quinta-feira, 17 de setembro de 2015

ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM





VÁRIAS ATIVIDADES QUE DEVERÃO SER REALIZADAS NO DIA-A-DIA, com a ajuda do responsável:
Espelho: nomear as partes do corpo(cabeça, cabelos, orelhas, olhos, nariz, boca, dentes, sobrancelhas, ombros, braços, ante-braços, pulsos, mãos dedos, unhas, cotovelos, pernas, pés , joelhos, unhas, cicatrizes, pintas...)
Tocar partes do corpo de olhos fechados, primeiro com a m,ao direita e depois com a mão esquerda.
Bater bola com a mão direita dizendo 3 vezes: direita. Fazer o mesmo com a esquerda.
Marchar dizendo: pé direito, pé esquerdo.
Equilibrar-se, em um só pé, com o direito primeiro e depois com o esquerdo.
Levantar o calcanhar, ficar na ponta dos pés e abaixar.
Andar na ponta dos pés e dizer: direita/esquerda.
Pular como saci em linha reta, sem sair do lugar.
Pular corda e dizer: pé direito, pé esquerdo.
Bater uma mão direita na coxa direita(dizer direita) e depois a outra e dizer esquerda.
Fixar um objeto diante de si, sempre olhando para o objeto, deverá mover a cabeça para o lado direito, para o lado esquerdo, para o alto e para baixo. Finalmente, fazer com a cabeça o movimento de rotação(da esquerda para a direita), sempre fixando o mesmo objeto.
Fazer circunferência no ar com a ponta do dedo indicador, começando embaixo e no sentido esquerda-direita, olhando sempre a ponta do dedo. Repetir.
Abrir e fechar as mãos fortemente(dedos unidos) – 3 vezes com as duas mãos, 3 vezes com a mão direita e 3 vezes com a mão esquerda.
Abrir os dedos em leque, depois fechá-los – 3 vezes com as duas mãos, 3 vezes com a mão direita e 3 vezes com a mão esquerda.
Observar os sons ouvidos na natureza(chuva, animais) dizer se está longe, perto ou muito perto.
Observar as falas das pessoas(Quem fala alto demais? Mais baixo? Devagar? Depressa?
Cantar músicas( ouvir- ler e cantar junto)
Espelho: mandar levantar a mão direita, a esquerda, orelha direita/esquerda, olho direito/esquerdo, braçod/ e , perna d/e
Brincar – quebra-cabeça, pega varetas, dominós, rouba queijo, torre de hanoi, loto, bingo, lero lero,
Piscar com o olho direito
Fazer marionete com a mão direita
Desenhar o contorno da mão esquerda(areia), pés(lembrando qual é o direito e qual é o esquerdo)
Desenhar na areia, o contorno do corpo do irmão.
Fazer modelagem- massinha- cobrinhas para escrever as letras ( vogais)
Sentar-levantar( com auxílio das mãos e sem ajuda das mãos)( olhos abertos/fechados)
Saltos apoiados em um pé, com os pés juntos
Saltar obstáculos
Imitar o vento- correr com os braços abertos
Observe um jardim e descreva-o (Onde fica? como ele é? (grande, pequeno,bonito...etc ) cheio de que? Chão?
Observe os colegas e coloque-os em ordem de tamanho.
Observe um objeto e descreva-o mentalmente ou oralmente.
Observe figuras de revistas e diga o que está vendo(qual é o maior? O menor? Cores?o que gostou mais? Menos?
Bater palmas ao ritmo das músicas.
Identificar num ambiente de sua casa: todos os objetos redondos, depois todos os quadrados etc
Observar uma gravura por 30 segundos e depois dizer o que continha nela.
Dispor histórias em quadrinhos recortadas e depois colocá-la obedecendo a uma sucessão lógica de tempo(formando historinhas)
Jogos de memória.                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário