terça-feira, 1 de agosto de 2017

REGÊNCIA NOMINAL




A sintaxe de regência estuda as relações de dependência das palavras nas orações e das orações no período. Ela divide-se em nominal(estuda o regime dos substantivos, adjetivos e advérbios) e verbal(estuda o regim  e dos verbos).
REGÊNCIA NOMINAL
É estabelecida por preposições que ligam um termo regido ou subordinado a um termo regente ou subordinante. Como já foi dito, o termo regente é sempre um nome, entendido como tal o substantivo, o adjetivo e o advérbio.
Termo Regente
Preposição
Termo Regido
Disposição(substantivo)
para
viajar.
Nocivo(adjetivo)
à
saúde.
Favoravelmente(advérbio)
a
todos.
Relação de regências de alguns nomes:
aceito a; adequado a; abrigado de; afável com, para com; alheio a; amante de; amigo de; amoroso com, para com; análogo a; ansioso de, por; anterior a; aparentado com; apto para, a; avaro de; avesso a; ávido de; bacharel em; benéfico a; bom para; caritativo com, para como; caro a; certo de; cheio de; cheiro a, de; coetâneo de; coevo de, a; compreensível a; comum a, de; conforme com, a; constante em; contíguo a; contrário a; devoto de; dócil a; doente de; doutor em; fácil de; favorável a; entendido em; erudito em; generoso com; hábil em; hostil a; ida a; idêntico a; idôneo para; leal a; lento em; liberal com; manco de; manso de; mau com, para, para com; mediano de, em; necessário a; nobre de, em, por; oblíquo a; oposto a; pálido de; pertinaz em; possuído de; querido de, por; rijo de; sábio em; tardo a; temeroso de; único em; útil a, para; vazio de.
REGÊNCIA VERBAL
É a relação de subordinação existente entre um complemento(palavra regida) e a palavra cujo sentido é completado. Neste caso é o verbo, que tem seu sentido completado por outro termo.
Regência de alguns verbos:
abraçar = no sentido de cingir, apertar nos braços, constrói-se com objeto direto ou indireto. Por exemplo: O pai abraçou o filho. Abraçou-se com a mãe. No sentido de adotar, seguir, constrói-se com objeto direto. Por exemplo: Não abraçou minha doutrina.
ansiar = no sentido de causar ânsia, angustiar, constrói-se com objeto direto. Por exemplo: A solidão ansiava-o. No sentido de desejar ardentemente, constrói-se com objeto indireto. Por exemplo: Ansiava por um novo amor.
aspirar = no sentido de sorver, tragar, constrói-se com objeto direto. Por exemplo: Marta aspirava o perfume das rosas. No sentido de desejar, pretender, constrói-se com objeto indireto. Por exemplo: Ela aspirava a altos cargos. Neste verbo não se usa os pronomes lhe e lhes.
assistir = admite várias regências. Por exemplo: O enfermeiro assiste o paciente(objeto direto ou indireto no sentido de prestar assistência, proteger, servir). Assisti ao jogo(objeto direto no sentido de presenciar, estar presente). Não lhe assiste o direito de julgar os indefesos(objeto indireto, lhe e lhes, no sentido de caber, pertencer direito ou razão a alguém). Durante minha infância, assistia num sítio muito aprazível(adjunto adverbial de lugar, no sentido de morar, residir).
chamar = pode ser usado com: objeto direto(O professor chamou o aluno). Objeto indireto(Chamou por um servente). Objeto direto + predicativo(Chamaram-no idiota). Objeto indireto + predicativo(Chamaram-lhe idiota). Nestes casos, o predicativo pode vir regido da preposição de. Por exemplo: Chamaram-no(lhe) de inteligente.
contentar-se = constrói-se com objeto indireto regido das preposições com, de, em. Por exemplo: Contentam-se com pouca coisa. Contentei-me de responder com certeza. Contentava-se em vê-la sofrer.
custar = no sentido de ser custoso, difícil, emprega-se na 3ª pessoa do singular, tendo como sujeito uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo, a qual pode vir precedida da preposição a. Por exemplo: Custa-me dizer o que aconteceu. Custa muito chegar até lá. No sentido de acarretar trabalhos, causar incômodos, constrói-se com objeto direto e indireto. Por exemplo: A imprudência custou-lhe lágrimas amargas.
deparar = constrói-se com objeto direto ou indireto no sentido de encontrar. Por exemplo: Deparei (com) mulheres na praia. Constrói-se com objeto direto ou indireto no sentido de fazer aparecer, apresentar. Por exemplo: O juiz não deparou solução ao processo. Constrói-se com objeto indireto no sentido de apresentar-se, oferecer-se, sendo o verbo pronominal. Por exemplo: Depararam-se com coisas estranhas.
dignar-se = constrói-se com objeto indireto regido da preposição de. Por exemplo: Não se dignou de expedir as ordens.
ensinar = constrói-se com objeto direto e indireto, geralmente. Por exemplo: Ensinou-o(lhe) a lição.
entreter-se = constrói-se com objeto indireto regido das preposições a, com, em. Por exemplo: Entretinha-se com os palhaços.
esquecer e lembrar = admitem três construções: Esqueci o nome dela. Esqueci-me do nome dela. Esqueceu-me o nome dela.
informar, avisar, prevenir e certificar = podem ser: com objeto direto(Não o posso informar). Com objeto indireto(Não lhe posso informar). Com os dois objetos(Informei-me dos preços da carne).
investir = no sentido de atacar(O lutador investiu contra o adversário). No sentido de fazer investimentos(O governo investe enorme capitais). No sentido de apossar(Estava investido de nobre missão).
obedecer e desobedecer = com objeto indireto( Obedecia ao mestre).
perdoar e pagar = transitivo direto com objeto direto de coisa(Perdoei suas dívidas). Transitivo indireto com objeto indireto de pessoa(O pai não lhe perdoa). Transitivo direto e indireto(Perdoei-lhe a ofensa).
preferir = transitivo direto e indireto(Prefiro café a chá). Este verbo não se constrói com a locução do que. Também não se diga - preferir antes = é um pleonasmo, pois preferir já significa = querer antes.
presidir = constrói-se indiferentemente com objeto direto ou indireto. Por exemplo: Presidir o congresso ou ao congresso.
proceder = no sentido de ter fundamento, é intransitivo(Essa acusação não procede). No sentido de realizar, é transitivo indireto(Procedeu-se ao inventário da família).
querer = é transitivo direto no sentido de desejar(Eu a quero limpinha). É transitivo indireto no sentido de amar(Juro que lhe quero muito).
simpatizar e antipatizar = pede objeto indireto + com e não é pronominal. Por exemplo: Simpatizo com você. É erro grave dizer: Simpatizo-me com você.
visar = é transitivo direto no sentido de apontar arma de fogo contra(O caçador visou o alvo). É transitivo indireto no sentido de ter em vista(O pai trabalhava visando ao conforto dos filhos).
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Regência Nominal e Verbal
A professora Clodonéa de Jesus Ferreira da Siga Concursos selecionou 5 questões.
QUESTÕES
1. (Escrev./SP) Abaixo, há uma frase onde a regência
nominal não foi obedecida. Ache-a:
a) Éramos assíduos às festas da escola.
b) Os diretores estavam ausentes à reunião.
c) O jogador deu um empurrão ao árbitro.
d) Nossa casa ficava rente do rio.
e) A entrega é feita no domicílio.
2. (ICMS/MS) Assinale a frase errada quanto à
regência verbal.
a) Prefiro trabalhar a ficar parado.
b) Informei-lhe de todas as conseqüências.
c) Esqueceram-se das malas na estação.
d) A mudança não agradou aos contribuintes.
3. (ICMS/SP) O único texto que obedece rigorosamente
aos princípios de regência da língua culta escrita é:
a) Repete que puni e premiei professores que
discordavam ou concordavam com minhas
idéias.
b) Conquista é quando você pula da cama de
manhã e vai dormir à noite. E entre uma coisa e
outra, só faz o que gosta.
c) ...eis que o nosso Banco Central, que mal e
porcamente cuida da nossa vida bancária cheia
de abrolhos e escândalos, investiu-se de um
poder que as nações soberanas, ou quase isso,
não abrem mão.
d) ... os deuses mantêm seus protetores nas casas
onde residem, o que implica que os soberanos
dos céus e da terra tributam por sua vez um culto
a seus pequenos deuses domésticos.
e) Temos por princípio, não representar e nem
formular Queixa perante o Tribunal de Ética da
OAB, porém reservamo-nos no direito de
aconselhá-lo a leitura do Código de Ética, do
Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil.
4. De acordo com as regências (verbal e nominal),
julgue certas ou erradas as alternativas a seguir:
a) O guarda era suspeito por suborno.
b) A coisa de ela mais gosta é de cultivar samambaias.
c) Ele tinha aversão pela política.
d) Ele não lembra de mais nada.
e) O sentimento de liberdade é inerente do ser
humano.
5. Assinale como certas ou erradas as alternativas
quanto ao emprego da regência:
a) Marilda parecia muito segura de si.
b) Bom é o serviço em que nos acostumamos após
anos de trabalho.
c) Paguei a dívida e perdoei ao erro cometido.
d) Chegou o momento por que tanto ansiava.
e) Obedeço-o em quase tudo.
RESPOSTAS
1. De acordo com o gabarito oficial, a resposta
correta é A. No entanto, encontram-se, em dicionário
de regência nominal, as seguintes preposições para
assíduo: em e a.
2. B
“Informei-o de todas as conseqüências.” ou
“Informei-lhe todas as conseqüências
3. D
4.
a) Errado (O guarda era suspeito de suborno).
b) Errado (A coisa de que ela mais gosta é cultivar
samambaias).
c) Certo.
d) Errado (Ele não se lembra de mais nada).
e) Errado (O sentimento de liberdade é inerente ao
ser humano).
5.
a) Certa
b) Errada (Bom é o serviço com que...)
c) Errada (...e perdoei o erro cometido).
d) Certa
e) Errada (Obedeço-lhe)

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