Produção de
texto
INSTRUÇÕES PARA REALIZAR AS SUAS PRODUÇÕES:
1. Leia
com calma e atenção as orientações propostas, redigindo-as com clareza.
2. A
redação deverá ser escrita com caneta preta, faça um rascunho e
transfira para esta folha definitiva.
3. Não
faça rasuras: não rabisque, não utilize corretivo líquido, nem desenhe na
redação.
4.
Escreva com letra legível (fazer cursiva ou “de forma”) as
informações da redação, revisando-as antes de devolvê-la.
5.
Lembre-se de manter: o
foco narrativo (1º ou 3ª pessoa)
6.
Fazer parágrafos e margens regulares.
7.
Título : de preferência
sem verbo e centralizado na folha.
8.
Pular uma linha entre o título e o texto.
9.
NÃO se pode USAR : sinais
matemáticos; maiúsculas alegorizantes; palavras sublinhadas; sinais de
pontuação não oficiais , como: ?! ou
!!!; desenhos e esquemas ; evite gírias, estrangeirismos, sigla, abreviatura e
numeral
(Alegorizantes- correspondem à utilização de letras maiúsculas no
meio do texto sem que haja alguma razão
gramatical para o seu uso.)
10.
Fazer mínimo 15 linhas. O ideal é
entre 22 a 28 linhas .
11.
Fazer de 4 a 6 parágrafos e
*período de até 4 linhas.
12.
Entregar na data (uma produção por semana)
CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DA
REDAÇÃO:
1
|
GÊNERO (1,0ou 0,1)
|
1.1.Estrutura(o texto
segue a estrutura do gênero estudado ou pedido?)
|
2
|
GRAFIA (1,0 ou 0,1)
|
2.1. Ortografia
2.2. Acentuação
2.3. Pontuação- usar a
pontuação adequada
|
3
|
GRAMATICALIDADE
(2,0ou 0,2)
|
3.1.Morfologia
3.2.Colocação pronominal
3.3.Regência verbal
3.4.Regência nominal
|
4
|
TEXTUALIDADE
(3,0 ou 0,3)
|
4.1. Coerência (sentido)- começo,
meio e fim
4.2. Coesão (ligação)
4.3. Unidade temática
*Falta de clareza e concisão
|
5
|
DISCURSIVIDADE
(3,0ou 0,3)
|
5.1.Adequação ao tema
5.2.Criatividade/originalidade
5.3.Adequação semântica( vocabulário
adequado e clareza textual)
|
ASPECTOS
ESTÉTICOS
|
ASPECTOS
GRAMATICAIS
|
ASPECTOS
ESTILÍSTICOS
|
ORGANIZAÇÃO
DO TEXTO
|
( )
Ilegibilidade da letra
( )
Ausência de paragrafação
( )
Ausência de margens
regulares
( )
Parágrafos desalinhados
( )
Sem título
|
( )
Problema de ortografia
( )
Problema de acentuação
( )
Problema de pontuação
( )
Problema de concordância
( )
Problema de regência
|
( )
Excesso de repetição de palavras
( )
Uso de frases muito longas
( )
Emprego de palavras ou expressões inadequadas
( )
Emprego de elementos
conectivos
da língua falada
( )
Ausência da letra inicial maiúscula (distinguir maiúscula/minúscula)
( )
Não obediência ao limite mínimo de linhas
|
( ) Fuga
do tema ou da proposta de redação
( )
Falta de clareza e
concisão
( )
Falta de coerência
( )
Falta de originalidade
( )
Problema estrutural
|
Nome:______________Nº____ 6º ano Profª Bernadete
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Valor: 1,0 Nota:
|
|
6º E.F.
|
/ 02/2018
|
1º
|
Narração:3ª P.S.
|
||
NARRAÇÃO: PAPEL DE CARTA –
ESCOLHA A LÂMINA QUE MAIS GOSTOU. Observe-as bem.
|
Lâmina escolhida : número: 1 2 3 4 5 6
TÍTULO:
1
|
.
|
||
2
|
|
||
3
|
|
||
4
|
|
||
5
|
|
||
6
|
|
||
7
|
|
||
8
|
|
||
9
|
|
||
10
|
|
||
11
|
|
||
12
|
|
||
13
|
|
||
14
|
|
||
15
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
TAREFA DE
CASA LÍNGUA
PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota:
|
|
6º E.F.
|
12/02/2018
|
1º
|
Narração 3ª p.
|
||
Numere os quadrinhos (da página seguinte) na sequência
correta.
Pinte-os
Na história, aparecem os personagens: o
garoto, a mãe dele e os coleguinhas de escola. Reveja a história, seguindo
com atenção a ordem dos quadrinhos (1,2,3 etc) e transforme-a numa narrativa escrita (3ª
pessoa-ele/ela).
Atente para o fato de que alguns quadrinhos
sugerem diálogo entre as
personagens. Crie esses diálogos (lembre-se de que as falas deverão ser
iniciadas por travessão) e
encaixe-os em seu texto.
|
TÍTULO:
1
|
|
||
2
|
|
||
3
|
|
||
4
|
|
||
5
|
|
||
6
|
|
||
7
|
|
||
8
|
|
||
9
|
|
||
10
|
|
||
11
|
|
||
12
|
|
||
13
|
|
||
14
|
|
||
15
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
TAREFA DE CASA (evite o
uso repetitivo do pronome eu)
LÍNGUA
PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota:
|
|
6º E.F.
|
26
/02/2018
|
1º
|
Narração 1ª p.
|
||
Fale um pouco sobre você. Se quiser, siga as ideias
abaixo. Dê respostas completas:
1º parágrafo
Qual é seu nome?
Quantos anos você tem?
Onde você mora?
Você tem irmãos? Quantos?
|
2º parágrafo
O que você mais gosta de fazer?
Às vezes, você fica triste? Quando?
Quem é seu melhor amigo? Sobre o que conversam?
|
3º parágrafo
Como é a casa em que você mora?
Como você gostaria que ela fosse?
Seu pai e sua mãe trabalham? Em quê?
Você conversa muito com seu pai e sua mãe?
Sobre o que conversam?
Você gosta de seus familiares?
|
4º parágrafo
O que você acha do estudo? E da escola em que você estuda?
Você brinca? De que gosta de brincar?
Você ajuda seus pais em alguma
coisa? Em quê?
|
5º parágrafo
Você acredita em Deus? Quem é
Deus para você?
Você é feliz? Quando você fica
muito alegre?
O que gostaria de ter, mas não
tem?
Se você pudesse, o que mudaria
no mundo?
|
TÍTULO:
Quem sou eu?
1
|
.
|
||
2
|
|
||
3
|
|
||
4
|
|
||
5
|
|
||
6
|
|
||
7
|
|
||
8
|
|
||
9
|
|
||
10
|
|
||
11
|
|
||
12
|
|
||
13
|
|
||
14
|
|
||
15
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
TAREFA DE CASA (Observação: dar um
título) LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota:
|
|
6º E.F.
|
05/03/2018
|
1º
|
Diálogo
|
||
TAREFA DE CASA
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota:
|
|
6º E.F.
|
12/03/2018
|
1º
|
descrição
|
||
Na descrição objetiva, busca-se a máxima aproximação do
texto com a imagem do que se vê, de forma a recriar o objeto da forma mais
clara e realística possível, usando, portanto, uma linguagem clara e direta,
com palavras de sentido único, ou seja, a linguagem denotativa.
|
A cômoda é
antiga e muito bonita. Está em perfeito estado.
É laminada
em raiz de nogueira e tem formato retangular. Possui três gavetas grandes com
puxadores de bronze. O tampo é de um mármore claro e opaco. Seus pés são de
bronze.
|
Escolha um
objeto que você goste muito e descreva-o.
Nome do objeto:
1
|
|
2
|
|
3
|
|
4
|
|
5
|
|
6
|
|
7
|
|
8
|
|
9
|
|
10
|
|
11
|
|
12
|
|
13
|
|
14
|
|
15
|
|
TAREFA DE CASA:
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota:
|
|
6º E.F.
|
26/03/2018
|
1º
|
Narração
1ª pessoa
|
||
Continue o texto
abaixo.
Título: _________________________________________________
De repente, estava passando por uma rua deserta e escura. Quando ouvi barulho de passos
Título: _________________________________________________
De repente, estava passando por uma rua deserta e escura. Quando ouvi barulho de passos
vindos atrás de
mim. Não tive coragem de olhar para trás. Avistei um beco, corri e entrei nele
para me
esconder.
1
|
.
|
||
2
|
|
||
3
|
|
||
4
|
|
||
5
|
|
||
6
|
|
||
7
|
|
||
8
|
|
||
9
|
|
||
10
|
|
||
11
|
|
||
12
|
|
||
13
|
|
||
14
|
|
||
15
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
TAREFA DE CASA:
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota: 1,0
|
|
6º E.F.
|
02/04/2018
|
2º
|
Bilhete
|
||
Gênero: Bilhete
|
Estrutura:
Data e Localização
Vocativo: Querida
amiga, Mamãe, Dona Maria
Corpo do texto ( um
parágrafo);
Despedida;
Assinatura
|
Crie um pequeno bilhete convidando um amigo para passar um fim de
semana num lugar especial ou em sua casa.
Observação: não faça linhas dentro do retângulo.
|
TAREFA DE CASA
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora:
Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE
ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota: 1,0
|
|
6º E.F.
|
09/04/2018
|
1º
|
Narrativa
|
||
Continue
o texto a partir da seguinte situação inicial:
Título:_________________________________________________________________________________
No sábado, resolvemos ir a uma festa na casa de um colega, do outro lado da
cidade. Como não conhecíamos bem o
bairro, descemos do ônibus dois
pontos antes e tivemos que caminhar.
Já estava escurecendo e o que encontramos
naquela esquina, encheu-nos de pavor
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
.
|
|
|
|
|
|
|
TAREFA DE CASA
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota: 1,0
|
|
6º E.F.
|
16/04/2018
|
1º
|
Narrativa
|
||
Conte um sonho ( seu ou de sua personagem)
Siga
o roteiro abaixo: DÊ RESPOSTAS COMPLETAS. NÃO PRECISA SER NA SEQUÊNCIA!
1º parágrafo:
Qual é o nome da personagem?
Como ela era?
O que ela gostava de fazer?
Onde
morava?
|
2º parágrafo:
A personagem viu alguma coisa especial? O quê?
Quando? Onde?
O que ela pensava?
O que ela
fazia?
|
3º parágrafo:
Com o que ela sonhou?
Como foi o sonho?
No sonho, ela conseguiu o que queria?
|
Título:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TAREFA DE CASA
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota: 1,0
|
|
6º E.F.
|
07/05/2018
|
2º
|
Narrativa
|
||
1-
Verifique se está na sequência. Se necessário, coloque
na sequência em que acha que os fatos aconteceram.
Título:
_________________________________________________
1
|
.
|
2
|
|
3
|
|
4
|
|
5
|
|
6
|
|
7
|
|
8
|
|
9
|
|
10
|
|
11
|
|
12
|
|
13
|
|
14
|
|
15
|
|
|
|
|
|
TAREFA DE CASA
LÍNGUA
PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota: 1,0
|
|
6º E.F.
|
14/05/2018
|
2º
|
1ª PESSOA
|
||
Título:
Um dia inesquecível.
1
|
.
|
||
2
|
|
||
3
|
|
||
4
|
|
||
5
|
|
||
6
|
|
||
7
|
|
||
8
|
|
||
9
|
|
||
10
|
|
||
11
|
|
||
12
|
|
||
13
|
|
||
14
|
|
||
15
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
TAREFA DE CASA
LÍNGUA
PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota:
|
|
6º E.F.
|
28
/05 /2018
|
2º
|
Narração
|
||
TEMA:
Você tem medo de quê?( Escreva uma narração cujo protagonista, levado pelo
medo, envolve-se em uma situação
cômica ou desagradável. Narre em primeira
pessoa ou terceira pessoa. Dê um
título.
Título:
1
|
.
|
||
2
|
|
||
3
|
|
||
4
|
|
||
5
|
|
||
6
|
|
||
7
|
|
||
8
|
|
||
9
|
|
||
10
|
|
||
11
|
|
||
12
|
|
||
13
|
|
||
14
|
|
||
15
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
TAREFA DE CASA
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota:
|
|
6º E.F.
|
04/06/2018
|
1º
|
discurso direto
|
||
Discurso Direto: Neste tipo de discurso as personagens ganham voz.
É o que ocorre normalmente em diálogos. Isso permite que traços da fala e da
personalidade das personagens sejam destacados e expostos no texto. O discurso direto reproduz fielmente as falas
das personagens. Verbos como dizer,
falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens
sejam introduzidas e elas ganhem vida, como em uma peça teatral.
Travessões, dois pontos, aspas e
exclamações são muito comuns durante a reprodução das falas.
Elabore um
diálogo entre duas pessoas que acabaram de se conhecer.
Título:
1
|
|
||
2
|
_____
|
||
3
|
_____
|
||
4
|
|
||
5
|
|
||
6
|
|
||
7
|
|
||
8
|
|
||
9
|
|
||
10
|
|
||
11
|
|
||
12
|
|
||
13
|
|
||
14
|
|
||
15
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
TAREFA DE CASA
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota:
|
|
6º E.F.
|
11/06/2018
|
2º
|
Narração
1ª ou 3ª p
|
||
Conte um sonho ( seu ou de sua personagem)
Título:
1
|
|
|
2
|
|
|
3
|
|
|
4
|
|
|
5
|
|
|
6
|
|
|
7
|
|
|
8
|
|
|
9
|
|
|
10
|
|
|
11
|
|
|
12
|
|
|
13
|
|
|
14
|
|
|
15
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TAREFA DE CASA
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA DE ENTREGA
|
Bimestre
|
Produção
|
Nota:
|
|
6º E.F.
|
18/06/2018
|
2º
|
Narração 3ª p.
|
||
Narrativa de Aventura
Produza um texto narrativo em que uma
personagem viverá uma aventura fantástica: ele (ou ela) encontrará um
livro muito antigo e será “tragado” para seu interior; lá encontrará um
mundo fantástico e bem diferente do nosso. A partir daí, o personagem viverá
uma grande aventura. Quando voltar a nossa realidade, o personagem deve
concluir que a leitura sempre lhe proporcionará grandes aventuras.
Não se esqueça de que: • dar um título bem interessante; •
descrever o cenário (lugar);• os personagens devem ter nomes; • o foco
narrativo deve ser em 3ª pessoa; • podem existir diálogos.
Título:
1
|
|
||
2
|
|
||
3
|
|
||
4
|
|
||
5
|
|
||
6
|
|
||
7
|
|
||
8
|
|
||
9
|
|
||
10
|
|
||
11
|
|
||
12
|
|
||
13
|
|
||
14
|
|
||
15
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
Nenhum comentário:
Postar um comentário