terça-feira, 25 de abril de 2017

PROVA 1- OS MISERÁVEIS


                                                                                                           LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
NOME:         
Nº:
Ano/Série
DATA 
Bimestre
Prova
NOTA
8º E.F.
      
LITERATURA








OS MISERÁVEIS- Victor Hugo

1.            Coloque V, se for verdadeiro e F, se falso:                                                        (1,5) (0,25   cada)

(           ) O o fato que mudou a história do protagonista Jean Valjean foi: acolhido por um gentil bispo, que lhe dá comida e abrigo. Mas havia tanto rancor na sua alma que no meio da noite ele rouba a prataria e agride seu benfeitor, mas quando Valjean é preso pela polícia com toda aquela prata ele é levado até o bispo, que confirma a história de lhe ter dado a prataria e ainda pergunta por qual motivo ele esqueceu os castiçais, que devem valer pelo menos dois mil francos. Este gesto extremamente nobre do religioso devolve a fé que aquele homem amargurado tinha perdido.

(           )
Depois desse episódio, Jean Valjean pode tornar-se um comerciante e industrial de sucesso e chega ao cargo de prefeito em uma pequena cidade, acobertado sob um nome falso.

(           ) Jean Valjean adota o nome falso de  Sr Madeleine.

(           ) O Sr. Madeleine toma conhecimento do caso de Fantine. Ele tenta prover as necessidades de     Fantine e tenta trazer a filha para perto da mãe. Mas Fantine morre e o Sr. Madeleine adota Cosette.

(           ) Victor Hugo, em sua obra Os miseráveis (1862), descreve com grande sensibilidade os contrastes existentes entre a vida da corte e a vida do povo na primeira metade do século XIX nas cidades da França, sobretudo em Paris.

(           )Os miseráveis é um dos exemplos máximos de romance. De fortes características sociais, contém reflexões sobre a história, a justiça e a política.

2.Na descrição que Victor Hugo faz da vida do personagem Jean Valjean, podemos observar que há o cuidado de evidenciar as circunstâncias que o levaram ao crime:

Jean Valjean, de humilde origem camponesa, ficara órfão de pai e mãe ainda pequeno e foi recolhido por uma irmã mais velha, casada e com sete filhos. Enviuvando a irmã, passou a arrimo da família, e assim consumiu a mocidade em trabalhos rudes e mal remunerados (...). Num inverno especialmente rigoroso, perdeu o emprego, e a fome bateu à porta da miserável família. Desesperado, recorreu ao crime: quebrou a vitrina de uma padaria para roubar um pão. (...) Levado aos tribunais por crime de roubo e arrombamento, foi condenado a cinco anos de galés. (...) Mesmo na sua ignorância, tinha consciência de que o castigo que lhe fora imposto era duro demais para a natureza de sua falta e que o pão que roubara para matar a fome de uma família inteira não podia justificar os longos anos de prisão a que tinha sido condenado.

Assinale: a adesão de Jean Valjean ao crime foi voluntária?                                                              (1,0)
(           )sim, ele tinha o gosto por uma vida irregular.

(           ) Não, mais do que uma questão de gosto ou preferência pessoal por uma vida irregular, tratava-se de uma situação social que deveria ser encarada francamente pela sociedade em geral e pelas autoridades políticas em particular:





3. Preencha as lacunas com as palavras do quadro ao lado:                                                             (1,0)

O destino do casal Thérnadier no final do romance é:   a senhora _____________ morta na prisão, senhor Thénardier e a senhora ____________ viajam aos EUA, onde ele se torna um comerciante de escravos.

Azelma
Thénardier


4.Relacione as personagens secundários com a sua características:                                               (2,5) 
a)Bienvenu ou Benvindo, Bispo de Digne (Charles François Myriel)

b) Baptistine e Madame Magloire

c)Gervais

 d)Fauchelevent

e)Senhor Gillenormand

(.....)Respectivamente, irmã e empregada doméstica do Bispo Myriel. Baptitstine ama e venera o seu irmão. Me. Magloire teme que ele deixe a porta aberta para estranhos.

(      )Um garotinho que deixa cair uma moeda. Existem duas perspectivas sobre o encontro de Jean Valjean com ele. Segundo uma delas, Valjean, ainda um homem de mente criminosa, coloca o pé sobre a moeda e se recusa a devolvê-la ao menino, apesar dos protestos de Gervais. Quando o menino foge de cena e Valjean vem a seus sentidos, lembrando de que o bispo tinha feito por ele, ele sente vergonha do que fez e busca pelo menino, em vão. Outra interpretação desta cena é que Jean Valjean não sabia que ele estava pisando sobre a moeda, mas depois percebe que a moeda estava sob seus pés e se sente horrível.

(     ) Avô de Marius. Monarquista, ele tenta impedir Marius de ser influenciado por seu pai, um oficial do exército de Napoleão. Discorda de Marius em assuntos políticos, e eles têm várias discussões. Durante seu conflito perpétuo de ideias, ele não demonstra o seu amor pelo neto.

(      )Valjean salva a vida de Fauchelevent quando levanta uma carroça debaixo da qual ele estava preso, e depois arruma para ele um emprego como jardineiro num convento em Paris. Fauchelevent mais tarde vai retornar o favor dando abrigo a Valjean e Cosette no convento, e emprestando o seu nome para Valjean.

(      )Um sacerdote idoso e gentil, que é promovido a bispo por um encontro casual com Napoleão. Ele salva Valjean de ser preso após roubar sua prata e o convence a mudar de comportamento. Bienvenu morre com 82 anos, cego.


5- Enumere a sinopse abaixo, na sequência da história:                                                                     (2,5)

Próximo daquela cidade, mais precisamente em Waterloo, uma senhora procurava alguém para quem deixasse sua filha Cosette, e encontrou aos Thénardier, um casal muito ganancioso, que só se importava com eles mesmos. Fantine sem opção deixou por tempo indeterminado, onde sempre enviava dinheiro para as despesas. Dinheiro esse que conseguira trabalhando na fábrica do prefeito Madaglena, em Montreuil-sur-Mer. Entretanto, em alguns meses de trabalho Fantine foi demitida por inveja e medo das colegas de trabalho, representada pela inspetora da seção. Desesperada sem saber o que fazer, e com os Thénardier cobrando mais e mais dinheiro, Fantine adoece e foi recolhida no meio da rua pelo prefeito que ela pensava que tinha a demitido. Quando ficou sabendo do acontecido Madaglena se sentiu muito culpado e dedicou-se pela saúde de Fantine, porém a mesma não resistiu e veio a falecer. Tendo esse sentimento de culpa, Madaglena resolver buscar Cosette para seus cuidados, contudo não esperava que fosse reconhecido. Na verdade ele era Jean Valjean, sendo mais uma vez preso, agora com pena de morte, mas como sua Gestão como prefeito era reconhecida pela toda França, sua pena foi amenizada para prisão perpetua, trabalhando em um navio.

Na cidade de Dignes vivia um bispo muito bondoso, onde morava numa casa paroquial, estando em frente de um hospital em más condições. Tomando conhecimento desse fato, o bispo de imediato resolveu trocar o seu aposento pelo hospital. Como a cidade era pequena, todos os cidadãos tomaram conhecimento da generosidade do bispo. Aproveitando dessa bondade, um forasteiro chamado Jean Valjean, que acabara de ter cumprido 19 anos de prisão com trabalho forçado, foi pedir ajuda, e como era de se esperar o bispo lhe deu o que comer e dormir. Após se alimentar e dormir um pouco, Jean fugiu roubando talheres, porém foi encontrado mais tarde pelos policias da região, sua desculpa era que o próprio bispo havia lhe dado tais talheres, e sem acreditar foi levado até a casa do mesmo para ter uma confirmação. Chegando lá, o bispo confirmara que tinha dado de presente, isso para que ele não fosse preso novamente, e ainda lhe deu um castiçal. Após esse fato Jean Valjean foi embora de Dignes muito arrependido.

Alguns anos mais tarde, Jean Valjean é dado como morto ao tentar resgatar um marinheiro que estava se afogando, sendo que nunca tenham encontrado seu corpo. Sobretudo ele não estava morto e apareceu na taverna dos Thénardier como havia prometido, onde foi buscar Cosette, e assim, indo morar com ela em um convento, tendo enfim um lugar tranquilo para morar e dando uma boa educação para a jovem.

Em sua nova vida com sua filha adotiva, Jean Valjean procurou sempre demonstrar muito carinho e afeto para com Cosette, levando para passear todos os dias na praça da cidade. Foi quando num dia um jovem chamado Marius os avistou, e se apaixonou por Cosette a primeira vista, tendo mais tarde um namoro escondido com ela, porém acabou sendo descoberto mais tarde. Com medo do que podia acontecer com sua filha, onde possuía muitos ciumes, e com o confronto do governo e a população, Jean resolveu viajar para outro pais, mas decidiu ficar e batalhou junto de Marius, sendo uns dos poucos sobreviventes daquela barricada

Após Marius se recuperar dos ferimentos causados na batalha, pediu a mão de Cosette em casamento, onde Jean lhe concedeu. Na festa de noivado, Jean contou sua história de vida, uma história com muitas mentiras, além de ser procurado pela polícia. Dessa forma, decidiram que era melhor o afastamento dela. Mais tarde Marius descobre a verdadeira história sobre Jean, um homem que passou sua vida com muito sofrimento, e quem o salvou de uma morte certa na batalha. Sabendo desses fatos Marius decidiu retomar o relacionamento com o sogro juntamente com sua mulher, porém Jean Valjean estava muito mal de saúde, aonde veio há falecer algum tempo depois.


6-  Esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Fale sobre as  injustiças citadas abaixo. Reflita: em que momento podemos ver as citadas abaixo? (1,5)
a)MISÉRIA  (O,75)

_____________________________________________________________________________
b) ABUSO DE AUTORIDADE : (O,75)
____________________________________________________________________________________







7 comentários: