terça-feira, 4 de agosto de 2015

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA- LÍNGUA PORTUGUESA Texto “Retratos” , de Roseana Murray

NOME_________________________________________NÚMERO ________   7º ano _______________
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA-          LÍNGUA PORTUGUESA     
Texto “Retratos” , de Roseana Murray
a)      Observar o texto “Retratos”
Levantar  hipóteses sobre a identidade das pessoas fotografadas: as prováveis idades, se pertencem à atualidade ou estão distantes do tempo, que marcas de tempo podem ser percebidas, se se parecem  com alguém conhecido, se algumas das cenas remetem a lembranças do leitor, se alguém tem em casa fotos parecidas...(ORAL)
b)      Ler  os textos que acompanham as fotos para comprovar ou não as hipóteses levantadas.(LEITURA)
c)        O que cada  foto traz à memória de quem escreve?(: descrição física e psicológica de quem está na foto, acontecimentos relacionados às pessoas, emoções que afloram , recordações ...)
________________________________________________________________________
d)      Observar  a subjetividade do texto com escolhas de linguagem próprias da forma poética, linguagem figurada, frases curtas, que imprimem ritmo ao texto, etc.
e)        Fazer  comentários  com base nas semelhanças e nas diferenças percebidas em relação aos familiares de cada um: lembranças, relações afetivas...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
f)       Trazer uma foto de um familiar para escrever um pequeno texto que, à semelhança dos que foram lidos, fale da pessoa fotografada, traçando o seu perfil a partir dos dados da memória.
g)      Organizar um painel em que fotos e textos sejam expostos de forma a parecer uma galeria. Título para o painel” Retratos e memórias”-
F )FOTO:  PARA QUEM NÃO TEM UMA FOTO, COLOQUEI DE UMA PESSOA MUITO ESPECIAL,  DA ESCRITORA  ROSEANA MURRAY
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQM6XFd9JaVKqYMxDY90UB3OC24fRYDBvlzZIhBd0lNrv2D68ls






PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA-        (capricho-letra, tinta)
Retrato-Roseana  Murray
A AV
Observe que o texto acima apresenta uma forma delicada e sensível de descrever a avó. No poema, a velhice é descrita de forma poética, ou seja, com emoção. Indique uma característica da senhora, descrita de forma poética.
Atividade 1-
Releia o texto e procure identificar algumas informações importantes para a sua leitura e compreensão:
Qual é o assunto principal do poema?


Quais são os recursos utilizados pelo autor para informar ao leitor o assunto do texto:o título, a linguagem, a escolha vocabular, a organização e a sequência das ideias?


Ao ler o texto “Avó” você pôde perceber a quem se dirigia o autor. Quem são os prováveis leitores do texto a quem o autor deseja se dirigir?


Há diferentes tipos de texto que podemos ler e produzir. Cada texto tem uma
função comunicativa específica. Identifique qual é a função do texto “Avó”. Justifique  a sua resposta:


Assim como ele se refere ao cheiro de cebola quando quer informar que a avó era cozinheira ou que estava com frequência cozinhando, outras palavras foram selecionadas a dedo para despertar emoção no leitor.
Circule no texto as palavras utilizadas pelo autor para tornar mais sensível a leitura.

Comente com seus colegas as palavras que você destacou no poema e justifique suas escolhas.

O poema “Avó” faz parte de um livro em forma de álbum, Retratos, dedicado a várias pessoas. Neste livro a autora Roseana Murray criou um poema para cada retrato que compõe o álbum: os avós, os tios, os primos, a mãe, o pai, os netos, etc. Todos os textos do livro Retratos estão acompanhados de uma foto, a foto funciona como a ilustração do texto, o que deixa o livro ainda mais especial e emocionante.
Observe a foto do poema “Avó” e relacione as impressões que você teve do texto à imagem que o ilustra:

a) A foto se parece com a avó imaginada no texto?


b) Ao olhar a foto, é possível perceber todos os detalhes da descrição da avó? Justifique sua resposta.


c) É possível conhecer a avó do texto apenas examinando a sua foto?



d) O que há na descrição do texto que torna essa avó única e especial?


TEXTO:  RETRATOS-
Roseana Murray
1.       
".

• • • • •
7
Roseana Murray nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1950, Escreveu diversos livros para jovens e crianças, muitos dos quais foram premiados, Seu primeiro livro de poesia para crianças, Fardo de carinho, foi publicado em 1980, São também de sua autoria, entre outros, Caixinha de música, Jardins, Todas as cores dentro do branco, Frutano ponto, Manual da delicadeza, Hoje mora em Saquarema (RJ), com seu marido, Juan Arias.
Roseana Murray
A avó

A avó tem cabelos muito brancos, curtos e lisos Pouco cabelo, A pele é toda enrugada, Parece que já está virando árvore. O corpo também é pequeno, Ela. toda parece um pássaro, Usa um xale de renda na cabeça e nas mãos carrega sempre um livro sagrado e cheiro de cebola, Tem passos miúdos, Às vezes pa­rece orvalho, Já está quase desaparecendo, dá pra. notar. Os olhos pousados em coisas distantes, invi­síveis navios, alguma terra do lado de lá?
292



o avô

o avô não tem a doçura da avó. É sério, grande, pesado. Talvez pareça um urso. Come a comida que a avó prepara e sente um grande sono. E dorme e so­nha que é jovem, ardente, apaixonado. Como um jo­vem urso.
o aniversário

Festa de aniversário é na casa da avó. Todos os primos juntos e os amigos da rua e da escola. Um bolo enorme, a roupa mais bonita, o maior sorriso. A avó, como um passarinho piando, pra lá e pra cá, toda feli­cidade. Mães e pais em conversas de gente grande. No final da festa, as roupas tortas, um cansaço bom, e o corpo indo, escorregando pro país do sono.
Primos e primas

Um primo é o mais levado de todos. Na venda da esquina o avô tem conta. Tudo é assim: na conta do avô. Os primos todos, às vezes escondidamente, pe­gam uma bala na conta. O primo exagerou: dez latas de leite condensado para a garotada da rua. Foi uma festa e no fim do mês uma surra. O primo levado nem liga, vai só inventando artes. Solta os passarinhos da gaiola. Ou então alguma horrível maldade. Uma bom­ba amarrada no rabo do gato. Fim do ano: o primo sé­rio, uniforme engomado, sorriso amarelo. Conseguiu passar de ano. Formatura da escola primária.
MURRAY, Roseana Kligerman. Retratos. 11. ed. Belo Horizonte:
Miguilim, 2003. Adaptado.
MURRAY, Roseana KlIgerman. Retratos. 11. ed. Belo Horizonte:
Mlguilim, 2003.
2.             
o

3 :!

to) "O
13
e
Q.


Nenhum comentário:

Postar um comentário