terça-feira, 20 de setembro de 2016

ESTUDO DA NOTÍCIA NO JORNAl



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 -ESTUDO DA NOTÍCIA NO JORNAL     Tempo previsto: 4 aulas.
Avaliação: Elaboração de quadro-síntese: Leitura em voz alta; Produção escrita de títulos e manchetes; Produção escrita de lides
Atividade de introdução das características da linguagem informativa do gênero textual "noticia" (oral ou escrita)
Passo l - Leia os dois textos que tratam de um mesmo tema, mas que possuem linguagem e estrutura completamente distintas
Poema Tirado de uma Notícia de Jornal - poema de Manuel Bandeira  1930
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu   
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

Morte por afogamento em pedreira              Salomão Rodrigues       data-
Um indivíduo de 29 anos, natural de S. João da Madeira, morreu afogado, na tarde de ontem, numa pedreira abandonada situada no Lugar da Albarrada, S. João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira.
É a segunda vítima mortal que se regista naquele local. Há cerca de três anos morreu um imigrante ucraniano.
Ao que o JN apurou, a vítima estaria na companhia de alguns amigos e familiares quando decidiu mergulhar num dos locais da pedreira. Por razões ainda desconhecidas, terá então desaparecido por entre as águas, tendo os seus colegas, instantes depois, dado pela sua falta. Um dos amigos ainda terá tentado, sem sucesso, resgatar o corpo do fundo da pedreira.
Os bombeiros voluntários da Feira foram chamados ao local pelos 18.09 horas, mas acabaria por ser necessário a presença dos mergulhadores dos bombeiros de Espinho, que acabariam por resgatar o corpo minutos depois de iniciarem as buscas.
O cadáver foi transportado para o gabinete de Instituto de Medicina Legal, no Hospital S. Sebastião. A pedreiraestava desactivada há décadas. À entrada, são exibidos dois letreiros em no s quais refere que se trata de uma propriedade privada, onde não é permitida a entrada. Mas como não há qualquer vedação o acesso torna-se fácil.
Será habitual a presença no local de um vigia da propriedade, mas, na tarde de ontem, o mesmo não se encontrava no local. O presidente da Junta de Freguesia de S. João da Ver, Amaro Araújo, que tomou conhecimento do acidente através do JN, confirma que o local é frequentado por pessoas que praticam desporto com motos. "Alguém é responsável quando se permite que ali se pratique desporto", adiantou

Observar: funções comunicativa e social diferentes (a noticia tem função utilitária, enquanto o poema tem função estética
1.O que sabem disso?
2.Como acham que deve ser esse tipo de leitura em voz alta?
3.Quais são as entonações necessárias para frisar as informações mais importantes da notícia lida?
4.E no caso do texto poético, o que é preciso saber para fazer uma boa leitura em voz alta. aproveitando e valorizando os recursos estilísticos utilizados pelo autor?

Passo 2 - Analisar os textos a fim de identificar algumas informações relevantes para o entendi mento do gênero estudado e do contexto no qual cada um dos textos poderia estar inserido.

5.Para que servem?

6.Com que finalidade foram escritos?

7.O que há na notícia para que ela seja considerada um texto informativo?

8.O Texto 2 pode ser considerado uma notícia? Por quê? Vocês já leram outros textos parecidos com esse?

9.Por que o Texto 1 não pode ser considerado uma notícia?

10.Embora o mesmo tema esteja presente nos dois textos, porque o primeiro texto não seria adequado para informar o leitor de um jornal sobre o fato ocorrido?

11.O que há de diferente entre a linguagem do Texto l e a do Texto 2? Como os autores falam sobre o falo? Em qual dos textos o acontecimento fica mais claro para o leitor?

 Use a ficha abaixo:

Texto 1
Texto 2
Nome do texto


Nome do autor


Referência de publicação


Função comunicativa e social


Tema


Linguagem



Gênero textual




Aprofundando a leitura dos textos
Passo l - Retome a leitura do texto 2 Morte por afogamento em pedreira ( prestem atenção às informações que a notícia lhes apresenta)
CARACTERÍSTICA DO GÊNERO notícia:

Qual é o titulo que anuncia o fato a ser informado?

O texto  informa objetivamente o leitor sobre um acontecimento. Qual é?

Já no primeiro parágrafo, ou lide, o leitor reconhece as informações importantes sobre o fato principal. Quais são?
o que,
quem
quando
onde
como
por quê
:. A notícia possui uma estrutura lógica e apresenta uma sucessão de informações que "explicam" um determinado fato.
(             )sim

(             )não
Os parágrafos e frases são curtos, claros e objetivos, não deixando dúvida sobre o ocorrido.
(             )sim

(             )não
Há o uso de palavras com significado exato (linguagem denotativa, objetiva, direta, impessoal,sem marcas de oralidade).
(             )sim
(             )não
Uso das aspas para indicar fala de terceiros(discurso indireto)
(             )sim
(             )não
Passo 2 - Texto 1.- Poema Tirado de uma Notícia de Jornal - poema de Manuel Bandeira  1930
coloque  v   ou f

O texto pode ser considerado literário porque o autor (poeta) altera o valor do acontecimento real, fazendo um novo uso das palavras.

O autor transforma o lato concreto, trágico, em pequenas passagens poéticas a partir das quais o leitor pode visualizar, imageticamente, cenas.

O texto, diferentemente da notícia, não pode ser resumido, porque pode perder o modo como o poeta vai encadeando os diferentes elementos apresentados

Não tem uma função utilitária, mas estética e, portanto, pode ser compreendido sob vários pontos de vista.

Passo 3 – Em duplas, leiam as notícias e organize as características já estudadas até aqui. Anotem tudo na ficha organizativa e apresentem para a classe, comparando o estudo feito por cada grupo.


  


Título da notícia            1

tema

Acontecimentos /fatos

Com quem aconteceu?

Quando aconteceu?

Onde aconteceu?

Por que aconteceu?

Como aconteceu?


Título da notícia            2

Tema

Acontecimentos /fatos

Com quem aconteceu?

Quando aconteceu?

Onde aconteceu?

Por que aconteceu?

Como aconteceu?


Título da notícia            3

Tema

Acontecimentos /fatos

Com quem aconteceu?

Quando aconteceu?

Onde aconteceu?

Por que aconteceu?

Como aconteceu?


Título da notícia            4.

Tema

Acontecimentos /fatos

Com quem aconteceu?

Quando aconteceu?

Onde aconteceu?

Por que aconteceu?

Como aconteceu?


O estudo de textos e títulos na composição das mensagens
Passo l - Peça aos alunos que leiam os textos e criem, para cada um, um título que chame a atenção para a idéia principal do texto.
Passo 2 - Solicite que troquem os títulos entre si, comparando o que fizeram: quais contemplam adequadamente o fato que será noticiado, causando um efeito de sentido para o leitor?
Passo 3 - Peça aos estudantes que apresentem esses títulos para toda a classe, justificando oralmente o critério de escolha utilizado.
Passo 4 - Observe se os títulos escritos apresentam frases e orações(inseridas no contexto dos jornais, em gêneros como a notícia).
1. O quem é frase verbal? Frase nominal?Oração? Período

2.Quais os tipos de frases?


Passo 5 - Volte ao estudo dos jornais e notícias e peça aos alunos que selecionem alguns títulos e os comparem com os títulos criados nesta atividade:
1.Quantos títulos apresentam verbos e quantos são frases nominais?


2.Com base no estudo das frases, como vocês avaliam agora a forma como os títulos são criados?


3.Qual é sua finalidade para a compreensão ou o interesse da notícia?


4.As frases verbais e nominais causam os mesmos efeitos de sentido ao anunciarem uma notícia? Por quê?



Os marcadores de tempo e de lugar-Pesquisa
1.Como os advérbios e locuções adverbiais ajudam na organização dos textos, em geral?

2.Elas contribuem para que o leitor compreenda o que está lendo?

3.De que modo esses marcadores são utilizados em gêneros jornalísticos como a notícia?

4.Vistos isoladamente, em exercícios de sistematização, eles têm alguma finalidade além de que os estudantes memorizem o modo como são nomeados?

5.Retome as notícias lidas e identifique os marcadores de tempo e lugar presentes nesse gênero textual.

6.Em grupos, discutam sobre a importância desses marcadores para o entendimento do texto e como eles ajudam a organizar coerentemente os fatos relatados na notícia.










O tempo verbal nos títulos e nas notícias
1.Retomem algumas notícias lidas anteriormente e procurem, nos vários títulos e lides encontrados, os verbos utilizados. Anotem esses títulos e lides , indicando o tempo em que os verbos foram conjugados. Em seguida, peça que façam uma reflexão:
verbos

Nos títulos e notícias de jornais os tempos verbais são comuns?

Que tempos são esses?

Por que vocês acham que esses tempos foram escolhidos?



Pesquisar: tempos verbais(apenas os utilizados nos títulos e lides das noticias)

1.Discussão coletiva sobre como o estudo dos tempos verbais se os ajudou (ou não) a compreender melhor os títulos e lides.


Escrevendo os parágrafos iniciais de uma notícia
Passo l  Montem um lide ou parágrafo inicial. (duplas).
Título da notícia            4.

Acontecimentos /fatos
lide ou parágrafo inicial


Com quem aconteceu?
Pesquisadores italianos
Quando aconteceu?
Clonar animais
Onde aconteceu?
Na Itália
Por que aconteceu?
Por motivos financeiros- ajudar a pecuária; por motivos científicos:recuperar espécies em extinção
Como aconteceu?
A partir de células de bichos adultos

Passo 2 -Troquem seus textos a fim de que os colegas possam lê-lo e avaliá-lo: é possível reconhecer no parágrafo escrito por eles o início de uma notícia? O que há em comum entre o que a dupla escreveu e o parágrafo escrito por seus colegas? O acontecimento foi priorizado, sendo apresentado clara e objetivamente? Façam anotações a lápis no texto dos colegas sobre o que acharam (devem levar em consideração as questões colocadas acima para avaliar o texto do colega), acrescentando sugestões ou soluções para os eventuais problemas encontrados.
Passo 3 - Devolvam os textos a seus respectivos autores, que farão a leitura dos comentários. Depois, organize uma conversa coletiva entre eles a fim de falarem sobre o que pensaram quando escreveram o parágrafo, o que acharam dessa escrita, como se sentiram diante da tarefa de comentar o texto dos colegas e diante dos comentários escritos por eles. Eles concordam com as sugestões? Essas sugestões ajudam a melhorar seu texto? Eles tinham consciência dos problemas encontrados por seus colegas no texto que escreveram? Trocar os textos é uma prática eficiente para ajudá-los a escrever melhor.
Passo 4 - Passem a limpo o parágrafo, levando em consideração (ou não) as alterações sugeridas por seus colegas. Conclusões:
A notícia destaca-se no modo como as informações são passadas para o leitor; A notícia tem uma linguagem padronizada e racional; qualquer jornal no Brasil e no mundo apresentará notícias com formato e tipo de linguagem semelhantes;
A notícia prioriza a apresentação do fato atual; é preciso dizer o que está acontecendo, noticiar o falo imediato, inédito; por isso, a linguagem jornalística é rápida, ágil, clara e simples para atingir o maior número de pessoas que, facilmente, assimilarão a no

Nenhum comentário:

Postar um comentário