PARTE III E – VOCABULÁRIO DE FIGURAS

TOTAL


CONCLUSÃO – NÍVEL




Conclusão do Teste:Concluímos então, que _________ teve um______________,, obtendo um total de_____ pontos  ficando assim classificado no nível  ___________   , ou seja, ___________________________.

AUDIBILIZAÇÃO

 

 

PARTE  I – DISCRIMINAÇÃO  FONÉTICA
Apresentou estas dificuldades:
Trocou:
Não reconheceu:



PARTE II A – MEMÓRIA DE FRASES


PARTE II B – MEMÓRIA DE DÍGITOS


PARTE II C – MEMÓRIA DE RELATOS


Nos itens _____________apresentou desempenho:Bom, fraco, ótimo, satisfatório, regular
No relato ____não quis fazer.
No relato ____colocou-se muito na sentença ou no fato(eu)
(  ) pronúncias incorretas
Detalhes- esquecer algo- total falta de atenção;
(  ) não sabe colocar-se no lugar do outro, imita fantasia
(imaginação não é verdade- resgatar a realidade)


PARTE III A – CONCEITUAÇÃO – IDENTIFICAÇÃO  DE ABSURDOS (Não identificou- falta de logicidade)


PARTE III B – CONCEITUAÇÃO – IDENTIFICAÇÃO DE OBJETOS E SITUAÇÕES


PARTE III C – DEFINIÇÃO DE PALAVRAS( se for por categoria- mostra maturidade)
Define pela função- mostra que não tem maturidade)


PARTE III D – ORGANIZAÇÃO SINTÁTICA-SEMÂNTICA( criatividade, conhecimento de tempo) desempenho ruim- pelo fato de não Ter dominado


PARTE III E – VOCABULÁRIO DE FIGURAS
Desempenho bom-
Não chegou ao conceito de veloz é um pré conceito
Tem noção em função da sua realidade.R


TOTAL



CONCLUSÃO – NÍVEL


A criança precisa trabalhar____________
A análise do desempenho deve-se as seguintes hipóteses
A criança precisa trabalhar com operações mentais:sse






FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO- EXPLICAÇÃO E ATIVIDADES


FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO-       L Paschoalin &Spadoto

FRASE
Apesar de o homem ter criado os mais diferentes sinais, a palavra é o signo mais utilizado na comunicação humana.
Ex.: Socorro!     O telefone está tocando               Bebi guaraná e joguei bola.
Em cada um desses conjuntos, as palavras se organizam formando uma unidade com sentido. A essa unidade dá-se o nome de frase.
Logo: Frase é todo enunciado de sentido completo, capaz de estabelecer comunicação.

CLASSIFICAÇÃO DAS FRASES

A classificação da frase pode ser feita:
a) de acordo com o sentido expresso pela entonação.
Declarativa: Afirmativa – Você é um dos que se preocupam com a poluição.
                      Negativa – Você não é um dos que se preocupam com a poluição.
Interrogativa: Você é um dos que se preocupa com a poluição?
Exclamativa: Você é um dos que se preocupa com a poluição!
Imperativa: Preocupe-se com a poluição.

b) de acordo com sua construção.
Nominal:Quando construída sem verbos:Fogo!; Cuidado!Trabalho digno desse feirante.
Verbal: Quando construída com verbos:
O sol surge radiante.           Comemoraram o dia da sogra.      O balão subiu, subiu, subiu...

ORAÇÃO

Uma frase verbal pode também ser uma oração. Para isso é necessário:
- Que o enunciado tenha sentido completo;
- Que o enunciado tenha verbo.
Ex.: A população precisa de saneamento básico.       Rosana terminou a leitura do livro.
Logo: Oração é o enunciado que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal.

PERÍODO
Toda frase verbal é chamada de período.  Ex.: Que saudade sentíamos da infância. 
Fui devagar, mas o pé do espelho traiu-me”. (Machado de Assis)

CLASSIFICAÇÃO DO PERÍODO

Período Simples  é o período que se constitui de apenas uma oração(um verbo). Está em oposição com relação ao período composto, constituído por duas ou mais orações(2 ou + verbos).
Ex: O barulho da moto nos incomodou na sala de aula.. Uma forte chuva vai cair daqui a pouco.

Período Composto é o período que se constitui de mais de uma oração. Os períodos compostos podem ser formados das seguintes maneiras: podem ser compostos por coordenação, compostos por subordinação, ou ainda compostos por coordenação e subordinação, simultaneamente.
Ex. As crianças pularam / quando foi marcado o gol.     
 Era madrugada, / não havia gente na rua, / começava a garoa.

ATIVIDADES     8º ano B
1.       Forme frases organizando os seguintes conjuntos de palavras:
a)Alunos os saíram todos cedo__________________________________________________
b)       escola na lançaram novo um jornal_________________________________________
c)       criação homem do linguagem a é__________________________________________

2.       Construa uma frase contendo as duas palavras de cada item(entregar  )
a)tesoura/ desenho  b)povo/eleição   c) prefeito/avenida     d)homem/guerra

3) Frase declarativa afirmativa:sorriram para mim. Transforme a mesma frase em:
frase declarativa negativa-__________________________________________________________
frase exclamativa-__________________________________________________________
frase interrogativa__________________________________________________________
frase imperativa- __________________________________________________________(ordem- sorria)

4)Classifique as frases abaixo em:  declarativa: afirmativa ou  negativa., interrogativa, exclamativa e imperativa
a) Quem está aí? ( __________________________)    
b) Que tamanho de lua!( _________________________)
c) Por favor, quietos!(________________________)   
d) Fique tranqüila. (___________________________)
e)Não foi esta a palavra dita.( ___________________)
f) Já para cama, menino!(________________________) 

5) Coloque um x nas frases nominais e circule os verbos das frases verbais.
a)       Encantadora a menina.                                 b) O sol surgiu radiante.
c)  Ninguém viu o acidente.                                d) Que noites difíceis!
e) Maravilhoso o lugar                                        f)  Uma forte chuva vai cair daqui a pouco.

6) Transforme as frases nominais em frases verbais, acrescentando-lhes verbos: Ex.:Belo som- Ouvi um belo som.
Barulho infernal- ___________________________________________________
Fantástico gol      ___________________________________________________
Fogo                    ___________________________________________________
Calor intenso      ___________________________________________________

7. No período abaixo tem sete frases. Classifique -as  em  frase nominal ou frase verbal:
          (    )Fim de férias. (     )Um mar de jovens no pátio. (    )Que bom rever os amigos! (    )Rodinhas em todos os cantos. (    )O tempo curto, as conversas longas. (    )Muita coisa para contar. (    )Milhões de casos para ouvir.

8. Transforme as frases verbais destacadas em frases nominais.
O dia está quente. O movimento é intenso. Homens, mulheres e crianças andam pelas calçadas. Os carros, nas ruas, buzinam pedindo passagem.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Circule os verbos ou locuções verbais  e classifique cada período em simples ou composto.
a) (               ) Muitas crianças descobrem mundos fascinantes na leitura.
b) (               )O sindicalista fez um bonito discurso no Dia do Trabalho.
c) (               ) Uma forte chuva vai cair daqui a pouco .
d) (               ) As crianças pularam quando foi marcado o gol.
e) (               ) Era madrugada, não havia gente na rua, começava a garoar.
f) (               ) Parece desligado, e observa tudo(Carlos  Drummond de Andrade)
g) (               )Conversavam no trem dois sujeitos.
h) (               )O   barulho da moto nos incomodou na sala de aula.
i) (               )Que saudades sentíamos da infância!
LPaschoalin &spadoto