REGISTRO DE OBSERVAÇÕES- 1ª e 2ª SESSÕES DATAS:
NOME: IDADE:. NASCIMENTO: Psicopedagoga:
Maria Bernadete Lizareli Wippich
LATERALIDADE (HABILIDADE MOTORA)
1-
RECONHECE SEU LADO DIREITO E SEU LADO
ESQUERDO(dominância lateral?) ? ( )S
( ) N ( )CONFUNDE-SE
OBJETIVOS
-ESTRATÉGIAS
|
OBSERVAÇÃO
|
CONCLUSÃO
|
PLANO
TERAPÊUTICO
|
.Perceber
o lado Dominante( tem força, rapidez e precisão);
coordenação óculo-manual e
óculo
pedal;uso do caleidoscópio
Lateralidade ocular:
Preferência
de olho
visada por telescópio de papel
visada
através de buraco em cartão
visada para
“tiro ao alvo”
Lateralidade pedal:
Preferência de Pé
chutar uma bola
subir em uma cadeira
escrever iniciais com o pé
equilibrar-se com um pé e
ponta dos pés
Lateralidade manual:
Preferência de Mão escrever o nome
atirar uma bola de papel
simulação- escovar os dentes
folhear uma revista
mastigar
Lateralidade auditiva:
Colocar
a criança de costas para o obvservador, tendo este que fazer um sinal.Em
função da rotação do corpo, registrar para que lado foi realizada. Pedir para
a criança simular a situação de atender o telefone
1-Distribuição
de cartas
(Teste
cronometrado-distribuir com as duas mãos)
2-
Diadicocinética(movimento de marionetes)
(Teste
cronometrado-movimentar com as duas
mãos)
3-
Jogo da amarelinha- empurrar o objeto com um pé, sobre
o qual a criança se desloca, de acordo com linhas traçadas no chão, anota-se
o pé escolhido
4-cortar
papel com uma tesoura
5-Comer
6-assoar
7-descalçar
os sapatos
8-primeiro
pé a entrar nas calças
|
( ) USA ÓCULOS-GRAUS
OD( . ) OE ( )
( ) USA APARELHO AUDITIVO. Desde --anos aparelho- ouvido
OLHO
DIREITO ( ) OLHO ESQUERDO ( )
PÉ
D( )
PÉ E ( )
PÉ D( ) PÉ E (
)
PÉ D( ) PÉ E (
)
PÉ
D(
)
PÉ E ( )
*dificuldade
MÃO D
(
) MÃO E ( x )
MÃO D (
) MÃO E ( )
MÃO D (
) MÃO E ( )
MÃO D (
) MÃO E ( )
MÃO D ( ) MÃO E (
)
LADO D( ) LADO E( )
OUVIDO
ESQUERDO ( ) OUVIDO
DIREITO ( )
MÃO D (
) MÃO E ( )
MÃO D ( ) MÃO E (
)
PÉ D( ) PÉ
E( )
MÃO D (
) MÃO E ( )
MÃO D (
) MÃO E ( )
MÃO D (
) MÃO E ( )
MÃO D (
) MÃO E ( )
PÉ D (
) PÉ E( )
|
(
)lateralidade
ambidestra(0 até5/7anos))( é tão forte e destra do lado esquerdo quanto do
lado direito.)
(
)destro verdadeiro (hemisfério esquerdo)-dominância da mão, olho e pé direito
(homogênio)
( )canhoto/sinistro (hem. direito)-
dominância da mão, olho, pé esquerdo (homogênio)
( )lateralidade cruzada (é destra
da mão e do olho, canhota do pé.
( )lateralidade homogênea: é destra ou canhota do olho, da mão, do ouvido e do pé.
( )ambicanhestras( desajeitada com
as 2 mãos)
(
)tendência esquerda***-
(
)lentidão motora
( ) Destralidade contrariada (um destro usando a mão esquerda)
( ) sinistralidade contrariada
( um sinistro usando mão direita)
( X
)falsa sinistralidade ( algo o
impediu de usar o seu lado dominante)
(
)falsa destralidade ( algo
o impediu de usas seu lado dominante.)
|
(
) determinação de lateralização, por meio do esquema corporal e a
estruturação espaço-temporal)
( ) Exercícios de
reconhecimento esquerda-direita, por meio de
desenhos...
( )relaxamento
( ) desenvolvimento
perceptivo motor- Jogos de memória
Observações –anotações para
facilitar-me:
A lateralidade cruzada, quando se apresenta a mão
esquerda predominante, ao mesmo tempo em que a perna direita é a que se
destaca; ou no caso de se ter o uso da mão direita e o olho canhoto. Elas precisam então se submeter a um processo de
organização da sua psicomotricidade, ou seja, de autocontrole muscular –
atividades escritas, visuais e motoras -, para sintonizar estas predileções.
As pessoas com este problema, ao contrário dos canhotos, podem apresentam
distúrbios de aprendizagem(deficiência ou dificuldade).
Cerca da metade dos canhotos usam o olho
direito (dominância lateral incompleta).
Os
canhotos não são completamente esquerdos quanto os destros são direitos.
Os
canhotos exercem muitas atividades com o direito
o hemisfério esquerdo é o
dominante para a linguagem, a matemática e a lógica.(em destros o hemisfério
esquerdo é o dominante para a linguagem)
O direito para a orientação
espacial e o reconhecimento de fisionomias.
Problemas de
lateralidade(dislalia, inversões, omissões e gagueira|)
O
canhoto pode apresentar dificuldades motrizes , visuais e afetivas
Relação
corpo-espaço(memória topográfica)
Lateralidade cruzada-Dificuldade de aprender
os conceitos direita e esquerda, comprometimento na leitura e escrita, má postura,
dificuldade de coordenação motora fina, dificuldade de discriminação visual,
perturbações afetivas, distúrbios de linguagem e do sono , dif. de
estruturação espacial
Lateralidade É abstrato.
Um dos fatores de maior influencia no
desenvolvimento motor perceptivo é o desenvolvimento visual, a capacidade de
distinguir objetos, dentre eles os que mais interessam, é importantÍssima neste
processo.
|
Atividades
diversas que estimulam a Lateralidade:
Locomotoras:
As
atividades locomotoras possibilitam ao corpo se deslocar no espaço. Envolvem
atividades de rolar para frente, para trás, para o lado rastejar, caminhar,
correr, saltar e saltitar.
Exemplos
práticos:
- Caminhar na ponta dos pés;
- Caminhar livremente sem esbarrar nos colegas;
- Caminhar sobre linhas desenhadas no chão;
- Caminhar primeiro de olhos abertos e, em seguida, de olhos fechados;
- Caminhar como um anão e como um gigante;
- Caminhar atravessando obstáculos;
- Saltar só com o pé direito, depois só com o pé esquerdo, com movimentação acelerada e lentamente.
- Saltar obstáculos, ora pisando em todos, ora saltando um, saltando dois etc.
- Saltar desviando de obstáculos;
- Saltar para dentro de um arco e depois para fora dele;
- Saltar no mesmo lugar, com os pés juntos: para frente, para trás, para um dos lados, para o outro;
- Saltar uma corda balançando: com os pés juntos, alternando um pé e outro;
- Correr, livremente, movimentando todo o corpo;
- Correr, acompanhando o ritmo de palmas;
- Correr, chutando um objeto;
- Correr com um colega: lado a lado, atrás dele, segurando nos ombros como um trenzinho;
- Correr, transportando um recipiente plástico cheio de água sem derrubar o líquido;
- Imitar o pulo do sapo, do macaco, a minhoca se arrastando, o peixe nadando (peça também para que imite os sons conhecidos, exercitando a memória)
- Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas, vai parecer percorrer um túnel, circundar objetos.
Não-locomotoras:
As
atividades não – locomotoras não envolvem mudança de um ponto para outro no
espaço. Exemplos: equilibrar, flexionar, estender, torcer, balançar,
chacoalhar, girar e relaxar.
Exemplos
práticos:
- Balançar partes do corpo, exemplos: balançar somente os braços, só uma perna, só a cabeça;
- Equilibrar-se com os braços erguidos e os olhos fechados;
- Equilibrar-se na ponta dos pés;
- Flexionar as pernas, braços e tronco;
- Morto-vivo;
Manipulativas:
As
atividades manipulativas envolvem o manejo ou manuseio de objetos. Exemplos:
carregar, chacoalhar, balançar, levantar, empurrar, puxar, equilibrar
(habilidades que envolvam contato), bater, chutar, arremessar, rebater, pegar e
pendurar.
Exemplos
práticos:
- Arremessar a bola a um colega, deixando-a dar dois piques no chão;
- Passar uma bola, sucessivamente, por entre as pernas, primeiro sob a direita, depois sob a esquerda, por cima da cabeça e entre as pernas novamente;
- Jogar uma bola a um colega, agachando-se, aumentando e diminuindo a distância;
- Andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;
- Passar sob uma corda, que dois colegas seguram, sem encostar-se a ela;
- Jogar com um colega, ambos parados, usando as duas mãos. Variar a atividade continuando o lançamento, ambos em movimento e usando só uma das mãos.
Atividades
Lúdicas e Sensoriais
Atividades
lúdicas e sensoriais são utilizadas para ajudar a criança a explorar de forma
divertida a si mesmo e o mundo ao seu redor. Os primeiros anos de vida oferecem
novas experiências para que sejam estimulados todos os sentidos: a visão, a
audição, o tato, o olfato e o paladar. Portanto, estimulá-los faz parte do
desenvolvimento da criança.
Exemplos
práticos:
- Jogos de memória;
- Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas);
- Rasgar papéis com as mãos;
- Amassar os papéis picados;
- Confecção de colares;
- Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel;
- Massinhas de modelar;
- Argila;
- Brincar de faz-de-conta;
- Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar;
- Dançar;
- Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros;
- Brincar com água, terra, argila,areia, barro;
- Reconhecer os sabores: doce, salgado, amargo, azedo;
- Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado;
- Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas;
- Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente;
- Observar e explorar o ambiente através do tato;
- Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo;
- Identificar cores;
- Representar, por meio de gestos, sem utilização de objetos: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc;
- Rodinha para conversação;
- Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial;
- Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias;
- Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir;
- Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário