FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO- L Paschoalin &Spadoto
FRASE
Apesar de o homem ter criado os mais diferentes
sinais, a palavra é o signo mais utilizado na comunicação humana.
Ex.: Socorro!
O telefone está tocando Bebi guaraná e joguei bola.
Em cada um desses conjuntos, as palavras se organizam
formando uma unidade com sentido. A essa unidade dá-se o nome de frase.
Logo: Frase é todo enunciado de sentido completo,
capaz de estabelecer comunicação.
CLASSIFICAÇÃO DAS FRASES
A classificação da frase pode ser feita:
a) de acordo com o sentido expresso pela entonação.
Declarativa: Afirmativa – Você é um dos que se preocupam com a poluição.
Negativa – Você não é um dos que
se preocupam com a poluição.
Interrogativa: Você
é um dos que se preocupa com a poluição?
Exclamativa: Você
é um dos que se preocupa com a poluição!
Imperativa: Preocupe-se
com a poluição.
b) de acordo com sua construção.
Nominal:Quando construída sem verbos:Fogo!; Cuidado!Trabalho digno desse
feirante.
Verbal: Quando construída com verbos:
O sol surge
radiante. Comemoraram o
dia da sogra. O balão subiu,
subiu, subiu...
ORAÇÃO
Uma frase verbal pode também ser uma oração. Para
isso é necessário:
- Que o enunciado tenha sentido completo;
- Que o enunciado tenha verbo.
Ex.: A
população precisa de saneamento básico. Rosana terminou a leitura do
livro.
Logo: Oração é
o enunciado que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal.
Toda frase
verbal é chamada de período. Ex.: Que saudade sentíamos da infância.
“Fui
devagar, mas o pé do espelho traiu-me”. (Machado de Assis)
CLASSIFICAÇÃO DO PERÍODO
Período Simples é o período
que se constitui de apenas uma oração(um verbo). Está em oposição com relação
ao período composto, constituído por duas ou mais orações(2 ou + verbos).
Ex: O barulho
da moto nos incomodou na sala de aula.. Uma forte chuva vai cair
daqui a pouco.
Ex. As
crianças pularam / quando foi marcado o gol.
Era
madrugada, / não havia gente na rua,
/ começava a garoa.
ATIVIDADES 8º ano B
1.
Forme frases organizando os seguintes conjuntos de
palavras:
a)Alunos os saíram todos
cedo__________________________________________________
b)
escola na lançaram novo um
jornal_________________________________________
c)
criação homem do linguagem a
é__________________________________________
2.
Construa uma frase contendo as duas palavras de cada
item(entregar )
a)tesoura/ desenho b)povo/eleição c) prefeito/avenida d)homem/guerra
3) Frase declarativa
afirmativa:sorriram para mim. Transforme a mesma frase em:
frase
declarativa negativa-__________________________________________________________
frase
exclamativa-__________________________________________________________
frase
interrogativa__________________________________________________________
frase imperativa- __________________________________________________________(ordem-
sorria)
4)Classifique as
frases abaixo em: declarativa:
afirmativa ou negativa., interrogativa, exclamativa e
imperativa
a) Quem está aí?
( __________________________)
b) Que
tamanho de lua!( _________________________)
c) Por favor,
quietos!(________________________)
d)
Fique tranqüila. (___________________________)
e)Não foi esta a
palavra dita.( ___________________)
f) Já para cama,
menino!(________________________)
5) Coloque um x nas frases
nominais e circule os verbos das frases verbais.
a)
Encantadora a menina. b) O sol
surgiu radiante.
c) Ninguém viu o acidente. d) Que noites
difíceis!
e) Maravilhoso o lugar f) Uma forte chuva vai cair daqui a pouco.
6) Transforme as
frases nominais em frases verbais, acrescentando-lhes verbos: Ex.:Belo som-
Ouvi um belo som.
Barulho
infernal- ___________________________________________________
Fantástico
gol
___________________________________________________
Fogo ___________________________________________________
Calor
intenso
___________________________________________________
7. No período abaixo tem sete
frases. Classifique -as em frase nominal ou frase verbal:
(
)Fim de férias. ( )Um mar de
jovens no pátio. ( )Que bom rever os
amigos! ( )Rodinhas em todos os
cantos. ( )O tempo curto, as conversas
longas. ( )Muita coisa para contar.
( )Milhões de casos para ouvir.
8. Transforme as frases verbais
destacadas em frases nominais.
O dia está quente. O movimento é intenso. Homens, mulheres e crianças
andam pelas calçadas. Os carros, nas ruas, buzinam pedindo passagem.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Circule os verbos ou locuções
verbais e classifique cada período em
simples ou composto.
a) ( ) Muitas crianças descobrem
mundos fascinantes na leitura.
b) ( )O sindicalista fez um bonito
discurso no Dia do Trabalho.
c) ( ) Uma forte chuva vai cair daqui
a pouco .
d) ( ) As crianças pularam quando foi
marcado o gol.
e) ( ) Era madrugada, não havia gente
na rua, começava a garoar.
f) ( ) Parece desligado, e observa
tudo(Carlos Drummond de Andrade)
g) ( )Conversavam no trem dois
sujeitos.
h) ( )O barulho da moto nos incomodou na sala de
aula.
i) ( )Que saudades sentíamos da infância!
LPaschoalin
&spadoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário