PLANO INTERVENTIVO PARA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, DISLEXIA E DDA POR MEIO DA PSICOMOTRICIDADE e ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS PARA ANÁLISE DE TODOS OS ASPECTOS PSICOMOTORES. (não terminado)
Psicomotricidade
é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em
movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao
processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas,
afetivas e orgânicas. Também
contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema
corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em
todas as etapas da vida do individuo.
É
sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
A criança, no decorrer de seu
desenvolvimento, estabelece diferentes níveis de relacionamento, a partir
dessas relações, também modifica suas sensações em relação à afetividade.
Intrinsecamente, todos os três conhecimentos básicos estão ligados. É através
do movimento, que a criança expressa suas emoções, e através das emoções em
relação com o meio que ela desenvolve sua cognição.
Todos os movimentos, gestos, mímicas são
expressos pela emoção, indicando uma pré-linguagem. A criança associa novos
significados e percepções as suas ações a sua consciência e a sua cognição,
possibilitando o desenvolvimento da afetividade e consequentemente da
inteligência.
O corpo é o lugar onde
se dá toda a experiência psicomotora do indivíduo e traz de forma dinâmica
informações e diversão à criança, fazendo com ela possa não só conhecer seu
próprio corpo, mas também a formação geral como ser humano.
A Psicomotricidade existe em
todos os gestos e atividades que desenvolvem a motricidade da criança, que se
fazem necessários para o conhecimento e domínio do corpo. É fator indispensável
ao desenvolvimento global e uniforme da criança. Sua estrutura serve de base
para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança. Quando uma criança
apresenta dificuldades de aprendizagem, o fundo do problema pode, em grande
parte, estar no nível das bases do desenvolvimento psicomotor(esquema corporal,
lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e a pré-escrita)
As escolas hoje não podem mais ignorar
a Psicomotricidade. Há alunos que apresentam dificuldades e muitas dessas
dificuldades poderiam ser resolvidas por meio do desenvolvimento psicomotor, desenvolvendo suas
capacidades básicas, aumentando seu potencial motor e, através de movimentos,
atingir aquisições mais elaboradas, como as intelectuais, auxiliando a sanar
essas dificuldades.
A escola que trabalha para o
desenvolvimento psicomotor da criança tende a contribuir para o bom aprendizado,
visto que a educação psicomotora ajuda a criança a adquirir o estágio de
perfeição motora até o final da infância nos seus aspectos neurológicos de
maturação, nos planos rítmico e espacial.
É indiscutível que o exercício
físico é muito necessário para o desenvolvimento mental, corporal e emocional
do ser humano – e em especial da criança. O exercício físico estimula a
respiração, a circulação, o aparelho digestivo, além de fortalecer os ossos,
músculos e aumentar a capacidade física geral, dando ao corpo um pleno desenvolvimento.
Conscientizar –se de que a
educação pelo movimento é uma peça fundamental na construção pedagógica, um
meio insubstituível para afirmar certas percepções, desenvolver formas de
atenção e pôr em jogo determinados aspectos da inteligência, permitindo à
criança resolver mais facilmente os problemas atuais de sua escolaridade e
chegar ao sucesso desejado: a alfabetização sem dificuldades.
Enfim, estimular atividades
corporais para além da sala de aula auxiliará os alunos a vencer melhor os
desafios da leitura e da escrita.
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS PARA ANÁLISE DE TODOS OS ASPECTOS PSICOMOTORES:
1-Equilíbrio
(dinâmico e estático).
Atividade: Andando em linha reta; Amarelinha; Pulando igual
um sapo.
Materiais: Fita adesiva de várias cores.
Procedimento: Para trabalhar o equilíbrio dinâmico, utiliza-se
uma linha reta que será feita no chão com fitas adesivas coloridas, enquanto
que para o equilíbrio estático será traçada uma amarelinha com o mesmo
material. Também serão feitos alguns “x” que demarcarão lugares onde a criança
deverá fazer o movimento do sapo (agachado) ao pular e novamente foiutilizada a
amarelinha.
Realização
da atividade:
a)Inicialmente pedir que o
participante ande ao longo da linha reta que está traçada ao chão.
( ) A criança conseguiu andar sem
desequilibrar.
( ) A criança não conseguiu andar sem
desequilibrar
b) Mostrar ao participante os “X”
do chão e solicitar que pule na posição de um sapo.
( ) Ele desempenhou satisfatoriamente.
( ) Ele desempenhou insatisfatoriamente.
c)Para analisar o equilíbrio
estático, pedir para que pule com os dois pés e olhos fechados nos espaços que
compõe a amarelinha.
( ) Na
primeira vez ele conseguiu.
( ) Na
primeira vez ele não conseguiu.
( ) fez
novamente e obteve êxito.
d)Na segunda vez, solicitar
que pule com um pé e com os olhos
abertos
( )ele pulou, conseguiu ficar equilibrado
em um pé só.
( )ele pulou, mas não conseguiu ficar
equilibrado em um pé só.
e) Pedir que pule com os dois pés e os olhos abertos, e
logo depois que pulasse mais
uma vez com um pé e o olho aberto
( ) não demonstrou dificuldade em se equilibrar com um único pé
ao chão.
( ) demonstrou ainda uma dificuldade em se
equilibrar com um único pé ao chão.
f) Para finalizar a atividade,
pular com os dois pés e os olhos fechados
( )Foi realizado corretamente
( )não foi realizado corretamente
G)Brinque de amarelinha na sua
forma original.
( ) brincou corretamente.
( )
foi observada dificuldade em se manter com um único pé no espaço que exigia
maior equilíbrio.
2- Esquema
corporal (simples e complexo).
Atividade:
Charadas e Canções.
Materiais: Música “Eu conheço um Jacaré”(simples) e
brincadeira “O que é o que é?”(complexo)
Procedimento: Para analisar o esquema corporal simples, psicopedagoga
e a criança
formar um círculo e em seguida
cantar uma música. Na letra diz “eu conheço um jacaré,
que gosta de comer, esconda seu
(neste momento se fala uma parte do corpo, ex.: cabeça), e a
criança deverá tentar esconder a
parte do corpo citada naquele momento. A resposta à música
mostra se existe consciência e
compreensão da nomeação de partes do corpo.
Para avaliar o esquema corporal
complexo foi adotado o jogo de “O que é, o que é?”, Ex.: O que é, o que é que
está acima dos olhos? A resposta correta será as sobrancelhas.
Realização
da atividade:
Para observar o esquema corporal
simples foi cantada a música e em cada parte do corpo mencionada, a criança
teria que realizar o que se pedia na música. A primeira parte se referiu à
cabeça “Eu conheço um jacaré, que gosta de comer, esconda sua cabeça, senão o
jacaré come sua cabeça e o dedão do pé”. No correr da atividade, foi solicitado
para esconder olhos, boca, nariz, orelhas, braços, pernas, pé e mão.
( ) A criança obteve êxito em todas as
solicitações sem dificuldade.
( ) A criança obteve êxito em quase as
solicitações sem dificuldade, com
exceção do(s) _________que confundiu em um primeiro momento, porém acertando em
seguida.
( ) A criança obteve êxito em quase as
solicitações com dificuldade em__________________________
Esquema
corporal complexo foi
utilizada a brincadeira do “O que é, o que é?”.
Perguntar para a criança “O que é, que fica em cima dos
olhos?”, a resposta é:“sobrancelhas”.
( )acertou
( )não acertou
Perguntar o que é branco e fica
dentro da boca, e a resposta é: “dente”.
( )acertou
( )não acertou
Continuar com perguntas língua, bochechas, joelhos,
cílios e as unhas.
3-Lateralidade. Dominância_________________
NO BLOG TEM TUDO SOBRE
LATERALIDADE(AMBIDESTRAL, VERDADEIRO,CRUZADA, HOMOGÊNEA, ...).
Lançar uma bola: mão ( )direita (
) esquerda;
Olhar dentro de um furo: olho(
)direito ( ) esquerdo;
Chutar a bola: pé( )direito (
) esquerdo
Atividades:Fazendeiro por um dia; Brincando de pênalti;
Colorindo e aprendendo; Ligação
legal.
Materiais:Folha A4, bola de futebol, desenho para colorir,
impressora, computador e celular.
Procedimento:
-lateralidade
ocular, incita-se a imaginação da
criança, pedindo para que a mesma imagine ser um(a) fazendeiro(a) e sendo
assim, deveria procurar a vaca que estava
do outro lado da rua. Para simbolizar uma luneta, utilizar uma folha em forma
de cone.
-lateralidade pedal, propor ao participante que ele estará em uma
final de campeonato de futebol e que os pênaltis decidiriam o resultado dessa
competição. Para isso,uma das observadoras ficará na trave e solicitar ao
participante que chute ao gol.
-lateralidade manual, dar um desenho para colorir.
-Lateralidade auditiva, a observadora pedirá para que uma pessoa da
família ligue para o participante por meio de um aparelho celular.
Realização
da atividade:
( ) a criança NÃO ficou confusa diante de
qual olho utilizar para enxergar o animal, demonstrando que está bem desenvolvida a sua lateralidade ocular.
( ) a criança ficou confusa diante de qual
olho utilizar para enxergar o animal, demonstrando que ainda não está bem
desenvolvida a sua lateralidade ocular.
( )No segundo momento, foi observado que a
criança chuta a bola com o pé direito(
) ;pé esquerdo( ).
( ..)A criança coloriu um desenho(SIM/ NÃO) respeitando as linhas e utilizando a mão direita( );esquerda(
)
( ) A ligação, a criança demonstrou que possui uma lateralidade auditiva ( ) ESQUEDO;( )DIREITO
( )A ligação, a criança demonstrou que ainda
não possui uma lateralidade auditiva definida, pois mudou a posição do aparelho
celular entre o ouvido esquerdo e o direito.
4- Estruturação
Espaço-Temporal
Atividades:
Se escondendo na caixa; Viajando
pela cidade no ônibus da alegria; Morto/Vivo;
Maior que/menor que.
Materiais: Caixa de papelão, cadeiras de plásticos, bambolê
e canudos cortados em diferentes tamanhos.
Procedimento:
Utilizando uma caixa de papelão pedir
ao participante que obedeça aos comandos de voz (Frente - Trás, Dentro - Fora).
Para analisar a noção de direita e esquerda,
utilizar cadeiras em fileiras para simbolizar um ônibus e um bambolê representando
o volante, onde uma observadora dá o comando e demonstra as curvas referindo a
noção anteriormente citada. Em seguida, chamar a criança para ocupar o cargo de
“motorista” e seguir as ordens da observadora. Para observar a sua noção de Cima/Baixo
realizar a brincadeira “Vivo/Morto”, onde a observadora dá o comando e a
criança deverá ficar de pé quando forfalada a palavra “Vivo” e abaixar no
anúncio dapalavra “Morto”. Já para identificar se a mesma tem o discernimento
de Maior que/ Menor que, utilizaram-se canudos cortados em diferentes tamanhos
e em seguida pedir para que responda quais os canudos maiores e os menores.
Realização
da atividade:
( ) A criança se mostrou solícita para
participar da atividade com a caixa e foi observado que ela possui um
discernimento das noções de frente, trás, dentro e fora.
( ) A criança não se mostrou solícita para
participar da atividade com a caixa e foi observado que ela possui um
discernimento das noções de frente, trás, dentro e fora.
( )Ao participar da atividade do “ônibus”,
onde foi avaliada a noção de direita e esquerda,
o participante demonstrou
facilidade em seguir o mesmo movimento da observadora.
( )Ao participar da atividade do “ônibus”,
onde foi avaliada a noção de direita e esquerda,
o participante demonstrou dificuldade
em seguir o mesmo movimento da
observadora.
( )ao assumir o posto de “motorista”,
executou os comandos corretamente.
( )ao assumir o posto de “motorista”,
executou os comandos mais lentamente, visto que não estava imitando o movimento
de ninguém, tendo que ele mesmo imaginar qual seria a esquerda e a direita.
( )ao assumir o posto de “motorista”, não executou
os comandos, visto que não estava imitando o movimento de ninguém, tendo que
ele mesmo imaginar qual seria a esquerda e a direita.
( )brincadeira “Vivo/Morto”, não se
confundiu.
( )confundiu-se apenas nos momentos em que a observadora deu
um comando de voz diferente do seu ato motor (ex: ela ficou de pé, porém falou
a palavra “morto”), mas após a criança ver que tinha errado, começou a seguir
somente o comando de voz, realizando a prova corretamente.
( )brincadeira “Vivo/Morto”, confundiu-se
muitas vezes.
( )canudos maiores e menores colocados uns ao
lado do outro, foi visto que a criança soube diferenciar a noção de maior e menor.
( )canudos maiores e menores colocados uns ao
lado do outro, foi visto que a criança não soube diferenciar a noção de maior e
menor.
5-Coordenação
motora fina.
Atividades:
Recortando e brincando;
Alinhavando o coração; Encaixe com canudos; Abotoando a camisa.
Materiais:
Desenho impresso em folha de
papel ofício para recorte; Coração feito com E.V.A.; barbante; Canudos cortados
em tamanhos pequenos para encaixar no barbante; Camisa de botões.
Procedimento:
será entregue a criança uma folha
com o escudo de um time de futebol,
para o qual a criança torça. O
material será impresso em uma folha de ofício e orientado que recorte a seu
critério. Depois, entregar o coração, com furos, possibilitando que a criança
alinhave , fazendo uso do
barbante de acordo com suas
próprias estratégias. Em seguida realizar a atividade com canudos e barbante,
cujo objetivo é encaixar os canudos no barbante. Por fim, as observadoras
vestirão uma camisa de botões no menino e solicitar que a criança abotoe-a em
seu próprio corpo. Em seguida, a camisa será colocada em outra posição, de
frente ao garoto, de forma que seja possível observar a habilidade na abotoação
da camisa fora do seu corpo.
Realização
da atividade:
( )No decorrer da realização das atividades
executadas, foi perceptível que a criança segura a tesoura corretamente e que a
mesma recortou o desenho deforma rápida e habilidosa.
( )No decorrer da realização das atividades
executadas, foi perceptível que a criança não segura a tesoura corretamente e
que a mesma não recortou o desenho deforma rápida e habilidosa.
( )efetuou o alinhavo no coração de forma
ágil, não necessitando de uma orientação inicial.
( )efetuou o alinhavo no coração de forma
ágil, apenas necessitando de uma orientação inicial.
( )não
efetuou o alinhavo no coração de forma ágil, necessitando de uma orientação
inicial.
( )não apresentou dificuldade para colocar o
canudo no barbante.
( )apresentou dificuldade para colocar o
canudo no barbante.
( )“abotoando a camisa”, realizou a atividade nas duas posições /uma posição solicitadas.
( )“abotoando a camisa”, apresentou
resistência, mas tentou realizar a atividade nas duas posições/uma posição
solicitadas.
( )“abotoando a camisa”, não realizou atividade nas duas posições solicitadas.
6-Coordenação
motora ampla.
Atividade:Circuito animado.
Materiais:Bambolês, fitas adesivas coloridas e escada do
prédio onde foram realizadas as
atividades.
Procedimento:Expor à criança que aquele momento é o circuito
final da gincana e
Explicar que a mesma deverá pular
nos bambolês dispostos pelo chão; andar para frente e
voltar andando para trás pela
estrada desenhada com fitas adesivas coloridas; subir as escadas,
bater no X exposto na parede
feito com as fitas coloridas e por fim descer as escadas, de
forma que o circuito fosse
concluído com êxito.
Realização
da atividade:
( )pular, a criança não apresentou
dificuldade, pulou de bambolê em bambolê dando duas voltas, de forma ágil.
( )pular, a criança apresentou dificuldade, não
pulou de bambolê em bambolê, não deu duas voltas.
( )atividade do circuito foi realizada com
sucesso, percorreu a estrada, feita com fitas, andando de frente e voltando de
costas.
( )atividade do circuito não foi realizada
com sucesso, percorreu a estrada, feita com fitas, andando de frente e voltando
de costas.
( ) circuito foi realizada com sucesso,
percorreu a estrada, feita com fitas, andando de frente e voltando de costas.
( ) circuito não foi realizada com sucesso,
percorreu a estrada, feita com fitas, andando de frente e voltando de costas.
( ) na última atividade que o circuito abordou, subiu as escadas sem objeção, desceu alternando os pés.
( ) na última atividade que o circuito abordou, subiu as escadas sem objeção, no entanto não
desceu alternando os pés.
Alves
(2012) em sua obra “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”.
O primeiro aspecto analisado foi
o equilíbrio. Observou-se que a criança consegue se
equilibrar com os dois pés, tanto
em movimento quanto em posição estática. Entretanto,
demonstrou dificuldades em manter
o equilíbrio com um único pé, tanto em movimento
quanto em posição estática. Aos
quatro anos, o equilíbrio ainda se encontra em fase de
aquisição, sendo os
comportamentos supracitados condizentes para a faixa etária da criança.
O segundo aspecto avaliado foi
imagem corporal/esquema corporal (simples e
complexo). De acordo com a
análise feita foi possível perceber que a criança já reconhece
todas as partes do corpo
solicitadas
(cabeça, olho, boca, nariz,
orelha, braço, perna, pé e mão).
Porém, no que diz respeito à
imagem e ao esquema corporal complexo, a criança apresentou
dificuldades no reconhecimento de
algumas partes, por exemplo: os cílios e as unhas.
O terceiro aspecto observado foi
a lateralidade. Sua lateralidade ocular ainda não está
totalmente amadurecida, mas a
criança mostra uma predominância no olho esquerdo. Quanto
à lateralidade pedal, possui um
bom desenvolvimento e mostra preferência pelo lado direito.
No que se refere à lateralidade
manual foi visto que a criança possui uma boa coordenação em
relação aos pares de sua idade,
respeitando as linhas do desenho, utilizando sempre a mão
direita. A lateralidade auditiva
ainda não está totalmente amadurecida, mas há predominância
pelo ouvido esquerdo. É preciso
acompanhar de perto o desenvolvimento da lateralidade e
respeitar as escolhas da criança,
para evitar bloqueios e dificuldades durante seu processo de
aprendizagem.
A estruturação espaço-temporal
foi o quarto aspecto analisado. A criança possui uma boa
noção de espaço e tempo, sabendo
distinguir noções de “Dentro-Fora”, “Trás-Frente”,
“Direita-Esquerda”, “Cima-Baixo”,
“Maior que-Menor que” e “Baixo-Alto”, de acordo com
sua faixa etária.
O quinto aspecto observado foi a
coordenação motora fina.
A criança possui uma boa
coordenação motora. No recorte,
observou-se que ele maneja com habilidade a tesoura,
fazendo recortes girando a folha
durante a atividade, porém mantendo o corpo estático (sabe-
se que algumas crianças giram o
corpo enquanto recortam, ao invés de girar o papel). No
alinhavo também demonstrou
resultados positivos, mostrando um bom movimento de pinça.
O barbante era um pouco grosso,
quase da mesma dimensão do canudo, porém, mesmo com a
dificuldade da atividade até para
um adulto, o participante foi capaz de realizar a atividade.
Ao ser solicitado para abotoar
uma camisa, não obteve êxito quando vestido. Ao retirar a
camisa e colocá-la na posição em
frente ao corpo, apresentou algumas dificuldades,
entretanto, diante de um
incentivo (a gincana), ele se esforçou e conseguiu realizar a
atividade.
Por fim, foi avaliada a coordenação motora ampla.
O “pular” está bem desenvolvido
no
participante. Nas atividades que
exigiam esse tipo de movimento, ele fez além do proposto e
repetiu a atividade
sequencialmente, criando estratégias próprias. A habilidade de andar de
frente e andar de costas também
se mostrou condizente com sua idade. No subir e descer
escadas, ele subiu habilmente,
alternando os pés a cada degrau. Entretanto, na descida
apresentou dificuldades na
alternância do
1-Testes de avaliação: BPM -Bateria Psicomotora
-Vitor da Fonseca.
O movimento e sua aprendizagem levam as crianças a
desenvolver:
• Habilidades motoras, que levem
a criança a aprender a conhecer seu próprio corpo e a se movimentar
expressivamente;
• Um saber corporal que inclua as dimensões do movimento, desde funções que indiquem afetividades e representações de movimentos;
• Trocas afetivas;
• A comunicação e a expressão das ideias;
• A exploração do mundo físico e o conhecimento do espaço;
• A apropriação da imagem corporal;
• As percepções rítmicas, estimulando reações novas, através de jogos corporais e danças;
• Habilidades motoras finas no desenho, na pintura, na modelagem, na escultura, no recorte, na colagem e nas atividades de escrita.
• Um saber corporal que inclua as dimensões do movimento, desde funções que indiquem afetividades e representações de movimentos;
• Trocas afetivas;
• A comunicação e a expressão das ideias;
• A exploração do mundo físico e o conhecimento do espaço;
• A apropriação da imagem corporal;
• As percepções rítmicas, estimulando reações novas, através de jogos corporais e danças;
• Habilidades motoras finas no desenho, na pintura, na modelagem, na escultura, no recorte, na colagem e nas atividades de escrita.
Os materiais que colaboram para as experiências
motoras podem incluir:
• Túneis para as crianças
percorrerem;
• Caixas de madeira;
• Materiais que rolem e onde as crianças possam entrar;
• Instrumentos musicais ou geradores de som (bandinhas de diversos objetos);
• Cordas e bastões;
• Bancos, sacos de diversos tamanhos, pneus, tijolos;
• Espelhos;
• Papéis de todos os tamanhos e formatos;
• Giz, lápis, canetas hidrográficas (de diversos tamanhos);
• Elásticos e outros.
• Caixas de madeira;
• Materiais que rolem e onde as crianças possam entrar;
• Instrumentos musicais ou geradores de som (bandinhas de diversos objetos);
• Cordas e bastões;
• Bancos, sacos de diversos tamanhos, pneus, tijolos;
• Espelhos;
• Papéis de todos os tamanhos e formatos;
• Giz, lápis, canetas hidrográficas (de diversos tamanhos);
• Elásticos e outros.
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