1ª SESSÃO DE PSICOPEDAGOGIA
Nome:
_____________________________________ Sexo: ( )M
( )F
Data
de nascimento: ___/____/______
Série/ano:____________
Data do exame:____________ Examinado por Maria Bernadete Lizareli
Wippich
AVALIAÇÃO
PSICOLINGUÍSTICA DE COCCO E HAILLER
( PARA CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS
) INSTRUÇÕES
I-ESCRITA
DO
NOME, RECONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME E LEITURA DAS PARTES VISÍVEIS DO NOME.
Procedimentos: escrever seu próprio nome ou
montar seu próprio nome com letras soltas(alfabeto móvel).
Desmontar
o nome (transformações do nome) entre vários nomes parecidos, reconhecer seu
próprio nome;
Ocultar
por meio de um cartão, uma parte do nome e perguntar se, na parte visível “Diz
ainda”, se a resposta for negativa, perguntar: “Então o que diz?”
II-
ESCRITAS DE PALAVRAS E ORAÇÕES
1-ESCREVA
PALAVRAS QUE SAIBA ESCREVER (nomes de
colegas)
2-
DITAR PALAVRAS MONOSSÍLABAS, DISSÍLABAS,
TRISSÍLABAS E POLISSÍLABAS E DITAR UMA
ORAÇÃO (DENTRO DE UM CAMPO SEMÂNTICO). PEDIR A CRIANÇA QUE LEIA O QUE ESCREVEU
.
(
gato, borboleta, cavalo, rã, O gato bebe leite )
(café,
maionese, xícara. pão. O café está na cozinha.)
III-
REALISMO NOMINAL
Procedimento
“ o boi é maior que a formiga?”
Qual palavra é maior: boi ou formiga?
Para
cada resposta da criança procura obter justificativas.
IV-CARACTERÍSTICAS
FORMAIS DO TEXTO
Procedimentos:
Apresentar
a criança diferentes textos escritos em cartões e pedir que ela diga se todos
esses cartões “servem para ler” ou se existem alguns que não servem para ler .
Solicitar a criança que justifique o critério utilizado e observar como a
criança conta os caracteres .
2-
TEXTO E DESENHO
2.1.
DISTINÇÃO ENTRE TEXTO E DESENHO
Folhear
um livro de histórias infantis com a criança, questionando-a quanto a função do desenho e do texto
“ O
que é isto? Para que serve|?
2.2. LEITURA DE TEXTOS ACOMPANHADOS DE
IMAGENS
(
RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E TEXTO ESCRITO )
Apresentar
à criança um cartão composto por textos
e imagens. Perguntar-lhe se tem algo
para ler, solicitando que indique “onde” e
incitá-la a ler o que está escrito. Colocar
um com uma palavra não corresponde nte à
imagem .(sorveteria/sorvete)
3
RELAÇÕES METALINGUÍSTICAS
Procedimentos: reconhecer letras
individualmente e particularmente utilizar denominações convencionais para
nomeá-las. Diferenciar letras e números, letras e sinais de pontuação. Separar
cartões contendo letras, palavras, números e histórias(frases)
4-
ORIENTAÇÕES DE LEITURA
Procedimentos:
observar a criança a manusear um livro e pedir a ela que mostre: início, fim e
verificar a orientação para leitura(esquerda para a direita e de cima para
baixo)
5
USO E FUNÇÕES DA LÍNGUA ESCRITA:
Usos: verificar o que a criança observa da linguagem
no cotidiano , o que a cça acha que poderá fazer depois de aprender a ler e a
escrever, perguntar o que há escrito numa carta, num bilhete ou recado, nos
livros, nos jornais, cartazes e placas comerciais.
Funções: Verificar rotulação ( nomeação, preço)Persuasão(
publicidade) Instrução(receita, orientação, comunicação de experiência,
história, relato, expressão de sentimentos )
Nenhum comentário:
Postar um comentário