quinta-feira, 3 de novembro de 2016

LATERALIDADE (HABILIDADE MOTORA)



REGISTRO DE OBSERVAÇÕES-        1ª e 2ª SESSÕES                           DATAS:                                                  
NOME:                             IDADE:.      NASCIMENTO:                                                       Psicopedagoga: Maria Bernadete Lizareli Wippich               LATERALIDADE  (HABILIDADE MOTORA)
1-    RECONHECE SEU LADO DIREITO E SEU LADO ESQUERDO(dominância lateral?)  ? (     )S      (     )  N    (   )CONFUNDE-SE           
OBJETIVOS -ESTRATÉGIAS
OBSERVAÇÃO
CONCLUSÃO
PLANO TERAPÊUTICO
.Perceber o lado Dominante( tem força, rapidez e precisão);
coordenação óculo-manual e
 óculo pedal;uso do caleidoscópio


Lateralidade ocular:
Preferência de olho        
 visada por telescópio de papel
visada através de buraco em cartão
 visada para  “tiro ao alvo”
Lateralidade pedal:
Preferência de Pé             
 chutar uma bola
 subir em uma cadeira
 escrever iniciais com o pé
equilibrar-se com um pé e
ponta dos pés
Lateralidade manual:
Preferência de Mão            escrever o nome
 atirar uma bola de papel
 simulação-  escovar os dentes
folhear uma revista
mastigar

Lateralidade auditiva:
Colocar a criança de costas para o obvservador, tendo este que fazer um sinal.Em função da rotação do corpo, registrar para que lado foi realizada. Pedir para a criança simular a situação de atender o telefone


1-Distribuição de cartas
(Teste cronometrado-distribuir com as duas mãos)

2-  Diadicocinética(movimento de marionetes)
(Teste cronometrado-movimentar  com as duas mãos)

3-  Jogo da amarelinha- empurrar o objeto com um pé, sobre o qual a criança se desloca, de acordo com linhas traçadas no chão, anota-se o pé escolhido
4-cortar papel com uma tesoura
5-Comer
6-assoar
7-descalçar os sapatos
8-primeiro pé a entrar nas calças

(      ) USA ÓCULOS-GRAUS
OD(  .       )  OE (  )

(       ) USA APARELHO AUDITIVO. Desde  --anos aparelho- ouvido




OLHO DIREITO            (      )        OLHO ESQUERDO       (        )




PÉ D(   )      PÉ E        (      )
PÉ D(   )       PÉ E        (      )
PÉ D(    )       PÉ E        (      )
PÉ D(    )      PÉ E        (      )
*dificuldade

MÃO D (     )  MÃO E ( x   )
MÃO D (      )  MÃO E (     )
MÃO D (      )  MÃO E (     )
MÃO D (      )  MÃO E (     )
MÃO D (    )  MÃO E (      )
LADO D(  )     LADO E(    )



OUVIDO ESQUERDO   (    )                  OUVIDO DIREITO         (      )








MÃO D (      )  MÃO E (      )





MÃO D (      )  MÃO E (     )






PÉ D(  )  PÉ E(   )

MÃO D (      )  MÃO E (     )
MÃO D (      )  MÃO E (    )
MÃO D (      )  MÃO E (    )
MÃO D (      )  MÃO E (     )

PÉ D   (   )   PÉ E( )
(     )lateralidade ambidestra(0 até5/7anos))( é tão forte e destra do lado esquerdo quanto do lado direito.)
 (     )destro verdadeiro (hemisfério esquerdo)-dominância da mão, olho e pé direito (homogênio)
(     )canhoto/sinistro (hem. direito)- dominância da mão, olho, pé esquerdo (homogênio)
(     )lateralidade cruzada (é  destra da mão e do olho, canhota do pé.
(   )lateralidade homogênea: é destra ou canhota do olho, da mão, do ouvido  e do pé.
(     )ambicanhestras( desajeitada com as 2 mãos)
(     )tendência esquerda***-
 (     )lentidão motora
 (     ) Destralidade contrariada (um destro usando a mão esquerda)
(     ) sinistralidade contrariada
( um sinistro usando mão direita)
(   X  )falsa sinistralidade ( algo o impediu de usar o seu lado dominante)
(       )falsa destralidade ( algo o impediu de usas seu lado dominante.)
     ) determinação de lateralização, por meio do esquema corporal e a estruturação espaço-temporal)
(      ) Exercícios de reconhecimento esquerda-direita, por meio de  desenhos...
(      )relaxamento
(      ) desenvolvimento perceptivo motor- Jogos de memória
 

Observações –anotações para facilitar-me:
A lateralidade  cruzada, quando se apresenta a mão esquerda predominante, ao mesmo tempo em que a perna direita é a que se destaca; ou no caso de se ter o uso da mão direita e o olho canhoto. Elas  precisam então se submeter a um processo de organização da sua psicomotricidade, ou seja, de autocontrole muscular – atividades escritas, visuais e motoras -, para sintonizar estas predileções. As pessoas com este problema, ao contrário dos canhotos, podem apresentam distúrbios de aprendizagem(deficiência ou dificuldade).
 Cerca da metade dos canhotos usam o olho direito (dominância lateral incompleta).
Os canhotos não são completamente esquerdos quanto os destros são direitos.
Os canhotos exercem muitas atividades com o direito
o hemisfério esquerdo é o dominante para a linguagem, a matemática e a lógica.(em destros o hemisfério esquerdo é o dominante para a linguagem)
O direito para a orientação espacial e o reconhecimento de fisionomias.
Problemas de lateralidade(dislalia, inversões, omissões e gagueira|)
O canhoto pode apresentar dificuldades motrizes , visuais e afetivas
Relação corpo-espaço(memória topográfica) 
 Lateralidade cruzada-Dificuldade de aprender os conceitos direita e esquerda, comprometimento na leitura e escrita, má postura, dificuldade de coordenação motora fina, dificuldade de discriminação visual, perturbações afetivas, distúrbios de linguagem e do sono , dif. de estruturação espacial
Lateralidade É abstrato.
Um dos fatores de maior influencia no desenvolvimento motor perceptivo é o desenvolvimento visual, a capacidade de distinguir objetos, dentre eles os que mais interessam, é importantÍssima neste processo.


Atividades diversas que estimulam a Lateralidade:
Locomotoras:
As atividades locomotoras possibilitam ao corpo se deslocar no espaço. Envolvem atividades de rolar para frente, para trás, para o lado rastejar, caminhar, correr, saltar e saltitar.
Exemplos práticos:
  • Caminhar na ponta dos pés;
  • Caminhar livremente sem esbarrar nos colegas;
  • Caminhar sobre linhas desenhadas no chão;
  • Caminhar primeiro de olhos abertos e, em seguida, de olhos fechados;
  • Caminhar como um anão e como um gigante;
  • Caminhar atravessando obstáculos;
  • Saltar só com o pé direito, depois só com o pé esquerdo, com movimentação acelerada e lentamente.
  • Saltar obstáculos, ora pisando em todos, ora saltando um, saltando dois etc.
  • Saltar desviando de obstáculos;
  • Saltar para dentro de um arco e depois para fora dele;
  • Saltar no mesmo lugar, com os pés juntos: para frente, para trás, para um dos lados, para o outro;
  • Saltar uma corda balançando: com os pés juntos, alternando um pé e outro;
  • Correr, livremente, movimentando todo o corpo;
  • Correr, acompanhando o ritmo de palmas;
  • Correr, chutando um objeto;
  • Correr com um colega: lado a lado, atrás dele, segurando nos ombros como um trenzinho;
  • Correr, transportando um recipiente plástico cheio de água sem derrubar o líquido;
  • Imitar o pulo do sapo, do macaco, a minhoca se arrastando, o peixe nadando (peça também para que imite os sons conhecidos, exercitando a memória)
  • Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas, vai parecer percorrer um túnel, circundar objetos.
Não-locomotoras:
As atividades não – locomotoras não envolvem mudança de um ponto para outro no espaço. Exemplos: equilibrar, flexionar, estender, torcer, balançar, chacoalhar, girar e relaxar.
Exemplos práticos:
  • Balançar partes do corpo, exemplos: balançar somente os braços, só uma perna, só a cabeça;
  • Equilibrar-se com os braços erguidos e os olhos fechados;
  • Equilibrar-se na ponta dos pés;
  • Flexionar as pernas, braços e tronco;
  • Morto-vivo;
Manipulativas:
As atividades manipulativas envolvem o manejo ou manuseio de objetos. Exemplos: carregar, chacoalhar, balançar, levantar, empurrar, puxar, equilibrar (habilidades que envolvam contato), bater, chutar, arremessar, rebater, pegar e pendurar.
Exemplos práticos:
  • Arremessar a bola a um colega, deixando-a dar dois piques no chão;
  • Passar uma bola, sucessivamente, por entre as pernas, primeiro sob a direita, depois sob a esquerda, por cima da cabeça e entre as pernas novamente;
  • Jogar uma bola a um colega, agachando-se, aumentando e diminuindo a distância;
  • Andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;
  • Passar sob uma corda, que dois colegas seguram, sem encostar-se a ela;
  • Jogar com um colega, ambos parados, usando as duas mãos. Variar a atividade continuando o lançamento, ambos em movimento e usando só uma das mãos.
Atividades Lúdicas e Sensoriais
Atividades lúdicas e sensoriais são utilizadas para ajudar a criança a explorar de forma divertida a si mesmo e o mundo ao seu redor. Os primeiros anos de vida oferecem novas experiências para que sejam estimulados todos os sentidos: a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar. Portanto, estimulá-los faz parte do desenvolvimento da criança.
Exemplos práticos:
  • Jogos de memória;
  • Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas);
  • Rasgar papéis com as mãos;
  • Amassar os papéis picados;
  • Confecção de colares;
  • Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel;
  • Massinhas de modelar;
  • Argila;
  • Brincar de faz-de-conta;
  • Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar;
  • Dançar;
  • Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros;
  • Brincar com água, terra, argila,areia, barro;
  • Reconhecer os sabores: doce, salgado, amargo, azedo;
  • Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado;
  • Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas;
  • Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente;
  • Observar e explorar o ambiente através do tato;
  • Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo;
  • Identificar cores;
  • Representar, por meio de gestos, sem utilização de objetos: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc;
  • Rodinha para conversação;
  • Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial;
  • Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias;
  • Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir;
  • Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário