► Emprego dos sinais de pontuação
Os sinais de pontuação são sinais gráficos empregados na língua escrita para
tentar recuperar recursos específicos da língua falada, tais como: entonação,
jogo de silêncio, pausas, etc...
PONTO ( . )
a)
indicar o final de uma frase declarativa.Ex.: Lembro-me muito bem dele.
b)
separar períodos entre si.Ex.: Fica comigo. Não vá embora.
c)
nas abreviaturas.Ex.: Av.; V. Ex.ª
DOIS-PONTOS ( : )
a)
iniciar a fala dos personagens:
Ex.: Então o padre respondeu:
- Parta agora.
Ex.: Então o padre respondeu:
- Parta agora.
b)
antes de apostos ou orações apositivas, enumerações ou seqüência de palavras
que explicam, resumem idéias anteriores.Ex.: Meus amigos são poucos: Fátima,
Rodrigo e Gilberto.
c)
antes de citação.Ex.: Como já dizia Vinícius de Morais: “Que o amor não seja
eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”
RETICÊNCIAS ( ... )
a)
indicar dúvidas ou hesitação do falante.Ex.: Sabe...eu queria te dizer
que...esquece.
b)
interrupção de uma frase deixada gramaticalmente incompleta.
Ex.: - Alô! João está?
- Agora não se encontra. Quem sabe se ligar mais tarde...
Ex.: - Alô! João está?
- Agora não se encontra. Quem sabe se ligar mais tarde...
c)
ao fim de uma frase gramaticalmente completa com a intenção de sugerir
prolongamento de idéia.Ex.: “Sua tez, alva e pura como um foco de algodão,
tingia-se nas faces duns longes cor-de-rosa...” (Cecília- José de Alencar)
d)
indicar supressão de palavra (s) numa frase transcrita.Ex.: “Quando penso em
você (...) menos a felicidade.” (Canteiros - Raimundo Fagner)
PARÊNTESES ( () )
a)
isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo e datas.Ex.: Na 2ª
Guerra Mundial (1939-1945), ocorreu inúmeras perdas humanas."Uma manhã lá
no Cajapió ( Joca lembrava-se como se fora na véspera), acordara depois duma
grande tormenta no fim do verão. “ (O milagre das chuvas no nordeste- Graça
Aranha)
Os
parênteses também podem substituir a vírgula ou o travessão.
PONTO DE EXCLAMAÇÃO ( ! )
a)
Após vocativo.Ex.: “Parte, Heliel! “ ( As violetas de Nossa Sra.- Humberto de
Campos).
b)
Após imperativo.Ex.: Cale-se!
c)
Após interjeição.Ex.: Ufa! Ai!
d)
Após palavras ou frases que denotem caráter emocional.Ex.: Que pena!
PONTO DE INTERROGAÇÃO ( ? )
a)
Em perguntas diretas.Ex.: Como você se chama?
b)
Às vezes, juntamente com o ponto de exclamação.
Ex.: - Quem ganhou na loteria?
- Você.
- Eu?!
Ex.: - Quem ganhou na loteria?
- Você.
- Eu?!
TRAVESSÃO ( - )
a)
dar início à fala de um personagem.
Ex.: O filho perguntou:
- Pai, quando começarão as aulas?
Ex.: O filho perguntou:
- Pai, quando começarão as aulas?
b)
indicar mudança do interlocutor nos diálogos.
- Doutor, o que tenho é grave?
- Não se preocupe, é uma simples infecção. É só tomar um antibiótico e estará bom.
- Doutor, o que tenho é grave?
- Não se preocupe, é uma simples infecção. É só tomar um antibiótico e estará bom.
c)
unir grupos de palavras que indicam itinerário.Ex.: A rodovia Belém-Brasília
está em péssimo estado.
Também
pode ser usado em substituição à virgula em expressões ou frases
explicativas.Ex.: Xuxa – a rainha dos baixinhos – será mãe.
ASPAS ( “ ” )
a)
isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias,
estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares.Ex.:
Maria ganhou um apaixonado “ósculo” do seu admirador.
A festa na casa de Lúcio estava “chocante”.
Conversando com meu superior, dei a ele um “feedback” do serviço a mim requerido.
A festa na casa de Lúcio estava “chocante”.
Conversando com meu superior, dei a ele um “feedback” do serviço a mim requerido.
b)
indicar uma citação textual.Ex.: “Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às
pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala”. ( O prazer
de viajar - Eça de Queirós)
Se,
dentro de um trecho já destacado por aspas, se fizer necessário a utilização de
novas aspas, estas serão simples. ( ' ' )
Recursos
alternativos para pontuação:Parágrafo ( § )Chave ( { } )Colchete (
[ ] )Barra ( / )
VÍRGULA ( , )
É
usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os
termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou oração, não
formam uma unidade sintática.
Ex.:
Lúcia, esposa de João, foi a ganhadora única da Sena.
Podemos
concluir que, quando há uma relação sintática entre termos da oração, não se
pode separá-los por meio de vírgula.
Não
se separam por vírgula:
·
predicado de
sujeito;objeto de verbo;adjunto adnominal de nome;complemento nominal de nome;
·
predicativo do
objeto do objeto;oração principal da subordinada substantiva (desde que esta
não seja apositiva nem apareça na ordem inversa).
A vírgula no interior da oração É utilizada nas seguintes situações:
a)
separar o vocativo. Ex.: Maria, traga-me uma xícara de café. educação, meus
amigos, é fundamental para o progresso do país.
b)
separar alguns apostos. Ex.: Valdete, minha antiga empregada, esteve aqui
ontem.
c)
separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado. Ex.: Chegando de viagem,
procurarei por você.
As pessoas, muitas vezes, são falsas.
As pessoas, muitas vezes, são falsas.
d)
separar elementos de uma enumeração.Ex.: Precisa-se de pedreiros, serventes,
mestre-de-obras.
e)
isolar expressões de caráter explicativo ou corretivo.Ex.: Amanhã, ou melhor,
depois de amanhã podemos nos encontrar para acertar a viagem.
f)
separar conjunções intercaladas.Ex.: Não havia, porém, motivo para tanta raiva.
g)
separar o complemento pleonástico antecipado.Ex.: A mim, nada me importa.
h)
isolar o nome de lugar na indicação de datas.Ex.: Belo Horizonte, 26 de janeiro
de 2001.
i)
separar termos coordenados assindéticos.Ex.: "Lua, lua, lua, lua,por um
momento meu canto contigo compactua..." (Caetano Veloso)
j)
marcar a omissão de um termo (normalmente o verbo).Ex.: Ela prefere ler jornais
e eu, revistas. (omissão do verbo preferir)
Termos
coordenados ligados pelas conjunções e, ou, nem dispensam o uso da vírgula.
Ex.: Conversaram sobre futebol, religião e política.
Não
se falavam nem se olhavam./ Ainda não me decidi se viajarei para Bahia ou
Ceará.
Entretanto, se essas conjunções aparecerem repetidas, com a finalidade de dar ênfase, o uso da vírgula passa a ser obrigatório.
Entretanto, se essas conjunções aparecerem repetidas, com a finalidade de dar ênfase, o uso da vírgula passa a ser obrigatório.
Ex.:
Não fui nem ao velório, nem ao enterro, nem à missa de sétimo dia.
A vírgula entre orações
É
utilizada nas seguintes situações:
a)
separar as orações subordinadas adjetivas explicativas. Ex.: Meu pai, de quem
guardo amargas lembranças, mora no Rio de Janeiro.
b)
separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas (exceto as iniciadas
pela conjunção e ). Ex.: Acordei, tomei meu banho, comi algo e saí para o
trabalho. Estudou muito, mas não foi aprovado no exame.
Há
três casos em que se usa a vírgula antes da conjunção:
1)
quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes.
Ex.: Os ricos estão cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres.
Ex.: Os ricos estão cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres.
2)
quando a conjunção e vier repetida com a finalidade de dar ênfase
(polissíndeto). Ex.: E chora, e ri, e grita, e pula de alegria.
3)
quando a conjunção e assumir valores distintos que não seja da adição
(adversidade, conseqüência, por exemplo) Ex.: Coitada! Estudou muito, e ainda
assim não foi aprovada.
c)
separar orações subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas),
principalmente se estiverem antepostas à oração principal.Ex.: "No momento
em que o tigre se lançava, curvou-se ainda mais; e fugindo com o corpo
apresentou o gancho."( O selvagem - José de Alencar)
d)
separar as orações intercaladas. Ex.: "- Senhor, disse o velho, tenho
grandes contentamentos em a estar plantando..."
Essas
orações poderão ter suas vírgulas substituídas por duplo travessão. Ex.:
"Senhor - disse o velho - tenho grandes contentamentos em a estar
plantando..."
e)
separar as orações substantivas antepostas à principal.Ex.: Quanto custa viver,
realmente não sei.
PONTO-E-VÍRGULA ( ; )
a)
separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma petição, de uma seqüência,
etc.
Ex.: Art. 127 – São penalidades disciplinares:
Ex.: Art. 127 – São penalidades disciplinares:
I-
advertência;II- suspensão;III- demissão;IV- cassação de aposentadoria ou
disponibilidade;V- destituição de cargo em comissão;VI- destituição de
função comissionada. ( cap. V das penalidades Direito Administrativo)
b)
separar orações coordenadas muito extensas ou orações coordenadas nas quais já
tenham tido utilizado a vírgula.
Ex.:
“O rosto de tez amarelenta e feições inexpressivas, numa quietude apática, era
pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a
bronquite crônica de que sofria desde moço se foi transformando em opressora
asma cardíaca; os lábios grossos, o inferior um tanto tenso (...) " (O visconde
de Inhomerim - Visconde de Taunay)
FAÇA A LEITURA
–
Ana, você não está prestando atenção no que eu disse.
–
Lógico que estou. Por que você acha que não estou?
–
Ah, é? Então, me diga: o que foi que eu disse até aqui?
–
Você falou que sua mãe não deixou você ir à festa da Marcela, porque estava de
castigo.
–
Tá, mas por que eu estava de castigo?
–
Porque, porque... Xih, Bia, essa eu não sei, não.
–
Tá vendo? Você está com a cabeça na lua.
–
Não é isso. É que a Luana me pediu para ajudar em um trabalho da escola e eu
estou aqui na
internet
fazendo uma pesquisa.
–
Eu sempre achei que você era mais amiga da Luana do que minha amiga!
–
Bia, não é nada disso.
– É
sim. Então fica aí com a sua pesquisa que eu vou desligar.
–
Não, Bia, espera aí que eu já converso com você.
–
Tchau, Ana.
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