Avaliação diagnóstica de prontidão para alfabetização
Nome: _____________________________________ Sexo:
( )M
( )F Data de nascimento: ___/____/______
Série/ano:____________
Data do exame:____________
Examinado por Maria Bernadete Lizareli Wippich
PARTE I-
1- Faça igual:
2-
Copie as figuras nos
quadrados :
2-
|
|
|
|
3- Encontre os
iguais
69
|
96
|
99
|
69
|
dia
|
dia
|
ida
|
dai
|
4- Continue:
I
|
o
|
I
|
|
|
|
|
|
|
|
.
|
+
|
_
|
|
|
|
|
|
|
|
+
|
-
|
:
|
|
|
|
|
|
|
|
5-
PARTE 2 -
LINGUAGEM ORAL – (memória imediata )
1- 1- O aluno
deverá repetir a história:
José mora
numa casa amarela e tem janelas brancas. No quintal da casa tem várias
árvores e uma jabuticabeira bem grande. Ele amarrou uma corda e fez um
balanço.
|
Sequência
da história: Pontos: 1 para sim e 0 para não
mora numa
casa amarela
|
|
tem janelas
brancas
|
|
quintal
|
|
várias
árvores
|
|
jabuticabeira
|
|
amarrou uma
corda
|
|
fez um
balanço
|
|
Sub-total
|
|
2-Palavras
pronunciadas pelo professor e repetidas pelo aluno:
Pontos: 1
para sim e 0 para não
Palavras
|
Pronúncia
correta
|
Pontos
|
1)
dado
2)
vento
3)
cada
4)
tem
5)
hospital
6)
tomate
7)
mapa
8) porto
9)
braço
10)
pluma
11)
alto
12)
bomba
13)
campo
14)
beiço
15)
camada
16)
cebola
17)
gelo
18)
mágico
19)
cama
20)
galo
21)
goela
22)
passe
23)
caça
24)
maçã
25)
casa
26)
azar
27)
lixo
28)
fixo
29)
machado
30)
hotel
31)
ontem
32)
piscina
33)
álcool
34)
cadeira
35)
tesoura
36)
séria
37)
café
38)
culpa
39)
comer
|
|
|
|
Sub-total
|
|
III- COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA - Pontos: 1
para sim e 0 para não
1. andar livremente, batendo palmas;
2. andar para frente;
3. andar de costas;
4. andar com as mão na cabeça ou na cintura;
5. andar na ponta dos pés; ( equilíbrio= controle postural)
6. andar encostando um pé à frente do outro;
Lateralidade:dominância
lançar uma bola:mão ( )direita ( ) esquerda;
Olhar dentro de um furo: olho(
)direito ( ) esquerdo;
Chutar a bola: pé( )direito
( ) esquerdo
Estes requerem a discriminação
visual:
7. andar sobre diferentes tipos de linhas traçadas no chão (retas e
curvas) ou sobre o contorno de figuras geométricas;
8. andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;
Agora, também, a discriminação
auditiva:
9. andar procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do
mais lento ao mais rápido (utilizar palmas, batidas do pé, músicas etc para
marcar o ritmo);
FONTE: RIZZI, L e HAYDT, RC. Atividades Lúdicas na
Educação da criança. SP: Ática, 2007
|
|
|
|
|
|
|
|
dado - vento- cada - tem - hospital- tomate-- mapa -
porta- camada - jiló- galinha - açougue - assado -
Nenhum comentário:
Postar um comentário