terça-feira, 1 de agosto de 2017

USO DA PALAVRA QUE



.............A palavra QUE pode pertencer a várias categorias gramaticais, exercendo as mais diversas funções sintáticas. Veja abaixo quais são essas funções e classificações.
- Advérbio
Intensifica adjetivos e advérbios, atuando sintaticamente como adjunto adverbial de intensidade. Tem valor aproximado ao das palavras quão e quanto.
Ex1: Que longe está meu sonho!
Ex2: Os braços... Oh! Os braços! Que bem-feitos!
- Substantivo
Como substantivo, tem o valor de qualquer coisa ou alguma coisa. Nesse caso, é modificado por um artigo, pronome adjetivo ou numeral, tornando-se monossílabo tônico ( portanto, acentuado). Pode exercer qualquer função sintática substantiva.
Ex1: Um tentador quê de mistério torna-a cativante.
Ex2: "Meu bem querer tem um quê de pecado..." ( Djavan) Também quando indicamos a décima sexta letra do nosso alfabeto usamos o substantivo quê.
Ex : Mesmo tendo como símbolo kg, a palavra quilo deve ser escrita com quê.
- Preposição
Equivale à preposição de ou para, geralmente ligando uma locução verbal com os verbos auxiliares ter e haver. Na realidade, esse QUE é um pronome relativo que o uso consagrou como substituto da preposição de.
Ex1: Tem que combinar? (= de)
Ex2: Amanhã, teremos pouco que fazer em nosso escritório. (= para) Além disso, a partícula QUE atua como preposição quando possui sentido próximo ao de exceto ou salvo.
Ex : Chegara sem outro aviso que seu silêncio inquietante.
- Interjeição
Como interjeição, a palavra QUE (exclamativo) também se torna tônica, devendo ser acentuada. Exprime um sentimento, uma emoção, um estado interior e, equivale a uma frase, não desempenhando função sintática em oração alguma.
Ex1: Quê! Você por aqui!
Ex2: Quê! Nunca você fará isso!
- Partícula expletiva ou de realce
Neste caso, a retirada da palavra QUE não prejudica a estrutura sintática da oração. Sua presença, nestes contextos, é um recurso expressivo, enfático.
Ex1: Quase que ela desmaia!
Ex2: Então qual que é a verdade? Obs: Pode aparecer acompanhado do verbo ser, formando a locução é que.
Ex: Mas é que lá passava bonde.
- Pronome relativo
O pronome relativo refere-se a um termo (por isso mesmo chamado de antecedente), substantivo ou pronome, ao mesmo tempo que serve de conectivo subordinado entre orações. Geralmente, o pronome relativo introduz uma oração subordinada adjetiva, nela desempenhando uma função substantiva. Neste caso, pode ser substituído por qual, o qual, a qual, os quais, as quais.
Ex1: João amava Teresa que amava Raimundo.
Ex2: Às pessoas que eu detesto diga sempre que eu detesto.
- Pronome indefinido substantivo
Quando equivale a "que coisa".
Ex1: Que caiu?
Ex2: A fantasia era feita de quê?
- Pronome indefinido adjetivo
Quando, funcionando com adjunto adnominal, acompanha um substantivo.
Ex1: Que tempo estranho, ora faz frio, ora faz calor.
Ex2: Que vista linda há aqui!
- Pronome substantivo interrogativo
Substitui, nas frases da língua, o elemento sobre o qual se deseja resposta, exercendo sempre uma das funções substantivas, significando que coisa.
Ex1: Que terá acontecido? (= que coisa)
Ex2: Que adiantaria a minha presença? (= que coisa)
- Pronome adjetivo interrogativo
Acompanha os substantivos nas frases interrogativas, desempenhando função de adjunto adnominal.
Ex1: Que livro você está lendo?
Ex2: "Por aquela que foi tua, que orvalho em teus olhos tomba?" ( Cecília Meireles)
Obs: Caso semelhante (o qual não figura entre os tipos de pronomes registrados pela NGB) ocorre em frases exclamativas. Nesse caso, teríamos um pronome adjetivo exclamativo, sintaticamente atuando como adjunto adnominal.
Ex1: Que poema acabamos de declamar!
Ex2: Meu Deus! Que gelo, que frieza aquela!

- A conjunção QUE
O QUE pode ser conjunção coordenativa ou subordinativa.

- Conjunção coordenativa
Como conjunção coordenativa, a palavra QUE liga orações coordenadas, ou seja, orações sintaticamente equivalentes.
- Aditiva
Liga orações independentes, estabelecendo uma seqüência de fatos. Neste caso, o QUE não tem valor bastante próximo de conjunção e.
Ex1: Anda que anda e nunca chega a lugar algum.
Ex2: Fica lá o tempo com aquele chove que chove...!
- Explicativa
A oração coordenada explicativa aponta a razão de se ter feito a declaração contida em outra oração coordenada. Quando introduz esse tipo de oração, o QUE tem valor próximo ao da conjunção pois.
Ex1: Mantenhamo-nos unidos, que a união faz a força.
Ex2: Deixe, que os outros pegam.
- Adversativa Indica oposição, ressalva, apresentando valor equivalente a mas.
Ex1: Outro, que não eu, teria de fazer aquilo.
Ex2: Outro aluno, que não eu, deveria falar-lhe, professor!

- Conjunção subordinativa
A conjunção QUE é subordinativa quando introduz orações subordinadas substantivas e adverbiais. Essas orações são subordinadas porque desempenham, respectivamente, funções substantivas e adverbiais em outras orações ( chamadas principais ).
- Integrante
O QUE é conjunção subordinativa integrante quando introduz oração subordinada substantiva.
Ex1: "E ao lerem os meus versos pensem que eu sou qualquer coisa natural."( Alberto Caeiro)
Ex2: Parecia-me que as paredes tinham vulto.
- Causal
Introduz as orações adverbiais causais, possuindo valor próximo a porque.
Ex1: Fugimos todos, que a maré não estava pra peixe.
Ex2: Não esperaria mais, que elas podiam voar
- Final
Introduz orações subordinadas adverbiais finais, equivalendo a para que, a fim de que.
Ex1: "...Dizei que eu saiba." ( João Cabral de Melo Neto)
Ex2: Todos lhe fizeram sinal que se calasse.
- Consecutiva
Introduz as orações subordinadas adverbiais consecutivas.
Ex1: A minha sensação de prazer foi tal que venceu a de espanto.
Ex2: "Apertados no balanço Margarida e Serafim Se beijam com tanto ardor Que acabam ficando assim." ( Millôr Fernandes)
- Comparativa
Introduz orações subordinadas adverbiais comparativas.
Ex1: Eu sou maior que os vermes e todos os animais.
Ex2: As poltronas eram muito mais frágeis que o divã.
- Concessiva
Introduz orações subordinada adverbial concessiva, equivalente a embora.
Ex1: Que nos tirem o direito ao voto, continuaremos lutando.
Ex2: Estude, menino, um pouco que seja!
- Temporal
Introduz oração subordinada adverbial temporal, tendo valor aproximado ao de desde que.
Ex1: "Porém já cinco sóis eram passados que dali nos partíramos." ( Camões)
Ex2: Agora que a lâmpada acendeu, podemos ver tudo.




















Como determinar a função do que (relativo)?
a) Isole o “que” entre duas barras:
Foi o demerol, analgésico potente, /que/ levou Michael Jackson à morte
b) Transporte o termo anterior ao “que” para a oração após as barras:
...o demerol levou Michael Jackson à morte.
c) Analise a função do termo transportado (demerol) > sujeito
Função do que: sujeito

Outras (análises) funções do que:
2. Michael Jackson foi um ídolo /que/ o mundo jamais esquecerá
...o mundo jamais esquecerá o ídolo Michael Jackson
............................................objeto direto

Função do que: objeto direto

3. Jackson tinha um estilo extravagante de /que/ os críticos não gostavam
...os críticos não gostavam do estilo extravagante de Jackson
................................................objeto indireto

Função doque: objeto indireto

4. O terrível inimigo é a fama, de /que/ todos os mega-astros têm medo
...os mega-astros têm medo da fama...
compl. nominal

Função do que: complemento nominal

5. A mansão em /que/ Michael Jackson morava era alugada
...Michael Jackon morava na mansão...
ad. adverbial

Função do que: adjunto adverbial (lugar)
____________________________________________________________
Obs.: como conjunção integrante, o que não exerce função sintática.

O mundo sempre gostou de fingir que não idolatra Jackson, mas todos sabem que ele inventou a música pop e que revolucionou a arte da dança.
1- SUBSTANTIVO:Com o sentido de algo, alguma coisa(como substantivo deve ser acentuado)
Ex: Ele tem um quê de misterioso. Todos os gênios têm um quê de loucos.

2- PRONOME ADJETIVO:
A)- INTERROGATIVO: Que recado me deste ontem?
B)- EXCLAMATIVO: Que silêncio maravilhoso!
C)- INDEFINIDO: (quanto + variações) Que injúrias lhe dirigiu ele!

3- PRONOME SUBSTANTIVO RELATIVO: Refere-se a um termo anterior que ele representa.
Ex: A bicicleta que eu comprei era amarela. (sintaticamente= objeto direto)
O aluno que é seu irmão é muito inteligente. (sintaticamente= sujeito)
A casa em que moro é muito pobre. (sintaticamente= adjunto adverbial de lugar)
O aluno por que eu rezei é muito meu amigo. (sintaticamente= adjunto adverbial de favor)
O livro a que me refiro é muito caro. (sintaticamente= Objeto indireto)
A finalidade para que eu vim é a melhor possível.(sintaticamente= Adjunto adverbial de fim)
( Que = pronome relativo = o qual + variantes)

4- PRONOME SUBSTANTIVO INDEFINIDO INTERROGATIVO: Com o sentido de “Que coisa?”
Ex: Que me disseste ontem? (sintaticamente= Objeto direto)

5- PREPOSIÇÃO: “Que” substituindo a preposição “de” na perífrase : “ter de...”
Ex: Eu tive que fazer minha obrigação.

6- ADVÉRBIO: A)- DE MODO (“que”= como): Ex: Que assustador era aquele monstro.
B)- DE INTENSIDADE (“que= quanto): Que enganados andam os homens!

7- PARTÍCULA OPTATIVA: Dá sentido optativo às orações conshderadas independentes.
Ex: Que Deus o abençoe!

8- PARTÍCULA ENFÁTICA:(DE REALCE, ou EXPLETIVA, não tendo, assim, função na oração)
Ex: Há anos que não o vejo. (Há anos não o vejo.) - Trata-se, nesta frase, de mero adorno.
Aparece constantemente nas expressões: é que, foi que, era que, será que, seria que...
Ex: Eu é que dei o recado. - Será que vai chover? - Isso é que é... (uma oração só)

9- INTERJEIÇÃO: Como o substantivo, aqui também ele é acentuado.
Ex: Quê! Vocês se revoltam?

10- PARTÍCULA ITERATIVA: (iterum= outra vez) Vem repetido por ênfase e realce.
Ex: “Ai que saudades que tenho...” - Que felicidade que vocês me trazem!


QUE = CONJUNÇÃO COORDENATIVA

1- ADITIVA: (Com valor de “e”) : Ex: Bate que bate. - Mexe que mexe.

2- ALTERNATIVA: (Quando repetida)
Ex: Que me atendam que não me atendam, citá-los-ei em Juízo. - Um que outro vai à Índia.

3- ADVERSATIVA: (Com o sentido de mas, porém, contudo, todavia, entretanto...)
Ex: Você pode ir que eu não irei.

4. EXPLICATIVA: (Com o sentido de “por que” “porquanto”)
Ex: Façam silêncio, que Judite está dormindo.


QUE = CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA

1. INTEGRANTE:Geralmente entre dois verbos, completando, integrando o sentido do primeiro.
Ex: Verificou que só se ocupava com elas! - Ela quis que ele ficasse em casa.
Não desejamos que tu morras. - Tudo depende de que estudes bastante.
O que quero é que tu voltes logo. - Que você permaneça é o nosso real desejo.

2. COMPARATIVA: (depois de: mais, menos, melhor, pior, como, maior, menor, etc...)
Ex: “Não há maior erro que não conhecer o homem o seu erro”. (Fr. Heitor Pinto)

3- CAUSAL: (Quando o verbo da frase principal não for imperativo. Veja a explicativa)
Ex: Vou depressa, que preciso chegar cedo.

4- CONCESSIVA: (embora, ainda que)
Ex: Gosto de goiabas, verdes que estejam.

5- TEMPORAL: (enquanto, quando)
Ex: Não andam muito que no erguido cume
Se acharam onde um campo se esmaltava. (Camões)

6- FINAL: (a fim de que, para que)
Ex: Dai-me igual canto aos feitos da famosa
Gente vossa a que Marte tanto ajuda,
Que se espalhe e se cante no Universo
Se tão sublime preço cabe em verso. (Camões)

7- CONSECUTIVA: (Depois de tal, tanto, tão, etc...)
Ex: É de tal maneira idiota que todos se riem dele.

8- CONDICIONAL: (SE)
Ex: Não fui eu que quebrei o copo, que fosse, que tem você com isso?
Função da palavra QUE
A palavra QUE pode pertencer a várias categorias gramaticais, exercendo as mais diversas funções sintáticas. Veja abaixo quais são essas funções e classificações. 
Advérbio 
Intensifica adjetivos e advérbios, atuando sintaticamente como adjunto adverbial de intensidade. Tem valor aproximado ao das palavras quão e quanto. 
Ex1: Que longe está meu sonho! 
Ex2: Os braços...;oh! Os braços! Que bem-feitos! 
Substantivo 
Como substantivo, tem o valor de qualquer coisa ou alguma coisa. Nesse caso, é modificado por um artigo, pronome adjetivo ou numeral, tornando-se monossílabo tônico ( portanto, acentuado). Pode exercer qualquer função sintática substantiva. 
Ex1: Um tentador quê de mistério torna-a cativante. 
Ex2: "Meu bem querer 
Tem um quê de pecado..."( Djavan) 
Também quando indicamos a décima sexta letra do nosso alfabeto usamos o substantivo quê. 
Ex: Mesmo tendo como símbolo kg, a palavra quilo deve ser escrita com quê. 
Preposição 
Equivale à preposição de ou para, geralmente ligando uma locução verbal com os verbos auxiliares ter e haver. Na realidade, esse QUE é um pronome relativo que o uso consagrou como substituto da preposição de. 
Ex1: Tem que combinar? (= de) 
Ex2: Amanhã, teremos pouco que fazer em nosso escritório. (= para) 
Além disso, a partícula QUE atua como preposição quando possui sentido próximo ao de exceto ou salvo. 
Ex: Chegara sem outro aviso que seu silêncio inquietante. 
Interjeição 
Como interjeição, a palavra QUE (exclamativo) também se torna tônica, devendo ser acentuada. Exprime um sentimento, uma emoção, um estado interior e, equivale a uma frase, não desempenhando função sintática em oração alguma. 
Ex1: Quê! Você por aqui! 
Ex2: Quê! Nunca você fará isso! 
Partícula expletiva ou de realce 
Neste caso, a retirada da palavra QUE não prejudica a estrutura sintática da oração. Sua presença, nestes contextos, é um recurso expressivo, enfático. 
Ex1: Quase que ela desmaia! 
Ex2: Então qual que é a verdade? 
Obs: Pode aparecer acompanhado do verbo ser, formando a locução é que. 
Ex: Mas é que lá passava bonde. 
Pronome relativo 
O pronome relativo refere-se a um termo (por isso mesmo chamado de antecedente), substantivo ou pronome, ao mesmo tempo que serve de conectivo subordinado entre orações. Geralmente, o pronome relativo introduz uma oração subordinada adjetiva, nela desempenhando uma função substantiva. Neste caso, pode ser substituído por qual, o qual, a qual, os quais, as quais. 
Ex1: João amava Teresa que amava Raimundo. 
Ex2: Às pessoas que eu detesto diga sempre que eu detesto. 
Pronome Indefinido Substantivo 
Quando equivale a "que coisa". 
Ex1: Que caiu? 
Ex2: A fantasia era feita de quê? 
Pronome Indefinido Adjetivo 
Quando, funcionando com adjunto adnominal, acompanha um substantivo. 
Ex1: Que tempo estranho, ora faz frio, ora faz calor. 
Ex2: Que vista linda há aqui! 
Pronome substantivo interrogativo 
Substitui, nas frases da língua, o elemento sobre o qual se deseja resposta, exercendo sempre uma das funções substantivas, significando que coisa. 
Ex1: Que terá acontecido? (= que coisa) 
Ex2: Que adiantaria a minha presença? (= que coisa) 
Pronome adjetivo interrogativo 
Acompanha os substantivos nas frases interrogativas, desempenhando função de adjunto adnominal. 
Ex1: Que livro você está lendo? 
Ex2: "Por aquela que foi tua, 
Que orvalho em teus olhos tomba?" ( Cecília Meireles) 
Obs: Caso semelhante (o qual não figura entre os tipos de pronomes registrados pela NGB) ocorre em frases exclamativas. Nesse caso, teríamos um pronome adjetivo exclamativo, sintaticamente atuando como 
adjunto adnominal. 
Ex1: Que poema acabamos de declamar! 
Ex2: Meu Deus! Que gelo, que frieza aquela! 
A conjunção QUE: o QUE pode ser conjunção coordenativa ou subordinativa.  Conjunção coordenativa  Como conjunção coordenativa, a palavra QUE liga orações coordenadas, ou seja, orações sintaticamente equivalentes. 
Aditiva 
Liga orações independentes, estabelecendo uma seqüência de fatos. Neste caso, o QUE não tem valor bastante próximo de conjunção e. 
Ex1: Anda que anda e nunca chega a lugar algum. 
Ex2: Fica lá o tempo com aquele chove que chove...! 
Explicativa 
A oração coordenada explicativa aponta a razão de se ter feito a declaração contida em outra oração coordenada. Quando introduz esse tipo de oração, o QUE tem valor próximo ao da conjunção pois. 
Ex1: Mantenhamo-no unidos, que a união faz a força. 
Ex2: Deixe, que os outros pegam. 
Adversativa 
Indica oposição, ressalva, apresentando valor equivalente a mas. 
Ex1: Outro, que não eu, teria de fazer aquilo. 
Ex2: Outro aluno, que não eu, deveria falar-lhe, professor!
Conjunção subordinativa  A conjunção QUE é subordinativa quando introduz orações subordinadas substantivas e adverbiais. Essas orações são subordinadas porque desempenham, respectivamente, funções substantivas e adverbiais em outras orações ( chamadas principais ). 
Integrante 
O QUE é conjunção subordinativa integrante quando introduz oração subordinada substantiva. 
Ex1: "E ao lerem os meus versos pensem que eu sou qualquer coisa natural."( Alberto Caeiro) 
Ex2: Parecia-me que as paredes tinham vulto. 
Causal 
Introduz as orações adverbiais causais, possuindo valor próximo a porque. 
Ex1: Fugimos todos, que a maré não estava pra peixe. 
Ex2: Não esperaria mais, que elas podiam voar. 
Final 
Introduz orações subordinadas adverbiais finais, equivalendo a para que, a fim de que. 
Ex1: "...Dizei que eu saiba." ( João Cabral de Melo Neto) 
Ex2: Todos lhe fizeram sinal que se calasse. 
Consecutiva 
Introduz as orações subordinadas adverbiais consecutivas. 
Ex1: A minha sensação de prazer foi tal que venceu a de espanto. 
Ex2: "Apertados no balanço 
Margarida e Serafim 
Se beijam com tanto ardor 
Que acabam ficando assim." ( Millôr Fernandes) 
Comparativa 
Introduz orações subordinadas adverbiais comparativas. 
Ex1: Eu sou maior que os vermes e todos os animais. 
Ex2: As poltronas eram muito mais frágeis que o divã. 
Concessiva 
Introduz orações subordinada adverbial concessiva, equivalente a embora. 
Ex1: Que nos tirem o direito ao voto, continuaremos lutando. 
Ex2: Estude, menino, um pouco que seja! 
Temporal 
Introduz oração subordinada adverbial temporal, tendo valor aproximado ao de desde que. 
Ex1: "Porém já cinco sóis eram passados que dali nos partíramos." ( Camões) 
Ex2: Agora que a lâmpada acendeu, podemos ver tudo. 
sintáticas diferentes.

Vejamos, separadamente, cada uma das funções do que:

a) pronome interrogativo: faz referência a pessoas (substantivo) ou a coisas (adjetivo).
Exemplos: O que ocorreu nesta sala? (substantivo)
Que tema você escolheu? (adjetivo – acompanha o substantivo)

b) pronome relativo: refere-se a um termo anterior.

Exemplo: As crianças que gostam de fabricar seu próprio brinquedo se mostram mais criativas no futuro.

c) pronome adjetivo indefinido: tem sentido de “quanto”, “quantas”.

Exemplo: Que horas são agora?

d) conjunção coordenativa aditiva: liga orações e tem valor próximo da conjunção “e”.

Exemplo: Diz que diz, mas não faz nada!

e) conjunção coordenativa explicativa: valor próximo de “pois”.

Exemplo: Devemos nos amar, que o ódio consome e destrói a alma.

f) conjunção subordinativa integrante: introduz oração subordinada substantiva.

Exemplo: Ficou claro que você não vai mais discutir o mesmo assunto. /

g) conjunção subordinativa causal: valor próximo de “porque”.

Exemplo: Corram, que o tornado está próximo da nossa cidade!

h) conjunção subordinativa temporal: valor próximo de “desde que”.

Exemplo: Cinco anos passaram que dali fomos embora.

i) conjunção subordinativa concessiva: valor próximo de “embora”, “ainda que”

Exemplo: Que não gostem de nosso companheirismo, continuaremos unidos!

j) conjunção subordinativa consecutiva: exprime conseqüência.

Exemplo: Tanto pediu que foi atendido.

k) Substantivo: quando se refere à própria partícula “que”. Vem acentuado por ser monossílabo tônico, acompanhado ou de artigo ou de palavra com valor de adjetivo.

Exemplo: Este livro tem um quê de instigação e mistério.

l) Interjeição: exprime surpresa, espanto e vem acentuado:

Exemplo: Quê! Você foi ao casamento?

m) partícula de realce: não prejudica a estrutura sintática se retirado.

Exemplo: Que vontade que tenho de conversar com você às vezes.

n) preposição: substitui a preposição “de” quando acompanhada dos verbos ter e haver.

Exemplo: Tenho que vestir algo apropriado.
Há que se perceber o equívoco.

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