VERSIFICACÃO
Já se sabe que existem
basicamente duas formas literárias: poesia e prosa. Essa diferenciação, no entanto, dá-se apenas
no aspecto formal, pois a mensagem poética pode estar presente tanto na prosa
como no poema. Assim, podemos encontrar
tanto prosa poética como poema narrativo, descritivo, ou dramático.
Veremos a seguir alguns
elementos constituintes do poema. -
Ritmo
Observe: "Eis aqui o morto com seu terno
curto"
Quando lemos um poema, a
primeira coisa que sentimos é a sua melodia.
Essa melodia é decorrente do arranjo das palavras feito através de uma
sucessão de sons fortes e fracos, repetidos com intervalos regulares e
variados. A essa sucessão de sons que
gera a melodia no verso chamamos ritmo.
Rima
Observe: "De barba feita, cabelo penteado
jamais esteve tão bem
arrumado"
O ritmo melódico é, muitas
vezes, acentuado por combinações sonoras idênticas ou semelhantes que
normalmente ocorrem no final dos versos.
A essa identidade de sons chamamos rima.
Tipos de rima
Quanto às combinações, as rimas classificam-se em:
* rimas emparelhadas:
nesta estrofe de Olavo Bilac
elas sucedem-se duas a duas (A A B B);
"Pode em redor de ti
tudo se aniquilar A
Tudo renascerá cantando ao
teu olhar, = A
Tudo, mares e céus, árvores
e montanhas,=B
Porque a vida perpétua arde
em tuas entranhas!"- B
* rimas alternadas ou cruzadas:
nesta estrofe de Manuel
Bandeira o 1º verso rima com o 3º e o 2º rima com o 4º (A B A B):
"Não aprofundas o teu tédio A
Não te entregues à mágoa vã. B
O próprio tempo é bom remédio A
Bebe a delícia da manhã." B
* rimas interpeladas ou opostas:
na estrofe de Raul de Leoni
a seguir, o 1º verso rima com o 4º e o 2º rima com o 3º (A B B A);
"O homem desperta e sai cada alvorada A
Para o acaso das cousas ... e, à saída, B
Leva uma crença vaga, indefinida, B
De achar o ideal nalguma encruzilhada A
Observação: Há outros tipos de combinações
e podemos chamar de rimas mistas. Veja o poema de Bilac.
"Hoje, segues de novo ... Na partida A
Nem o pranto os teus olhos umedece, B
Nem te comove a dor da despedida.
E eu, solitário, volto a face, e tremo C
Vendo o teu vulto que desaparece B
Na extrema curva do caminho extremo."C
Quanto à Posição do acento
tônico, as rimas classificam-se em:
· rimas agudas ou masculinas: rimam-se palavras oxítonas( sílaba
tônica(forte) é a última)- "Que nos importa agora quando o vamos enterrar
se ele não teve sequer tempo de namorar?"
· rimas graves ou femininas: rimam-se palavras paroxítonas( sílaba forte é a penúltima)
"Que nos importa agora se quando menino o
seu grande sonho foi tocar violino?"
· rimas esdrúxulas: rimam-se
palavras proparoxítonas.
"Fez o curso primário numa escola
pública. quanto ao secundário resta muita dúvida"
Quanto à coincidência de sons, as rimas são classificadas em:
· rima perfeita, soante ou consoante: há correspondência completa de sons;
"Começou contínuo e
acabou funcionário
Sempre eficiente e cumpridor
do horário"
· rima imperfeita, toante ou assonante: a correspondência de sons existe apenas
na sílaba tônica nas seguintes não.
"Casou com Luísa, que
morava longe
não tinha olhos pretos nem
cabelos longos"
Quanto ao valor, podemos
classificar as rimas em:
· rimas pobres: são muito comuns e ocorrem geralmente com palavras de mesma
classe gramatical (penteado e arrumado são
adjetivos);
"De barba feita, cabelo
penteado
jamais esteve tão bem
arrumado"
· rimas ricas: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes (quis é verbo e Paris é substantivo);
"Que nos importa agora
se algum dia ele quis
conhecer Nova York, Londres
ou Paris?"
· rimas raras: são obtidas entre palavras de muito poucas rimas possíveis.
"E vinha-me coroar com
a flor dos cinamomos.
Mas chegavam então lacaios e
mordomos"
(Alphonsus de Guimaraens)
· rimas preciosas: são
rimas artificiais; aparecem com pouquíssima frequência.
"Oh vem, de branco, - do imo da folhagem!
Os ramos, leve, a tua mão aparte.
Oh vem! Meus olhos querem desposar-te.
Refletir-te virgem a serena
imagem."
(Camito Pessanha)
O verso que não tem rima chama-se verso
branco.
Medida do verso
1 2
3 4 5
Observe: Eis/a/quio/mor/to- cinco sílabas poéticas
Medir o verso é contar as
suas sílabas poéticas. A essa contagem
de sílabas damos o nome de
Metrificação
1 2 3 4
5 6 7
Agora observe o verso:
Che/ga/do/ a/ bom / por/to - sete sílabas gramaticais
1 2 3 4
5
Che/ga/do a/bom / por/to -
cinco sílabas poéticas
Dica:Do a= elisão duas
vogais juntas formam a elisão( falamos junto- doa)
O número de sílabas poéticas não corresponde ao número de sílabas
gramaticais porque:
a) a contagem das sílabas poéticas vai até última sílaba tônica;
b) houve a junção de duas sílabas, a que damos o nome de elisão.
Pausa final do verso
Observe: "De camisa nova, gravata borboleta/
parece até que vai para uma
festa"/
Lendo esses versos você
percebe que há uma pausa final, uma unidade rítmica. Apesar de a maioria dos versos apresentarem
essa pausa, existem versos em que ela não ocorre.
Exemplo: "E paramos de súbito na estrada Da vida:
longos anos, presa à minha A tua mão, a vista deslumbrada Tive da luz que teu
olhar continha."
(Olavo Bilac)
A essa suspensão da sequência
fônica do verso que vai se completar no início do verso seguinte, damos o nome
de "enjambement"
Tipos de verso
Os versos são classificados de acordo com o número de sílabas poéticas que
possuem. Os mais
comuns são:
o pentassílabo ou redondilha
menor: verso de cinco sílabas
1
2 3 4 5
"Na / mar/cha / da /
vi/da
1 2 3 4 5
Que / vai / a / vo/ar
1 2
3 4 5
Por es/sa /
des/ci/da
(João de Deus)
ou redondilha maior: verso de sete sílabas
1 2 3 4
5 6 7
"A/que/la e/nor/me /frie/za
1 2 3 4 5 6 7
Não / en,/tris/te/çe / nin/quém...
1 2
3 4 5 6 7
E/la.es/ten/de o/ seu / des/dém
1 2 3 4
5 6 7
A/ sua / pró/pria / be/le/za;"
(Camilo Pessanha)
decassílabo: verso de dez sílabas
1 2
3 4 5 6
7 8 9
10
"A/mo/r é/ fo/go que
ar/de / sem / se /ver.
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10
É fe/ri/da
/ que dói / e não / se / sen/te;
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10
É um /
con/ten/ta/men/to des/con/ten/te;
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
É dor / que / de/sa/ti/na
sem / do/er;
(Camões)
O verso decassílabo pode ser:
a) heróico: acentos
fundamentais na 6º e 10ª sílabas;
b) sáfico: acentos
fundamentais na 4ª, 8ª e 10ª sílabas.
· dodecassílabo ou
alexandrino: verso de doze sílabas
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11
12
"A/mou da/que/la
/ vez / co/mo / se / fos/se a/ úl/tima
1 2 3 4
5 6 7 8 9
lo 11 12
Bei/jou su/a/
mu/lher co/mo / se / fos/se a/ úl/tima"
(Chico Buarque
de Holianda)
Observação: O verso que foge a essa rigidez
da métrica tradicional, não obedecendo a uma medida padronizada, chama-se verso livre.
Estrofe
Leia a poesia que segue:
Sonhei
ter sonhado
Que havia sonhado.
Em sonho lembrei-me
De um sonho passado:
o de ter sonhado
Que estava sonhando.
Manuel Bandeira(1886-1968)
Que havia sonhado.
Em sonho lembrei-me
De um sonho passado:
o de ter sonhado
Que estava sonhando.
Manuel Bandeira(1886-1968)
Visualmente, você percebe
dois grupos de versos. A cada um desses
grupos damos o nome de estrofe.
Observação: Classifica-se a estrofe de acordo
com o número de versos nela contidos.
1- Indique as afirmações
verdadeiras.
a) O texto literário pode ser expresso de "formas"
diferentes: através de orações, períodos e parágrafos, ou através de versos.
b) Verso é cada linha do poema.
c) Ritmo é a sucessão de sílabas fortes e fracas com intervalos
regulares e variados, gerando assim a melodia.
d) Rima é a identidade ou semelhança de sons que ocorre normalmente
no final dos versos.
2. Como se classificam as rimas, quanto às suas combinações?
3. Identifique as rimas dos versos abaixo segundo suas combinações nas estrofes.
a) 140 meu coração desce,
Um balão apagado...
- Melhor fora que ardesse,
Nas trevas, incendiado"
(Camilo Pessanha)
b) "Ela deixava atrás tanta recordação!
E o pesar, a saudade até no
próprio
[chão, Debaixo dos seus pés,
parece que gemia, Levantava-se o sol, vinha rompendo o [dia, E o bosque, a
selva, o campo, a pradaria [em flor Vestiam-se de luz, como um peito de [amor."
(Alberto de Oliveira)
c) "Na brancura da pele e no gesto macio, A carícia tu tens, e
a moleza de gata,
O teu andar sutil é doce
como a pata Desse animal pisando um tapete som-
[brio..."
(E. Perneta)
d) "Chorai arcadas do violoncelo! Convulsionadas, Pontes aladas De
pesadelo"
(Camilo Pessanha)
4. Como se classificam as rimas quanto à posição do acento
tõnico?
'5. Classifique as rimas dos versos a seguir de
acordo com a posição do acento tônico.
a) "Subiu a construção como se fosse
[máquina
Seus olhos, embotados de
cimento e
[lágrimas"
(Chico Buarque de Hollanda)
b) "Quando Ismália enlouqueceu Pôs-se na torre a sonhar ... Viu
uma lua no céu,
Viu outra lua no mar."
(Alphonsus de Guimaraens)
c) "Assim passava eu no mundo, Nesse descuido profundo"
(Fagundes Varela)
6. Como se classificam as rimas quanto à coincidência de sons?
7. Classifique as rimas dos versos abaixo de acordo com a sua
identidade de sons.
a) "Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras"
(Casimiro de Abreu)
b) "No rosto calmo, um leve sorriso nem parece aquele
mais-morto-que-
-vivo,,
8. Como se classificam as rimas quanto aos seus valores?
9. Classifique as rimas dos versos abaixo de acordo com o valor
delas.
a) "Eu não vi brilhar nos céus, Ao luzir dos olhos teus,"
(Fagundes Varela)
b) "Transportar uma saudade.
Sem um ai de ansiedade."
(Junqueira Freire)
10. Leia o poema abaixo:
O último Poema
"Assim eu quereria o
meu último poema Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos
intencionais
Que fosse ardente como uni
soluço sem [lágrimas Que tivesse a beleza das flores quase sem [perfume
A pureza da chama em que se
consomem os diamantes límpidos A paixão dos suicidas que se matam sem
[explicação."
(Manuel Bandeira)
Os versos desse poema são
desprovidos de rima. De que tipo de
versos se trata?
11. Como se chama a contagem das sílabas poéticas de um verso?
12. Como se chama a junção de duas ou mais sílabas gramaticais numa
mesma sílaba poética?
13. Observe os versos:
"Queda
imoto o arvoredo. Não fulgura Urna
estrela no torvo firmamento"
(Olavo Bilac)
Que fenômeno ocorre nesses
versos em relação à pausa final?
14. Faça as relações possíveis.
a) monossílabo
b) dissílabo
c) trissílabo
d) tetrassílabo
e) pentassílabo ou redondilha menor
f) hexassílabo
g) heptassílabo ou redondilha maior
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