ANÁLISE DO MATERIAL ESCOLAR
NOME_____________________________ANO
_________ PERÍODO _______
PROFª ____________________________________________________________
1.
MATERIAL ANALISADO
– (vínculo com a aprendizagem)
( ) caderno
de casa
(
) caderno de classe
( ) pasta
de ___________________
( ) avaliação
de _________ data________
2.
Conservação do material
( ) limpo
( )
sujo
( ) rasgado
( ) com
capa
( ) sem capa
( ) capa para soltar-se
2.1- ao apagar:
( ) rasga a folha
( ) deixa sujo
( ) apaga levemente e escreve por cima
( ) deixa sujo com muita pressão
( ) nada a notar
2.2- aparece orelhas:
( ) com
frequência
( ) às
vezes
( )
não
2.3-Há
identificação:
( )
nome
( ) no início do material
(
) série
( ) na capa
(
) classe
( ) com etiqueta
(
) prof.
( ) escola
(
) sem identificação
3.
ESCRITA-( causam
as disgrafias )
3.1- traçado das letras(coordenação motora fina)
( ) com
pressão exagerada
( ) acalca
muito
( ) leve demais
( ) ora
compressão, ora leve demais
( ) traçado irregular
( ) má
distribuição das palavras no papel
( ) nada
a notar
(
)letra com pressão, uniforme , traçado convencional e mantém o padrão
3.2--
forma de letras; distorção; substituição
de sua forma por outra:
(
) semelhante
(
) movimentos contrários aos convencionais da escrita
(
) omitir detalhes como pingo no i
(
) omitir detalhes como corte no t
(
) omitir detalhes como cedilha no c
(
) escrita feia, mas legível
(
) ilegível - disgrafia
(
) legível
(
) rebuscada
(
) inconstante - ora grande, ora pequena
(
) letra grande demais
(
) letra pequena demais
3.3- -
colocação das letras:
( )
separações inadequadas
(
) letras não ligadas que evidenciam
constante levantamento do lápis no papel
( ) ligações defeituosas de letras nas palavras
( )
irregularidades no espaçamento das letras na palavra
( )
colocação das bases e ligações das letras sobre a pauta
( ) a
escrita oscila de baixo para cima
( ) fora
da linha
( )
nada a notar
4--COLOCAÇÃO DA ESCRITA NA FOLHA
4.1- Margem
: organização viso-espacial
( ) ultrapassa
às vezes
( )
ultrapassa sempre
( )
respeita
( ) excessivamente
grande, quando usa folha de linguagem,
( )
excessivamente pequena , quando usa folha de linguagem
( )
escreve do lado correto da margem .
4.2-Parágrafo:
- excessivamente
grande ou pequeno
( ) às vezes
( )
sempre
( )
normal
(
)pula linha desnecessariamente
(
) escrita fora da linha
( ) escrita na linha
(
) não respeita a linha
4.3- Uso da linha: (distúrbio de organização espacial)
( ) oscila ora fora
(
) oscila para cima
(
) ora para baixo
(
) ora na linha
(
) escrita comprimida - ( ) mas
regular na direção
(
) escrita comprimida - ( ) mas
irregular na direção
4.4. Ortografia-
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com
poucas diferenças na forma de escrever:
a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u; etc;
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com formato similar, mas diferente direção: b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e;
Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum, e, cujos sons são acusticamente próximos: d-t; j-x;c-g;m-b-p; v-f;
Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla.
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com formato similar, mas diferente direção: b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e;
Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum, e, cujos sons são acusticamente próximos: d-t; j-x;c-g;m-b-p; v-f;
Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla.
As
características lingüísticas, envolvendo as habilidades de leitura e escrita,
mais marcantes das crianças disléxicas, são:
- a acumulação e persistência de seus erros de soletração ao ler e de ortografia ao escrever;
- confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças sutis de grafia: a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u; etc;
- confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e;
- confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum, e, cujos sons são acusticamente próximos: d-t; j-x;c-g;m-b-p; v-f;
- inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla.
Confusão
entre letras, sílabas ou palavras com diferenças sutis de grafia: a-o; c-o;
e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u etc.
· Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e.
· Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum, e, cujos sons são acusticamente próximos: d-t; j-x; c-g;m-b-p; v-f
· Inversões parciais ou totais de silabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla.
· Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e.
· Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum, e, cujos sons são acusticamente próximos: d-t; j-x; c-g;m-b-p; v-f
· Inversões parciais ou totais de silabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla.
- Confusão entre letras simétricas( percepção): Confusão
entre letras, sílabas ou palavras com formato similar, mas diferente direção
( ) p/q
( ) n/ u
( ) d/ b
( ) d/q
( ) m/ w
( ) d/ q
( )
a/e
Confusão entre letras foneticamente semelhantes -auditiva (ditado) (viso-espacial)
( ) p/d
( ) ch/x
( ) f/
v
( ) g/c
( ) s/z
Confusão
entre letras de formas vizinhas:
Maiúsculas : ( ) M N ( )CH CL ( ) B R
( ) O
Q ( ) F
E ( ) V U
Minúsculas : ( )
f t ( ) e
l ( ) m n
( ) c
e ( ) cl
ch ( ) j
g ( )gu qu
Dificuldade
em superar os problemas próprios da língua na representação gráfica de sons da fala:
S: ( ) s,
c, ss, x, ç, z sc, sç , xc
R: ( ) r,rr,
Z:
( ) s
, x
X:
( ) ch , ão , am
( )
g,j
( )
l,u.
( ) o
e e que são substituídos na fala por i
e u
Inversão
: alteração da ordem na posição das
( ) letras numa palavra
( )
letras numa sílaba
( )
sílabas numa palavra
Fragmentação : quando uma palavra
aparece fragmentada ou parte dela
aparece unida com a palavra seguinte._________________
Adição :
( ) acréscimo de letras numa palavra
(
) acréscimo de letras numa frase
( )
acréscimo de sílabas numa frase
(
)acréscimo de palavras numa frase
Omissão:
( ) de letras em dígrafos- rr ss
qu nh lh
ch gu
( )de grupos consonantais- gr pr
bl outras: ____________
( ) de sílabas em palavras- ______________
Junção
:
palavras distintas escritas como se fossem uma única, mantendo o espaço adequado entre as demais palavras de sentença
__________________________________________________
Substituição:
De uma palavra por outra de significado
aproximado -
____________________________________
3.3. Representação
de estrutura linguística
Frases-
pontuação (percepção visual) ( ) correta
( ) incorreta
acentuação (percepção visual) ( )
correta ( ) incorreta
separação de sílabas (
) correta ( ) incorreta.
hífen ( )
correta ( ) incorreta
maiúscula
( ) correta
( ) incorreta
*concordância
verbal - tipo de erro: _____________
*concordância
nominal - tipo de erro: ____________
*concordância
pronominal- tipo de erro:__________
*travessão - ( )
correto ( ) incorreto
*vocabulário
inadequado à expressão da idéia:
_______________________________________________
*vocabulário
muito repetitivo: __________________
*habilidade( )
ou inabilidade ( )
para formar frases afirmativas, negativas, ? , !
*omissão de palavras ( )
*separação
de sílabas (
)correta ( )incorreta
( ) sempre
( ) às vezes
3.3.b.tipo
de atividade-
( )
redação ( ) narração (
)bilhete ( ) carta
( )
contrução de orações ( ) diálogo ( ) descrição
( )
interpretação de texto
há seqüência entre as idéias?____________
adequação do tema proposto?_____________
criatividade?______________________
organização temporal_______________________-
4.atividades de gramática*assinalar onde ocorre maior
número de erros
-classificação e flexão das palavras: ________
-sílaba:
( ) divisão
( ) identificação da sílaba tônica
( )-
classificação- número de sílabas
-termos da oração - _________________
-período-_______
5.tarefas
Executa
conforme solicitado:
( )
sim , (
) nã0
(
) às vezes, sim
(
) às vezes ,não
Termina a tarefa
( )
sim , (
) nã0
(
) às vezes, sim
(
) às vezes ,não
Inicia - pára - passa para outra tarefa ( )
Inicia -
pára- não faz mais( )
Não faz
a tarefa( )
Distribuição:
Separa uma atividade da outra-
( ) sim
( ) não ( ) pula linha
Folhas do caderno-
( ) pula folha-( )não,( )sim,
( ) não usa o lado oposto-
( )termina a folha para passar
para outra
( )
sempre,( )às vezes, ( ) nunca.
6.
Tipos de atividades
A. Colagem
( ) cola no limite demarcado
( ) acúmulo de cola , deixando enrugado
( ) não cola no lugar
( ) folha suja de cola
( )
correta
B. Pintura –
( ) lápis de cor
( ) pincel
( ) não sai do contorno
( ) ultraapassa o espaço delimitado
( )
cobre toda a figura
( ) pressão
exagerada-
( )traçado
irregular
( )
leve demais
( )transparente
( ) precisão nos movimentos
( ) mesma cor (
) variação de cores
C.
Desenho-
( )
grande ou ( ) em relação
ao tamanho da folha
( )
cópia do desenho ou ( ) cria livremente
Desenho
livre-
( ) só rabiscos ou (
)forma estruturada
Desenho da figura humana-
Esquemas-
Possuem forma
Aparecem detalhes
Só faz rabiscos
( )
lápis preto ou ( )
colorido
Pressão:
Exagerada
( )
Leve
( )
Irregular
( )
Rasga a folha( )
Normal(
)
Desenhos : discrimináveis
através da identificação( )
indiscrimináveis ( )
Traçados:
regular ( ) sinuoso( )
irregular( ) acalca muito ( )
Cenas
de uma história:
Discriminável( )
Com forma estruturada( )
Com detalhes( )
Sem detalhes ( )
Linhas - executa os traçados
de linhas:
( ) horizontais
( ) verticais
( ) curvas
( )
onduladas
( ) entrelaçadas
forma:
( )
grande,( )inclinadas ,( )oblíquas
Traçado:
( ) regular, ( ) sinuoso,( ) normal
Cobrir pontilhado:
traçado :
(
)regular
( )
irregular
( )
sinuoso
( )
normal ora sobre o pontinho , ora fora
( )
não consegue executar o traçado( )
Ligar
pontos:
com
traços firmes : ( )sim
( )não
( )às vezes
Reproduzir traçados pela união de pontos: : (
)sim
( )não
( )às vezes
Identificação-
Formas geométricas: quais?
Cores. Quais?
Tamanho.quais?
Quantidade. Quais?
Posição. Quais?
Distância . Quais?
Semelhanças. (
)sim ( )às
vezes ( ) não
Diferenças. (
)sim ( )às vezes
( ) não
Espessuras. Quais?
Largura.quais?
Peso.quais?
Figuras
com contorno bem delineado num fundo confuso ( )
Figuras não bem delimitadas com relação ao
fundo (
( ) sim (
)às vezes ( ) não
De seqüencia: ( ) no assinalar
( ) na execução
(
) na ordenação
De complemento de figura ( o que falta?)
De sílabas iniciais com o mesmo som_________
De sílabas finais com o mesmo som______
De sílabas intermediárias com o mesmo som____
Recorte- ( ) com tesoura (
) a dedo
segue o contorno : ( )sim (
) não
recorte com tesoura é sinuoso( )
ou
em qualquer sentido e direção( )
recorte em linhas retas( ) ,
inclinadas( )
figuras( ) ,formas geométricas( )
tipo de dificuldade ao recortar:________
7.
Matemática-
A. Escrita
do numeral- ( ) feio
( )legível
( )ilegível
em
espelho: qual?___________________
escreve até o numeral
_______________
B. Numeral
- executa correspondência:
( ) numeral quantidade, ( ) quantidade-numeral
( ) numeral-número , ( ) número-numeral
executa:( ) seqüência na ordem
crescente
( ) seqüência na ordem decrescente
( ) antecedente e sucessor
( ) numerais ordinais e sequência
(
) numerais romanos e seqüência
C. Conjunto e elementos -
( ) agrupa de acordo com o
critério
identifica: ( ) pertence, ( ) não pertence
(
) número de elementos com numeral
( )mais e menos elementos
( )
conjunto vazio
(
) conjunto unitário
D. Identifica: conceitos-
(
)unidade ( )dezena
( ) centena ( )
dúzia
( )
meia dúzia ( )dobro
( )triplo (
)metade
(
)terça-parte ( ) nímeros
pares ( )números ímpares
símbolos : = #
< > e
/e u , etc
` ( ) sim
( ) não . Quais? _____
E. Operações matemáticas :
adição( ) com (
) ou sem( ) reserva
subtração( )- com ( ) ou sem( ) reserva
Multiplicação( )- com (
) ou sem( ) reserva
Divisão(
) - exata( ), com resto( )
Executa
-( ) sim (
)não , ( ) omite o sinal
Especificar a dificuldade e tipo de
operação:-------------------------------------------------------------------------------------
F. Problemas-
( )
executa na sentença matemática, cálculo,resposta,
tipo de erro-
( )falta de sinal, ( ) erro de cálculo, mas o raciocínio
correto( ) ou erro na operação( )
ou erro na colocação do numeral.
G. Medidas-
conceitos estudados-_______________
___________________________________________________
Tipo de
dificuldade________________________________
______________________________________________________
H. Geometria:
conceitos estudados:
____________________________________________________
____________________________________________________
Tipo de
dificuldade__
_____________________________________________________
8.
Qual(ais) o( s) tipo(s) de atividade(s) em que Ocorre(m) o maior
número de erro( s) :
( )
ditado –discriminação auditiva (
) de sílabas , ( ) de palavras
( ) de orações,( ) de texto
( )cópia (discriminação visual)
( ) de sílabas , (
) de palavras
(
) de orações , ( ) de texto
(
) exercícios gramaticais- que
tipo?________
Redação - tipo - olhar 3.3.b.( concordância)
___________________________________________________
Matemática- vide item 7
-________________________
Desenho - vide item 6 - __________________________
Atividades de : ( )Matemática (razão)
( )
Português ( ligado a mãe)
(
) História(história da vida)
( ) Geografia( espaço )
(
) Regras sociais e escolares( ligado ao pai )
( )
Ciências ( próprio corpo)
( )Educação Física ( motricidade)
( ) Artes ( criatividade)
Obs.:Precisa desenvolver onde apresentar maiores dificuldades
9. O mau traçado da letra tem dificultado a
inteligibilidade da tarefa feita e prejudicado a avaliação?
Sim
( ) não( )
10. Qual
o procedimento da professora frente ao material analisado?
_____________________________________________________
11.
Observações gerais
_____________________________________________________
_____________________________________________________
Data ______Assinatura _________________________________________
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