terça-feira, 25 de abril de 2017

Dom Quixote- O cavaleiro da Triste Figura- Miguel de Cervantes PROVA E RESPOSTAS


                                                                           LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete
NOME:         
Nº:
Ano/Série
DATA DE ENTREGA

Bimestre
PROVA
NOTA
7º E.F.

1ºBIMESTRE-







INSTRUÇÕES PARA REALIZAR O FICHAMENTO DO LIVRO PARADIDÁTICO
1 – Não faça rasuras e escreva com letra legível.
2- O roteiro abaixo é para ser respondido à medida que você faz a leitura do seu livro literário. Procure respondê-lo da forma mais completa possível, preenchendo os tópicos a cada nova informação adquirida no decorrer da sua leitura.

Dom Quixote- O cavaleiro da Triste Figura- Miguel de Cervantes            

1-            Complete coma as palavras abaixo:                                                                                           (1,0)
puros
entusiasmo
ridículas
fantasias
O livro é interessante, pois mostram as paisagens da região da Espanha no período pós Idade Média. Mergulha também no imaginário e nas _______________ do personagem principal. Embora passe por situações de privação e, muitas vezes,______________________, Dom Quixote desperta um sentimento de simpatia. A fé e o _______________ motivam o leitor, pois os sentimentos do cavaleiro são nobres e __________.
2-            Relacione:                                          :                                                                                         (1,0)
a)    Dom Quixote/Dom Alonso Quixano:

b)    Sancho Pança:

c)    Senhor Cura:

d)    Mestre Nicolau:

e)    Antonia:

f)     Rocinante:

g)    Amazonas/Duquesa

h)    Duque:

i)      Camponesa :

j)      Sansão Carrasco:
(        ) Belo e formoso, porém é um grande trambiqueiro, Sansão Carrasco é outro louco e um falso cavaleiro, que travou duas batalhas com Dom Quixote (na primeira batalha ele tinha perdido, mas na segunda ganhou de Dom Quixote).
(        ) Ele a chama de Dulcinéia Del Toboso por Dom Quixote. Ela é uma gorda, feia, desengonçada e analfabeta, mas para Dom Quixote, ela era uma bela princesa.
(........) Casado com a bela duquesa é um jovem senhor; Elegante. E deu a tão sonhada ‘ilha’ a Sancho, mas só que era falsa, fazia parte da peça que pregavam em Dom Quixote.
(........)Uma bela senhora casada e morava em um belo castelo, apaixonada pelos livros de Dom Quixote, seu reino todo pregou uma peça em Dom Quixote.
(........)Um pangaré magro e feio usado nos serviços do sitio, foi batizado pelo fidalgo de Rocinante que participou das grandes aventuras do Dom Quixote.
(........)Jovem e bonita, e mandona, toda vez que seu tio saia tentava tomar medidas drásticas, já queimou a maioria dos livros da biblioteca de seu tio.
(........)Um dos melhores amigos Dom Alonso, e discutia com ele qual cavaleiro das novelas de cavalaria era mais forte. E também era barbeiro.
(........)Amigo de Dom Quixote, e vigário da aldeia de La Mancha.
(........)Escudeiro de Dom Quixote, ele é baixo e gordo, pensa que vai ganhar uma ilha prometida por Dom Quixote, às vezes apanha no lugar no lugar de seu amo, Sancho tem uma mulher e dez filhas.
(........)Um velho fidalgo que morava em uma aldeia chamada La Mancha, ele adorava ler, histórias sobre cavalaria, um dia leu tanto sobre cavalaria que ficou achando que era um cavaleiro andante.

3-    Coloque V, para verdadeiro e F, para falso:                                                                             (3,0)
(      )Dom Quixote, magro,  não muito alto, bigode e cabelo grisalho. Grande sonhador de certa forma '' lunático'' imprevisível e aventureiro. Fidalgo em decadência econômica fanático por novelas de cavalaria; altivo; ingênuo; sonhador; puro; confusão entre a fantasia e a realidade (afastou-se por completo da realidade no decorrer do livro). Busca por amor, paz e justiça.
(......)Sancho Pança atua como um personagem contraste à personagem principal, o próprio Dom Quixote. Enquanto o Quixote é sonho, é fantasia, o Sancho é realista. Na medida em que o relato avança, Sancho, aos poucos, vai aceitando os "delírios" do cavaleiro de quem é o fiel escudeiro. Finalmente, não se pode pensar em Dom Quixote, sem ter junto o notável e comilão Sancho Pança. Ingênuo e honesto lavrador; trabalhador; fiel; pouca inteligência; mantinha certa lucidez ao acompanhar Dom Quixote.
(......)
Sancho representa o contraponto à forma como Dom Quixote interpreta a realidade. Apesar de considerado louco pela maioria das pessoas, o cavaleiro sempre encontra uma justificativa para seus infortúnios e, na ausência de uma explicação racional, os atribui às transformações decorrentes de feitiços e encantamentos. Sancho é capaz de perceber a discrepância entre a realidade por ele percebida e a descrita por Dom Quixote, contudo, facilmente se conforma com as justificativas apresentadas por seu amo, pois sua simplicidade não lhe permite maiores contestações.
(      ) A história se passa em uma pequena aldeia da Espanha, se trata de um ingênuo senhor de 50 anos chamado Alonso Quixano, que possuía uma enorme biblioteca com as maiorias dos livros sobre cavalaria. De tanto ler, acabou querendo se tornar um cavaleiro andante, e os cavaleiros dos livros que lia, honrava a vitória de suas batalhas a suas amadas.
(      )A história mostra um ingênuo senhor rural cujo passatempo favorito era a leitura de livros de cavalaria. Na sua obsessão, acreditava literalmente nas aventuras descritas e decide tornar-se um cavaleiro andante. Suas viagens sucederam-se sob a alucinação de que estava vivendo na era da cavalaria; pessoas que encontrava nas estradas pareciam-lhe como cavaleiros em armas , damas em apuros gigantes e monstros ; até moinhos de vento na sua imaginação eram seres vivos. Combatendo as injustiças o personagem enfrenta situações penosas e ridículas , mantendo porem uma figura nobre e patética. Ao final da Segunda parte Dom Quixote volta à razão , renuncia aos romances de cavalaria e morre como piedoso cristão.
(      )Características da personagem principal: Psicológico – nervoso, altivo, astuto. Física – magro, alto, barbudo, idade cinquenta anos. Moral – respeito e consideração no que se refere à cavalaria. Respeito a Sancho Pança em relação à tradição de cavaleiro e escudeiro. Sociológico - quando Dom Quixote se refere à justiça (Santa Irmandade), no passado desempenhava seu papel de justiça e naquele momento era um misto de fraude, engano e malícia. Muda de comportamento durante a narrativa.

4-A caminho de Micomicón, Dom Quixote pergunta a Sancho por sua amada. O diálogo é muito divertido, porque o cavaleiro e seu criado imaginam Dulcinéia de forma bem diferente. Marque, com um x, qual das duas personagens afirma cada uma das coisas seguintes:                                    (1,0)


DOM QUIXOTE
SANCHO
a)Dulcinéia cheira a suor


b)Dulcinéia costura com fio de ouro


c)Dulcinéia cheira a rosas


d)Dulcinéia salga lombos de porco



5- Enumere, de acordo com a sequência da história, os fatos abaixo. :                                           (2,5)
Causas do surgimento de Dom Quixote:
Perda da riqueza – Dom Quixote era um fidalgo, filho de pais ricos. No entanto, durante sua vida, ele vai perdendo sua riqueza, pagando dívidas e comprando livros. Por isso, mergulha na literatura em busca da solução desta dificuldade, até demais. Mudança em sua vida – Além de perder sua riqueza, Dom Quixote, começa a agir como um cavaleiro em busca de uma mudança, uma nova vida. Ele já tinha uma idade relativamente avançada e vivia muito só. Por isso deixa-se levar por imaginação e passa a viver num mundo ilusório, fantasioso.


A batalha contra o “exército de ovelhas”:
Neste capítulo do livro, é relatado uma das aventuras de Dom Quixote, o encontro com dois rebanhos de ovelhas. O cavaleiro, com todo o seu sonho, criou paisagens, personagens que não existiam, atribuindo-lhes armas, coroas, escudos que na verdade não existiam, eram somente animais. Foi então que o “herói” avançou em direção aos rebanhos e, como sempre foi surrado pelos pastores e pelas próprias ovelhas.
Trecho: Como continuidade da sua loucura, o fidalgo é capaz de imaginar em um campo, que está cheio de ovelhas, dois grandes exércitos, com seus generais e cavalos, guerreando. Aqui, Sancho Pança, também reprime o nobre homem, repetindo atitudes de nossa sociedade. Ele faz um papel de “acredite se quiser”, concordando com os sonhos de seu amo apenas para satisfazê-lo, ou seja, se não podia controlá-lo, juntava-se a ele. Sancho Pança conquista suas ilhas prometidas Desacreditado em receber sua ilha, Sancho Pança ganhou-a com muito orgulho.
Pelo fato de acreditar e acompanhar um cavaleiro, tinha muito prestígio na sociedade. Sancho Pança realizou resolveu vários problemas durante seu curto encontro com o poder, mas a população, que estava apenas fazendo uma brincadeira com o escudeiro, afetou os sentimentos do “governador”, fazendo-o abdicar ao cargo e voltar a sua vida antiga.
Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes – Análise do trecho
Nesta passagem do livro, analisamos como a sociedade, representada por Sancho Pança, é frágil. Ao acreditar estar recebendo os reinos prometidos por “nosso herói”, o fiel escudeiro rende-se à fantasia de Dom Quixote, movido pela ganância e pelo poder.
Em contra partida, sua análise mais crítica do fato demonstra a atitude de debocho e desprezo dos habitantes da ilha, pouco se importando com o estado do ajudante e do próprio cavaleiro. Não refletiram se Dom Quixote tinha algum problema mental ou se precisava de ajuda. Ao contrário, invés de ajudá-lo, contribuíram para a sua ridicularização.
Finalizando, o livro de Miguel de Cervantes retoma a história do povo espanhol e do Europa, retratando as aventuras dos inúmeras cavaleiros, sendo por isso considerado a última novela de cavalaria. Critica também as atitudes da sociedade e como alguns componentes desta alertaram para o problema de Dom Quixote e se esforçaram para o problema para tentar solucioná-lo.

A batalha dos moinhos de vento:
Dom Quixote e Sancho Pança chegaram a um local onde havia trinta ou quarenta moinhos de vento. Dom Quixote disse a Sancho Pança que havia dezenas de míseros gigantes que ele ia combater.
Sancho pediu para Dom Quixote observar melhor, pois não eram gigantes e simplesmente moinhos de vento.
Dom Quixote aproximou dos moinhos e com pensamento em sua deusa, Dulcinéia de Toboso, á qual dedicava sua aventura, arremeteu, de lança em riste, contra o primeiro moinho. O vento ficou mais forte e lançou o cavaleiro para longe. Sancho socorreu-o e reafirmou que eram apenas moinhos. Dom Quixote, respondeu que era Frestão, quem tinha transformado os gigantes em moinhos.
Através deste breve relato da Batalha dos Moinhos de Vento, podemos ver com clareza a loucura de Dom Quixote. Naquele momento, podemos observar, Sancho Pança comportar-se com as mesmas ideias de nossa sociedade quando se defronta com algo fora dos padrões, fora do cotidiano, fora da normalidade petrificada que ela mesma impõem.
E com mesma atitude, demonstrando, apontando, avisando, porém nada fazendo mediante o fato. Dom Quixote não tinha consciência do que fazia.
Ele havia se aprofundado tanto naquele mundo irreal que começou a ver coisas logo após o choque com os moinhos ele percebe com clareza que os gigantes de fato eram moinhos, porém sua imaginação o faz achar que algum mago o hipnotizou, o fazendo ver nos moinhos os gigantes. Sempre havia uma forma da realidade transformar-se em irrealidade.


Consequências da “loucura” de Dom Quixote
Lesão às pessoas – Ao agir como Dom Quixote, o cavaleiro não distinguia as pessoas com quem encontrava, prejudicando algumas e, consequentemente, auxiliando outras, física e financeiramente.
Perda da história – Quando os amigos de Dom Quixote descobrem a causa de sua “insanidade”, decidem por acabar de vez com ela, queimando todas as suas novelas de cavalaria.
Por outro lado, ao agir desta forma, a sociedade comprova seu poder, eliminando algo que possa causar mais problemas futuros, que possa incomodá-la.


Morte do personagem – Dom Quixote, inconsciente de seus atos, não percebe o desgaste de seu corpo e, infelizmente, como ele próprio afirma, só retorna à realidade quando já está nos momentos finais de sua vida.
Morre arrependido, mas em paz por tê-la feito a tempo.



6- Você gostou dessa história? Por quê?(REFLITA: O que a leitura acrescentou (aprendeu) em sua vida?). O que modificou em seu modo de pensar? Qual foi a mensagem deixada para você?...................(1,5) _______,porque____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1- 

O livro é interessante, pois mostram as paisagens da região da Espanha no período pós Idade Média. Mergulha também no imaginário e nas fantasias do personagem principal. Embora passe por situações de privação e, muitas vezes, ridículas, Dom Quixote desperta um sentimento de simpatia. A fé e o entusiasmo motivam o leitor, pois os sentimentos do cavaleiro são nobres e puros.

2- Aqui está a correspondência correta entre os personagens e as descrições:

a) Dom Quixote/Dom Alonso Quixano:
( ) Um velho fidalgo que morava em uma aldeia chamada La Mancha, ele adorava ler histórias sobre cavalaria, um dia leu tanto sobre cavalaria que ficou achando que era um cavaleiro andante.

b) Sancho Pança:
( ) Escudeiro de Dom Quixote, ele é baixo e gordo, pensa que vai ganhar uma ilha prometida por Dom Quixote, às vezes apanha no lugar no lugar de seu amo, Sancho tem uma mulher e dez filhas.

c) Senhor Cura:
( ) Amigo de Dom Quixote, e vigário da aldeia de La Mancha.

d) Mestre Nicolau:
( ) Um dos melhores amigos Dom Alonso, e discutia com ele qual cavaleiro das novelas de cavalaria era mais forte. E também era barbeiro.

e) Antonia:
( ) Jovem e bonita, e mandona, toda vez que seu tio saia tentava tomar medidas drásticas, já queimou a maioria dos livros da biblioteca de seu tio.

f) Rocinante:
( ) Um pangaré magro e feio usado nos serviços do sitio, foi batizado pelo fidalgo de Rocinante que participou das grandes aventuras do Dom Quixote.

g) Amazonas/Duquesa:
( ) Uma bela senhora casada e morava em um belo castelo, apaixonada pelos livros de Dom Quixote, seu reino todo pregou uma peça em Dom Quixote.

h) Duque:
( ) Casado com a bela duquesa é um jovem senhor; elegante. E deu a tão sonhada ‘ilha’ a Sancho, mas só que era falsa, fazia parte da peça que pregavam em Dom Quixote.

i) Camponesa:
( ) Ele a chama de Dulcinéia Del Toboso por Dom Quixote. Ela é uma gorda, feia, desengonçada e analfabeta, mas para Dom Quixote, ela era uma bela princesa.

j) Sansão Carrasco:
( ) Belo e formoso, porém é um grande trambiqueiro, Sansão Carrasco é outro louco e um falso cavaleiro, que travou duas batalhas com Dom Quixote (na primeira batalha ele tinha perdido, mas na segunda ganhou de Dom Quixote).

Coloque V, para verdadeiro e F, para falso: (3,0)

(V) Dom Quixote, magro, não muito alto, bigode e cabelo grisalho. Grande sonhador de certa forma "lunático", imprevisível e aventureiro. Fidalgo em decadência econômica, fanático por novelas de cavalaria; altivo; ingênuo; sonhador; puro; confusão entre a fantasia e a realidade (afastou-se por completo da realidade no decorrer do livro). Busca por amor, paz e justiça.

(V) Sancho Pança atua como um personagem contraste à personagem principal, o próprio Dom Quixote. Enquanto o Quixote é sonho, é fantasia, o Sancho é realista. Na medida em que o relato avança, Sancho, aos poucos, vai aceitando os "delírios" do cavaleiro de quem é o fiel escudeiro. Finalmente, não se pode pensar em Dom Quixote, sem ter junto o notável e comilão Sancho Pança. Ingênuo e honesto lavrador; trabalhador; fiel; pouca inteligência; mantinha certa lucidez ao acompanhar Dom Quixote.

(V) Sancho representa o contraponto à forma como Dom Quixote interpreta a realidade. Apesar de considerado louco pela maioria das pessoas, o cavaleiro sempre encontra uma justificativa para seus infortúnios e, na ausência de uma explicação racional, os atribui às transformações decorrentes de feitiços e encantamentos. Sancho é capaz de perceber a discrepância entre a realidade por ele percebida e a descrita por Dom Quixote, contudo, facilmente se conforma com as justificativas apresentadas por seu amo, pois sua simplicidade não lhe permite maiores contestações.

(V) A história se passa em uma pequena aldeia da Espanha, se trata de um ingênuo senhor de 50 anos chamado Alonso Quixano, que possuía uma enorme biblioteca com a maioria dos livros sobre cavalaria. De tanto ler, acabou querendo se tornar um cavaleiro andante, e os cavaleiros dos livros que lia, honravam a vitória de suas batalhas a suas amadas.

(V) A história mostra um ingênuo senhor rural cujo passatempo favorito era a leitura de livros de cavalaria. Na sua obsessão, acreditava literalmente nas aventuras descritas e decide tornar-se um cavaleiro andante. Suas viagens sucederam-se sob a alucinação de que estava vivendo na era da cavalaria; pessoas que encontrava nas estradas pareciam-lhe como cavaleiros em armas, damas em apuros, gigantes e monstros; até moinhos de vento na sua imaginação eram seres vivos. Combatendo as injustiças, o personagem enfrenta situações penosas e ridículas, mantendo porém uma figura nobre e patética. Ao final da segunda parte, Dom Quixote volta à razão, renuncia aos romances de cavalaria e morre como piedoso cristão.

(F) Características da personagem principal: Psicológico – nervoso, altivo, astuto. Física – magro, alto, barbudo, idade cinquenta anos. Moral – respeito e consideração no que se refere à cavalaria. Respeito a Sancho Pança em relação à tradição de cavaleiro e escudeiro. Sociológico - quando Dom Quixote se refere à justiça (Santa Irmandade), no passado desempenhava seu papel de justiça e naquele momento era um misto de fraude, engano e malícia. Muda de comportamento durante a narrativa.

A última afirmação está incorreta porque mistura várias características erradas sobre Dom Quixote e atribui-lhe uma transformação que não ocorre exatamente da maneira descrita.

4-A caminho de Micomicón, Dom Quixote pergunta a Sancho por sua amada. O diálogo é muito divertido, porque o cavaleiro e seu criado imaginam Dulcinéia de forma bem diferente. Marque, com um x, qual das duas personagens afirma cada uma das coisas seguintes: (1,0) DOM QUIXOTE SANCHO a)Dulcinéia cheira a suor b)Dulcinéia costura com fio de ouro c)Dulcinéia cheira a rosas d)Dulcinéia salga lombos de porco
  • ( ) Dulcinéia cheira a suor
  • ( ) Dulcinéia costura com fio de ouro

SANCHO

  • (X) Dulcinéia cheira a rosas
  • (X) Dulcinéia salga lombos de porco

Dom Quixote imagina Dulcinéia como uma dama perfeita e nobre, com atributos idealizados, enquanto Sancho a descreve de forma mais realista e bem-humorada, como uma mulher simples e comum.


Aqui está a sequência correta dos eventos conforme a história de Dom Quixote:

  1. Causas do surgimento de Dom Quixote

    • Perda da riqueza e mudança em sua vida levam Dom Quixote a se aprofundar nas novelas de cavalaria, começando a agir como um cavaleiro andante.
  2. A batalha dos moinhos de vento

    • Dom Quixote, em sua loucura, confunde moinhos de vento com gigantes, enfrentando-os em uma batalha que ilustra sua desconexão com a realidade.
  3. A batalha contra o “exército de ovelhas”

    • Dom Quixote confunde rebanhos de ovelhas com exércitos inimigos e, mais uma vez, sofre as consequências de sua imaginação delirante ao ser atacado pelos pastores.
  4. Sancho Pança conquista suas ilhas prometidas

    • Sancho Pança, acompanhando Dom Quixote, é levado a acreditar nas promessas de recompensa feitas por seu amo e se torna governador de uma ilha fictícia.
  5. Consequências da “loucura” de Dom Quixote

    • A loucura de Dom Quixote afeta tanto ele quanto as pessoas ao seu redor, causando confusão, danos físicos e financeiros, além de ser rejeitada pela sociedade, que tenta eliminá-la queimando os livros de cavalaria.
  6. Morte do personagem

    • Dom Quixote, já no fim de sua vida e arrependido de seus delírios, morre, retornando à realidade apenas no momento de sua morte.

Esses eventos seguem a trajetória de Dom Quixote, entre o caos de suas fantasias e o impacto delas em sua vida e na sociedade ao seu redor.

 PESSOAL-

posso refletir sobre o impacto que Dom Quixote tem sobre seus leitores e sobre o que ele pode ensinar. A história de Dom Quixote é profundamente rica e oferece várias lições sobre a natureza humana, a imaginação, a busca por ideais e os limites entre a realidade e a fantasia.

  1. Reflexão sobre a busca de ideais: A obra me ensina a importância de perseguir nossos ideais e sonhos, mas também a necessidade de distinguir entre o que é real e o que é apenas uma fantasia. Dom Quixote, ao ser tão idealista, nos faz refletir sobre como nossas próprias crenças podem moldar a maneira como vemos o mundo, às vezes de uma forma distorcida, mas ao mesmo tempo nos inspira a lutar por algo que acreditamos ser nobre.

  2. Sobre a crítica social: A história também me faz refletir sobre a sociedade e suas reações a indivíduos que saem do "padrão" ou da norma, como vemos com Dom Quixote e até com Sancho Pança. A sociedade muitas vezes reage com zombarias, mas também com uma falta de compreensão, e isso faz com que a leitura nos incentive a sermos mais empáticos e a questionarmos as normas estabelecidas.

  3. Lição sobre a humanidade e a loucura: A loucura de Dom Quixote, misturada com momentos de profunda lucidez e nobreza, transmite uma mensagem sobre a complexidade da natureza humana. Muitas vezes, é difícil separar o que é loucura do que é pura paixão por um ideal, e isso nos desafia a pensar sobre a linha tênue entre ser um sonhador e ser alguém desconectado da realidade.

O que modificou em meu modo de pensar?
 questionar como nossos ideais e sonhos podem nos levar a caminhos inesperados e, às vezes, perigosos. Mas também mostra como a busca por algo maior pode nos dar um propósito, mesmo quando o mundo ao nosso redor parece não compreender.

Mensagem deixada:
A principal mensagem que Dom Quixote transmite é que a luta por um ideal, embora possa ser incompreendida e levar ao fracasso, é uma expressão profunda da humanidade. Ao mesmo tempo, a história também nos alerta sobre os perigos de se perder na fantasia e a importância de manter os pés no chão, equilibrando nossos sonhos com uma visão realista do mundo.

A obra de Cervantes é, sem dúvida, uma reflexão sobre a natureza da realidade, da fantasia e da busca por um sentido maior na vida.___________

134 comentários:

  1. Pode me enviar o gabarito. Sou professora de Literatura.
    katu_cr@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, sou a professora Mariza, tens o gabarito pra me enviar por favor. meu e-mail é 328457@profe.sed.sc.gov.br , obrigada !

      Excluir
  2. amei sua atividade, vc poderia me enviar o gabarito, sou professora de literatura e também fund II, lucilaats@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Muito proveitosa as questões montadas. Poderia enviar gabarito, por gentileza?
    Desde já agradeço.
    email: simoneinspiracao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde... Parabéns, muito bom! Eu preciso do gabarito, pode enviar? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, suas atividades foram muito enriquecedoras para o meu aprofundamento de estudo com os alunos. Você poderia me enviar o gabarito? baixinha-da-ilha@hotmail.com
    Obrigada, Adriana Luna.

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei muito dessas questões. Parabéns, seu trabalho foi completo e objetivo. gostaria de receber a resposta das questões.

    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  7. Alguém poderia enviar a respostas da questão 3 e 4

    ResponderExcluir
  8. Ótimas questões! Poderia me enviar o gabarito?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!

    Gostei muito das questões, poderia enviar o gabarito, para o email mzancheta@uol.com.br?
    Obrigada,

    Professora Mislene

    ResponderExcluir
  10. Me envia o gabarito por e-mail: kamukamylavitoria1910@gmail

    ResponderExcluir
  11. Me envia o gabarito por favor : kamylavitoria1910@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Poderia me enviar o gabarito por favor.

    ResponderExcluir
  13. Poderia me enviar o gabarito por favor.
    djmsago@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Poderia me enviar o gabarito?! vi_vilaca2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Se possível, envie-me o gabarito para irisouza@msn.com. Material muito bom

    ResponderExcluir
  16. Sou professor no 8 ano e pretendo usar essa atividade. Poderia por favor me enviar o gabarito. hiltonrodriguessilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Me envia o gabarito pfv
    jamilymaaria13@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Me manda o gabarito urgentemente pfvvv
    Jamilymaaria13@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Me manda o gabarito por favor.

    carmem.oliveiraa22@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. pode me enviar o gabarito, por favor
    jaksou@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. poderia me mandar o gabarito, por favor
    mfoescola78@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. teria como me mandar o gabarito, por favor

    gersindabigthutz@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. oi adorei sua atividade, mas preciso do gabarito angelakenned@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá! Poderia, por favor, enviar o gabarito?
    esteriack@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite! Poderia enviar o gabarito, por favor? Obrigada
    ms_angelavieira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Amei a sua prova. Pode me mandar o gabarito. julianaju2225@yahoo.com.br

    Obrigada

    ResponderExcluir
  29. Sou professora de literatura gostei muito da prova pode me enviar o gabarito sirleisouza37@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, pró! Muito bem panejada sua atividade. parabéns! Se possível, disponibiliza o gabarito ! Grata !

    ResponderExcluir
  31. Ótimas questões !! por gentileza poderia disponibilizar o gabarito.Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Olá professora! Amei as suas questões! Poderia me enviar o gabarito? Minha amiga é professora e precisa muito dessa prova. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  33. Olá, boa Noite! Me interessei pelo seu belo trabalho. Sou professora de português e gostaria que me cedesse o gabarito por favor! Cleicepiza@gmail.com
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  34. envie-me o gabarito por gentileza- e mail janaina.tomasi@hotmail.com
    Muito legal a atividade.

    ResponderExcluir
  35. Poderia me enviar o gabarito
    Gostei muito da sua atividade
    gabrielbonini592@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Por favor me envie o gabarito, amei a prova.meu e-mail e corujaletras@gmail.com, obrigada

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito, poderia me enviar o gaba3? daniele_gomes28@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Poderia enviar o gabarito obgada
    Viviane_mansano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. envie o gabarito marciacristina29709@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Manda pra mim o gabarito elianacarlos116@gmei.com.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde Bernadete, consegues enviar o gabarito?
    crisperico10@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Olá!
    Parabéns pelo trabalho.
    Sou professora de Língua Portuguesa e gostaria de reproduzir teu trabalho.
    Por gentileza, você envia para meu e-mail o GABARITO.
    Atenciosamente: enildafick@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Olá, boa Noite! Parabéns pelo seu belo trabalho. Sou professor de português e gostaria que me cedesse o gabarito por favor! mam.costa6@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Olá boa tarde! Amei seu trabalho, tem como me enviar o gabarito?

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Boa Tarde! Teria como enviar o gabarito? rafaela.andreata@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. adorei poderia me enviar o gabarito? gabifonseca08@yahoo.com

    ResponderExcluir
  48. Bom dia,

    Também gostei do exercício. Poderia enviar o gabarito?
    joao_caetanodesouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Boa noite,
    excelente material para trabalharmos em sala de aula, se possível me envie o gabarito, por favor!

    ResponderExcluir
  50. Boa noite, gostei muito do trabalho. Poderia me mandar o gabarito? adriele.didy.22@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde!!Adorei as questões!!Poderia me enviar o gabarito por e_mail??

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de receber o gabarito, poe favor.

    ResponderExcluir
  53. Muito bem elaborada.Gostaria de receber o gabarito, poe favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo trabalho, muito bom.
      Você pode me enviar o gabarito das questões, por favor! Obrigada!

      Excluir
  54. Gostei muito da atividade. Poderia me enviar o gabarito Por favor.
    michelyevandra15@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Excelente sua atividade.
    Qual tradução / autor / editora e livro você usou?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  56. Oi poderia me manda o gabarito dessa prova por favo
    Lucasmoura2016mendes@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. Poderia me mandar o gabarito por favor

    ResponderExcluir
  58. pode me enviar o gabarito andreassissg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Cuando yo crezca, quiero ser como tú, qué linda forma de hacer esta prueba! Felicitaciones, de verdad!

    ResponderExcluir
  60. Olá Boa tarde sou professora de português e pansei para meus alunos este livro do Dom Quixote você poderia me envia o gabarito
    Pode me envia
    Michellysoares87050@Gmail. Cim

    ResponderExcluir
  61. Bom dia, gostei muito de sua avaliação, poderia por gentileza me enviar o gabarito.
    Grata.
    fabilaurencioportugues@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Gostei muito das questões propostas, poderia me deixar o gabarito? Sou professora de português.
    evelintatianeprof@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Excelente atividade, meus leram a obra maravilhosa, por isso gostaria que me enviasse o gabarito se possível. Agradeço!

    ResponderExcluir
  64. Boa noite, poderia por gentileza me enviar o gabarito, desde já agradeço!
    e-mail:lauricorrea.09@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde, poderia enviar-me o gabarito?

    allinegentil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde, gostaria de receber o gabarito! Poderia enviá-lo?

    darlenegomes_ac@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  67. EXCELENTE! GABARITO POR FAVOR! MUITO GRATA! PAULINHA1MEDEIROS@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  68. Pode enviar o gabarito para meu email?
    anavitoriag86@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Bom dia, é possível me enviar o gabarito? rpssilva.passossousadasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  70. Olá, Boa tarde!
    Estou trabalhando esse livro , gostei muito das questões. Você poderia enviá las ?
    valtinho_2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. Muito bom, o seu trabalho.
    PARABÉNS! Compatilhe o gabarito da prova, por favor.

    ResponderExcluir
  72. Bom Dia, excelente .
    Por favor,pode me enviar o gabarito ?
    crisqueiroz06@hotmail.com

    Grata

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde.
    Poderia me enviar o gabarito, por favor?
    cidasennasantos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  74. BOA TARDE,
    Também sou professora e gostaria muita do gabarito.

    ResponderExcluir
  75. Olá! Gostei bastante. Pode me mandar o gabarito?
    Email: artes.isadora@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. Que atividade legal!
    Poderia me mandar o gabarito?
    Email: kauanlima86@gmail.com

    ResponderExcluir
  77. boa tarde, tens como me enviar o gabarito? ahrlonghi@gmail.com

    ResponderExcluir
  78. Pode me passar o gabarito?
    ribeiroferreiravitoria90@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. pode me passar o gabarito?
    jhoy.frosi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. Podd me passar o gabarito, edmilla-silva.santos@hotmail.com, obrigada

    ResponderExcluir
  81. Olá, poderia me enviar o gabarito?

    ResponderExcluir
  82. Olá, poderia me enviar o gabarito lulyys@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  83. boa tarde poderia me mandar o gabarito? e-mail nathaliasbraga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. Ola pode me passar o gabarito?? Email:
    juliacarolineborsatto@gmail.com se possivel até 06/06
    obrigada!!

    ResponderExcluir
  85. pode me mandar o gabarito bibianegarciarodrigues@gmail.com

    ResponderExcluir
  86. Tem como me mandar o gabarito
    brendahernandeslopes@gmail.com

    ResponderExcluir
  87. Oi tem como me enviar o gabarito por favor!darlete.castro1030@gmail.com

    ResponderExcluir
  88. Olá gostaria que vocês me enviasse o gabarito sou professor,de literatura é gostaria de passar isso para eles

    ResponderExcluir
  89. olá vocês poderiam me enviar o gabarito?
    brendajahns@gmail.com

    ResponderExcluir
  90. ola poderia me enviar o gabarito por favor

    ResponderExcluir
  91. Olá! Você poderia me enviar o gabarito dessa atividade maravilhosa?
    marleipiccin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  92. Poderia me enviar o gabarito para o email dalvaneidevasconcelos@hotmail.com, sou professora de literatura, obrigada!

    ResponderExcluir
  93. Poderia mandar o gabarito para o email mariaoliveiraestudos@gmail.com, sou professora e preciso do gabarito urgente!


    ResponderExcluir
  94. eu quero o gabarito por favor https://
    www.google.com/webhp?authuser=1

    ResponderExcluir
  95. olá vocês poderiam me enviar o gabarito? arlene-555@hotmail.com

    ResponderExcluir
  96. olá, poderia me enviar o gabarito por gentileza? eliseujuniormarinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  97. Parabéns pelo excelente trabalho e por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  98. Por favor me envia o gabarito, sou Bibliotecária, vniasouto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  99. Sem querer ser chato mas eu acho q Amazonas é uma coisa e duquesa é outra

    ResponderExcluir
  100. Preciso do gabarito para estudar com meus alunos: rozianecosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  101. Boa Noite, sou professora de literatura em Petrópolis e adorei sua atividade.
    Tem algum e-mail que poderíamos conversar, para que eu possa te mostrar as minhas respostas?
    Gratidão

    ResponderExcluir
  102. Pode me enviar o Gabarito, professora?

    Obrigado. Deus abençoe.
    lentesgregori@gmail.com

    ResponderExcluir
  103. Pode me mandar o gabarito por favor ?

    ResponderExcluir
  104. Pode me enviar o gabarito @
    jgff1200@gmail.com

    ResponderExcluir
  105. Pode-me enviar o gabarito.
    lu_elias2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  106. Excelente trabalho, por gentileza poderia enviar o gabarito?
    marisetecasarin@gmail.com

    ResponderExcluir
  107. Ótimas questões !! por gentileza poderia disponibilizar o gabarito.Obrigada.
    wildy_pm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde. Gostei muito das questões. Poderia me enviar o gabarito? arielateixeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde. Gostei muito das questões. Poderia me enviar o gabarito? mpv25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  110. Oi, adorei a atividade. Podes enviar o gabarito?

    ResponderExcluir
  111. olá, gostaria de receber o gabarito, por favor. dauramoreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  112. Podes me enviar o gabarito por favor, meu e-mail é 328457@profe.sed.sc.gov.br

    ResponderExcluir
  113. Olá! poderia me enviar o gabarito renata20barros@gmail.com

    ResponderExcluir
  114. Primeiramente, ótima atividade! Assim como os demais, poderia enviar-me o gabarito, por favor. macedodeoliveirabianca@gmail.com

    ResponderExcluir
  115. Parabéns pela elaboração da atividade! Se possível gostaria de receber o gabarito, meu email é thays.guima@gmail.com

    ResponderExcluir
  116. só entrar novamente que encontrará todas as respostas

    ResponderExcluir