INTRODUÇÃO AO TESTE EXPLORATÓRIO DE DISLEXIA ESPECÍFICA
"Estas folhas apresentam algumas
letras, sílaba ou palavra. Eu quero que
você
tente lê-las
em voz alta, do mesmo jeito que está acostumado a fazê- lo.”
I – Nível de leitura-
instruções –
1. Nome da letra (corresponde ao primeiro semestre do 1º
ano do E.F.)
|
Diga o nome
destas letras.
“Esta letra”- o
examinador assinala o b
se chama “b” – Agora você continua.”
Diga o nome destas letras.
|
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2. Som da letra. (corresponde ao primeiro semestre do 1º ano do E.F.)
|
Diga o som de cada
uma destas letras.O som desta letra
“ assinale o L”
“é L como L...ata. Agora você pode continuar.”
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1. Reconhecimento de sílabas.
Diretas( 1º SEMESTRE1º ANO)
Indiretas
Complexas
Ditongos
Fonogramas
Fonogramas e
Ditongos
|
Agora estas partes
E estas....
|
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II – Erros específicos
1.
Letras passíveis de serem
confundidas
Letras confundíveis pelo som no
Início da
palavra
Letras passíveis de serem
confundidas pela grafia
semelhante.
|
O examinador deverá pronunciar cada palavra
Separadamente , e a
criança deve assinalar a
Letra
a letra com a qual essa palavra começa.
“eu vou lhe dizer uma palavra e você vai me
mostrar
com o dedo a letra com a qual essa
palavra
começa.
Por exemplo, eu digo “macaco”( caso a criança
não
tenha compreendido, o examinador pode
assinalar a
consoante.
O examinador pronuncia a seguir uma série de
palavras. cada uma dessas palavras deve
ser
pronunciada em separado e ele pede
à criança
que para mostrar a letra com a qual começa
a
palavra
pronunciada
.
“Estas palavras não têm significado. Tente lê-las
tal como são.
|
2.
Inversões
Inversões de letras;
Inversões de palavras
Complexas;
Inversões de letras dentro
da palavra;
Inversões da ordem da
sílaba na palavra.
|
“Estas
palavras também não têm significado.
Tente lê-las como são.”
“ Leia agora estas palavras.”
|
Folha para uso da
criança
b m c l a g d p s e q
n
|
i s q r t e j v d m
sa te mo lu ri fa
co ci ga ge cu gi ce
cha rri lha ssa cho nha
gue qui gui qui
aso ura ora iso
is ac in em ul ar
|
ob et ap ex af ad
til por mos cam sec lin
mia lão pua feu tãe nio fõe bra rou
lian reis viol siap boim siec
bra fli gro dru cle tri
glus pron tris plaf blen frat
brio crue trau glio pleu drie
crian flaus prien cluos triun trial
pleor
|
j s ch v c
f d t l n
f j v b s
b ch p j g
c q t m d
c r j m g
b m t f p
g s j q c
s t b m p
g m b j f
s m n i b
l j r m ch
|
nomino honado Deste alhedo
rechido chaquilho laqueta sagueso
quiguifi ífjuti vouate Quelamo
|
bado. dipo babe quebo quido dudo
bapi quípi dubopi pebade numo saute
|
Ias sol se el Ias nos
Los al es son le sal
|
parta fruta torta plumão turco trono
balcão negar sabre calvo nobel pardo
|
toma naco dato tapa tala cabo
sopa toga. saca choca cala caro
|
FOLHA DE
RESPOSTAS-Teste exploratório de
Dislexia Específica (PEDE)
Nome:
_____________________________________ Sexo: ( )M
( )F
Data de nascimento: ___/____/______ Série/ano:_______Data do
exame:____________
Examinado
por Maria Bernadete Lizareli Wippich
Obs.-
ideal para crianças com idade inferior a 10 anos. Disléxicos maiores revelam
sinais típicos de inversões e confusões)
I- Nível de leitura
Primeiro nível de leitura(corresponde ao primeiro semestre do 1º ano
do E.F.)
1. Nome da letra- b m c l a g d p s e q n
2- Som de
letra- i s q r t e j v d m
3- Sílabas diretas com
consoantes de sons simples- sa te
mo lu ri fa
Segundo
nível de leitura(
A CRIANÇA É CAPAZ DE LER ATÉ AS SÍLABAS COM DITONGO- CORRESPONDE AO 1 º ANO
BÁSICO)
I- Sílabas diretas com consoantes de duplo
sentido no som- co ci ga ge cu gi ce
2- Sílabas diretas com dígrafos-
cha rri lha asa cho nha
3- Sílabas diretas com consoantes seguidas de
“u" mudo- gue qui gui
que
4- Silabas diretas com consoantes de duplo
som conforme a posição na palavra.-
aso ura ora isso
5- Sílabas indiretas de nível simples- is ac in em ul ar
6- Sílabas indiretas de nível complexo- ob et ap ex af ad
7–Sílabas complexas- til por mos cam sec lin
8-Sílabas com ditongos
de nível simples- mia lão pua feu
tãe nio fõe bra rou
Terceiro
nlvel de leitura(SEGUNDO
ANO BÁSICO E CAPAZ DE LER QUALQUER MATERIAL DE LEITURA
I- Sílabas com ditongos de nível
complexo- lian reis viol siap
boim siec
2-
Sílabas com grupos consonantais de nível simples - bra fli gro dru cle tri
3-
Sílabas
com grupos consonantais de nível complexo- glus pron tris plaf blen frat
4-
Sílabas com grupos consonantaís e ditongos
de nível simples- brio crue trau glio
pleu drie
5-
Sílaba com grupos consonantais e ditongos de
nível complexo- crian flaus prien
cluos triun trial pleor
II-Erros específicos ( dislexia!!!)
1.Letras passíveis de
serem confundidas pelo som no início da palavra( A CRIANÇA NÃO-DISLÉXICA COM MAIS DE SETE ANOS E MEIO, DE
INTELIGÊNCIA NORMAL E QUE TENHA CURSADO UM ANO DE ESCOLARIDADE NORMAL,
APRESENTARÁ UMA FOLHA DE RESPOSTAS LIMPA OU COM UM OU DOIS ERROS)
chado- j s ch v c
deco
- f d t i n
fido -f j v b s
bodio - b ch p j g
tarpo - c q
t m d
gupa -c r j m g
boso -b m t f p
querpo - g s j q c
polo - s t
b m p
matu - g m b j f
mite - s m n i b
ruba -l j r m ch
2- Letras confundíveis
por grafia semelhante.as CÇA DISLÉXICA APRESENTARÁ ERROS NOS
DIFERENTES ITENS, SEGUNDO A INTENSIDADE DE SUA DIFICULDADE. O NÚMERO DE ERROS
COMETIDOS NÃO GUARDA REALÇÃO COM A IDADE DO SUJEITO, MAS COM O GRAU DE
INTENSIDADE DO PROBLEMA)
nomino honado Deste alhedo
rechido chaquilho laqueta
sagueso
quiguifi ífjuti vouate Quelamo
3- Inversões
de letras (O DISLÉXICO REVELARÁ
MAIS DE UM ERRO NA MAIORIA DOS ITENS, ESPECIALMENTE NO I(LETRAS PASSÍVEIS DE
SEREM CONFUNDIDAS PELO SOM NO INÍCIO DA PALAVRA), NO 3 (INVERSÕES DE LETRAS ) E
NO 5 (PALAVRAS COMPLEXAS I
bado. dipo babe quebo quido dudo
bapi quípi dubopi pebade numo saute
4- Inversões de palavras complexas
Ias sol se el Ias nos
Los al es son le sal
5. Inversões de letras
dentro da palavra
parta fruta torta plumão turco trono
balcão negar sabre calvo nobel pardo
6-
Inversões de ordem da sílaba
dentro da palavra
toma naco dato tapa tala cabo
sopa toga. saca choca cala caro
OS TRÊS
IRMÃOS
Um velho tinha três filhos, mas como todos os seus
bens se limitavam a uma casa, que lhe fora legada pelos seus pais, não era
capaz de decidir-se a vendê-la a fim de dividir o produto da venda entre os
seus filhos. Nessa dúvida ocorreu-lhe
uma ideia.
– Aventurem-se pelo mundo – disse-lhes um dia –
aprendam um ofício que vos permita viver, e quando tiverem terminado essa
aprendizagem apressem-se a regressar; aquele de vocês que der a prova mais
convincente da sua habilidade, herdará a casa.
Em consequência dessa decisão, foi fixada a partida dos três irmãos. Decidiram que um se tornaria
ferreiro, outro barbeiro, e o terceiro mestre de armas. Logo fixaram o dia e a
hora para se encontrarem e voltar juntos ao lar paterno. Combinado isso,
partiram. Ocorreu que os três irmãos tiveram a boa sorte de encontrar cada um hábil mestre no ofício que queriam
aprender. Assim foi que o nosso ferreiro não demorou a encarregar-se de ferrar
os cavalos do rei, de modo que pensava com os seus botões: – “Meus irmãos terão
de ser muito hábeis para ganhar a casa para si”.
Por seu lado, o
jovem barbeiro logo teve por clientes os mais importantes senhores da corte, de
modo que já estava certo de ficar com a casa sob as barbas de seus irmãos.
Quanto ao mestre de armas, antes de conhecer todos os
segredos da sua arte, teve de receber mais de uma estocada, mas a recompensa prometida valia a pena, e ele
exercitava a sua vista e a sua mão.
Quando chegou a época fixada para o regresso, os três
irmãos reuniram-se no lugar combinado e juntos tomaram o caminho rumo a casa de
seu pai.
Na mesma tarde de seu retorno, enquanto estavam os
quatro sentados diante da porta da casa, viram uma lebre que vinha em direção a
eles, correndo pelo campo, travessamente.
– Bravo! – disse o barbeiro. – Eis aqui um cliente que
vem a calhar para dar-me ocasião de demonstrar a minha habilidade.
Pronunciando
estas palavras, o nosso homem pegou
no sabão e na tigela e preparou a sua espuma branca. Quando a lebre chegou
perto, correu em sua perseguição, alcançou-a, e enquanto corria lado a lado do
ligeiro animal, ensaboou o seu focinho e, rapidamente, de uma só passada,
tirou-lhe os bigodes, sem lhe fazer o menor corte e sem omitir o pelo mais pequenino.
– Eis aqui algo bem feito! – disse o pai – Muito
hábeis terão de ser teus irmãos para tirar-te a casa.
Alguns instantes depois viram chegar a toda a
velocidade um brioso cavalo atrelado a um coche ligeiro.
– Vou dar-lhes uma mostra da minha habilidade – disse por sua vez o ferreiro.
Dizendo isso lançou-se sobre o rastro do cavalo, e
ainda que este redobrasse a sua velocidade, tirou-lhe as quatro ferraduras, as
quais trocou por outras quatro; tudo isto em menos de um minuto, da maneira
mais confortável do mundo e sem diminuir o passo do cavalo.
– És um grande artista – exclamou o pai – podes estar
tão certo do teu negócio como teu irmão está do seu, e realmente não seria
capaz de decidir qual dos dois merece mais a casa.
– Esperem que eu tenha feito a minha prova – disse então o terceiro filho.
Nesse momento começou a chover. O nosso homem tirou a
espada e pôs-se a efetuar círculos tão rápidos sobre a sua cabeça, que nenhuma
gota de água caiu sobre ele. A chuva aumentou em intensidade, logo pareceu que
a derramavam com baldes do céu. No
entanto nosso mestre de armas, que se tinha limitado a fazer girar a sua espada
cada vez mais rapidamente, mantinha-se seco sob a sua arma, como se estivesse
sob um guarda-chuva ou sob um tecto. Vendo isso, a admiração do feliz pai
chegou ao extremo e ele exclamou:
– Foste tu que deste a mais surpreendente prova de
habilidade, és tu aquele ao qual corresponde a casa.
Os outros dois aprovaram essa decisão e juntaram os
seus elogios aos do seu pai. Depois, como os três se queriam muito, não se
quiseram separar e continuaram vivendo juntos na casa paterna, onde cada um exercia o seu ofício. A fama das suas
habilidades estendeu-se e logo ficaram ricos. É assim que viveram felizes e
considerados até idade avançada. E quando por último o maior faleceu, os outros
dois sentiram tal tristeza, que não levaram muito tempo para segui-lo.
Receberam honrarias fúnebres. O padre do lugar disse com razão que três irmãos
que em vida viveram dotados de tão grandes habilidades e estiveram unidos com
um amor tão firme, não deviam ficar separados na morte. Portanto foram
sepultados
juntos.
Irmãos Grimm (adaptado)
Perguntas:
1- Qual a
prova que o barbeiro fez?
2- Quantos
irmãos tinha?
3- Qual o
conflito ou problema que o pai tinha?
4- Qual o
ofício escolhido pelo irmão mais velho?
5- Qual a
prova qualificada como melhor?
6- Os
acontecimentos da história
correspondem à nossa época?
7- Quais as
qualidades mais importantes que os irmãos tinham?
8- Que outro
título teria sido conveniente para a história?
9- Qual o
outro final que você proporia para a estória?
Teste- INDICAÇÕES PARA
MEDIR A VELOCIDADE NA LEITURA
SILENCIOSA -
Você lerá esta história
em silêncio durante 5 minutos. Leia como está acostumado(a) a fazê-lo. Quando
tiverem passado os cinco minutos eu o avisarei e você me mostrará até onde leu.
SOMA-SE A QUANTIDADE DE PALAVRAS LIDAS PELA CRIANÇA
NOS CINCO MINUTOS E DIVIDE-SE O RESULTADO POR CINCO PARA SABER O NÚMERO DE
PALAVRAS LIDAS NUM MINUTO. É IMPORTANTE EFETUAR ALGUMAS PERGUNTAS COM RELAÇÃO
AO CONTEÚDO DO CONTO PARA COMPROVAR SE O TEXTO FOI COMPREENDIDO .
Número de
palavras lidas (dislexia)
|
Idade
cronológica ******************
|
50-60
|
7
|
65-85
|
8
|
90- 110
|
9
|
115-125
|
10
|
125-135
|
11
|
135-140
|
12
|
145-
|
13
|
FICHA DE OBSERVAÇÃO:
1- A CRIANÇA MOVIMENTA OS LÁBIOS OU
MURMURA AO LER?
2- A CRIANÇA MOVIMENTA A CABEÇA AO
LONGO DA LINHA?
3- SUA LWEITURA SILENCIOSA É MAIS
RÁPIDA QUE A ORAL OU MANTÉM O MESMO RITMO DE VELOCIDADE?
4- A CRIANÇA SEGUE A LINHA COM O
DEDO?
5-
DEMONSTRA EXCESSIVOS RETROCESSOS AO LER?
6-
EFETUA EXCESSIVOS RETROCESSOS DA
VISTA AO LER?
7- FAZ EXCESSIVAS FIXAÇÕES DO OLHO
AO LONGO DA LINHA IMPRESSA?
Observação:
colocar um espelho do lado oposto da página que a criança lê. Coloque-se atrás para olhar no espelho os
movimentos dos olhos da criança.
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