LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
|
|||||
NOME:
|
Nº:
|
||||
Ano/Série
|
DATA
|
Bimestre
|
LITERATURA
|
NOTA
|
|
8º E.F.
|
|
1º
|
|
||
O Grito do Hip Hop
- Autores: Luiz Puntel e Fátima Chaguri
1- Complete com as palavras do quadro:
(1,0)
indignação |
educadores |
ativistas |
pobreza |
Toninho |
Morando numa favela lá pros lados do Capão Redondo,
periferia de São Paulo, _____________ leva uma vida difícil. Órfão desde muito
cedo, trabalha para ajudar sua mãe e sua irmã, convivendo diariamente com a
____________, o desemprego, a criminalidade.
Nem por isso deixa de se divertir. Com seus amigos Gera e Beó adora pichar muros e paredes, deixando a marca da turma pela cidade.
A alegria rápida do spray, contudo, vai perdendo a graça à medida que Toninho entra em contato com ______________ do movimento hip hop (rappers, grafiteiros,__________________. Aqui você vai acompanhar os passos dessa descoberta, o percurso de um grito que nasce da____________________.
Nem por isso deixa de se divertir. Com seus amigos Gera e Beó adora pichar muros e paredes, deixando a marca da turma pela cidade.
A alegria rápida do spray, contudo, vai perdendo a graça à medida que Toninho entra em contato com ______________ do movimento hip hop (rappers, grafiteiros,__________________. Aqui você vai acompanhar os passos dessa descoberta, o percurso de um grito que nasce da____________________.
2- Os temas abordados são:
I- arte, violência,
cidadania, desigualdade social.
II-preconceito, desigualdade social,
criminalidade, problemas familiares e sociais e a garra de um povo que luta dia
após dia para se manter vivo com dignidade.
III- hip hop um instrumento para denunciar a injustiça social
Assinale a alternativa correta: (1,0)
III- hip hop um instrumento para denunciar a injustiça social
Assinale a alternativa correta: (1,0)
a) Somente as afirmativas I e III
são corretas.
b) Somente as afirmativas I e II
são corretas.
c) Todas são corretas.
Determinadas cenas demonstram:
I-A necessidade de tirar as pessoas do mundo
criminoso- problemas sociais que envolvem toda a sociedade e, em especial,
jovens da periferia.
II-Cenas de violência, em plena paisagem de
miséria impressa em cada casebre dependurado nas encostas, mas não significa
que todo jovem da periferia seja criminoso.
III-Vielas sujas e abandonadas, o mau cheiro
da violência se misturando ao mau cheiro do esgoto a céu aberto.
IV-Confrontos violentos seja com a polícia,
gangues rivais ou grupos criminosos, num mesmo ambiente.
Assinale
a alternativa correta:
(1,0)
a) Somente as afirmativas I e III
são corretas.
b) Somente as afirmativas I e II
são corretas.
c) Somente as alternativas I, II,
e III são corretas.
d) Todas são corretas.
4- As
expressões abaixo estão inseridas na página 99 do livro:
“- Cai pra dentro, Mano!”
“- E aí, turma! Fiquei sabendo de sua mãe...”.
“- O Zé-povinho tá comentando que cês tão num
sufoco aí“
Betão
tenta:
a-
Fazer
com que Toninho, que estava com o pai doente, participasse do crime;
b-
Fazer
com que Toninho, que estava preocupado com os problemas de saúde da mãe,
participasse da criminalidade;
c-
Vingar-se
de Toninho que “roubou” sua namorada Selminha;
d-
Excluir
Toninho da criminalidade.
5-
Quais as palavras que completam a ideia abaixo:
Toninho construiu sua realidade a partir do
que percebeu no mundo social e por meio do Hip Hop passou a fazer parte do
Movimento ___________________, integrou-se socialmente, quando foi refazer, por
amor à sua namorada, o desenho de uma ______________, que havia sido pichado.
a- Grafitagem- animal
b-pichador –porco
c-Orumulá-pomba
d-braços abertos-pomba
6- O
hip hop é um movimento político porque:
a- o movimento pode significar a ascensão de
sujeitos ativos, capazes de lutar por um mundo sem opressores e oprimidos.
b- os jovens escolhem a música como
expressão.
c-.jovens unidos afastam-se dos manos
criminosos.
d-.se reúnem para pichar o que entendem como
correto.
7- Para compreender o que os manos
falam é necessário mais do que atenção. Eles utilizam um vocabulário próprio,
proveniente de uma linguagem coloquial. São neologismos,
a maioria criada por eles, que misturam o
português com o inglês. Essas gírias renovam-se a
cada dia e, dependendo da região, têm outros
significados.
Relacione:
a-
treta
|
(
)policial
|
b-
gambé
|
(
) confusão, briga
|
c-
vacilão
|
( )escritor de grafite que copia o
estilo de outro, aquele que não tem idéias
próprias.
|
d-
bite
|
(
)bobo
|
8- Leia:
“ —
sujou! Sujou! Vamo se mandar que os gambé tão
na área! —gritou Betão, um dos quatro
jovens que, sobre a marquise de um supermercado, pichavam na fachada do prédio
a marca da turma: Os Encardidos.
Ele percebeu a aproximação da viatura
policial, que avançava de faróis apagados, dobrando a esquina.
Acrescentando ação às palavras, deu um
salto e, em dois segundos, já na calçada, pisava macio o chão da Estrada M'Boi
Mirim, que atravessa o Jardim Ângela, zona sul da cidade de São Paulo. Na
queda, seu inseparável boné caiu. Ele o apanhou, enterrando-o na cabeça, num
gesto muito seu.
Gera,
o segundo deles, pulou em seguida. Na vez de Beó, o terceiro a saltar, ele vacilou, com medo.
Toninho,
que pularia por último, apressou-o,
o coração acelerado.
— Pula logo, mano! Deixa de frescura!
— Eu falei que ia dar B.O., cara... Vamo
vazar pelo telhado. — Seu medo congelava a cena, empatando a fuga dos
companheiros”.
Na
sequência do enredo, um dos pichadores torceu o pé. Quem foi?_________________
9- Toninho
foi pichar na madrugada e os policiais ao prendê-lo usaram da tinta que ele
possuía e pintaram-no. Em decorrência, ele tentou tirar a tinta, mas ainda
sobrou em alguns lugares do corpo. Quando foi trabalhar, o dono desconfiou que
ele era pichador. Discutiram e ele foi mandado embora, sem receber seus
direitos. Que atitude tomou?
a-Contou para seu pai.
b-Pichou
a fachada da loja de CD´s, onde trabalhava, com a expressão “Não mete o nariz
na vida dos outros”·.
c- Ficou
parado na porta sem saber o que fazer.
d-Contou
tudo para sua irmã, para ela negociar o recebimento dos seus direitos.
10- “O movimento "hip-hop" é tão urbano
quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se
torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos
bairros pobres de Nova lorque. É formado por três elementos: a música (o rap),
as artes plásticas (o grafite) e a dança (o "break"). No
"hip-hop" os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência
política.
Enraizado nas camadas populares urbanas, o "hip-hop" afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade - o que, no entanto, não significa que o "hip-hop" brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, "break" parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.” (Adaptado de "Ciência e Cultura", 2004)
De acordo com o texto, o "hip-hop" é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características:
a) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
b) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
c) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.
d) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.
e) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.··.
Enraizado nas camadas populares urbanas, o "hip-hop" afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade - o que, no entanto, não significa que o "hip-hop" brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, "break" parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.” (Adaptado de "Ciência e Cultura", 2004)
De acordo com o texto, o "hip-hop" é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características:
a) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
b) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
c) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.
d) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.
e) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.··.
Quais são as respostas
ResponderExcluirQuais são as respostas
ExcluirQual são as respostas?
ResponderExcluirgabarito?
ResponderExcluirAlguém conseguiu o gabarito?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir