Ortografia- atividades
1. Atenção para as palavras: por cima , devagar , depressa , de repente , por isso
Agora, empregue-as nas frases:
a)....................... uma bola atingiu o cenário e o derrubou.
b) Bem...........................o povo começou a se retirar.
c) O rei descobriu a verdade,............................ficou irritado.
d) Faça sua tarefa........................, para podermos ir ao dentista.
e) ......................... de sua vestimenta real, o rei usava um manto.
2. . Observe: pegar ele - pegá-lo Faça o mesmo:
fazer ele: ver ele: partir ele: conhecer ele:
dividir ele: lançar ele: cobrir ele: sujar ele:
proteger ele: criar ele: resolver ele: abrir ele:
3. Acentuação dos verbos, se necessário. (olhar regras de acentuação):
Singular Plural
Ele tem Eles Ele lê Eles Ele contém Eles
Ele vem Eles Que ele dê Que eles Ele obtém Eles
Ele crê Eles Ele vê Eles
5. Aprender e apreender
Aprender = tomar conhecimento de. Ex. O menino aprendeu a lição.
Apreender = prender. Ex. O fiscal apreendeu a carteirinha do menino.
Forme frases
a) aprender:
b) apreender:
6. MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM mal-educado mal orientado Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito. b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito. d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado. f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo. h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera. j) Pratique o bem e evite o ......................... .
7. Use -no, -na, -nos, -nas
Veja: Roubaram a carteirinha . Roubaram-na. Faça o mesmo:
a) Levaram minha pasta . R.
b) Devolveram os documentos. R.
c) Pediram a opinião . R.
d) Olhem os meninos . R.
e) Abriram o clube . R.
f) Seguraram as bolsas . R.
1. Atenção para as palavras: por cima , devagar , depressa , de repente , por isso
Agora, empregue-as nas frases:
a)....................... uma bola atingiu o cenário e o derrubou.
b) Bem...........................o povo começou a se retirar.
c) O rei descobriu a verdade,............................ficou irritado.
d) Faça sua tarefa........................, para podermos ir ao dentista.
e) ......................... de sua vestimenta real, o rei usava um manto.
2. . Observe: pegar ele - pegá-lo Faça o mesmo:
fazer ele: ver ele: partir ele: conhecer ele:
dividir ele: lançar ele: cobrir ele: sujar ele:
proteger ele: criar ele: resolver ele: abrir ele:
3. Acentuação dos verbos, se necessário. (olhar regras de acentuação):
Singular Plural
Ele tem Eles Ele lê Eles Ele contém Eles
Ele vem Eles Que ele dê Que eles Ele obtém Eles
Ele crê Eles Ele vê Eles
5. Aprender e apreender
Aprender = tomar conhecimento de. Ex. O menino aprendeu a lição.
Apreender = prender. Ex. O fiscal apreendeu a carteirinha do menino.
Forme frases
a) aprender:
b) apreender:
6. MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM mal-educado mal orientado Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito. b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito. d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado. f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo. h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera. j) Pratique o bem e evite o ......................... .
7. Use -no, -na, -nos, -nas
Veja: Roubaram a carteirinha . Roubaram-na. Faça o mesmo:
a) Levaram minha pasta . R.
b) Devolveram os documentos. R.
c) Pediram a opinião . R.
d) Olhem os meninos . R.
e) Abriram o clube . R.
f) Seguraram as bolsas . R.
8. -ISAR ou -IZAR?
Veja: aviso - avisar moderno - modernizar análise - analisar civil - civilizar
• Usamos ISAR nos verbos cuja palavra primitiva possui S. Ex. aviso - avisar
Cuidado: síntese - sintetizar/ catequese - catequizar/ batismo - batizar • Usamos IZAR no outros casos.
Forme novas palavras usando ISAR ou IZAR:
análise: pesquisa:
anarquia: canal:
civilização: colônia:
humano: suave:
revisão: real:
nacional: final:
oficial: monopólio:
sintonia: central:
paralisia: aviso:
9. Uso do H Use o h, quando necessário.
ábil álito arem aver esitar oje orário óspede
humano espanhol iate úmido abitar angar iato élice
orrível ora erva umildade ontem ombro arpa umedecer
10. HAJA - do verbo haver - É preciso que não haja descuido. AJA - do verbo agir - Aja com cuidado, Carlinhos.
Use haja ou aja para completar as orações:
a) ............. com atenção para que não............ muitos erros.
b) Talvez................ greve; é preciso que................... cuidado e atenção.
c) Desejamos que .................... fraternidade nessa escola.
d) .............. com docilidade, meu filho!
11. Comprimento e cumprimento Complete corretamente:
a) O.................................... de seu vestido está fora de moda.
b) O.................................... do amigo foi muito frio e distante.
c) Talvez o............................................. do terreno não seja ideal para a construção de um asilo.
d) Quero um...................................... cordial e festivo quando o presidente do orfanato chegar.
12. Meio-dia e meia
É certo dizer “meio-dia e meia”.
O termo meia se refere à palavra feminina hora , que está subentendida.
Ao dizermos meio-dia e meia queremos dizer: meio-dia mais meia hora.
Complete corretamente com meio-dia e meia:
a) A excursão sairá da escola ao..................................em ponto.
b) O relógio está marcando exatamente....................................... .
13. Errara e errará
ER - RA - RA - é uma palavra paroxítona; o verbo errar está no pretérito mais-que-perfeito.
ER- RA - RÁ - é uma palavra oxítona; o verbo errar está no futuro do presente.
Use o acento, quando necessário:
a) O menino comprara sanduíches. (pretérito) b) O menino brincara amanhã. (futuro)
c) Mamãe comprara muito pão. (futuro) d) Ele jogara futebol no campinho. (pretérito)
e) Ela limpara toda a cozinha. (futuro)
14. Muito obrigada, eu mesma, eu própria
• As mulheres devem dizer: muito obrigada, eu mesma, eu própria.
• Os homens devem dizer: muito obrigado, eu mesmo, eu próprio.
Complete corretamente:
a) Muito................................, meu filho, disse vovó. (obrigado - obrigada)
b) Mamãe, muito.......................... pela paciência que você teve com minhas amigas, disse Marina. (obrigado/a )
c) Eu............................ não sei como resolver o problema. (mesmo-mesma)
d) O garoto disse:
- Eu ......................farei os sanduíches. (mesmo ou mesma)
e) Eu............................não sei quando poderei entregar os sanduíches. (próprio, própria)
15. A palavra MENOS não deve ser modificada para o feminino. Veja: Naquele instante não tive menos coragem do que antes.
Complete as frases com a palavra MENOS: a) Conheço todos os Estados brasileiros, ................a Bahia.
b) Todos eram calmos, ....................mamãe.
c) Quero levar ..............sanduíches do que na semana passada.
d) Mamãe fazia doces e salgados..................tortas grandes.
16. A GENTE e AGENTE
a) A gente = nós; o povo, as pessoas. Veja: Nós vamos à praia este fim de semana. A gente vai à praia este final de semana.
b) Agente = indivíduo encarregado, responsável por determinada ação; aquele que age. Observação : a expressão agente tem ainda outros significados.
Complete as frases com a gente ou agente :
a) Gosto de ver filmes de ..........................secreto.
b) ......................... daquela cidade não é hospitaleira.
c) A dor que.........................sente, quando perde alguém muito querido, vai passando com o tempo.
d) ......................... paranaense é dada, amiga e hospitaleira.
e) Quando................................. gosta, faz com prazer.
f) Meu pai é.......................... de viagens da VARIG.
g) Quero estudar para ser..........................policial, para defender o povo.
17. MEIO / MEIA
Meio e meia - como numeral, concordam com o substantivo. Exemplo.:meio limão, meia laranja.
• Usamos ISAR nos verbos cuja palavra primitiva possui S. Ex. aviso - avisar
Cuidado: síntese - sintetizar/ catequese - catequizar/ batismo - batizar • Usamos IZAR no outros casos.
Forme novas palavras usando ISAR ou IZAR:
análise: pesquisa:
anarquia: canal:
civilização: colônia:
humano: suave:
revisão: real:
nacional: final:
oficial: monopólio:
sintonia: central:
paralisia: aviso:
9. Uso do H Use o h, quando necessário.
ábil álito arem aver esitar oje orário óspede
humano espanhol iate úmido abitar angar iato élice
orrível ora erva umildade ontem ombro arpa umedecer
10. HAJA - do verbo haver - É preciso que não haja descuido. AJA - do verbo agir - Aja com cuidado, Carlinhos.
Use haja ou aja para completar as orações:
a) ............. com atenção para que não............ muitos erros.
b) Talvez................ greve; é preciso que................... cuidado e atenção.
c) Desejamos que .................... fraternidade nessa escola.
d) .............. com docilidade, meu filho!
11. Comprimento e cumprimento Complete corretamente:
a) O.................................... de seu vestido está fora de moda.
b) O.................................... do amigo foi muito frio e distante.
c) Talvez o............................................. do terreno não seja ideal para a construção de um asilo.
d) Quero um...................................... cordial e festivo quando o presidente do orfanato chegar.
12. Meio-dia e meia
É certo dizer “meio-dia e meia”.
O termo meia se refere à palavra feminina hora , que está subentendida.
Ao dizermos meio-dia e meia queremos dizer: meio-dia mais meia hora.
Complete corretamente com meio-dia e meia:
a) A excursão sairá da escola ao..................................em ponto.
b) O relógio está marcando exatamente....................................... .
13. Errara e errará
ER - RA - RA - é uma palavra paroxítona; o verbo errar está no pretérito mais-que-perfeito.
ER- RA - RÁ - é uma palavra oxítona; o verbo errar está no futuro do presente.
Use o acento, quando necessário:
a) O menino comprara sanduíches. (pretérito) b) O menino brincara amanhã. (futuro)
c) Mamãe comprara muito pão. (futuro) d) Ele jogara futebol no campinho. (pretérito)
e) Ela limpara toda a cozinha. (futuro)
14. Muito obrigada, eu mesma, eu própria
• As mulheres devem dizer: muito obrigada, eu mesma, eu própria.
• Os homens devem dizer: muito obrigado, eu mesmo, eu próprio.
Complete corretamente:
a) Muito................................, meu filho, disse vovó. (obrigado - obrigada)
b) Mamãe, muito.......................... pela paciência que você teve com minhas amigas, disse Marina. (obrigado/a )
c) Eu............................ não sei como resolver o problema. (mesmo-mesma)
d) O garoto disse:
- Eu ......................farei os sanduíches. (mesmo ou mesma)
e) Eu............................não sei quando poderei entregar os sanduíches. (próprio, própria)
15. A palavra MENOS não deve ser modificada para o feminino. Veja: Naquele instante não tive menos coragem do que antes.
Complete as frases com a palavra MENOS: a) Conheço todos os Estados brasileiros, ................a Bahia.
b) Todos eram calmos, ....................mamãe.
c) Quero levar ..............sanduíches do que na semana passada.
d) Mamãe fazia doces e salgados..................tortas grandes.
16. A GENTE e AGENTE
a) A gente = nós; o povo, as pessoas. Veja: Nós vamos à praia este fim de semana. A gente vai à praia este final de semana.
b) Agente = indivíduo encarregado, responsável por determinada ação; aquele que age. Observação : a expressão agente tem ainda outros significados.
Complete as frases com a gente ou agente :
a) Gosto de ver filmes de ..........................secreto.
b) ......................... daquela cidade não é hospitaleira.
c) A dor que.........................sente, quando perde alguém muito querido, vai passando com o tempo.
d) ......................... paranaense é dada, amiga e hospitaleira.
e) Quando................................. gosta, faz com prazer.
f) Meu pai é.......................... de viagens da VARIG.
g) Quero estudar para ser..........................policial, para defender o povo.
17. MEIO / MEIA
Meio e meia - como numeral, concordam com o substantivo. Exemplo.:meio limão, meia laranja.
Meio - como advérbio, fica invariável.
Exemplos: A porta está meio aberta. Aquela flor é meio vermelha.
Complete corretamente com meio ou meia:
a) Desculpe-me, hoje estou..................nervosa. b) A flor parece.....................amarela.
c) Descobriu um tesouro ................. enterrado. d) A mim, basta.....................porção de arroz.
e) Mamãe, quero......................maçã. f) Já li cinqüenta páginas, exatamente ........... livro.
g) Só paguei .....................entrada. h) Estou ..................... assustada.
i) Quero................dúzia de ovos. j) Sua camisa está .........................rasgada.
l) Seus sapatos estão..........................sujos. m) A professora parece......................desconfiada.
18. Use por que , por quê , porque e porquê :
a) ............................ninguém ri agora? b) Eis....................... ninguém ri.
c) Eis os princípios ...........................luto. d) Ela não aprendeu, .........................?
e) Aproximei-me .....................todos queriam me ouvir. f) Você está assustado, ........................?
g) Eis o motivo............................errei. h) Creio que vou melhorar.........................estudei muito.
i) O.......................... é difícil de ser estudado. j) ....................... os índios estão revoltados?
l) O caminho ...............................viemos era tortuoso.
19. Uso do S e Z (usar o dicionário)
Complete as palavras com S ou Z. A seguir, copie as palavras na forma correta:
pou....ando: ............................. pre....ença: .................................. arte.....anato: ........................... escravi.....ar: ...
nature.....a: .............................. va.....o: ....................................... pre.....idente: ............................fa.....er:
Bra.....il: ................................civili....ação: ................................ pre....ente: ..............................atra....ados:
produ......irem: ........................ a....a: ......................................... hori...onte: ............................... torrão....inho:
fra....e: .................................... intru ....o: ................................. de....ejamos: ...........................po....itiva:
Complete corretamente com meio ou meia:
a) Desculpe-me, hoje estou..................nervosa. b) A flor parece.....................amarela.
c) Descobriu um tesouro ................. enterrado. d) A mim, basta.....................porção de arroz.
e) Mamãe, quero......................maçã. f) Já li cinqüenta páginas, exatamente ........... livro.
g) Só paguei .....................entrada. h) Estou ..................... assustada.
i) Quero................dúzia de ovos. j) Sua camisa está .........................rasgada.
l) Seus sapatos estão..........................sujos. m) A professora parece......................desconfiada.
18. Use por que , por quê , porque e porquê :
a) ............................ninguém ri agora? b) Eis....................... ninguém ri.
c) Eis os princípios ...........................luto. d) Ela não aprendeu, .........................?
e) Aproximei-me .....................todos queriam me ouvir. f) Você está assustado, ........................?
g) Eis o motivo............................errei. h) Creio que vou melhorar.........................estudei muito.
i) O.......................... é difícil de ser estudado. j) ....................... os índios estão revoltados?
l) O caminho ...............................viemos era tortuoso.
19. Uso do S e Z (usar o dicionário)
Complete as palavras com S ou Z. A seguir, copie as palavras na forma correta:
pou....ando: ............................. pre....ença: .................................. arte.....anato: ........................... escravi.....ar: ...
nature.....a: .............................. va.....o: ....................................... pre.....idente: ............................fa.....er:
Bra.....il: ................................civili....ação: ................................ pre....ente: ..............................atra....ados:
produ......irem: ........................ a....a: ......................................... hori...onte: ............................... torrão....inho:
fra....e: .................................... intru ....o: ................................. de....ejamos: ...........................po....itiva:
podero....o:
.............................. de...envolvido: ......................... surpre
....a: ............................. va.....io:
ca....o:
..................................... coloni...ação: ..........................
20. Escreva as palavras no singular, observando o acento:
portugueses:.............................. meses:......................................fregueses:..................................
ingleses:.................................... corteses:..................................... franceses:.................................
camponeses:.............................. reses:........................................ marqueses:.................................
holandeses:..............................
21. Complete com X ou S e copie as palavras com atenção:
e....trangeiro: ........................... e....tensão: ................................. e....tranho: ................................
e....tender: ................................. e....tenso: ................................. e....pontâneo: ...........................
mi...to: ..................................... te....te: ........................................ e....gotar: .................................
e....terior: ................................. e....ceção: ................................ e...plêndido: ............................
te....to: .................................... e....pulsar: ..............................e....clusivo: ...............................
22. Use pôr, por, pára, para , pôde ou pode: VAMOS OLHAR AS NOVAS REGRAS, POIS OS ACENTOS CAIRAM)
a) Você viajou............ o sul? b) .........com essa opressão. c) Vamos.......... as coisas no seu devido lugar!
d) Passamos...........muitas dificuldades nessa época. e) Não sei como isso.............. acontecer hoje.
f) Ninguém...................trabalhar com aquela confusão de ontem.
23. VIR / VIER
Vir - futuro do subjuntivo do verbo ver Vier - futuro do subjuntivo do verbo vir
Complete as frases usando vir ou vier :
a) Quando ela......., todos deverão levantar-se. b) Se você ........ algum erro, deverá denunciá-lo.
c) Se você............ a professora, chame-a. d) Se ela....... isso, certamente chamará sua atenção.
e) Quem ......... à festa do dia 1ª de maio, não se esqueça de trazer um par.
f) Se o professor..................você trabalhando desse modo, vai repreendê-lo.
g) Se o aluno........ só, não poderá entrar na escola.
24. TÃO POUCO / TAMPOUCO
A expressão TÃO POUCO acompanha um substantivo ; e a palavra “pouco”, no caso, é variável.
Exemplos: Eu tive tão pouco tempo para preparar a festa de 1º de maio! Ele estava com tão pouca disposição para o trabalho!
A expressão TAMPOUCO se refere a um verbo: é, portanto, invariável e significa “ também não ”.
Exemplos: Se a professora não resolveu o problema, tampouco o inspetor resolverá.
Complete as frases corretamente:
a) Eu tive .............................oportunidades!
b) Tenho.................................. alunos, que cabem todos naquela salinha.
c) Ele não veio; .......................virão seus amigos.
d) Eu tenho .............................tempo para estudar.
e) Nunca tive gosto para dançar; ....................para tocar piano.
f) As pessoas que não amam, ..........................são felizes.
g)As pessoas têm.....................atitudes de amizade.
h) O governo daquele país não resolve seus problemas, ........................... se preocupa em resolvê-los.
25. À-TOA / À TOA
À-TOA(com hífen): é adjetivo (invariável), vem com hífen e exige crase. Significa: impensado, inútil, fácil, desprezível, insignificante. Exemplos: Eram comentários à-toa! Mas que sujeito à-toa ! Essa é uma afirmação à-toa .
Tal adjetivo originou-se da locução adverbial “ à toa ”, inicialmente usada na linguagem náutica.
Exemplo: Quando um navio não pode dirigir-se por si mesmo e outro o reboca por mieo de um cabo chamado “toa ”, diz-se que o primeiro está indo à toa, isto é, a reboque.
Daí passou-se ao sentido moral e diz-se que um ser é “à-toa ” quando não tem determinação própria.
À TOA é locução adverbial, com crase. Singifica: ao acaso, sem fazer nada. Exemplos:
Estava à toa na vida, o meu amor me chamou. Ninguém vem ao mundo à toa.
20. Escreva as palavras no singular, observando o acento:
portugueses:.............................. meses:......................................fregueses:..................................
ingleses:.................................... corteses:..................................... franceses:.................................
camponeses:.............................. reses:........................................ marqueses:.................................
holandeses:..............................
21. Complete com X ou S e copie as palavras com atenção:
e....trangeiro: ........................... e....tensão: ................................. e....tranho: ................................
e....tender: ................................. e....tenso: ................................. e....pontâneo: ...........................
mi...to: ..................................... te....te: ........................................ e....gotar: .................................
e....terior: ................................. e....ceção: ................................ e...plêndido: ............................
te....to: .................................... e....pulsar: ..............................e....clusivo: ...............................
22. Use pôr, por, pára, para , pôde ou pode: VAMOS OLHAR AS NOVAS REGRAS, POIS OS ACENTOS CAIRAM)
a) Você viajou............ o sul? b) .........com essa opressão. c) Vamos.......... as coisas no seu devido lugar!
d) Passamos...........muitas dificuldades nessa época. e) Não sei como isso.............. acontecer hoje.
f) Ninguém...................trabalhar com aquela confusão de ontem.
23. VIR / VIER
Vir - futuro do subjuntivo do verbo ver Vier - futuro do subjuntivo do verbo vir
Complete as frases usando vir ou vier :
a) Quando ela......., todos deverão levantar-se. b) Se você ........ algum erro, deverá denunciá-lo.
c) Se você............ a professora, chame-a. d) Se ela....... isso, certamente chamará sua atenção.
e) Quem ......... à festa do dia 1ª de maio, não se esqueça de trazer um par.
f) Se o professor..................você trabalhando desse modo, vai repreendê-lo.
g) Se o aluno........ só, não poderá entrar na escola.
24. TÃO POUCO / TAMPOUCO
A expressão TÃO POUCO acompanha um substantivo ; e a palavra “pouco”, no caso, é variável.
Exemplos: Eu tive tão pouco tempo para preparar a festa de 1º de maio! Ele estava com tão pouca disposição para o trabalho!
A expressão TAMPOUCO se refere a um verbo: é, portanto, invariável e significa “ também não ”.
Exemplos: Se a professora não resolveu o problema, tampouco o inspetor resolverá.
Complete as frases corretamente:
a) Eu tive .............................oportunidades!
b) Tenho.................................. alunos, que cabem todos naquela salinha.
c) Ele não veio; .......................virão seus amigos.
d) Eu tenho .............................tempo para estudar.
e) Nunca tive gosto para dançar; ....................para tocar piano.
f) As pessoas que não amam, ..........................são felizes.
g)As pessoas têm.....................atitudes de amizade.
h) O governo daquele país não resolve seus problemas, ........................... se preocupa em resolvê-los.
25. À-TOA / À TOA
À-TOA(com hífen): é adjetivo (invariável), vem com hífen e exige crase. Significa: impensado, inútil, fácil, desprezível, insignificante. Exemplos: Eram comentários à-toa! Mas que sujeito à-toa ! Essa é uma afirmação à-toa .
Tal adjetivo originou-se da locução adverbial “ à toa ”, inicialmente usada na linguagem náutica.
Exemplo: Quando um navio não pode dirigir-se por si mesmo e outro o reboca por mieo de um cabo chamado “toa ”, diz-se que o primeiro está indo à toa, isto é, a reboque.
Daí passou-se ao sentido moral e diz-se que um ser é “à-toa ” quando não tem determinação própria.
À TOA é locução adverbial, com crase. Singifica: ao acaso, sem fazer nada. Exemplos:
Estava à toa na vida, o meu amor me chamou. Ninguém vem ao mundo à toa.
26.Ligue as frases à classificação que recebem:
Oba!!! Vamos adotar um
cachorrinho!
|
interrogativa
|
|
Ele ficou doente de
novo?
|
exclamativa
|
|
Hoje não posso levar o
cão para passear.
|
negativa
|
|
Este cachorro é meu.
|
imperativa
|
|
Escove o Rex agora!
|
afirmativa
|
|
27.Escreva a fábula a
seguir empregando a pontuação adequada. Atenção à utilização das letras
iniciais maiúsculas.
Os meninos e as rãs
Uns meninos capetas estavam brincando na beira de um lago
quando viram algumas rãs nadando no raso para se divertir começaram a jogar
pedras nas rãs e mataram uma porção cansada daquela história uma das rãs pôs a
cabeça para fora da água e disse chega chega por favor o que para vocês é
distração para nós é a morte
Moral: Nossos prazeres
não devem prejudicar os outros.
- Escreva as frases, substituindo a repetição por um pronome oblíquo adequado.
a)
Minhas mãos estão sujas. Vou lavar as minhas
mãos ali no banheiro.
b)
c)
Os livros estão bem guardados. Não consigo encontrar
os livros.
d)
e)
Sinto falta da minha amiga. Quero ver minha
amiga amanhã.
29leia o e-mail que o
Pedrinho mandou para um outro colega, logo depois que recebeu o convite.
Oi,
Murilo,
Já recebeu o convite da Juliana? A Juliana disse que vai ser muito
legal!A turma toda vai estar lá. Será que eu poderia ir junto com você? A minha
mãe não vai poder me levar. A minha mãe disse que vai falar com a sua
mãe amanhã na saída do colégio assim que encontrar a sua mãe
Falô,
cara
Até
Pedrinho
Você deve ter percebido
que há algumas repetições desnecessárias. Copie o e-mail retirando as
repetições e usando os pronomes pessoais necessários.
30.Observe o uso dos pronomes eu e mim e elabore
frases com: para eu e para mim.
Você trouxe este bolo para mim?.
Não vai dar para eu viajar nas próximas férias.(para
eu acompanha o verbo viajar no infinitivo)
31.Agora retire do e-mail os advérbios que correspondem à classificação abaixo:
·
Advérbios de tempo: ___________________Advérbio de
intensidade:________Advérbio de negação:____________
·
Advérbio de lugar:_____________
32Utilize e ou mas, porém, entretanto e no
entanto para ligar as idéias, de acordo com a situação.
f)
Exemplo:Ester estudou bastante para a prova. Ester não tirou nota boa.
Ester estudou bastante para a prova, porém não tirou nota boa.
Ester estudou bastante para a prova, não tirou nota boa.
Ester estudou
bastante para a prova, não tirou nota boa.
g)
Sandra saiu de férias. Sandra viajou para o Sul.
h)
Sandra saiu de férias. viajou para o
Sul.
i)
Sandra saiu de férias. viajou para o Sul.
33. Observe o grupo de palavras e
circule a que estiver errada:
Consulesa
|
irlandesa
|
polonesa
|
friesa.
|
Nobresa.
|
riqueza
|
natureza
|
chinesa
|
Lerdeza
|
espertesa.
|
magreza
|
portuguesa
|
Japoneza.
|
clareza
|
leveza
|
aspereza
|
Agora corrija as palavras
erradas acima:
|
34.Escreva as frases a
seguir substituindo bom por mau e bem por mal. Faça as adaptações necessárias.
Como você trabalha bem! Como você trabalha mal!
O bom motorista respeita as leis de trânsito.O motorista não respeita as leis de
trânsito.
Fernanda cozinha muito bem.Fernanda cozinha muito
O bom dono cuida dos seus bichos de estimação.O dono cuida dos seus bichos de estimação.
35Leia a regra abaixo e complete as
frases com senão ou se não:
Senão = caso contrário Se não = caso não, se
por acaso não
Espero que você chegue no horário combinado, . irei embora.
. fizer sol amanhã,
não irei à praia.
. puder comparecer,
avise-me com antecedência.
36.Observe o uso das palavras mas e mais
nas frases a seguir e assinale aquela em que seu emprego esteja incorreto.
( ) Gosto muito desse doce, mais não
posso comê-lo hoje.
( ) É preciso economizar mais.
( )
Ela adora trabalhar, mais adoraria sair de férias.
( ) Seja mas atenciosa com seus
irmãos!
( )
Não vou mais ao cinema. Estou com dor de cabeça.
Você
está ensinando os advérbios? Que tal um campeonato?
A atividade prática envolta em um clima de competição pode ser uma alternativa para os alunos memorizarem os tantos advérbios existentes. Afinal, são realmente muitos que ainda são classificados em diferentes tipos: lugar, tempo, modo, negação, afirmação, dúvida e intensidade.
Cada tipologia possui mais de dez advérbios e alguns como “de repente” pode ser tanto de modo quanto de tempo, dependendo do contexto. Então, uma análise por parte do leitor deve ser realizada antes de se classificar determinado advérbio.
Essa atividade propõe um campeonato entre grupos ou entre meninos e meninas, desde que a quantidade de cada lado seja equivalente, a fim de despertar a capacidade de distinção do aprendiz.
O professor divide os alunos em dois grupos, conforme achar melhor. Cada grupo escreverá duas orações com um advérbio cada uma em folhas de papel em branco para o outro grupo classificá-los. Por exemplo:
Grupo A escreve: Provavelmente, não irei à festa. Hoje, quero descansar.
Grupo B deve responder: 1º advérbio é de dúvida: provavelmente e o 2º é de tempo: hoje.
Se acertar as duas classificações são dois pontos, portanto, caso acerte só uma, será um ponto.
O professor deverá determinar quantas rodadas serão realizadas e também estipular o tempo para resposta.
É importante frisar para os alunos que é proibido colar ou fazer qualquer tipo de pesquisa em livros, apostilas ou caderno.
Também é interessante que o professor trabalhe o conteúdo antes, através de tarefas de casa e atividades em sala. Pois essa dinâmica tem o objetivo de fixar o conteúdo dos advérbios. Logo, o aluno deve vir preparado para o campeonato!
Fica a critério do educador recompensar o grupo vencedor com uma premiação. No entanto, se o fizer, é essencial que o grupo que perdeu também ganhe um prêmio de consolo, como incentivo para continuar tentando.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
A atividade prática envolta em um clima de competição pode ser uma alternativa para os alunos memorizarem os tantos advérbios existentes. Afinal, são realmente muitos que ainda são classificados em diferentes tipos: lugar, tempo, modo, negação, afirmação, dúvida e intensidade.
Cada tipologia possui mais de dez advérbios e alguns como “de repente” pode ser tanto de modo quanto de tempo, dependendo do contexto. Então, uma análise por parte do leitor deve ser realizada antes de se classificar determinado advérbio.
Essa atividade propõe um campeonato entre grupos ou entre meninos e meninas, desde que a quantidade de cada lado seja equivalente, a fim de despertar a capacidade de distinção do aprendiz.
O professor divide os alunos em dois grupos, conforme achar melhor. Cada grupo escreverá duas orações com um advérbio cada uma em folhas de papel em branco para o outro grupo classificá-los. Por exemplo:
Grupo A escreve: Provavelmente, não irei à festa. Hoje, quero descansar.
Grupo B deve responder: 1º advérbio é de dúvida: provavelmente e o 2º é de tempo: hoje.
Se acertar as duas classificações são dois pontos, portanto, caso acerte só uma, será um ponto.
O professor deverá determinar quantas rodadas serão realizadas e também estipular o tempo para resposta.
É importante frisar para os alunos que é proibido colar ou fazer qualquer tipo de pesquisa em livros, apostilas ou caderno.
Também é interessante que o professor trabalhe o conteúdo antes, através de tarefas de casa e atividades em sala. Pois essa dinâmica tem o objetivo de fixar o conteúdo dos advérbios. Logo, o aluno deve vir preparado para o campeonato!
Fica a critério do educador recompensar o grupo vencedor com uma premiação. No entanto, se o fizer, é essencial que o grupo que perdeu também ganhe um prêmio de consolo, como incentivo para continuar tentando.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
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Uns meninos capetas
estavam brincando na beira de um lago quando viram algumas rãs
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nadando no raso. Para
se divertir, começaram a jogar pedras nas rãs e mataram uma
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porção. Cansada
daquela história, uma das rãs pôs a cabeça para fora da água e disse:
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— Chega, chega! Por
favor! O que para vocês é distração, para nós é a morte!
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Oi, Murilo,
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Já recebeu o convite
da Juliana? Ela disse que vai ser muito legal! A turma toda vai estar
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lá. Será que eu
poderia ir junto com você? A minha mãe não vai poder me levar. Ela
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disse que vai falar
com a sua mãe amanhã na saída do colégio assim que encontrá-la.
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Falô, cara
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Até
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Pedrinho
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