VÁRIAS ATIVIDADES QUE DEVERÃO SER REALIZADAS NO DIA-A-DIA, com a ajuda do responsável:
Espelho:
nomear as partes do corpo(cabeça, cabelos, orelhas, olhos, nariz, boca, dentes,
sobrancelhas, ombros, braços, ante-braços, pulsos, mãos dedos, unhas,
cotovelos, pernas, pés , joelhos, unhas, cicatrizes, pintas...)
Tocar partes do corpo de olhos
fechados, primeiro com a m,ao direita e depois com a mão esquerda.
Bater bola com a mão direita dizendo
3 vezes: direita. Fazer o mesmo com a esquerda.
Marchar dizendo: pé direito, pé
esquerdo.
Equilibrar-se, em um só pé, com o
direito primeiro e depois com o esquerdo.
Levantar o calcanhar, ficar na ponta
dos pés e abaixar.
Andar na ponta dos pés e dizer:
direita/esquerda.
Pular como saci em linha reta, sem
sair do lugar.
Pular corda e dizer: pé direito, pé
esquerdo.
Bater uma mão direita na coxa
direita(dizer direita) e depois a outra e dizer esquerda.
Fixar um objeto diante de si, sempre
olhando para o objeto, deverá mover a cabeça para o lado direito, para o lado
esquerdo, para o alto e para baixo. Finalmente, fazer com a cabeça o movimento
de rotação(da esquerda para a direita), sempre fixando o mesmo objeto.
Fazer circunferência no ar com a
ponta do dedo indicador, começando embaixo e no sentido esquerda-direita,
olhando sempre a ponta do dedo. Repetir.
Abrir e fechar as mãos
fortemente(dedos unidos) – 3 vezes com as duas mãos, 3 vezes com a mão direita
e 3 vezes com a mão esquerda.
Abrir os dedos em leque, depois
fechá-los – 3 vezes com as duas mãos, 3 vezes com a mão direita e 3 vezes com a
mão esquerda.
Observar os sons ouvidos na
natureza(chuva, animais) dizer se está longe, perto ou muito perto.
Observar as falas das pessoas(Quem
fala alto demais? Mais baixo? Devagar? Depressa?
Cantar músicas( ouvir- ler e cantar
junto)
Espelho: mandar levantar a mão
direita, a esquerda, orelha direita/esquerda, olho direito/esquerdo, braçod/ e
, perna d/e
Brincar – quebra-cabeça, pega varetas, dominós, rouba queijo,
torre de hanoi, loto, bingo, lero lero,
Piscar com o olho direito
Fazer marionete com a mão direita
Desenhar o contorno da mão
esquerda(areia), pés(lembrando qual é o direito e qual é o esquerdo)
Desenhar na areia, o contorno do
corpo do irmão.
Fazer modelagem- massinha- cobrinhas
para escrever as letras ( vogais)
Sentar-levantar( com auxílio das mãos
e sem ajuda das mãos)( olhos abertos/fechados)
Saltos apoiados em um pé, com os pés
juntos
Saltar obstáculos
Imitar o vento- correr com os braços
abertos
Observe um jardim e descreva-o (Onde
fica? como ele é? (grande, pequeno,bonito...etc ) cheio de que? Chão?
Observe os
colegas e coloque-os em ordem de tamanho.
Observe um
objeto e descreva-o mentalmente ou oralmente.
Observe
figuras de revistas e diga o que está vendo(qual é o maior? O menor? Cores?o
que gostou mais? Menos?
Bater
palmas ao ritmo das músicas.
Identificar
num ambiente de sua casa: todos os objetos redondos, depois todos os quadrados
etc
Observar
uma gravura por 30 segundos e depois dizer o que continha nela.
Dispor
histórias em quadrinhos recortadas e depois colocá-la obedecendo a uma sucessão
lógica de tempo(formando historinhas)
Jogos de memória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário