terça-feira, 25 de abril de 2017

prova: O Grito do Hip Hop - Autores: Luiz Puntel e Fátima Chaguri


                                                                                                           LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
NOME:         
Nº:
Ano/Série
DATA
Bimestre
LITERATURA
NOTA
8º E.F.










 O Grito do Hip Hop - Autores: Luiz Puntel e Fátima Chaguri
1- Complete com as palavras do quadro:                                                                                              (1,0)
indignação
educadores
ativistas
pobreza
Toninho
Morando numa favela lá pros lados do Capão Redondo, periferia de São Paulo, _____________ leva uma vida difícil. Órfão desde muito cedo, trabalha para ajudar sua mãe e sua irmã, convivendo diariamente com a ____________, o desemprego, a criminalidade.
Nem por isso deixa de se divertir. Com seus amigos Gera e Beó adora pichar muros e paredes, deixando a marca da turma pela cidade.
A alegria rápida do spray, contudo, vai perdendo a graça à medida que Toninho entra em contato com ______________ do movimento hip hop (rappers, grafiteiros,__________________. Aqui você vai acompanhar os passos dessa descoberta, o percurso de um grito que nasce da____________________.
2- Os temas abordados são:
I- arte, violência, cidadania, desigualdade social.
II-preconceito, desigualdade social, criminalidade, problemas familiares e sociais e a garra de um povo que luta dia após dia para se manter vivo com dignidade.
III- hip hop um instrumento para denunciar a injustiça social
Assinale a alternativa correta:                                                                                                (1,0)
a) Somente as afirmativas I e III são corretas.
b) Somente as afirmativas I e II são corretas.
c) Todas são corretas.

3- No livro, há duas cenas de morte que Toninho presencia. A primeira é de seu amigo Negoleco, com o corpo já inerte e sua mãe, Dona Gertrudes, inconformada e chorando; a segunda, a morte de Betão, durante o assalto no ônibus, que leva Toninho a pensar que se o amigo não morresse, seria o motorista, pai de família que morreria. Lembrou-se de seu pai, pois o mesmo foi assassinado trabalhando.
Determinadas cenas demonstram:
I-A necessidade de tirar as pessoas do mundo criminoso- problemas sociais que envolvem toda a sociedade e, em especial, jovens da periferia.
II-Cenas de violência, em plena paisagem de miséria impressa em cada casebre dependurado nas encostas, mas não significa que todo jovem da periferia seja criminoso.
III-Vielas sujas e abandonadas, o mau cheiro da violência se misturando ao mau cheiro do esgoto a céu aberto.
IV-Confrontos violentos seja com a polícia, gangues rivais ou grupos criminosos, num mesmo ambiente.

Assinale a alternativa correta:                                                                                                (1,0)
a) Somente as afirmativas I e III são corretas.
b) Somente as afirmativas I e II são corretas.
c) Somente as alternativas I, II, e III são corretas.
d) Todas são corretas.

4- As expressões abaixo estão inseridas na página 99 do livro:
“- Cai pra dentro, Mano!”
“- E aí, turma! Fiquei sabendo de sua mãe...”.
“- O Zé-povinho tá comentando que cês tão num sufoco aí“

Betão tenta:
a-    Fazer com que Toninho, que estava com o pai doente, participasse do crime;
b-    Fazer com que Toninho, que estava preocupado com os problemas de saúde da mãe, participasse da criminalidade;
c-    Vingar-se de Toninho que “roubou” sua namorada Selminha;
d-    Excluir Toninho da criminalidade.

5- Quais as palavras que completam a ideia abaixo:
Toninho construiu sua realidade a partir do que percebeu no mundo social e por meio do Hip Hop passou a fazer parte do Movimento ___________________, integrou-se socialmente, quando foi refazer, por amor à sua namorada, o desenho de uma ______________, que havia sido pichado.

a- Grafitagem- animal
b-pichador –porco
c-Orumulá-pomba
d-braços abertos-pomba

6- O hip hop é um movimento político porque:
a- o movimento pode significar a ascensão de sujeitos ativos, capazes de lutar por um mundo sem opressores e oprimidos.
b- os jovens escolhem a música como expressão.
c-.jovens unidos afastam-se dos manos criminosos.
d-.se reúnem para pichar o que entendem como correto.

7- Para compreender o que os manos falam é necessário mais do que atenção. Eles utilizam um vocabulário próprio, proveniente de uma linguagem coloquial. São neologismos, a maioria criada por eles, que misturam o português com o inglês. Essas gírias renovam-se a cada dia e, dependendo da região, têm outros significados.
Relacione:
a-    treta
(       )policial
b-    gambé
(       ) confusão, briga
c-    vacilão
(       )escritor de grafite que copia o estilo de outro, aquele que não tem idéias próprias.
d-    bite
(       )bobo

8-  Leia:
      sujou! Sujou! Vamo se mandar que os gambé tão na área! —gritou Betão, um dos quatro jovens que, sobre a marquise de um supermercado, pichavam na fachada do prédio a marca da turma: Os Encardidos.
      Ele percebeu a aproximação da viatura policial, que avançava de faróis apagados, dobrando a esquina.
      Acrescentando ação às palavras, deu um salto e, em dois segundos, já na calçada, pisava macio o chão da Estrada M'Boi Mirim, que atravessa o Jardim Ângela, zona sul da cidade de São Paulo. Na queda, seu inseparável boné caiu. Ele o apanhou, enterrando-o na cabeça, num gesto muito seu.
      Gera, o segundo deles, pulou em seguida. Na vez de Beó, o terceiro a saltar, ele vacilou, com medo.
      Toninho, que pularia por último, apressou-o, o coração acelerado.
      — Pula logo, mano! Deixa de frescura!
      — Eu falei que ia dar B.O., cara... Vamo vazar pelo telhado. — Seu medo congelava a cena, empatando a fuga dos companheiros”.

Na sequência do enredo, um dos pichadores torceu o pé. Quem foi?_________________

9- Toninho foi pichar na madrugada e os policiais ao prendê-lo usaram da tinta que ele possuía e pintaram-no. Em decorrência, ele tentou tirar a tinta, mas ainda sobrou em alguns lugares do corpo. Quando foi trabalhar, o dono desconfiou que ele era pichador. Discutiram e ele foi mandado embora, sem receber seus direitos. Que atitude tomou?
a-Contou para seu pai.
b-Pichou a fachada da loja de CD´s, onde trabalhava, com a expressão “Não mete o nariz na vida dos outros”·.
c- Ficou parado na porta sem saber o que fazer.
d-Contou tudo para sua irmã, para ela negociar o recebimento dos seus direitos.

10-  “O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova lorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o "break"). No "hip-hop" os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.
         Enraizado nas camadas populares urbanas, o "hip-hop" afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade - o que, no entanto, não significa que o "hip-hop" brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, "break" parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.” (Adaptado de "Ciência e Cultura", 2004)

De acordo com o texto, o "hip-hop" é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características:
a) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
b) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
c) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.
d) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.
e) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.··.






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