segunda-feira, 10 de abril de 2017

PRODUÇÃO DE TEXTO: 8 ANO


                                                                                                                      LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
NOME:         
Nº:
Ano/Série
DATA DE ENTREGA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
NOTA
8º E.F.
08 de MAIO de 2017
crônica







INSTRUÇÕES PARA REALIZAR A REDAÇÃO (FAÇA O RASCUNHO NO CADERNO)
1.     Leia com calma e atenção as orientações propostas, A redação deverá ser escrita com caneta (TINTA) -azul ou preta, faça um rascunho e transfira para esta folha definitiva.
2.     Não faça rasuras: não rabisque, não utilize corretivo líquido, nem desenhe na redação.
3.    Não exceda 25 linhas e não se esqueça do título.
4.    Faça letra legível e releia o seu texto para observar se não há palavras escritas incorretamente.
 GÊNERO(1,0), GRAFIA(1,0), GRAMATICIDADE(2,0), TEXTUALIDADE (3,0) , DISCURSIVIDADE (3,0)
Proposta de Produção de Texto
Leia os textos abaixo atenciosamente.

Texto 1- O BICHO
Manuel Bandeira
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem
TEXTO 2- (AO LADO)
Descrição: https://html2-f.scribdassets.com/7oeoy1k4n4239exu/images/1-4caf1e16df.jpg
Texto 3- Em Piancó famílias se alimentam de restos de comida retiradas de lixão
Contradizendo as declarações e as promessas da Prefeita Flávia Serra Galdino, que nos seus discursos eleitoreiros, prometia lutar incansavelmente para melhorar a vida das famílias mais carentes de Piancó, onde dizia que “Piancó é de todos nós” e se posicionava como “a mãe de todos”, a realidade é bem diferente; famílias que pela vida miserável que levam pelos lixões, estão órfãos e longe da sua proteção. Sob o céu azul do sertão, num cenário desolador, mães de família, crianças, e adolescentes, disputam o lixo de todo dia, entre porcos, moscas e os gases tóxicos liberados dos alimentos em decomposição. Sobrevivendo de restos de comida encontradas no lixão, Ângela Maria Barboza da Silva, 32,casada, mãe de cinco filhos, moradora do Campo Novo, diz que há oito anos a sua alimentação e dos seus filhos, recolhe no lixo; “levo arroz, macarrão, restos de frango, pão, e outras comidas ;quando tá muito podre, eu escaldo e como junto com meus filhos; a minha vida piorou muito depois que eu fui demitida da prefeitura, meu marido encontra-se preso e a única saída para eu não morrer de fome com meus filhos é o lixão” .“Eu não só levo comida, como também recolho algumas garrafas, papelão, latinha de cerveja e outros objetos, é a nossa salvação esse lixo, aqui onde agente mora só nos restou o lixo e é dele que agente vive”, declarou Maria de Lourdes Paulino, 38, mãe de nove filhos, também residente no Campo Novo. A vida dos piancoenses que sobrevivem do lixão é um ato de calamidade pública, não só entristece o mundo como também chama atenção da sociedade política local para a vida miserável e desumana desses sobreviventes.
http://expressopb.com/2011/05/repercussao-estadual-em-pianco-familias-se-alimentam-de-restos-de-comida-retiradas-de-lixao/,postado em 16/05/2011. Acesso em 22/03/201
CRÔNICAé um gênero discursivo no qual, com base na observação e no relato de fatos cotidianos, o autor manifesta sua perspectiva subjetiva, oferecendo uma interpretação que revela ao leitor algo que não é percebido pelo senso comum. Assim, o objetivo da crônica é discutir aquilo que parece invisível para a maioria das pessoas. Também, visa divertir ou levar à reflexão sobre a vida e os comportamentos humanos. A crônica pode apresentar elementos básicos da narrativa (fatos, personagens, tempo e lugar) e tem como uma de suas tendências tratar de acontecimentos característicos de uma sociedade.
Baseado nas leituras acima, nos conhecimentos que você tem sobre saneamento básico e, SE POSSÍVEL, ASSISTA O DOCUMENTÁRIO DE 13 MINUTOS  “ILHA DAS FLORES” : escreva uma crônica para ser publicada em uma revista semanal, discutindo a indiferença e a falta de atendimento dos órgãos públicos para com as famílias que vivem no “lixo”. Procure fazer reflexões fundamentadas em fatos relacionados à falta de saneamento básico, às doenças que podem acarretar do consumo de alimentos apodrecidos e do contato com o lixo, da falta de oportunidade e o descaso que essas famílias sofrem na sociedade atual etc. Por meio do relato e da discussão desses fatos, revele aos leitores da revista o sofrimento e a falta de perspectiva que permeiam a vida dessas pessoas.
Lembre-se de inserir diálogos (discurso direto ou indireto) para tornar sua crônica mais interessante
A Ilha das Flores está localizada à margem esquerda do Rio Guaíba, a poucos quilômetros de Porto Alegre. Para lá é levadagrande parte do lixo pRoduzido na capital. Este lixo é depositado num terreno de propriedade de criadores de porcos. Logo que o lixo é descarregado dos caminhões os empregados separam parte dele para o consumo dos porcos. Durante este processo começam a se formar filas de crianças e mulheres do lado de fora da cerca, a espera da sobra do lixo, que utilizam para alimentação. Como as filas são muito grandes, os empregados organizam grupos de dez pessoas que, num tempo estipulado de cinco minutos, podem pegar o
que conseguirem do lixo. Acabado o tempo, este grupo é retirado do local, dando lugar ao próximo grupo.

TÍTULO:
1.                                                                                                                                                 
2.                                                                                                                                                 
3.                                                                                                                                                 
4.                                                                                                                                                 
5.                                                                                                                                                 
6.                                                                                                                                                 
7.                                                                                                                                                 
8.                                                                                                                                                 
9.                                                                                                                                                 
10.                                                                                                                                              
11.                                                                                                                                              
12.                                                                                                                                              
13.                                                                                                                                              
14.                                                                                                                                              
15.                                                                                                                                              
16.                                                                                                                                              
17.                                                                                                                                              
18.                                                                                                                                              
19.                                                                                                                                              
20.                                                                                                                                              
21.                                                                                                                                              
22.                                                                                                                                              
23.                                                                                                                                              
24.
25.







































                                                                                                                      LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
NOME:         
Nº:
Ano/Série
DATA DE ENTREGA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
NOTA
8º E.F.
 29 de MAIO de 2017
crônica






INSTRUÇÕES PARA REALIZAR A REDAÇÃO (FAÇA O RASCUNHO NO CADERNO)
Leia com calma e atenção as orientações propostas, A redação deverá ser escrita com caneta (TINTA) -azul ou preta, faça um rascunho e transfira para esta folha definitiva.
Não faça rasuras: não rabisque, não utilize corretivo líquido, nem desenhe na redação.
Não exceda 25 linhas e não se esqueça do título.
Faça letra legível e releia o seu texto para observar se não há palavras escritas incorretamente.
 GÊNERO(1,0), GRAFIA(1,0), GRAMATICIDADE(2,0), TEXTUALIDADE (3,0) , DISCURSIVIDADE (3,0)
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgO4FJ70B4P7R4YcMKyk5cQYIqtwH2NfuHYS3AIjb_z7Z6KHtp_B3XkBng6FQi5nveGkAABkXAXuMQqt2JDLj7GMbzapmm4oO49IQQOYDWPZMeCyj2l85tD-ISK4iig8XF5Jv1RiocQUg-Q/s200/07-07-30_04%5B1%5D.jpg
Você já fez, sozinho, uma trilha na mata fechada?
Leia o trecho abaixo, em que o protagonista conta como, depois de conseguir chegar ao pico que queria conquistar, sua volta se complica.

                   Sentei-me para descansar da conquista do pico. À frente, pedaço da Mata Atlântica, onde conviviam mais de 100 espécies de aves, e macacos, micos, pacas, gambás, capivaras, jaguatiricas, cobras, lagartos, e árvores nobres, jacarandás, baraúnas, cedros, jequitibás, ipês, perobas...
                   Num impulso decidi descer: só, moço e temerário. Não levava água, botinas, protetor solar, boné, relógio, roteiro, juízo.
                   O começo de escorregões e esfoladuras. Na parte mais íngreme, pedras soltas rolando lá para baixo. Logo o mato começou a ficar mais grosso. À esquerda, descida; à direita, descida. Acabou-se a paisagem, mata fechada. E aí? Norte, sul, leste, oeste? O sol é peneirado pela esteira das árvores, não aparece, não dá certezas quanto ao rumo. Voz humana nenhuma, só o silêncio, pios de aves, frufru de asas e o frescor camarada da mata.
(Ivan Angelo. Adaptado de:http://vejasãopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicius/2017/m0133756.html)

Imagine que você é o protagonista e continue sua história.
O que teria acontecido a partir daí?
Que dificuldades você vai enfrentar?
Como acabará essa história?
                  *parágrafos  
                       . 










































































Texto Descritivo

O que é descrição? É a ação que você toma de descrever sobre algo ou alguém.

Então, o que é descrever? Vejamos, de acordo com o dicionário, é o ato de narrar, contar minuciosamente.

Então, sempre que você expõe com detalhes um objeto, uma pessoa ou uma paisagem a alguém, está fazendo uso da descrição.

Esta última é como se fosse um retrato distinto e pessoal de algo que se vê ou se viu!

Assim, para se fazer uma boa descrição, não é necessário que seja perfeita, uma vez que o ponto de vista do observador varia de acordo com seu grau de percepção. Dessa forma, o que será importante ser analisado para um, não será para outro.

Portanto, a vivência de quem descreve também influencia na hora de transmitir a impressão alcançada sobre determinado objeto, pessoa, animal, cena, ambiente, emoção vivida ou sentimento.

Os pormenores são essenciais para se distinguir um determinado momento de qualquer outro, desse modo, a presença de adjetivos e locuções adjetivas é traço distinto de um texto descritivo.

Quando for descrever verbalmente, tenha sutileza ao transmitir e leve em consideração, de acordo com o fato, objeto ou pessoa analisada: 
a) as cores;
b) altura; 
c) comprimento; 
d) dimensões; 
e) características físicas; 
f) características psicológicas; 
g) sensação térmica; 
h) tempo e clima; 
i) vegetação;
j) perspectiva espacial; 
l) peso; 
m) textura;
n) utilidade; 
o) localização; e assim por diante.

Claro, tudo vai depender do que está sendo descrito. Em uma paisagem, por exemplo, a descrição poderá considerar: a posição geográfica (norte, sul, leste, oeste); o clima (úmido, seco); tipo (rural, urbana); a sensação térmica (calor, frio) e se existem casas, árvores, rios, etc.

Veja no exemplo:
“Da janela de seu quarto podia ver o mar. Estava calmo e, por isso, parecia até mais azul. A maresia inundava seu cantinho de descanso e arrepiava seu corpo...estava muito frio, ela sentia, mas não queria fechar a entrada daquela sensação boa. Ao norte, a ilha que mais gostava de ir, era só um pedacinho de terra iluminado pelos últimos raios solares do final daquela tarde; estava longe...longe! Não sabia como agradecer a Deus, morava em um paraíso!”

A sensação que o leitor ou ouvinte tem que ter em uma descrição é de que foi transportado para o local da narração descritiva.

Da mesma forma, quando um objeto é descrito, o interlocutor dever ter a sensação de que está vendo aquele sofá ou aquela xícara.

Por fim, vejamos a seguir os dois tipos de descrição existentes:

Descrição objetiva: acontece quando o que é descrito apresenta-se de forma direta, simples, concreta, como realmente é:

a) O objeto tem 3 metros de diâmetro, é cinza claro, pesa 1 tonelada e será utilizado na fabricação de fraldas descartáveis.

b) Ana tem 1,80, pele morena, olhos castanhos claros, cabelos castanhos escuros e lisos e pesa 65 kg. É modelo desde os 15 anos.

Descrição subjetiva:
ocorre quando há emoção por parte de quem descreve:

a) Era doce, calma e respeitava muito aos pais. Porém, comigo, não tinha pudores: era arisca e maliciosa, mas isso não me incomodava.

Portanto, na descrição subjetiva há interferência emocional por parte do interlocutor a respeito do que observa, analisa.

Como você vai saber se fez uma excelente narração descritiva?
  Quando reler o seu texto e perceber se de fato outros leitores visualizarão como reais o que está sendo descrito!









                                                                                                                      LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
NOME:         
Nº:
Ano/Série
DATA DE ENTREGA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
NOTA
8º E.F.
22 de MAIO de 2017








INSTRUÇÕES PARA REALIZAR A REDAÇÃO (FAÇA O RASCUNHO NO CADERNO)
Leia com calma e atenção as orientações propostas, A produção deverá ser escrita com caneta (TINTA) -azul ou preta, faça um rascunho e transfira para esta folha definitiva.
Não faça rasuras: não rabisque, não utilize corretivo líquido, nem desenhe na redação.
Não exceda 25 linhas e não se esqueça do título.
Faça letra legível e releia o seu texto para observar se não há palavras escritas incorretamente.
GÊNERO(1,0), GRAFIA(1,0), GRAMATICIDADE(2,0), TEXTUALIDADE (3,0) , DISCURSIVIDADE (3,0)
Leia os textos abaixo, em seguida, faça uma produção textual de acordo com a proposta solicitada.
Texto 1- Sonhe                                                               Texto 2- Sonhei, confuso, e o sono foi disperso
Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância
das pessoas que passam por suas vidas.
Clarice Lispector
Sonhei, confuso, e o sono foi disperso,
Mas, quando despertei da confusão,
Vi que esta vida aqui e este universo
Não são mais claros do que os sonhos são.

Obscura luz paira onde estou converso
A esta realidade da ilusão.
Se fecho os olhos, sou de novo imerso
Naquelas sombras que há na escuridão.

Escuro, escuro, tudo, em sonho ou vida,
É a mesma mistura de entre-seres
Ou na noite, ou ao dia transferida.
Nada é real, nada em seus vãos moveres
Pertence a uma forma definida,
Rastro visto de coisa só ouvida.

Fernando Pessoa


Os poetas falam, cada um ao seu modo, sobre seus sonhos. Agora, use sua criatividade e ela boire uma narrativa com o título:
                                            TUDO NÃO PASSOU DE UM SONHO











































Descrição: http://atividadespedagogicas.net/wp-content/uploads/2014/12/Atividade-Produ%C3%A7%C3%A3o-de-texto-1.jpg



































                                                                                                                      LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
NOME:         
Nº:
Ano/Série
DATA DE ENTREGA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
NOTA
8º E.F.
05 de junho de 2017








INSTRUÇÕES PARA REALIZAR A REDAÇÃO (FAÇA O RASCUNHO NO CADERNO)
Leia com calma e atenção as orientações propostas, A produção deverá ser escrita com caneta (TINTA) -azul ou preta, faça um rascunho e transfira para esta folha definitiva.
Não faça rasuras: não rabisque, não utilize corretivo líquido, nem desenhe na redação.
Não exceda 25 linhas e não se esqueça do título.
Faça letra legível e releia o seu texto para observar se não há palavras escritas incorretamente.
GÊNERO(1,0), GRAFIA(1,0), GRAMATICIDADE(2,0), TEXTUALIDADE (3,0) , DISCURSIVIDADE (3,0)

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhB_T_pvxZLLJNoLty_CKj3YgCGy7UD3lVU0HwrLs3tiQUQkD7mC2p_I0mLKvLNmtjMizRungbA76YmcqGr2Ug7H4Jq8-jWj8rLW2UlOonXligkHjB1v54e3vWEQe4mAappDOs4ATe4DIrX/s1600/eja%25252016.jpg

REPORTAGEM – APOSTILA NÚMERO ______

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