Livros
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"Grande Sertão: Veredas" - Guimarães Rosa
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Contexto: Considerado um dos maiores clássicos da literatura brasileira, a obra é uma reflexão sobre a vida no sertão e a natureza humana, usando uma linguagem rica e simbólica.
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Por que estudar?: A obra trata de temas como o destino, a liberdade, o amor e a luta do homem contra forças externas e internas. A Fuvest já abordou a obra em provas anteriores, com foco na linguagem, estrutura narrativa e os dilemas existenciais do personagem Riobaldo.
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"Memórias Póstumas de Brás Cubas" - Machado de Assis
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Contexto: Obra fundadora do Realismo no Brasil, em que o narrador Brás Cubas, já morto, narra sua vida e reflexões de forma irônica e crítica.
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Por que estudar?: É uma das obras mais cobradas e exige análise da crítica social, da ironia e do ponto de vista inovador que Machado de Assis traz. É comum em vestibulares por sua análise de comportamentos da sociedade brasileira do século XIX.
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"Vidas Secas" - Graciliano Ramos
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Contexto: Esta obra de Graciliano Ramos trata da vida de uma família de retirantes no sertão nordestino, abordando temas como a pobreza, a opressão e a luta pela sobrevivência.
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Por que estudar?: O livro é frequentemente explorado por sua linguagem direta e crítica social. A Fuvest pode cobrar análise do estilo realista e das dificuldades existenciais enfrentadas pelos personagens.
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"A Moreninha" - Joaquim Manuel de Macedo
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Contexto: Primeira obra do romantismo brasileiro, um romance de costumes em que o amor é o centro da narrativa, mostrando as convenções sociais da época.
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Por que estudar?: A obra pode ser cobrada para análise do romance brasileiro do século XIX, abordando a idealização do amor, a importância da moralidade e o papel da mulher na sociedade.
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"O Primo Basílio" - José de Alencar
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Contexto: Um romance do realismo que critica a sociedade burguesa da época, centrado em um triângulo amoroso entre Basílio, Luísa e Jorge.
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Por que estudar?: A Fuvest pode cobrar sobre como a obra examina a hipocrisia da sociedade urbana e as relações de poder dentro do casamento e da classe média.
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Filmes
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"Central do Brasil" (1998) - Diretor: Walter Salles
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Contexto: Filme brasileiro que narra a história de Dora, uma mulher que trabalha em uma estação de trem e começa uma jornada para levar um menino órfão até seu pai no interior do Brasil.
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Por que assistir?: O filme explora temas como a solidariedade, a realidade social do Brasil e as relações humanas, muito em linha com os dilemas e aspectos sociais presentes em obras literárias cobradas na Fuvest.
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"O Homem que Copiava" (2003) - Diretor: Jorge Furtado
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Contexto: Um filme brasileiro que conta a história de um rapaz que trabalha como copista e se vê envolvido em uma trama de amor e crime.
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Por que assistir?: O filme pode ser analisado por suas críticas sociais e pelo estudo das relações humanas e da moralidade, tópicos frequentemente cobrados em vestibulares como a Fuvest.
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"Cidade de Deus" (2002) - Direção: Fernando Meirelles e Kátia Lund
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Contexto: Baseado no livro de mesmo nome, o filme segue a vida de vários personagens que crescem na favela carioca de Cidade de Deus, abordando questões de violência, desigualdade social e escolhas de vida.
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Por que assistir?: Pode ser estudado no contexto de uma análise crítica das condições sociais e das relações humanas em ambientes de exclusão, frequentemente cobrados na Fuvest.
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"A Vida de Jesus" (1997) - Diretor: Bruno Dumont
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Contexto: Um filme francês que segue a vida de um jovem em uma cidade pequena, abordando temas de solidão, alienação e busca por sentido na vida.
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Por que assistir?: Este filme pode ser analisado quanto à subjetividade dos personagens, suas relações familiares e seus conflitos internos, características que podem ser cobradas em redações ou questões de análise psicológica na Fuvest.
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"Bacurau" (2019) - Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
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Contexto: Um thriller brasileiro que mistura ficção científica com drama social, onde uma pequena cidade do sertão nordestino luta contra forças externas, oferecendo uma crítica ao colonialismo e à desigualdade social.
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Por que assistir?: A Fuvest pode cobrar a análise da crítica social do filme e suas metáforas sobre resistência e identidade cultural no Brasil contemporâneo.
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