terça-feira, 4 de agosto de 2015

ANÁLISE DO MATERIAL ESCOLAR-vínculo com a aprendizagem




ANÁLISE DO MATERIAL ESCOLAR

NOME_____________________________ANO _________ PERÍODO _______      
 PROFª ____________________________________________________________

1. MATERIAL ANALISADO – (vínculo com a aprendizagem)
(      ) caderno de casa     
(      ) caderno de classe
(      ) pasta de ___________________
(      ) avaliação de     _________                     data________

2. Conservação do material
 (      ) limpo
 (      ) sujo 
 (      ) rasgado
 (      ) com capa  
 (      ) sem capa 
 (      ) capa para soltar-se

 2.1-  ao   apagar:
 (      ) rasga a folha
 (      ) deixa sujo          
 (      ) apaga levemente e escreve por cima            
 (      ) deixa sujo com muita pressão     
 (      ) nada a notar

2.2-  aparece orelhas:
 (      )  com frequência
 (      )  às vezes
 (      )  não

2.3-Há identificação:
(      ) nome
(      ) no início do material
(      ) série
(      ) na capa
(      ) classe
(      ) com etiqueta
(      ) prof.
(      ) escola                           
(      ) sem identificação

3. ESCRITA-( causam as disgrafias )
3.1-  traçado das letras(coordenação motora fina)
(      ) com pressão exagerada
(      ) acalca muito
(      ) leve demais
(      ) ora compressão, ora leve demais               
(      ) traçado irregular    
(      ) má distribuição das palavras no papel
(      ) nada a notar
(      )letra com pressão, uniforme , traçado convencional e mantém o padrão
3.2-- forma de letras;  distorção; substituição de sua forma por outra:
        (     ) semelhante
        (     ) movimentos contrários aos convencionais da escrita
        (     ) omitir  detalhes como pingo no i
        (     ) omitir  detalhes como  corte no t
        (     ) omitir  detalhes como   cedilha no c
        (     ) escrita feia, mas legível
        (     ) ilegível   - disgrafia     
        (     ) legível
        (     ) rebuscada
        (     ) inconstante - ora grande, ora pequena
        (     ) letra grande demais
        (     ) letra pequena demais

3.3- - colocação das letras:
         (     ) separações inadequadas
         (     ) letras não ligadas que evidenciam constante  levantamento do lápis  no papel
         (     ) ligações defeituosas  de letras nas palavras  
         (     ) irregularidades no espaçamento das letras na palavra
         (     ) colocação das bases e ligações das letras sobre  a pauta
         (     ) a escrita oscila de baixo para cima
         (     ) fora da linha
         (     ) nada a notar

4--COLOCAÇÃO DA ESCRITA NA FOLHA

4.1- Margem : organização viso-espacial
(      ) ultrapassa às  vezes
(      ) ultrapassa sempre
(      ) respeita
(      ) excessivamente grande, quando usa folha de linguagem,
(      ) excessivamente pequena , quando  usa  folha de linguagem
(      ) escreve do lado correto da margem .

4.2-Parágrafo:
- excessivamente grande ou pequeno
(      ) às vezes
(      ) sempre
(      ) normal
(      )pula linha desnecessariamente
(      ) escrita fora da linha
(      ) escrita  na linha
(      ) não respeita a linha

 

4.3- Uso da linha: (distúrbio de organização espacial)

(      ) oscila  ora fora

(      ) oscila para cima
(      ) ora para baixo
(      ) ora na linha
(      ) escrita comprimida -  (    ) mas regular na direção  
(      ) escrita comprimida -  (    ) mas irregular na direção


4.4.  Ortografia-
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com poucas diferenças na forma de escrever:
a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u; etc;
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com formato similar, mas diferente direção: b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e;
Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum, e, cujos sons são acusticamente próximos: d-t; j-x;c-g;m-b-p; v-f;
Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla.
As características lingüísticas, envolvendo as habilidades de leitura e escrita, mais marcantes das crianças disléxicas, são:
  • a acumulação e persistência de seus erros de soletração ao ler e de ortografia ao escrever;
  • confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças sutis de grafia: a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u; etc;
  • confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e;
  • confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum, e, cujos sons são acusticamente próximos: d-t; j-x;c-g;m-b-p; v-f;
  • inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla.
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças sutis de grafia: a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u etc.
· Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e.
· Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum, e, cujos sons são acusticamente próximos: d-t; j-x; c-g;m-b-p; v-f
· Inversões parciais ou totais de silabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla.
- Confusão   entre letras simétricas( percepção): Confusão entre letras, sílabas ou palavras com formato similar, mas diferente direção
 (      ) p/q
 (      ) n/ u
 (      ) d/ b
 (      ) d/q
 (      ) m/ w
 (      ) d/ q
 (      ) a/e

Confusão  entre letras foneticamente semelhantes -auditiva   (ditado) (viso-espacial)
(      ) p/d
(      ) ch/x
(      ) f/ v
(      ) g/c
(      ) s/z

Confusão entre letras de formas vizinhas:

Maiúsculas : (  ) M   N          (  )CH   CL       (  ) B   R

                              (  ) O    Q          (  ) F    E           (  ) V   U

Minúsculas : (  )  f  t               (  ) e  l                (  ) m  n
                              (  ) c  e                (  ) cl   ch           (  ) j  g     (  )gu  qu

Dificuldade em superar os problemas próprios da língua na representação gráfica de sons da fala:
S:  (    )  s, c, ss, x, ç, z sc, sç , xc

R: (    ) r,rr,                  

Z: (    ) s  , x
X: (    ) ch , ão , am
(     )    g,j
(     )   l,u.
(     ) o   e     e   que são substituídos na fala por   i  e  u

Inversão : alteração da ordem  na posição das
(     ) letras numa  palavra
(     ) letras numa sílaba
(     )  sílabas numa palavra

Fragmentação : quando uma palavra aparece fragmentada ou parte dela  aparece unida com a palavra seguinte._________________

Adição :

(   ) acréscimo de letras  numa palavra

(   )  acréscimo de letras numa frase
(   ) acréscimo  de sílabas numa frase
(   )acréscimo de palavras numa frase

Omissão:
 (  ) de letras em dígrafos-                        rr       ss     qu   nh    lh    ch    gu
 (  )de grupos consonantais-                       gr      pr         bl        outras: ____________
 (  ) de sílabas em palavras- ______________

Junção : palavras distintas escritas como se fossem uma única, mantendo o espaço  adequado entre as demais palavras de sentença __________________________________________________
Substituição:
De uma palavra por outra de significado aproximado -  ____________________________________
3.3. Representação de estrutura linguística

Frases- 

 pontuação (percepção visual)                              (  ) correta  (  ) incorreta
 acentuação  (percepção visual)                (  ) correta  (  ) incorreta
 separação de sílabas  (  )  correta (  ) incorreta.
 hífen                                       (  ) correta  (  ) incorreta
 maiúscula                              (  ) correta  (  ) incorreta
*concordância verbal - tipo de erro: _____________
*concordância nominal - tipo de erro: ____________
*concordância pronominal- tipo de erro:__________

*travessão -   (   ) correto     (   ) incorreto
*vocabulário inadequado à expressão da idéia:
_______________________________________________
*vocabulário muito repetitivo: __________________

*habilidade(  )  ou     inabilidade (  )
 para formar frases afirmativas, negativas,  ?  , !

 *omissão de palavras (   )
*separação de  sílabas  (   )correta  (   )incorreta
                                                   (   ) sempre    (   ) às vezes
3.3.b.tipo de atividade-
(   ) redação  (  ) narração (  )bilhete (  ) carta
(  ) contrução de orações  (  ) diálogo ( ) descrição
(  ) interpretação de texto
       há seqüência entre as idéias?____________
       adequação do tema proposto?_____________
criatividade?______________________
organização temporal_______________________-

4.atividades  de gramática*assinalar onde ocorre maior número de erros
-classificação  e flexão das palavras: ________
-sílaba:       (  ) divisão
                   (  ) identificação da sílaba tônica
                   (  )-  classificação- número de sílabas
-termos da oração - _________________
-período-_______ 
5.tarefas
Executa conforme solicitado:
(    ) sim ,  (   )  nã0
(    )  às vezes, sim             
(    )  às vezes ,não    

Termina a tarefa      

(    ) sim ,  (   )  nã0
(    )  às vezes, sim             
(    )  às vezes ,não  

Inicia   - pára - passa para outra tarefa (   )
Inicia  -  pára-  não faz mais(  )
Não faz a tarefa(  ) 

Distribuição:
Separa uma atividade da outra-
( ) sim     (  ) não                 (  ) pula linha

Folhas do caderno-
    (  ) pula folha-( )não,( )sim,
    (  ) não usa o lado oposto-
    (  )termina a folha para passar para outra
    ( ) sempre,( )às vezes, ( ) nunca.
6. Tipos de atividades       

A.              Colagem

 (   ) cola no limite demarcado
 (   ) acúmulo de cola , deixando  enrugado       
 (   ) não cola no lugar
 (   ) folha suja de cola                     
 (   )  correta

B.              Pintura –

 (   ) lápis de cor
 (   ) pincel
 (   ) não sai do contorno
 (   ) ultraapassa o espaço delimitado
 (   )  cobre toda a figura

 (   ) pressão exagerada-
 (   )traçado  irregular
 (   )    leve demais 
 (   )transparente
 (   ) precisão nos  movimentos
 (   ) mesma cor      (  ) variação de cores

C. Desenho-
(  ) grande ou  (  ) em relação  ao tamanho da folha

(  ) cópia do desenho ou ( ) cria livremente

Desenho livre- (  ) só rabiscos  ou (  )forma  estruturada



Desenho  da figura humana-
Esquemas-
Possuem forma
Aparecem detalhes
Só faz rabiscos
 ( ) lápis preto     ou  (  ) colorido
Pressão:
Exagerada  (  )
Leve   (  )
Irregular    (  )
Rasga a folha(  )
Normal(  )
Desenhos : discrimináveis através da    identificação(  )
             indiscrimináveis  (  )
Traçados:
 regular ( )          sinuoso( )
 irregular( )      acalca muito ( )
Cenas de uma história:
Discriminável( )
Com forma estruturada( )
Com detalhes(   )
Sem detalhes (   )
Linhas - executa os traçados de linhas:
 (   ) horizontais
 (   ) verticais
 (   ) curvas  
 (   )  onduladas
 (   ) entrelaçadas
               
 forma:
(  ) grande,(  )inclinadas ,( )oblíquas   

Traçado: (  ) regular, ( ) sinuoso,( ) normal            

Cobrir  pontilhado:    traçado :
(  )regular
(  ) irregular
(  ) sinuoso  
(  ) normal ora sobre o pontinho , ora fora
(  ) não consegue executar o traçado(  )
Ligar pontos:
 com traços firmes : (   )sim
                                             (   )não
                                             (   )às vezes
Reproduzir traçados pela união de  pontos: : (   )sim
                                                                                                    (   )não
                                                                                                    (   )às vezes                                                                                   

Identificação-

Formas geométricas: quais?
Cores. Quais?
Tamanho.quais?
Quantidade. Quais?
Posição. Quais?
Distância . Quais?
Semelhanças.    (  )sim     (  )às vezes   ( ) não
Diferenças.         (  )sim     (  )às vezes   ( ) não
Espessuras. Quais?
Largura.quais?
Peso.quais?
Figuras com contorno bem delineado num fundo confuso (     ) 
Figuras não bem delimitadas com relação ao fundo  (   
(   )  sim             (  )às vezes   ( ) não

De seqüencia: (    ) no assinalar 
                               (     ) na execução
                           (     )  na ordenação

De complemento de figura ( o que falta?)
De sílabas iniciais com o mesmo som_________
De sílabas finais com o mesmo som______

De sílabas intermediárias com o mesmo som____

Recorte- (   ) com tesoura     (   ) a dedo
           segue o contorno : (  )sim    (  )  não
           recorte com tesoura é sinuoso(   ) ou
           em qualquer sentido e direção(   )
           recorte em linhas retas( ) , inclinadas( )
   figuras( ) ,formas geométricas(  )
           tipo de dificuldade ao recortar:________
7. Matemática-
A. Escrita do numeral- (    ) feio
                                                   (    )legível
                                                 (    )ilegível
                          em espelho: qual?___________________
                        escreve até o numeral _______________
B. Numeral - executa correspondência:
  (   ) numeral quantidade,   (   )  quantidade-numeral
  (  )  numeral-número ,        (  ) número-numeral
       executa:(  ) seqüência na ordem crescente
                           (  ) seqüência na ordem decrescente
                           (  ) antecedente e sucessor
                           (  ) numerais ordinais e sequência
                     (  ) numerais romanos e seqüência

C.              Conjunto e elementos -  

              (   ) agrupa de acordo com o critério
            identifica: (   ) pertence, (  ) não pertence
                                            (   ) número de elementos com numeral 
                              (   )mais e menos elementos
                                (   ) conjunto  vazio
                                (   ) conjunto unitário

D.              Identifica: conceitos-

(  )unidade         (  )dezena       (  ) centena     (  ) dúzia    
(  ) meia dúzia   (  )dobro         (  )triplo           (  )metade
(   )terça-parte       (   ) nímeros  pares        (   )números ímpares

 símbolos : =   #  <    >    e   /e  u ,        etc
`                         (   ) sim        (     ) não     . Quais? _____
E. Operações matemáticas :
        adição(   )   com (  )  ou  sem( ) reserva 

       subtração( )- com (  )  ou  sem( ) reserva

Multiplicação(  )- com (  )  ou  sem( ) reserva
Divisão(   ) - exata(   ), com resto(  )
Executa   -(  ) sim      (   )não , (  ) omite o sinal
Especificar a dificuldade  e tipo de  operação:-------------------------------------------------------------------------------------



F. Problemas-
(   ) executa na sentença matemática, cálculo,resposta,
 tipo de erro-
 (    )falta de sinal, (   ) erro de cálculo, mas o raciocínio correto(  )  ou erro na operação(   )     ou erro na colocação do numeral.
G. Medidas- conceitos estudados-_______________
___________________________________________________
Tipo de dificuldade________________________________
______________________________________________________
H. Geometria: conceitos estudados:
____________________________________________________
Tipo de  dificuldade__
_____________________________________________________ 
8. Qual(ais) o( s)  tipo(s)  de atividade(s) em que Ocorre(m) o maior número de erro( s) :
(     ) ditado discriminação auditiva      ( ) de sílabas , ( ) de palavras
                           ( ) de orações,( ) de texto
(     )cópia (discriminação visual)
  (  ) de sílabas     , (   ) de palavras
               (  ) de orações   , (   ) de texto
(     )  exercícios gramaticais- que tipo?________

Redação - tipo - olhar 3.3.b.( concordância)
___________________________________________________
Matemática- vide item 7 -________________________
Desenho - vide item  6 - __________________________
Atividades de : (   )Matemática (razão)
                           (   ) Português  ( ligado a mãe)
                           (   ) História(história da vida)
                           (   ) Geografia( espaço )
                           (   )  Regras sociais e escolares( ligado ao pai )
                            (   ) Ciências ( próprio corpo)
                            (   )Educação Física ( motricidade)
                            (   ) Artes ( criatividade) 
Obs.:Precisa desenvolver onde apresentar maiores dificuldades
 9. O mau traçado da letra tem dificultado a inteligibilidade da tarefa feita e prejudicado a avaliação?
Sim  (     )              não(   )
10. Qual o procedimento da professora frente ao material analisado?
_____________________________________________________
11. Observações  gerais
_____________________________________________________
_____________________________________________________

Data ______Assinatura _________________________________________

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