quinta-feira, 3 de novembro de 2016

PLANO INTERVENTIVO PARA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, DISLEXIA E DDA POR MEIO DA PSICOMOTRICIDADE e ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PARA ANÁLISE DE TODOS OS ASPECTOS PSICOMOTORESL



PLANO INTERVENTIVO PARA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, DISLEXIA E DDA POR MEIO DA PSICOMOTRICIDADE e ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PARA ANÁLISE DE TODOS OS ASPECTOS PSICOMOTORES. (não terminado)
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Também contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida do individuo.
É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
A criança, no decorrer de seu desenvolvimento, estabelece diferentes níveis de relacionamento, a partir dessas relações, também modifica suas sensações em relação à afetividade. Intrinsecamente, todos os três conhecimentos básicos estão ligados. É através do movimento, que a criança expressa suas emoções, e através das emoções em relação com o meio que ela desenvolve sua cognição.
Todos os movimentos, gestos, mímicas são expressos pela emoção, indicando uma pré-linguagem. A criança associa novos significados e percepções as suas ações a sua consciência e a sua cognição, possibilitando o desenvolvimento da afetividade e consequentemente da inteligência.
O corpo é o lugar onde se dá toda a experiência psicomotora do indivíduo e traz de forma dinâmica informações e diversão à criança, fazendo com ela possa não só conhecer seu próprio corpo, mas também a formação geral como ser humano.
A Psicomotricidade existe em todos os gestos e atividades que desenvolvem a motricidade da criança, que se fazem necessários para o conhecimento e domínio do corpo. É fator indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança. Sua estrutura serve de base para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança. Quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, o fundo do problema pode, em grande parte, estar no nível das bases do desenvolvimento psicomotor(esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e a pré-escrita)
As escolas hoje não podem mais ignorar a Psicomotricidade. Há alunos que apresentam dificuldades e muitas dessas dificuldades poderiam ser resolvidas por meio do  desenvolvimento psicomotor, desenvolvendo suas capacidades básicas, aumentando seu potencial motor e, através de movimentos, atingir aquisições mais elaboradas, como as intelectuais, auxiliando a sanar essas dificuldades.
A escola que trabalha para o desenvolvimento psicomotor da criança tende a contribuir para o bom aprendizado, visto que a educação psicomotora ajuda a criança a adquirir o estágio de perfeição motora até o final da infância nos seus aspectos neurológicos de maturação, nos planos rítmico e espacial.
É indiscutível que o exercício físico é muito necessário para o desenvolvimento mental, corporal e emocional do ser humano – e em especial da criança. O exercício físico estimula a respiração, a circulação, o aparelho digestivo, além de fortalecer os ossos, músculos e aumentar a capacidade física geral, dando ao corpo um pleno desenvolvimento.
Conscientizar –se de que a educação pelo movimento é uma peça fundamental na construção pedagógica, um meio insubstituível para afirmar certas percepções, desenvolver formas de atenção e pôr em jogo determinados aspectos da inteligência, permitindo à criança resolver mais facilmente os problemas atuais de sua escolaridade e chegar ao sucesso desejado: a alfabetização sem dificuldades.
Enfim, estimular atividades corporais para além da sala de aula auxiliará os alunos a vencer melhor os desafios da leitura e da escrita.



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PARA ANÁLISE DE TODOS OS ASPECTOS PSICOMOTORES:
1-Equilíbrio (dinâmico e estático).
Atividade: Andando em linha reta; Amarelinha; Pulando igual um sapo.
Materiais: Fita adesiva de várias cores.
Procedimento: Para trabalhar o equilíbrio dinâmico, utiliza-se uma linha reta que será feita no chão com fitas adesivas coloridas, enquanto que para o equilíbrio estático será traçada uma amarelinha com o mesmo material. Também serão feitos alguns “x” que demarcarão lugares onde a criança deverá fazer o movimento do sapo (agachado) ao pular e novamente foiutilizada a amarelinha.
Realização da atividade:
a)Inicialmente pedir que o participante ande ao longo da linha reta que está traçada ao chão.
(     ) A criança conseguiu andar sem desequilibrar.  
(     ) A criança não conseguiu andar sem desequilibrar

b) Mostrar ao participante os “X” do chão e solicitar que pule na posição de um sapo.
(     ) Ele desempenhou satisfatoriamente.
(     ) Ele desempenhou insatisfatoriamente.

c)Para analisar o equilíbrio estático, pedir para que pule com os dois pés e olhos fechados nos espaços que compõe a amarelinha.
(      )  Na primeira vez ele conseguiu.
(      )  Na primeira vez ele não conseguiu.
(      )  fez novamente e obteve êxito.

d)Na segunda vez, solicitar que  pule com um pé e com os olhos abertos
(      )ele pulou, conseguiu ficar equilibrado em um pé só.
(      )ele pulou, mas não conseguiu ficar equilibrado em um pé só.

e) Pedir  que pule com os dois pés e os olhos abertos, e logo depois que pulasse mais
uma vez com um pé e o olho aberto
(      ) não demonstrou  dificuldade em se equilibrar com um único pé ao chão.
(      ) demonstrou ainda uma dificuldade em se equilibrar com um único pé ao chão.

f) Para finalizar a atividade, pular com os dois pés e os olhos fechados
(      )Foi realizado corretamente
(      )não foi realizado corretamente

G)Brinque de amarelinha na sua forma original.
(     ) brincou corretamente.
(     ) foi observada dificuldade em se manter com um único pé no espaço que exigia maior equilíbrio.


2- Esquema corporal (simples e complexo).
Atividade: Charadas e Canções.
Materiais: Música “Eu conheço um Jacaré”(simples) e brincadeira “O que é o que é?”(complexo)
Procedimento: Para analisar o esquema corporal simples, psicopedagoga e a criança
formar um círculo e em seguida cantar uma música. Na letra diz “eu conheço um jacaré,
que gosta de comer, esconda seu (neste momento se fala uma parte do corpo, ex.: cabeça), e a
criança deverá tentar esconder a parte do corpo citada naquele momento. A resposta à música
mostra se existe consciência e compreensão da nomeação de partes do corpo.
Para avaliar o esquema corporal complexo foi adotado o jogo de “O que é, o que é?”, Ex.: O que é, o que é que está acima dos olhos? A resposta correta será as sobrancelhas.
Realização da atividade:
Para observar o esquema corporal simples foi cantada a música e em cada parte do corpo mencionada, a criança teria que realizar o que se pedia na música. A primeira parte se referiu à cabeça “Eu conheço um jacaré, que gosta de comer, esconda sua cabeça, senão o jacaré come sua cabeça e o dedão do pé”. No correr da atividade, foi solicitado para esconder olhos, boca, nariz, orelhas, braços, pernas, pé e mão.
(    ) A criança obteve êxito em todas as solicitações sem dificuldade.
(    ) A criança obteve êxito em quase as solicitações sem dificuldade,  com exceção do(s) _________que confundiu em um primeiro momento, porém acertando em seguida.
(    ) A criança obteve êxito em quase as solicitações com dificuldade em__________________________

Esquema corporal complexo foi utilizada a brincadeira do “O que é, o que é?”.
Perguntar  para a criança “O que é, que fica em cima dos olhos?”, a resposta é:“sobrancelhas”.
(       )acertou
(       )não acertou
Perguntar o que é branco e fica dentro da boca, e a resposta é: “dente”.
(       )acertou
(       )não acertou
Continuar  com perguntas língua, bochechas, joelhos, cílios e as unhas.

3-Lateralidade. Dominância_________________  
NO BLOG TEM TUDO SOBRE LATERALIDADE(AMBIDESTRAL, VERDADEIRO,CRUZADA, HOMOGÊNEA, ...).
Lançar uma bola:                     mão (    )direita (   ) esquerda;
Olhar dentro de um furo:       olho(    )direito (   ) esquerdo;
Chutar a bola:                           pé(    )direito (   ) esquerdo

Atividades:Fazendeiro por um dia; Brincando de pênalti; Colorindo e aprendendo; Ligação
legal.
Materiais:Folha A4, bola de futebol, desenho para colorir, impressora, computador e celular.
Procedimento:
-lateralidade ocular, incita-se a imaginação da criança, pedindo para que a mesma imagine ser um(a) fazendeiro(a) e sendo assim,  deveria procurar a vaca que estava do outro lado da rua. Para simbolizar uma luneta, utilizar uma folha em forma de cone.
-lateralidade pedal, propor ao participante que ele estará em uma final de campeonato de futebol e que os pênaltis decidiriam o resultado dessa competição. Para isso,uma das observadoras ficará na trave e solicitar ao participante que chute ao gol.
-lateralidade manual, dar um desenho para colorir.
-Lateralidade auditiva, a observadora pedirá para que uma pessoa da família ligue para o participante por meio de um aparelho celular.
Realização da atividade:
(     ) a criança NÃO ficou confusa diante de qual olho utilizar para enxergar o animal, demonstrando que  está bem desenvolvida a sua lateralidade ocular.
(     ) a criança ficou confusa diante de qual olho utilizar para enxergar o animal, demonstrando que ainda não está bem desenvolvida a sua lateralidade ocular.
(     )No segundo momento, foi observado que a criança chuta a bola com o pé direito(    ) ;pé esquerdo(   ).
(   ..)A criança coloriu um desenho(SIM/ NÃO) respeitando as linhas e utilizando a mão direita(  );esquerda(   )
(     ) A ligação, a criança demonstrou que  possui uma lateralidade auditiva (    ) ESQUEDO;(   )DIREITO
(     )A ligação, a criança demonstrou que ainda não possui uma lateralidade auditiva definida, pois mudou a posição do aparelho celular entre o ouvido esquerdo e o direito.

4- Estruturação Espaço-Temporal
Atividades: Se escondendo na caixa; Viajando pela cidade no ônibus da alegria; Morto/Vivo;
Maior que/menor que.
Materiais: Caixa de papelão, cadeiras de plásticos, bambolê e canudos cortados em diferentes tamanhos.
Procedimento: Utilizando uma caixa de papelão pedir ao participante que obedeça aos comandos de voz (Frente - Trás, Dentro - Fora). Para analisar a noção de direita e esquerda, utilizar cadeiras em fileiras para simbolizar um ônibus e um bambolê representando o volante, onde uma observadora dá o comando e demonstra as curvas referindo a noção anteriormente citada. Em seguida, chamar a criança para ocupar o cargo de “motorista” e seguir as ordens da observadora. Para observar a sua noção de Cima/Baixo realizar a brincadeira “Vivo/Morto”, onde a observadora dá o comando e a criança deverá ficar de pé quando forfalada a palavra “Vivo” e abaixar no anúncio dapalavra “Morto”. Já para identificar se a mesma tem o discernimento de Maior que/ Menor que, utilizaram-se canudos cortados em diferentes tamanhos e em seguida pedir para que responda quais os canudos maiores e os menores.
Realização da atividade:
(    ) A criança se mostrou solícita para participar da atividade com a caixa e foi observado que ela possui um discernimento das noções de frente, trás, dentro e fora.
(    ) A criança não se mostrou solícita para participar da atividade com a caixa e foi observado que ela possui um discernimento das noções de frente, trás, dentro e fora.
(    )Ao participar da atividade do “ônibus”, onde foi avaliada a noção de direita e esquerda,
o participante demonstrou facilidade em seguir o mesmo movimento da observadora.
(    )Ao participar da atividade do “ônibus”, onde foi avaliada a noção de direita e esquerda,
o participante demonstrou dificuldade  em seguir o mesmo movimento da observadora.
(    )ao assumir o posto de “motorista”, executou os comandos corretamente.
(    )ao assumir o posto de “motorista”, executou os comandos mais lentamente, visto que não estava imitando o movimento de ninguém, tendo que ele mesmo imaginar qual seria a esquerda e a direita.
(    )ao assumir o posto de “motorista”, não executou os comandos, visto que não estava imitando o movimento de ninguém, tendo que ele mesmo imaginar qual seria a esquerda e a direita.
(    )brincadeira “Vivo/Morto”, não se confundiu.
(    )confundiu-se  apenas nos momentos em que a observadora deu um comando de voz diferente do seu ato motor (ex: ela ficou de pé, porém falou a palavra “morto”), mas após a criança ver que tinha errado, começou a seguir somente o comando de voz, realizando a prova corretamente.
(    )brincadeira “Vivo/Morto”, confundiu-se muitas vezes.
(    )canudos maiores e menores colocados uns ao lado do outro, foi visto que a criança soube diferenciar a noção de maior e menor.
(    )canudos maiores e menores colocados uns ao lado do outro, foi visto que a criança não soube diferenciar a noção de maior e menor.

5-Coordenação motora fina.
Atividades: Recortando e brincando; Alinhavando o coração; Encaixe com canudos; Abotoando a camisa.
Materiais: Desenho impresso em folha de papel ofício para recorte; Coração feito com E.V.A.; barbante; Canudos cortados em tamanhos pequenos para encaixar no barbante; Camisa de botões.
Procedimento: será entregue a criança uma folha com o escudo de um time de futebol,
para o qual a criança torça. O material será impresso em uma folha de ofício e orientado que recorte a seu critério. Depois, entregar o coração, com furos, possibilitando que a criança alinhave , fazendo uso do
barbante de acordo com suas próprias estratégias. Em seguida realizar a atividade com canudos e barbante, cujo objetivo é encaixar os canudos no barbante. Por fim, as observadoras vestirão uma camisa de botões no menino e solicitar que a criança abotoe-a em seu próprio corpo. Em seguida, a camisa será colocada em outra posição, de frente ao garoto, de forma que seja possível observar a habilidade na abotoação da camisa fora do seu corpo.
Realização da atividade:
(     )No decorrer da realização das atividades executadas, foi perceptível que a criança segura a tesoura corretamente e que a mesma recortou o desenho deforma rápida e habilidosa.
(     )No decorrer da realização das atividades executadas, foi perceptível que a criança não segura a tesoura corretamente e que a mesma não recortou o desenho deforma rápida e habilidosa.
(     )efetuou o alinhavo no coração de forma ágil, não necessitando de uma orientação inicial.
(     )efetuou o alinhavo no coração de forma ágil, apenas necessitando de uma orientação inicial.
(     )não efetuou o alinhavo no coração de forma ágil, necessitando de uma orientação inicial.
(     )não apresentou dificuldade para colocar o canudo no barbante.
(     )apresentou dificuldade para colocar o canudo no barbante.
(     )“abotoando a camisa”, realizou  a atividade nas duas posições /uma posição solicitadas.
(     )“abotoando a camisa”, apresentou resistência, mas tentou realizar a atividade nas duas posições/uma posição solicitadas.
(     )“abotoando a camisa”, não realizou  atividade nas duas posições solicitadas.

6-Coordenação motora ampla.
Atividade:Circuito animado.
Materiais:Bambolês, fitas adesivas coloridas e escada do prédio onde foram realizadas as
atividades.
Procedimento:Expor à criança que aquele momento é o circuito final da gincana e
Explicar que a mesma deverá pular nos bambolês dispostos pelo chão; andar para frente e
voltar andando para trás pela estrada desenhada com fitas adesivas coloridas; subir as escadas,
bater no X exposto na parede feito com as fitas coloridas e por fim descer as escadas, de
forma que o circuito fosse concluído com êxito.
Realização da atividade:
(    )pular, a criança não apresentou dificuldade, pulou de bambolê em bambolê dando duas voltas, de forma ágil.
(    )pular, a criança apresentou dificuldade, não pulou de bambolê em bambolê, não deu duas voltas.
(    )atividade do circuito foi realizada com sucesso, percorreu a estrada, feita com fitas, andando de frente e voltando de costas.
(    )atividade do circuito não foi realizada com sucesso, percorreu a estrada, feita com fitas, andando de frente e voltando de costas.
(    ) circuito foi realizada com sucesso, percorreu a estrada, feita com fitas, andando de frente e voltando de costas.
(    ) circuito não foi realizada com sucesso, percorreu a estrada, feita com fitas, andando de frente e voltando de costas.
(   ) na última atividade que o circuito abordou,  subiu as escadas sem objeção,  desceu alternando os pés.
(   ) na última atividade que o circuito abordou,  subiu as escadas sem objeção, no entanto não desceu alternando os pés.

Alves (2012) em sua obra “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”.
O primeiro aspecto analisado foi o equilíbrio. Observou-se que a criança       consegue se
equilibrar com os dois pés, tanto em movimento quanto em posição estática. Entretanto,
demonstrou dificuldades em manter o equilíbrio com um único pé, tanto em movimento
quanto em posição estática. Aos quatro anos, o equilíbrio ainda se encontra em fase de
aquisição, sendo os comportamentos supracitados condizentes para a faixa etária da criança.
O segundo aspecto avaliado foi imagem corporal/esquema corporal (simples e
complexo). De acordo com a análise feita foi possível perceber que a criança já reconhece
todas as partes do corpo solicitadas
(cabeça, olho, boca, nariz, orelha, braço, perna, pé e mão).
Porém, no que diz respeito à imagem e ao esquema corporal complexo, a criança apresentou
dificuldades no reconhecimento de algumas partes, por exemplo: os cílios e as unhas.
O terceiro aspecto observado foi a lateralidade. Sua lateralidade ocular ainda não está
totalmente amadurecida, mas a criança mostra uma predominância no olho esquerdo. Quanto
à lateralidade pedal, possui um bom desenvolvimento e mostra preferência pelo lado direito.
No que se refere à lateralidade manual foi visto que a criança possui uma boa coordenação em
relação aos pares de sua idade, respeitando as linhas do desenho, utilizando sempre a mão
direita. A lateralidade auditiva ainda não está totalmente amadurecida, mas há predominância
pelo ouvido esquerdo. É preciso acompanhar de perto o desenvolvimento da lateralidade e
respeitar as escolhas da criança, para evitar bloqueios e dificuldades durante seu processo de
aprendizagem.
A estruturação espaço-temporal foi o quarto aspecto analisado. A criança possui uma boa
noção de espaço e tempo, sabendo distinguir noções de “Dentro-Fora”, “Trás-Frente”,
“Direita-Esquerda”, “Cima-Baixo”, “Maior que-Menor que” e “Baixo-Alto”, de acordo com
sua faixa etária.
O quinto aspecto observado foi a coordenação motora fina.
A criança possui uma boa
coordenação motora. No recorte, observou-se que ele maneja com habilidade a tesoura,
fazendo recortes girando a folha durante a atividade, porém mantendo o corpo estático (sabe-
se que algumas crianças giram o corpo enquanto recortam, ao invés de girar o papel). No
alinhavo também demonstrou resultados positivos, mostrando um bom movimento de pinça.
O barbante era um pouco grosso, quase da mesma dimensão do canudo, porém, mesmo com a
dificuldade da atividade até para um adulto, o participante foi capaz de realizar a atividade.
Ao ser solicitado para abotoar uma camisa, não obteve êxito quando vestido. Ao retirar a
camisa e colocá-la na posição em frente ao corpo, apresentou algumas dificuldades,
entretanto, diante de um incentivo (a gincana), ele se esforçou e conseguiu realizar a
atividade.
Por fim, foi avaliada a coordenação motora ampla.
O “pular” está bem desenvolvido no
participante. Nas atividades que exigiam esse tipo de movimento, ele fez além do proposto e
repetiu a atividade sequencialmente, criando estratégias próprias. A habilidade de andar de
frente e andar de costas também se mostrou condizente com sua idade. No subir e descer
escadas, ele subiu habilmente, alternando os pés a cada degrau. Entretanto, na descida
apresentou dificuldades na alternância do

1-Testes de avaliação: BPM -Bateria Psicomotora -Vitor da Fonseca.

O movimento e sua aprendizagem levam as crianças a desenvolver:
• Habilidades motoras, que levem a criança a aprender a conhecer seu próprio corpo e a se movimentar expressivamente;
• Um saber corporal que inclua as dimensões do movimento, desde funções que indiquem afetividades e representações de movimentos;
• Trocas afetivas;
• A comunicação e a expressão das ideias;
• A exploração do mundo físico e o conhecimento do espaço;
• A apropriação da imagem corporal;
• As percepções rítmicas, estimulando reações novas, através de jogos corporais e danças;
• Habilidades motoras finas no desenho, na pintura, na modelagem, na escultura, no recorte, na colagem e nas atividades de escrita.
Os materiais que colaboram para as experiências motoras podem incluir:
• Túneis para as crianças percorrerem;
• Caixas de madeira;
• Materiais que rolem e onde as crianças possam entrar;
• Instrumentos musicais ou geradores de som (bandinhas de diversos objetos);
• Cordas e bastões;
• Bancos, sacos de diversos tamanhos, pneus, tijolos;
• Espelhos;
• Papéis de todos os tamanhos e formatos;
• Giz, lápis, canetas hidrográficas (de diversos tamanhos);
• Elásticos e outros.



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