quinta-feira, 17 de setembro de 2015

AVALIAÇÃO PSICOLINGUÍSTICA DE COCCO E HAILLER ( PARA CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS )



1ª SESSÃO DE PSICOPEDAGOGIA 
Nome:  _____________________________________ Sexo: (    )M   (   )F     
Data de nascimento: ___/____/______                                              Série/ano:____________         Data do exame:____________           Examinado por Maria Bernadete Lizareli Wippich

AVALIAÇÃO PSICOLINGUÍSTICA DE COCCO E HAILLER
          ( PARA CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS )                     INSTRUÇÕES

I-ESCRITA  DO  NOME, RECONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME E LEITURA  DAS PARTES VISÍVEIS DO NOME.
 Procedimentos: escrever seu próprio nome ou montar seu próprio nome com letras soltas(alfabeto móvel).
Desmontar o nome (transformações do nome) entre vários nomes parecidos, reconhecer seu próprio nome;
Ocultar por meio de um cartão, uma parte do nome e perguntar se, na parte visível “Diz ainda”, se a resposta for negativa, perguntar: “Então o que diz?”

II- ESCRITAS DE PALAVRAS E ORAÇÕES
1-ESCREVA PALAVRAS  QUE SAIBA ESCREVER (nomes de colegas)

2- DITAR PALAVRAS  MONOSSÍLABAS, DISSÍLABAS, TRISSÍLABAS E POLISSÍLABAS E  DITAR UMA ORAÇÃO (DENTRO DE UM CAMPO SEMÂNTICO). PEDIR A CRIANÇA QUE LEIA O QUE ESCREVEU .
( gato, borboleta, cavalo, rã, O gato bebe leite )
(café, maionese, xícara. pão. O café está na cozinha.)

III- REALISMO NOMINAL
Procedimento “ o boi é maior que a formiga?”
Qual  palavra é maior: boi ou formiga?
Para cada resposta da criança procura obter justificativas.

IV-CARACTERÍSTICAS FORMAIS DO TEXTO
Procedimentos:
Apresentar a criança diferentes textos escritos em cartões e pedir que ela diga se todos esses cartões “servem para ler” ou se existem alguns que não servem para ler . Solicitar a criança que justifique o critério utilizado e observar como a criança conta os caracteres .

2- TEXTO E DESENHO
2.1. DISTINÇÃO ENTRE TEXTO E DESENHO
Folhear um livro de histórias infantis com a criança, questionando-a  quanto a função do desenho e do texto
 O  que  é isto?            Para que serve|?

2.2.  LEITURA DE TEXTOS ACOMPANHADOS DE IMAGENS 
( RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E TEXTO ESCRITO )
Apresentar  à criança um cartão composto por textos e imagens. Perguntar-lhe se  tem algo para ler, solicitando que indique “onde” e  incitá-la a ler o que está escrito.  Colocar um com uma palavra  não corresponde nte à imagem .(sorveteria/sorvete)

3 RELAÇÕES METALINGUÍSTICAS
 Procedimentos: reconhecer letras individualmente e particularmente utilizar denominações convencionais para nomeá-las. Diferenciar letras e números, letras e sinais de pontuação. Separar cartões contendo letras, palavras, números e histórias(frases)

4- ORIENTAÇÕES DE LEITURA
Procedimentos: observar a criança a manusear um livro e pedir a ela que mostre: início, fim e verificar a orientação para leitura(esquerda para a direita e de cima para baixo)

5 USO E FUNÇÕES DA LÍNGUA ESCRITA:
Usos:  verificar o que a criança observa da linguagem no cotidiano , o que a cça acha que poderá fazer depois de aprender a ler e a escrever, perguntar o que há escrito numa carta, num bilhete ou recado, nos livros, nos jornais, cartazes e placas comerciais.
Funções: Verificar  rotulação ( nomeação, preço)Persuasão( publicidade) Instrução(receita, orientação, comunicação de experiência, história, relato, expressão de sentimentos )



Nenhum comentário:

Postar um comentário