segunda-feira, 29 de maio de 2017

PRODUÇÕES DE TEXTOs - 8º ANO- 3º BIMESTRE



                                      LÍNGUA PORTUGUESA
  Professora: Bernadete
NOME:         
Nº:
Ano/Série
DATA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
VALOR: +
8º E.F.
   07/ AGOSTO/2017
TAREFA






INSTRUÇÕES PARA REALIZAR A REDAÇÃO (FAÇA O RASCUNHO NO CADERNO)
1.        Leia com calma e atenção as orientações propostas,
2.        A produção deverá ser escrita com caneta (TINTA) -azul ou preta, faça um rascunho e transfira para esta folha definitiva.
3.        Não faça rasuras: não rabisque, não utilize corretivo líquido, nem desenhe na redação.
4.        Escreva com letra legível as informações da redação, revisando-as antes de devolvê-la.
Lembre-se de manter: GÊNERO, GRAFIA, GRAMATICIDADE, TEXTUALIDADE , DISCURSIVIDADE
Descrição: https://www.acessaber.com.br/wp-content/uploads/2017/03/tira-joao-de-barro-200x197.pngCaulos. “Vida de passarinho”. Porto Alegre: L&PM, 1989. p.48.
1.                  Por que o joão-de-barro decide se mudar para o Planeta Marte? Porque “lá não tem caçador!”. Por meio do diálogo entre o sabiá e o joão-de-barro, o texto nos leva à reflexão sobre a DESTRUIÇÃO DA FAUNA. O que você pensa sobre esse tema? Reflita bastante e, na sequência, produza um texto em que você apresenta a sua opinião sobre a questão ambiental retratada. 
2.       O seu texto deverá apresentar a seguinte estrutura:
Início (apresentação do tema- o que é a destruição da fauna?)
Meio (cite as suas ideias sobre o tema com explicações ,mostrando que suas ideias estão corretas)
POR EXEMPLO:  Quais as principais causas da destruição da fauna? Comentar , explicar sobre duas causas. (faça um parágrafo para cada causa.)
Fim ( Qual é a sua opinião final?).Por exemplo: O que poderia ser feito para solucionar o problema da destruição da fauna?
TÍTULO:
                .








































                                      LÍNGUA PORTUGUESA
 Professora: Bernadete
NOME:         
Nº:
Ano/Série
DATA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
VALOR: +
8º E.F.
   14/ AGOSTO/2017
TAREFA







Leia
Descrição: https://www.acessaber.com.br/wp-content/uploads/2017/03/TIRA-DO-CALVIN-200x257.png
Produção de texto:
    E você? Se pudesse fazer qualquer pedido, o que seria? Gostaria de riquezas e poder assim como o Calvin? Ou pensa em algo diferente como o tigre Haroldo? Reflita bastante sobre essa pergunta. Em seguida, produza um texto em que você apresente o seu pedido e os motivos de sua escolha. Seja convincente!
Não se esqueça: NÃO USE O PRONOME EU ( pelo verbo já sabemos quem fez a ação: Fiz, Acho, Gosto)
1.       Dê um título ao seu texto.
2.       O seu texto deverá seguir esta estrutura:
·         Início- Introdução (apresentação do pedido- O que você pediria?)
·         Meio - Desenvolvimento (os motivos de sua escolha com argumentos)- Por que escolheu ..? Será a melhor solução?
3.       Fim- Conclusão (sua opinião final sobre o pedido feito). Use: portanto, assim, finalmente, Dessa forma  
4.       Escreva o seu texto segundo a norma culta da língua.
TÍTULO:
               .









































                                      LÍNGUA PORTUGUESA
 Professora: Bernadete
NOME:         
Nº:
Ano/Série
DATA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
VALOR: +
8º E.F.
  21/ AGOSTO/2017
TAREFA






Produção de texto - NARRATIVA
Orientações:
1º: Observe, atentamente, a sequência de imagens do Garfield com seu dono ( Jon Arbuckle):
Descrição: Garfield
2º: Produza uma narrativa , a partir da sequência observada. Dessa forma, o seu texto deverá apresentar a seguinte estrutura:• Início  • Meio • Fim
TÍTULO:
               .
















































                                      LÍNGUA PORTUGUESA
DUPLA                                                                                                                                                              Professora: Bernadete
NOMEs:         
NºS:
Ano/Série
DATA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
VALOR: +
8º E.F.
   28/ AGOSTO/2017
TAREFA






LEIA:                                Texto I - Baleia Azul, o jogo suicida que preocupa o Brasil e o mundo.
Um dos assuntos que mais tem gerado preocupação no Brasil e no mundo é o jogo virtual da Baleia Azul( Blue Whale). O passatempo, disputado pelas redes sociais, propõe ao jogador 50 desafios macabros que vão desde a automultilação até o suicídio. O game funciona como uma espécie de "siga o mestre" - quem dita as regras e propõe os desafios é um mentor denominado “curador”, o qual envia aos participantes mensagens com instruções do que fazer e solicita fotos como prova do cumprimento das tarefas.
Os jogadores geralmente são crianças e adolescentes, que, além de estarem mais suscetíveis a influências de terceiros, passam mais tempo em redes sociais. Tudo começa de maneira "leve"  - no início, são delegadas aos jogadores tarefas como assistir a filmes de terror, ouvir músicas psicodélicas e desenhar uma baleia azul em um papel. Com o passar dos dias, os adolescentes chegam a ser desafiados a se pendurarem em lugares altos e se automutilarem, ou até tirarem a própria vida.
Ao que tudo indica, o jogo Baleia Azul teve início na Rússia, em 2015, quando uma jovem de 15 anos cumpriu a última tarefa e pulou do alto de um edifício. Dias depois, uma adolescente de 14 anos se atirou na frente de um trem. Os episódios fizeram as autoridades do país começarem uma investigação que ligou os incidentes a um grupo que participava de um desafio com 50 missões.https://noticias.terra.com.br/brasil/baleia-azul-o-jogo-suicida-que-preocupa-o-brasil-e-o-mundo- adaptado
Pense: Qual é a ideia principal do texto? Qual é a mensagem? O que o texto informa? O que o texto transmite?
Texto II - Como os cibercriminosos agem?
O mentor”curador” ameaça as crianças e adolescentes com seus dados pessoais, como por exemplo, nome completo, escola onde estuda e até mesmo endereço, dados obtidos de maneira criminosa na internet.
Com os dados em mãos o criminoso faz ameaças aos amigos e família da vítima obrigando-a a participar dos desafios, é desta forma que vem agindo um dos cibercriminosos identificado como Victor Moreira que enviou a seguinte tarefa para uma de suas vítimas: "Primeira tarefa: desenhe uma baleia com estilete no braço, depois tire uma foto quando estiver sangrando e me envie". Victor afirmou para o participante que caso não recebesse a foto em 10 minutos, ele seria responsável pela morte de seus amigos e familiares.
Mas fique atento: Isto não é um jogo, é sim uma maneira de cometer um crime hediondo. Esses “curadores” são criminosos que arquitetaram uma maneira rápida e prática para praticar o mal.
http://br.blastingnews.com/brasil/2017/04/desafio-da-baleia-azul-jogo-do-suicidio-chega-ao-brasil-e-ja-ha-vitimas-001621133.html- adaptado
Pense: Qual é a ideia principal do texto? Qual é a mensagem? O que o texto informa? O que o texto transmite?
III-  10 Dicas de prevenção
1.Não fique trancado no quarto por muito tempo sozinho; nem ouvindo sons com temas fúnebres ou depressivos.
2.Se está sofrendo com algum problema “fale”, peça ajuda aos seus pais ou para uma pessoa adulta de confiança;
3.Leve seus amigos para sua casa de vez em quando. Dê oportunidade para que seus pais façam parte da sua vida. Não se exclua.
4.Tenha intimidade com seus pais, faça projetos de vida juntos; tracem metas como uma viagem ou até algo mais simples como programar um fim de semana.
5. Sinta-se à vontade para falar com seus pais sobre suas frustrações e anseios.
6.Divida suas angústia com quem te ama de verdade: “seus pais” ou algum parente próximo que você confia. Não guarde sentimentos negativos ou pessimistas.
7.Fale com seus pais sobre o que sentir vontade. Procure manter um diálogo franco sem reservas.
8.Não ceda às ameaças de ninguém. Não seja manipulado, porque você não é marionetes.
9.Tenha opinião própria não deixe se levar por ninguém.
10.Seja autoconfiante, procure manter sua autoestima elevada fazendo coisas que tragam prazer. Se ame mais e procure viver o lado bom da vida.
Obs:Se você souber de alguém ou mesmo se você estiver sendo vítima do jogo Baleia Azul, busque ajuda, denuncie à polícia, procure a Delegacia Especializada em #Cibercrime.
Após realizar a leitura dos textos I,II e III redija um texto  com a finalidade de convencer seu leitor de que o jogo denominado “Blue Whale” – (Baleia azul) não é uma prática válida é um atentado à vida.
Seu texto deverá:
- ser redigido na norma culta; - ter no mínimo 15 linhas; -ter título; -ter coerência ( não fuja do tema);-ter três parágrafos no mínimo ( introdução, desenvolvimento e conclusão).
-Ao escrever, recorra às palavras e expressões abaixo para explicitar as relações lógicas entre as orações, os períodos e parágrafos, ou seja, para dar coesão ao seu texto.
ü  Causa, explicação, motivo:pois porque;
ü  Consequência:portanto, então, por isso, desse modo, dessa forma, assim;
ü  Exemplificação: por exemplo, como, ou seja, isto é;
ü  Oposição: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, ao contrário;
ü  Concessão: ainda que, apesar de, embora;
ü  Reafirmação ou resumo: em outras palavras, em resumo, de fato;
ü  Ligação temporal: assim que, em seguida, até que, quando, por fim , depois;
ü  Ligação espacial: ao lado, sobre, à esquerda, no meio, no fundo;
ü  Comparação e ênfase: do mesmo modo, igualmente, dessa forma;
ü  Adição: e, depois, além disso, também;
ü  Conclusão: portanto, assim, enfim, em resumo, concluindo.
TÍTULO:
               .




























                                      LÍNGUA PORTUGUESA
                                                                                                                                                                           Professora: Bernadete
NOMEs:         
NºS:
Ano/Série
DATA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
VALOR: +
8º E.F.
   04/ SETEMBRO/2017
TAREFA






Descrição: https://www.acessaber.com.br/wp-content/uploads/2017/04/TIRA-CALVIN-MEIO-AMBIENTE-200x266.png
Na tira acima, o menino Calvin e o tigre Haroldo conversam sobre a transformação de um espaço. Os dois não conseguem acreditar no que estão vendo. No lugar dos bosques, a construção de condomínios. Assim, não há mais animais no local. Reflita sobre essa situação, buscando identificar as causas, as consequências e possíveis soluções. Em seguida, produza um texto sobre a destruição de um espaço natural.
Orientações para a produção:
1.                  Escreva o seu texto , seguindo esta estrutura:
– Título;
– Introdução: apresentação do assunto do texto “a destruição de um espaço natural”.
– Desenvolvimento: as suas ideias sobre o tema com argumentos;
– Conclusão: a sua opinião sobre o tema abordado.
2.                  O seu texto deve ser escrito segundo a norma culta da língua.
3.                  A sua produção deve conter no mínimo 15 linhas e, no máximo, 20 linhas.
TÍTULO:

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                                      LÍNGUA PORTUGUESA
                                                                                                                                                                           Professora: Bernadete
NOMEs:         
NºS:
Ano/Série
DATA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
VALOR: +
8º E.F.
   11 / Setembro/2017
TAREFA






Leia a crônica abaixo:
Macacos me mordam – Crônica de Fernando Sabino
Morador de uma cidade do interior de Minas me deu conhecimento do fato: diz ele que há tempos um cientista local passou telegrama para outro cientista, amigo seu, residente em Manaus:
“Obsequio providenciar remessa 1 ou 2 macacos”.
Necessitava ele de fazer algumas inoculações em macaco, animal difícil de ser encontrado na localidade. Um belo dia, já esquecido da encomenda, recebeu resposta:
“Providenciada remessa 600 restante seguirá oportunamente”.
Não entendeu bem: o amigo lhe arranjara apenas um macaco, por seiscentos cruzeiros? Ficou aguardando, e só foi entender quando o chefe da estação veio comunicar-lhe:
– Professor, chegou sua encomenda. Aqui esta o conhecimento para o senhor assinar. Foi preciso trem especial.
E acrescentou:
– É macaco que não acaba mais!
Ficou aterrado: o telégrafo errara ao transmitir “1 ou 2 macacos”, transmitira “1002 macacos”! E na estação, para começar, nada menos que seiscentos macacos engaiolados aguardavam desembaraço. Telegrafou imediatamente ao amigo:
“Pelo amor Santa Maria Virgem suspenda remessa restante”.
Ia para a estação, mas a população local, surpreendida pelo acontecimento, já se concentrava ali, curiosa, entusiasmada, apreensiva:
– O que será que o professor pretende com tanto macaco?
E a macacada, impaciente e faminta, aguardava destino, empilhada em gaiolas na plataforma da estação, divertindo a todos com suas macaquices. O professor não teve coragem de aproximar-se: fugiu correndo, foi se esconder no fundo de sua casa. A noite, porém, o agente da estação veio desentocá-la:
– Professor, pelo amor de Deus, vem dar um jeito naquilo.
O professor pediu tempo para pensar. O homem coçava a cabeça, perplexo:
– Professor, nós todos temos muita estima e muito respeito pelo senhor, mas tenha paciência: se o senhor não der um jeito eu vou mandar trazer a macacada para sua casa.
– Para minha casa? Você está maluco?
O impasse prolongou-se ao longo de todo o dia seguinte. Na cidade não se comentava outra coisa, e os ditos espirituosos circulavam:
– Macacos me mordam!
– Macaco, olha o teu rabo.
A noite, como o professor não se mexesse, o chefe da estação convocou as pessoas gradas do lugar: o prefeito, o delegado, o juiz.
– Mandar de volta por conta da prefeitura?
– A prefeitura não tem dinheiro para gastar com macacos.
– O professor muito menos.
– Já estão famintos, não sei o que fazer.
– Matar? Mas isso seria uma carnificina!
– Nada disso – ponderou o delegado: – Dizem que macaco guisado(comida:refogada ou ensopado) é um bom prato…
Você percebeu que a história dos macacos ficou interrompida, sem uma solução.
Seria bom saber o que, finalmente, fizeram com os 600 macacos que estavam entupindo a estação da cidadezinha de Minas. Mas o autor não contou...
Esse é um bom convite para você pôr em ação sua capacidade criativa, inventando um final para esta história.
Escreva, com o título:      COMO SE RESOLVEU O PROBLEMA DA MACACADA. Explique sua sugestão para o professor, o prefeito, o juiz, o chefe de estação e o delegado, que já não sabiam o que fazer com tanto macaco.

COMO SE RESOLVEU O PROBLEMA DA MACACADA.
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                                      LÍNGUA PORTUGUESA
                                                                                                                                                                           Professora: Bernadete
NOMEs:         
NºS:
Ano/Série
DATA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
VALOR: +
8º E.F.
   18 / Setembro/2017
TAREFA






Essa é a história de um beijo eterno. O que a enfermeira Greta Zimmer Friedman e o marinheiro George Mendonsa, segundo o próprio relato dela, deram em 14 de agosto de 1945 em Nova York
Descrição: Resultado de imagem para foto de volta a guerra beijos
Procure explorar, na imaginação, tudo o que a ilustração possa sugerir. Escreva, em seguida, um pequeno texto, baseado na ilustração.
Título:
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                                      LÍNGUA PORTUGUESA
                                                                                                                                                                           Professora: Bernadete
NOMEs:         
NºS:
Ano/Série
DATA
Bimestre
PRODUÇÃO DE TEXTO
VALOR: +
8º E.F.
   25 / Setembro/2017
TAREFA






Leia:    A cheia do rio Paraíba - Menino do Engenho- José Lins do Rego
           A notícia corria de boca em boca. No engenho era no que se falava. A canoa já estava calafetada e pintada de novo. Nós todos dormíamos pensando na cabeça de cheia ( enxurrada)que não tardaria. Eu aguardava com uma ansiedade medonha essa cheia de que tanto se falava. No Recife, vira o Capibaribe nos seus dias de enchente, coberto de balsas, mas o Capibaribe vivia todos os dias a encher e a vazar com as marés. Por isto pensava tanto na cheia do Paraíba, como em coisa inédita para mim.
Vieram dizer, ao engenho:
-    O chefe da estação de Pilar recebeu um aviso de que a cheia já vinha em Itabaiana.
Não custava, portanto, a apontar entre nós. Diziam que o rio vinha de barreira a barreira. E uma tarde um moleque chegou às carreiras, gritando:
-    A cheia vem no engenho de seu Lula!
Todos correram para a beira do rio - os moleques, os meninos, os trabalhadores do engenho, o meu avô. E começava-se a ouvir a gritaria da gente que ficava pelas margens:
-    Olha a cheia! Olha a cheia!
-    Ainda vem longe - diziam uns.
-    Qual nada. Olha os urubus a voarem por ali!
De fato, dentro em pouco, um fio de água apontava, numa ligeireza coleante e espantosa de cobra. Era a cabeça da cheia correndo. E quando passava por perto da gente, arrastando basculhos e garranchos, já a vista alcançava o leito do rio todo tomado de água.
-    É muita água. O rio vai às vargens. Vem com força de açude(represa) arrombado.
O povo a gritar por todos os lados. E o barulho das águas que cresciam em ondas enchendo-nos os ouvidos. Num instante não se via nem um banco de areia descoberto. Tudo estava inundado. E as águas subiam pelas barreiras. Começavam então a descer grandes tábuas de espumas, árvores inteiras arrancadas pela raiz.
-    Lá vem um boi morto! Olha uma cangalha!
E uma linha de madeira lavrada.
- Aquilo é cumieira de casa que a cheia deitou abaixo.
Longe ouvia-se um gemido como um urro de boi. Estavam tocando o búzio para os que ficavam mais distantes. O rumor que as águas faziam nem deixava ouvir-se o que gritavam do outro lado do rio. As ribanceiras que a correnteza ruía por baixo arriavam com estrondo abafado de terra caída.
Com a noite, um coro melancólico de não sei quantos sapos roncava sinistramente, como vozes que viessem do fundo da terra cavada pelos seus confins pela verruma dos redemoinhos.
Eu fiquei a pensar de onde viria tanta água barrenta, tanta espuma, tantos pedaços de pau. E custava a crer que uma chuvada no sertão desse para tanta coisa.
Quando acordei, de manhã, a várzea era um lago de água barrenta. Apenas, aqui e ali, uns pedaços verdes de canavial, como ilhas de verdura. O rio entrara pelos sangradouros das lagoas e deixava-nos cercados de um lado e de outro. Ia até os pés da caatinga.
Meu avô, de pé, olhava de uma ponta da calçada as suas plantas de cana submersas, com a safra quase toda perdida. Mas não se lastimava, porque sabia que riqueza em limo lhe trouxera o rio para as suas terras. Ele mesmo dizia:
  Gosto mais de perder com água do que com sol.
Mais tarde os canoeiros chegaram contando os trabalhos da madrugada. Encontraram gente dentro de casa com água pelo peito. Mulheres chorando, sem esperança de mais nada.
Passaram para o alto para mais de cem pessoas, e cacarecos, e criações. Tinha, porém, desaparecido o negro Salvador, quando procurava passar a nado pelo riacho da Ponte. Era preciso mandar comida para todo aquele povo desarvorado. Meu avô dava  ordens para levarem uma barrica de bacalhau.
     E o povo de Maravalha? —  perguntava ele aos canoeiros.
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·         O texto de José Lins do Rego apresentou os efeitos desastrosos da cheia no Nordeste(*Zona da Mata= chuvas abundantes). Traz a destruição, problemas e inquietações.
O avô do menino diz:    Gosto mais de perder com água do que com sol.”
Você concorda com ele? O que é mais difícil enfrentar: as chuvas ou a seca?
Quais são suas ideias a respeito desses problemas.

T





































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