sábado, 10 de dezembro de 2016

Conceito de literatura



1-    CONCEITO DE LITERATURA- página ______
A literatura é uma arte, como a pintura, a escultura, o cinema, o desenho etc. Diferencia-se dessas por ter a palavra como seu meio de expressão. A literatura obriga a ao leitor a construir em sua mente um universo abstrato- personagens, ações, ambientes, emoções- arquitetado pelo autor, utilizando-se apenas de palavras.
A literatura tem como objetivo a emoção e é estruturada pelo esforço, pela inspiração e criatividade de quem a produz. O autor capta e  interpreta o que está por trás ou além daquela realidade vista por todos, desse modo, ele fará com que o leitor também seja capaz de enxergar além do comum.
Outro aspecto da literatura é o caráter de “fotografar”, artisticamente, toda a trajetória de uma nação ou de um grupo social, por séculos e séculos. Por meio das obras literárias temos a história social e psicológica de um povo.
Teoria literária é a que se compõe dos recursos técnicos que estruturam uma obra literária. O autor se servirá desses recursos, conforme suas necessidades, dependendo do tipo de composição que está produzindo ou produzirá, considerando basicamente se se trata de um poema ou de um texto narrativo. Somam-se a isso as particularidades do estilo individual desse autor e do próprio tema da obra em produção.
Um estudo literário é o que se identifica como História da Literatura, pela qual são analisados os estilos que marcaram cada época social e histórica, os escritores e suas respectivas obras literárias. coc
Conclui-se que: A Literatura é uma manifestação artística. A linguagem é o material da Literatura, isto é, o artista literário trabalha com a palavra. Em toda obra literária percebe-se uma ideologia, uma postura do artista diante da realidade e das aspirações humanas.

Leia a questão abaixo:
As Ilusões da Literatura- Mario Vargas Llosa
Condenados a uma existência que nunca está à altura de seus sonhos, os seres humanos tiveram que inventar um subterfúgio para escapar de seu confinamento dentro dos limites do possível: a ficção. Ela lhes permite viver mais e melhor, ser outros sem deixar de ser o que já são, deslocar-se no espaço e no tempo sem sair de seu lugar, nem de sua hora e viver as mais usadas aventuras do corpo, da mente e das paixões, sem perder o juízo ou trair o coração.
A ficção é compensação e consolo pelas muitas limitações e frustrações que fazem parte de todo destino individual e fonte perpétua de insatisfação, pois nada mostra de forma tão clara o quão minguada e inconsistente é a vida real quanto retornar a ela, depois de haver vivido, nem que seja de modo fugaz, a outra vida – a fictícia, criada pela imaginação à medida de nossos desejos.
(Folha de S. Paulo ,14.8.1995, transcrito de El País).

Assinale a alternativa que contém um conceito sobre literatura que NÃO combina com o que diz o texto acima.
a)    Literatura é criação de uma supra-realidade com os dados profundos e singulares da intuição do artista

b) Literatura é a arte da palavra e existe para provocar o deleite e ampliar a visão de mundo do leitor

c) Literatura é a expressão artística dos conteúdos da ficção ou imaginação por meio da palavra escrita
d) Grande Literatura é simplesmente a linguagem carregada de significado até o máximo grau possível
e) Ciência e Literatura têm o mesmo objeto de estudo, o mesmo método e servem aos mesmos fins da vida humana..

2 comentários: