NOME_________________________________________NÚMERO
________ 7º ano
_______________
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA- LÍNGUA PORTUGUESA
Texto
“Retratos” , de Roseana Murray
a) Observar o texto “Retratos”
Levantar hipóteses sobre a identidade das pessoas
fotografadas: as prováveis idades, se pertencem à atualidade ou estão
distantes do tempo, que marcas de tempo podem ser percebidas, se se parecem com alguém conhecido, se algumas das cenas
remetem a lembranças do leitor, se alguém tem em casa fotos parecidas...(ORAL)
|
b) Ler
os textos que acompanham as fotos para comprovar ou não as hipóteses
levantadas.(LEITURA)
c)
O
que cada foto traz à memória de quem
escreve?(: descrição física e psicológica de quem está na foto, acontecimentos
relacionados às pessoas, emoções que afloram , recordações ...)
________________________________________________________________________
d) Observar a subjetividade do texto com escolhas de
linguagem próprias da forma poética, linguagem figurada, frases curtas, que
imprimem ritmo ao texto, etc.
e)
Fazer comentários
com base nas semelhanças e nas diferenças percebidas em relação aos
familiares de cada um: lembranças, relações afetivas...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
f)
Trazer uma foto de um familiar para
escrever um pequeno texto que, à semelhança dos que foram lidos, fale da pessoa
fotografada, traçando o seu perfil a partir dos dados da memória.
g) Organizar um painel em que fotos e
textos sejam expostos de forma a parecer uma galeria. Título para o painel”
Retratos e memórias”-
F )FOTO: PARA QUEM NÃO TEM UMA FOTO, COLOQUEI DE UMA
PESSOA MUITO ESPECIAL, DA ESCRITORA ROSEANA
MURRAY
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA- (capricho-letra, tinta)
Retrato-Roseana Murray
A AV
Observe
que o texto acima apresenta uma forma delicada e sensível de descrever a avó.
No poema, a velhice é descrita de forma poética, ou seja, com emoção. Indique
uma característica da senhora, descrita de forma poética.
Atividade 1-
Releia o
texto e procure identificar algumas informações importantes para a sua leitura
e compreensão:
Qual é o
assunto principal do poema?
Quais são
os recursos utilizados pelo autor para informar ao leitor o assunto do texto:o
título, a linguagem, a escolha vocabular, a organização e a sequência das
ideias?
Ao ler o
texto “Avó” você pôde perceber a quem se dirigia o autor. Quem são os prováveis
leitores do texto a quem o autor deseja se dirigir?
Há
diferentes tipos de texto que podemos ler e produzir. Cada texto tem uma
função
comunicativa específica. Identifique qual é a função do texto “Avó”.
Justifique a sua resposta:
Assim como
ele se refere ao cheiro de cebola quando quer informar que a avó era cozinheira
ou que estava com frequência cozinhando, outras palavras foram selecionadas a
dedo para despertar emoção no leitor.
Circule no
texto as palavras utilizadas pelo autor para tornar mais sensível a leitura.
Comente
com seus colegas as palavras que você destacou no poema e justifique suas
escolhas.
O poema
“Avó” faz parte de um livro em forma de álbum, Retratos, dedicado a várias
pessoas. Neste livro a autora Roseana Murray criou um poema para cada retrato
que compõe o álbum: os avós, os tios, os primos, a mãe, o pai, os netos, etc.
Todos os textos do livro Retratos estão acompanhados de uma foto, a foto
funciona como a ilustração do texto, o que deixa o livro ainda mais especial e
emocionante.
Observe a
foto do poema “Avó” e relacione as impressões que você teve do texto à imagem
que o ilustra:
a) A foto
se parece com a avó imaginada no texto?
b) Ao
olhar a foto, é possível perceber todos os detalhes da descrição da avó?
Justifique sua resposta.
c) É
possível conhecer a avó do texto apenas examinando a sua foto?
d) O que
há na descrição do texto que torna essa avó única e especial?
TEXTO: RETRATOS-
|
Roseana Murray
|
1.
".
|
• • • • • • • • • •
• • •
|
7
|
Roseana Murray nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1950,
Escreveu diversos livros para jovens e crianças, muitos dos quais foram
premiados, Seu primeiro livro de poesia para crianças, Fardo de carinho,
foi publicado em 1980, São também de sua autoria, entre outros, Caixinha
de música, Jardins, Todas as cores dentro do branco,
Frutano ponto, Manual da delicadeza, Hoje mora em Saquarema (RJ),
com seu marido, Juan Arias.
|
Roseana Murray
|
A avó
A avó tem
cabelos muito brancos, curtos e lisos Pouco cabelo, A pele é toda enrugada,
Parece que já está virando
árvore. O corpo também é pequeno, Ela. toda parece um pássaro, Usa um xale de
renda na cabeça e nas mãos carrega sempre um livro sagrado e cheiro de
cebola, Tem passos miúdos, Às vezes parece orvalho, Já está quase
desaparecendo, dá pra. notar.
Os olhos pousados em coisas distantes, invisíveis navios, alguma terra do
lado de lá?
|
292
|
o avô
o avô
não tem a doçura da avó. É sério,
grande, pesado. Talvez pareça um urso. Come a comida que a avó prepara e
sente um grande sono. E dorme e sonha que é jovem, ardente, apaixonado. Como
um jovem urso.
|
o aniversário
Festa de aniversário é na casa da avó. Todos os
primos juntos e os amigos da rua e da escola. Um bolo enorme, a roupa mais
bonita, o maior sorriso. A avó, como um passarinho piando, pra lá e pra cá,
toda felicidade. Mães e pais em conversas de gente grande. No final da
festa, as roupas tortas, um cansaço bom, e o corpo indo, escorregando pro
país do sono.
|
Primos e primas
Um primo é o mais levado de todos. Na venda da
esquina o avô tem conta. Tudo é assim: na conta do avô. Os primos todos, às
vezes escondidamente, pegam uma bala na conta. O primo exagerou: dez latas
de leite condensado para a garotada da rua. Foi uma festa e no fim do mês uma
surra. O primo levado nem liga, vai só inventando artes. Solta os passarinhos
da gaiola. Ou então alguma horrível maldade. Uma bomba amarrada no rabo do
gato. Fim do ano: o primo sério, uniforme engomado, sorriso amarelo. Conseguiu
passar de ano. Formatura da escola primária.
|
MURRAY, Roseana Kligerman. Retratos. 11. ed. Belo Horizonte:
Miguilim, 2003. Adaptado.
|
MURRAY,
Roseana KlIgerman. Retratos. 11.
ed. Belo Horizonte:
Mlguilim,
2003.
|
2.
o
3 :!
to) "O
13
I»
e
Q.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário