terça-feira, 9 de maio de 2023

Prova: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, Machado de Assis

 

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, Machado de Assis

 

1-Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.


Assinale a afirmativa que não corresponde ao texto de Machado de Assis.

a)

Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas.

b)

Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador onisciente, tradicional do Realismo.

c)x

Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço.

d)

A hesitação expressa pelo narrador (pôr em primeiro lugar seu nascimento ou sua morte) não faz parte do repertório tradicional de autores realistas ou naturalistas.

 

 

e)

O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor.

 

 2-Sobre Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é INCORRETO afirmar que o protagonista (RESPOSTA E)

a.

destaca, no período de sua adolescência, a paixão por Marcela.

b.

se mostra melancólico no negativo balanço final de suas lembranças.

c.

relata com franqueza e sem autocomplacência as experiências que viveu.

d.

narra o envolvimento adúltero que teve com Virgília, esposa de Lobo Neves.

e. confessa que a passagem mais triste de sua vida foi a morte precoce de Eulália.

 

Os romances Memórias póstumas de Brás Cubas e O mulato, do último quartel do século XIX, inauguram concepções estéticas e filosóficas que se opõem ao:

  1. Romantismo.
  2. Realismo.
  3. Arcadismo.
  4. Naturalismo.
  5. Simbolismo.

 

 

 

Considerando as Memórias Póstumas de Brás Cubas, qual a diferença entre “defunto autor” e “autor defunto”?
a) Não há diferença. Os termos são sinônimos.
b) Em “autor defunto”, defunto é substantivo; em “defunto autor”, defunto é adjetivo.
c) “Autor defunto” seria um escritor que teria tido a carreira literária interrompida pela morte; “defunto autor” seria quem começa a escrever depois da morte.
d) Nos dois casos, o primeiro termo é adjetivo e o segundo é substantivo.
e) “Autor defunto” é um morto que escreve e “defunto autor” é o escritor que morreu.

explicação

 A narração é feita em primeira pessoa e postumamente, ou seja, o narrador se autointitula um defunto-autor – um morto que resolveu escrever suas memórias. Assim, temos toda uma vida contada por alguém que não pertence mais ao mundo terrestre. Com esse procedimento, o narrador consegue ficar além de nosso julgamento terreno e, desse modo, pode contar as memórias da forma como melhor lhe convém.

 

 

Na escola, Brás era amigo de traquinagem de Quincas Borbas, que aparecerá no futuro defendendo o Humanitismo, misto da teoria darwinista com o borbismo: “Aos vencedores, as batatas”, ou seja

A)      só os mais fortes e aptos devem sobreviver.*

B)       será a religião do futuro.

C)      a invenção de uma dança sagrada

D)     nenhuma das anteriores.

Vemos Brás Cubas em seu leito de morte, cercado de algumas poucas pessoas, sofrendo um delírio. Durante a alucinação, o protagonista primeiramente se vê transformado em _______________ e depois na________________                     Quando Brás Cubas retorna à forma humana, avista um_________________ que acaba servindo-lhe de “cavalgadura”. Depois de seguirem ambos em direção à “origem dos séculos”, Brás Cubas acaba encontrando-se com _______________________e, em seguida, desperta do delírio e vê o hipopótamo transformar-se em seu____________________________.

a)      Suma Teológica de Santo Tomás, hipopótamo, barbeiro chinês, Pandora-Natureza, gato Sultão.

b)      Barbeiro chinês, Suma Teológica de Santo Tomás, Pandora-Natureza, hipopótamo, gato Sultão.

c)      Hipopótamo,  barbeiro chinês, Suma Teológica de Santo Tomás, Pandora-Natureza, gato Sultão

d) barbeiro chinês, Suma Teológica de Santo Tomás, hipopótamo, Pandora-Natureza, gato Sultão   *

7- Os personagens da obra são basicamente representantes da elite brasileira do século XIX. Há, no entanto, figuras de menor expressão social, pertencentes à escravidão ou à classe média, que têm significado relevante nas relações sociais entre as classes. Assim, Memórias Póstumas de Brás Cubas, além de seu enorme valor literário, funciona como instrumento de entendimento desse aspecto social de nossas classes. Quais personagens fazem parte da menor expressão social:

a) Marcela e Eugênia.

b) Quincas Borba e Prudêncio

c)Dona Plácida e Eugênia.

d)Dona Plácida e Prudêncio.*

 

8- Assinale a alternativa incorreta:

a)      Na juventude do protagonista, as benesses ficam por conta dos gastos com uma cortesã, ou prostituta de luxo, chamada Marcela, a quem Brás dedica a célebre frase: “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis”.

b)      Marcela é prostituta de luxo, mas na obra não há, em nenhum momento, a caracterização nesses termos. Machado utiliza a ironia e o eufemismo para que o leitor capte o significado. Brás Cubas não diz, por exemplo, que Marcela só estava interessada nos caros presentes que ele lhe dava. Ao contrário, afirma categoricamente que ela o amou, mas fica claro que, naquela relação, amor e interesse financeiro estão intimamente ligados.

c)      Apaixonado por Marcela, Brás Cubas gasta enormes recursos da família com festas, presentes e toda sorte de frivolidades. Seu pai, para dar um basta à situação, toma a resolução mais comum para as classes ricas da época: manda o filho para a Europa estudar leis e garantir o título de bacharel em Coimbra.

 

d)      Brás Cubas, no entanto, segue feliz para a universidade. *

 

9- Segundo o narrador, Moisés contou sua morte no:

A)     INTROITO

B)     MEIO  DO LIVRO

C)      FIM DO LIVRO *

D)     D) COMEÇO DA MISSA

10- O Humanitismo é uma filosofia do personagem Quincas Borba, constante do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. De acordo com as explicações do narrador, o Humanitismo:
a) defende a paz como o único recurso para a sobrevivência da espécie humana.
b) entende o ser humano como parte de um ser coletivo que se desenvolve e se eterniza com a nossa vida e a nossa morte.
c) acredita na guerra como um recurso próprio dos povos bárbaros.
d) prega a ambição e competição entre os seres humanos como a melhor forma de desenvolver a espécie humana.
e) é também a segunda escola da Literatura Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário