SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 -ESTUDO DA NOTÍCIA NO JORNAL Tempo previsto: 4 aulas.
Avaliação: Elaboração de quadro-síntese: Leitura em voz alta;
Produção escrita de títulos e manchetes; Produção escrita de lides
Atividade de introdução das características da linguagem informativa
do gênero textual "noticia" (oral ou escrita)
Passo l - Leia os dois textos que tratam de um
mesmo tema, mas que possuem linguagem e estrutura completamente distintas
Poema Tirado de uma Notícia
de Jornal - poema de Manuel Bandeira
1930
João Gostoso era
carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem
número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
Morte por afogamento em pedreira Salomão Rodrigues data-
Um indivíduo de 29 anos, natural de S. João da Madeira, morreu afogado, na tarde de ontem, numa pedreira abandonada situada no Lugar da Albarrada, S. João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira.
É a segunda vítima mortal que se regista naquele local. Há cerca de três anos morreu um imigrante ucraniano.
Ao que o JN apurou, a vítima estaria na companhia de alguns amigos e familiares quando decidiu mergulhar num dos locais da pedreira. Por razões ainda desconhecidas, terá então desaparecido por entre as águas, tendo os seus colegas, instantes depois, dado pela sua falta. Um dos amigos ainda terá tentado, sem sucesso, resgatar o corpo do fundo da pedreira.
Os bombeiros voluntários da Feira foram chamados ao local pelos 18.09 horas, mas acabaria por ser necessário a presença dos mergulhadores dos bombeiros de Espinho, que acabariam por resgatar o corpo minutos depois de iniciarem as buscas.
O cadáver foi transportado para o gabinete de Instituto de Medicina Legal, no Hospital S. Sebastião. A pedreiraestava desactivada há décadas. À entrada, são exibidos dois letreiros em no s quais refere que se trata de uma propriedade privada, onde não é permitida a entrada. Mas como não há qualquer vedação o acesso torna-se fácil.
Será habitual a presença no local de um vigia da propriedade, mas, na tarde de ontem, o mesmo não se encontrava no local. O presidente da Junta de Freguesia de S. João da Ver, Amaro Araújo, que tomou conhecimento do acidente através do JN, confirma que o local é frequentado por pessoas que praticam desporto com motos. "Alguém é responsável quando se permite que ali se pratique desporto", adiantou
Um indivíduo de 29 anos, natural de S. João da Madeira, morreu afogado, na tarde de ontem, numa pedreira abandonada situada no Lugar da Albarrada, S. João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira.
É a segunda vítima mortal que se regista naquele local. Há cerca de três anos morreu um imigrante ucraniano.
Ao que o JN apurou, a vítima estaria na companhia de alguns amigos e familiares quando decidiu mergulhar num dos locais da pedreira. Por razões ainda desconhecidas, terá então desaparecido por entre as águas, tendo os seus colegas, instantes depois, dado pela sua falta. Um dos amigos ainda terá tentado, sem sucesso, resgatar o corpo do fundo da pedreira.
Os bombeiros voluntários da Feira foram chamados ao local pelos 18.09 horas, mas acabaria por ser necessário a presença dos mergulhadores dos bombeiros de Espinho, que acabariam por resgatar o corpo minutos depois de iniciarem as buscas.
O cadáver foi transportado para o gabinete de Instituto de Medicina Legal, no Hospital S. Sebastião. A pedreiraestava desactivada há décadas. À entrada, são exibidos dois letreiros em no s quais refere que se trata de uma propriedade privada, onde não é permitida a entrada. Mas como não há qualquer vedação o acesso torna-se fácil.
Será habitual a presença no local de um vigia da propriedade, mas, na tarde de ontem, o mesmo não se encontrava no local. O presidente da Junta de Freguesia de S. João da Ver, Amaro Araújo, que tomou conhecimento do acidente através do JN, confirma que o local é frequentado por pessoas que praticam desporto com motos. "Alguém é responsável quando se permite que ali se pratique desporto", adiantou
Observar: funções comunicativa e social diferentes (a noticia tem
função utilitária, enquanto o poema tem função estética
1.O que sabem disso?
2.Como acham que deve ser esse tipo de leitura em voz alta?
3.Quais são as entonações necessárias para frisar as informações
mais importantes da notícia lida?
4.E no caso do texto poético, o que é preciso saber para fazer uma
boa leitura em voz alta. aproveitando e valorizando os recursos estilísticos
utilizados pelo autor?
Passo 2 - Analisar os textos a fim de identificar algumas
informações relevantes para o entendi mento do gênero estudado e do contexto no
qual cada um dos textos poderia estar inserido.
5.Para que servem?
6.Com que finalidade foram escritos?
7.O que há na notícia para que ela seja considerada um texto
informativo?
8.O Texto 2 pode ser considerado uma notícia? Por quê? Vocês já
leram outros textos parecidos com esse?
9.Por que o Texto
1 não pode ser considerado uma notícia?
10.Embora o mesmo
tema esteja presente nos dois textos, porque o primeiro texto não seria
adequado para informar o leitor de um jornal sobre o fato ocorrido?
11.O que há de
diferente entre a linguagem do Texto l e a do Texto 2? Como os autores falam
sobre o falo? Em qual dos textos o acontecimento fica mais claro para o leitor?
Use a ficha abaixo:
|
Texto 1
|
Texto 2
|
Nome do texto
|
|
|
Nome do autor
|
|
|
Referência de publicação
|
|
|
Função comunicativa e social
|
|
|
Tema
|
|
|
Linguagem
|
|
|
Gênero textual
|
|
|
Aprofundando a leitura dos
textos
Passo l - Retome a leitura do texto 2 Morte por afogamento em pedreira ( prestem atenção às informações que a
notícia lhes apresenta)
CARACTERÍSTICA DO GÊNERO
notícia:
|
|
Qual é o titulo
que anuncia o fato a ser informado?
|
|
O texto informa objetivamente o leitor sobre um
acontecimento. Qual é?
|
|
Já no primeiro
parágrafo, ou lide, o leitor reconhece as informações importantes sobre o
fato principal. Quais são?
|
o que,
quem
quando
onde
como
por quê
|
:. A notícia
possui uma estrutura lógica e apresenta uma sucessão de informações que
"explicam" um determinado fato.
|
( )sim
( )não
|
Os parágrafos e
frases são curtos, claros e objetivos, não deixando dúvida sobre o ocorrido.
|
( )sim
( )não
|
Há o uso de
palavras com significado exato (linguagem denotativa, objetiva, direta,
impessoal,sem marcas de oralidade).
|
( )sim
( )não
|
Uso das aspas
para indicar fala de terceiros(discurso indireto)
|
( )sim
( )não
|
Passo 2 - Texto 1.-
Poema Tirado de uma Notícia de Jornal - poema de Manuel
Bandeira 1930
coloque v ou f
|
O texto pode ser considerado literário porque o autor (poeta)
altera o valor do acontecimento real, fazendo um novo uso das palavras.
|
|
O autor transforma o lato concreto, trágico, em pequenas
passagens poéticas a partir das quais o leitor pode visualizar,
imageticamente, cenas.
|
|
O texto, diferentemente da notícia, não pode ser resumido,
porque pode perder o modo como o poeta vai encadeando os diferentes elementos
apresentados
|
|
Não tem uma função utilitária, mas estética e, portanto, pode
ser compreendido sob vários pontos de vista.
|
Passo 3 – Em duplas, leiam as notícias e organize as
características já estudadas até aqui. Anotem tudo na ficha organizativa e
apresentem para a classe, comparando o estudo feito por cada grupo.
Título da notícia 1
|
|
tema
|
|
Acontecimentos /fatos
|
|
Com quem aconteceu?
|
|
Quando aconteceu?
|
|
Onde aconteceu?
|
|
Por que aconteceu?
|
|
Como aconteceu?
|
|
Título da notícia 2
|
|
Tema
|
|
Acontecimentos /fatos
|
|
Com quem aconteceu?
|
|
Quando aconteceu?
|
|
Onde aconteceu?
|
|
Por que aconteceu?
|
|
Como aconteceu?
|
|
Título da notícia 3
|
|
Tema
|
|
Acontecimentos /fatos
|
|
Com quem aconteceu?
|
|
Quando aconteceu?
|
|
Onde aconteceu?
|
|
Por que aconteceu?
|
|
Como aconteceu?
|
|
Título da notícia 4.
|
|
Tema
|
|
Acontecimentos /fatos
|
|
Com quem aconteceu?
|
|
Quando aconteceu?
|
|
Onde aconteceu?
|
|
Por que aconteceu?
|
|
Como aconteceu?
|
|
O estudo de textos e títulos na composição das mensagens
Passo l - Peça aos alunos que leiam os textos e criem, para cada
um, um título que chame a atenção para a idéia principal do texto.
Passo 2 - Solicite que troquem os títulos entre si, comparando o
que fizeram: quais contemplam adequadamente o fato que será noticiado, causando
um efeito de sentido para o leitor?
Passo 3 - Peça aos estudantes que apresentem esses títulos para
toda a classe, justificando oralmente o critério de escolha utilizado.
Passo 4 - Observe se os títulos escritos apresentam frases e
orações(inseridas no contexto
dos jornais, em gêneros como a notícia).
1. O quem é frase verbal? Frase nominal?Oração? Período
2.Quais os tipos de frases?
Passo 5 - Volte ao estudo dos jornais e notícias e peça aos alunos
que selecionem alguns títulos e os comparem com os títulos criados nesta
atividade:
1.Quantos títulos apresentam verbos e quantos são frases nominais?
2.Com base no estudo das frases, como vocês avaliam agora a forma
como os títulos são criados?
3.Qual é sua finalidade para a compreensão ou o interesse da
notícia?
4.As frases verbais e nominais causam os mesmos efeitos de sentido
ao anunciarem uma notícia? Por quê?
Os marcadores de tempo e de
lugar-Pesquisa
1.Como os advérbios e locuções adverbiais ajudam na organização
dos textos, em geral?
2.Elas contribuem para que o leitor compreenda o que está lendo?
3.De que modo esses marcadores são utilizados em gêneros
jornalísticos como a notícia?
4.Vistos isoladamente, em exercícios de sistematização, eles têm
alguma finalidade além de que os estudantes memorizem o modo como são nomeados?
5.Retome as notícias lidas e identifique os marcadores de tempo e
lugar presentes nesse gênero textual.
6.Em grupos, discutam sobre a importância desses marcadores para o
entendimento do texto e como eles ajudam a organizar coerentemente os fatos
relatados na notícia.
O tempo verbal nos títulos e
nas notícias
1.Retomem algumas notícias lidas anteriormente e procurem, nos
vários títulos e lides encontrados, os verbos utilizados. Anotem esses títulos
e lides , indicando o tempo em que os verbos foram conjugados. Em seguida, peça
que façam uma reflexão:
verbos
|
|
Nos títulos e notícias de jornais os tempos verbais são comuns?
|
|
Que tempos são esses?
|
|
Por que vocês acham que esses tempos foram escolhidos?
|
|
Pesquisar: tempos verbais(apenas os utilizados nos
títulos e lides das noticias)
1.Discussão coletiva sobre como o estudo dos tempos verbais se os
ajudou (ou não) a compreender melhor os títulos e lides.
Escrevendo os parágrafos
iniciais de uma notícia
Passo l Montem um lide ou
parágrafo inicial. (duplas).
Título da notícia 4.
|
|
Acontecimentos /fatos
lide ou parágrafo inicial
|
|
Com quem aconteceu?
|
Pesquisadores italianos
|
Quando aconteceu?
|
Clonar animais
|
Onde aconteceu?
|
Na Itália
|
Por que aconteceu?
|
Por motivos
financeiros- ajudar a pecuária; por motivos científicos:recuperar espécies em
extinção
|
Como aconteceu?
|
A partir de células de
bichos adultos
|
Passo 2
-Troquem seus textos a fim de que os colegas possam lê-lo e avaliá-lo: é
possível reconhecer no parágrafo escrito por eles o início de uma notícia? O
que há em comum entre o que a dupla escreveu e o parágrafo escrito por seus
colegas? O acontecimento foi priorizado, sendo apresentado clara e
objetivamente? Façam anotações a lápis no texto dos colegas sobre o que acharam
(devem levar em consideração as questões colocadas acima para avaliar o texto
do colega), acrescentando sugestões ou soluções para os eventuais problemas
encontrados.
Passo 3
- Devolvam os textos a seus respectivos autores, que farão a leitura dos
comentários. Depois, organize uma conversa coletiva entre eles a fim de falarem
sobre o que pensaram quando escreveram o parágrafo, o que acharam dessa
escrita, como se sentiram diante da tarefa de comentar o texto dos colegas e
diante dos comentários escritos por eles. Eles concordam com as sugestões?
Essas sugestões ajudam a melhorar seu texto? Eles tinham consciência dos
problemas encontrados por seus colegas no texto que escreveram? Trocar os
textos é uma prática eficiente para ajudá-los a escrever melhor.
Passo 4 - Passem a limpo o parágrafo, levando em consideração (ou
não) as alterações sugeridas por seus colegas. Conclusões:
A notícia destaca-se no modo como as informações são passadas para
o leitor; A notícia tem uma linguagem padronizada e racional; qualquer jornal
no Brasil e no mundo apresentará notícias com formato e tipo de linguagem
semelhantes;
A notícia prioriza a apresentação do fato atual;
é preciso dizer o que está acontecendo, noticiar o falo imediato, inédito; por
isso, a linguagem jornalística é rápida, ágil, clara e simples para atingir o
maior número de pessoas que, facilmente, assimilarão a no
Nenhum comentário:
Postar um comentário