quarta-feira, 16 de setembro de 2015

teste- dislexia



INTRODUÇÃO AO TESTE  EXPLORATÓRIO DE DISLEXIA ESPECÍFICA  
"Estas folhas apresentam algumas letras, sílaba ou palavra.  Eu quero que você
  tente lê-las  em voz alta, do mesmo jeito que está acostumado a fazê- lo.”
                
I – Nível de leitura- instruções –
1. Nome da letra (corresponde ao primeiro semestre do 1º ano do E.F.)
Diga o nome destas  letras.
“Esta letra”- o examinador assinala o b     
 se chama “b” – Agora você continua.”
 Diga o nome destas letras.
  2. Som da letra. (corresponde ao primeiro semestre do 1º ano do E.F.)
Diga o som de cada uma destas letras.O som desta letra
“ assinale o  L”  “é  L como  L...ata. Agora você pode  continuar.”
1.    Reconhecimento  de sílabas.    
         Diretas( 1º SEMESTRE1º ANO)      
                             Indiretas
                             Complexas
                             Ditongos
                             Fonogramas
                             Fonogramas e
                             Ditongos
Agora estas partes
E estas....










II – Erros específicos
1.    Letras passíveis de serem confundidas
Letras confundíveis  pelo som no
          Início da palavra


 





           Letras passíveis de serem   
           confundidas pela grafia   
           semelhante.
O examinador deverá pronunciar cada palavra
Separadamente , e a criança deve assinalar a
  Letra  a letra com a qual essa palavra começa.
  “eu vou lhe dizer uma palavra e você vai me
  mostrar  
  com o dedo a letra com a qual essa palavra 
  começa.
  Por exemplo, eu digo  “macaco”( caso a criança
  não  
  tenha compreendido, o examinador pode
  assinalar a  
  consoante.
  O examinador pronuncia  a seguir uma série de 
  palavras. cada uma dessas palavras deve ser  
  pronunciada em separado e  ele pede  à criança
  que para mostrar a letra com a qual começa a  
  palavra
  pronunciada  .
  “Estas palavras não têm significado. Tente lê-las   
  tal como são.

2.    Inversões
Inversões de letras;
          Inversões de palavras
          Complexas;
          Inversões de letras dentro
          da palavra;
          Inversões da ordem da
          sílaba na palavra.
“Estas palavras também  não têm significado.
    Tente lê-las como são.”
   “ Leia agora estas palavras.”

           









Folha para uso da criança

b m c l a g d p s e  q n

i  s q r t e j v d m
sa te mo lu ri fa
co ci ga ge cu gi ce
cha rri lha ssa cho nha
gue  qui  gui qui
aso ura ora iso
is ac in em ul ar

ob et ap ex af ad
til por mos cam sec lin
mia lão pua feu tãe nio fõe bra rou
lian reis viol siap boim  siec
bra fli gro dru cle tri
glus pron tris plaf blen frat
brio crue trau glio pleu drie
crian flaus prien cluos triun trial pleor



j s ch v c
f d t l n
f j v b s
b ch p j g
c q t m d
c r j m g
b m t f p
g s j q c
s t b m p
g m b j f
s m n i b
l j r m ch

nomino               honado            Deste                   alhedo
rechido               chaquilho         laqueta                 sagueso
quiguifi               ífjuti                  vouate                  Quelamo
bado.                  dipo                 babe                     quebo            quido             dudo
bapi                    quípi                 dubopi                  pebade          numo             saute
Ias                   sol                    se                           el                   Ias                 nos
Los                 al                       es                           son                le                   sal
parta                fruta                   torta                      plumão          turco              trono
balcão             negar                 sabre                    calvo             nobel             pardo
toma                naco                   dato                      tapa               tala               cabo
sopa                toga.                   saca                     choca            cala               caro







FOLHA  DE  RESPOSTAS-Teste exploratório de Dislexia Específica (PEDE)

Nome:  _____________________________________ Sexo: (    )M   (   )F    
 Data de nascimento: ___/____/______     Série/ano:_______Data do exame:____________
Examinado por Maria Bernadete Lizareli Wippich
Obs.- ideal para crianças com idade inferior a 10 anos. Disléxicos maiores revelam sinais típicos de inversões e confusões)
I- Nível  de leitura

Primeiro nível de leitura(corresponde ao primeiro semestre do 1º ano do E.F.)

1. Nome da letra-       b m c l a g d p s e  q n

2- Som de  letra-         i  s q r t e j v d m

  3- Sílabas diretas com consoantes de sons simples-        sa te mo lu ri fa

Segundo nível de leitura( A CRIANÇA É CAPAZ DE LER ATÉ AS SÍLABAS COM DITONGO- CORRESPONDE AO 1 º ANO BÁSICO)

I- Sílabas diretas com consoantes de duplo sentido no som-   co ci ga ge cu gi ce

2- Sílabas diretas com dígrafos-                                              cha rri lha asa cho nha
 
   3- Sílabas diretas com  consoantes seguidas  de    “u" mudo-       gue qui  gui  que

   4- Silabas diretas com consoantes de duplo som conforme a posição na palavra.-        aso ura ora isso

   5- Sílabas indiretas de nível simples-         is ac in em ul ar

   6- Sílabas indiretas de nível complexo-       ob et ap ex af ad

   7–Sílabas complexas-        til por mos cam sec lin

 8-Sílabas com ditongos de nível simples-      mia lão pua feu tãe nio fõe bra rou
Terceiro nlvel de leitura(SEGUNDO ANO BÁSICO E CAPAZ DE LER QUALQUER MATERIAL DE LEITURA
I-          Sílabas com ditongos de nível complexo-          lian reis viol siap boim  siec

2-         Sílabas com grupos consonantais de nível simples -            bra fli gro dru cle tri

3-         Sílabas  com grupos consonantais de nível complexo-            glus pron tris plaf blen frat

4-         Sílabas com grupos consonantaís e ditongos de nível simples-     brio crue trau glio pleu drie

5-            Sílaba com grupos consonantais e ditongos de nível complexo-     crian flaus prien cluos triun trial pleor
II-Erros específicos ( dislexia!!!)
1.Letras passíveis de serem confundidas pelo som no início da palavra( A CRIANÇA NÃO-DISLÉXICA COM MAIS DE SETE ANOS E MEIO, DE INTELIGÊNCIA NORMAL E QUE TENHA CURSADO UM ANO DE ESCOLARIDADE NORMAL, APRESENTARÁ UMA FOLHA DE RESPOSTAS LIMPA OU COM UM OU DOIS ERROS)
           chado- j s ch v c
           deco  - f d t i n
            fido   -f j v b s
            bodio - b ch p j g
            tarpo  -  c q t m d
            gupa   -c r j m g
            boso   -b m t f p
            querpo - g s j q c
            polo  -  s t b m p
            matu  - g m b j f
            mite    - s m n i b
            ruba    -l j r m ch

2- Letras         confundíveis por grafia  semelhante.as CÇA DISLÉXICA APRESENTARÁ ERROS NOS DIFERENTES ITENS, SEGUNDO A INTENSIDADE DE SUA DIFICULDADE. O NÚMERO DE ERROS COMETIDOS NÃO GUARDA REALÇÃO COM A IDADE DO SUJEITO, MAS COM O GRAU DE INTENSIDADE DO PROBLEMA)

nomino               honado            Deste                   alhedo
rechido               chaquilho         laqueta                 sagueso
quiguifi               ífjuti                  vouate                  Quelamo



3-      Inversões  de letras (O DISLÉXICO REVELARÁ MAIS DE UM ERRO NA MAIORIA DOS ITENS, ESPECIALMENTE NO I(LETRAS PASSÍVEIS DE SEREM CONFUNDIDAS PELO SOM NO INÍCIO DA PALAVRA), NO 3 (INVERSÕES DE LETRAS ) E NO 5 (PALAVRAS COMPLEXAS I
bado.                  dipo                 babe                     quebo            quido             dudo
bapi                    quípi                 dubopi                  pebade          numo             saute

4- Inversões de      palavras complexas
Ias                   sol                    se                           el                   Ias                 nos
Los                 al                       es                           son                le                   sal

5. Inversões de letras dentro da palavra
parta                fruta                   torta                      plumão          turco              trono
balcão             negar                 sabre                    calvo             nobel             pardo

6- Inversões de ordem da           sílaba dentro da palavra
toma                naco                   dato                      tapa               tala               cabo
sopa                toga.                   saca                     choca            cala               caro








OS  TRÊS IRMÃOS 
Um velho tinha três filhos, mas como todos os seus bens se limitavam a uma casa, que lhe fora legada pelos seus pais, não era capaz de decidir-se a vendê-la a fim de dividir o produto da venda entre os seus filhos. Nessa dúvida ocorreu-lhe uma ideia.
– Aventurem-se pelo mundo – disse-lhes um dia – aprendam um ofício que vos permita viver, e quando tiverem terminado essa aprendizagem apressem-se a regressar; aquele de vocês que der a prova mais convincente da sua habilidade, herdará a casa.
Em consequência dessa decisão, foi fixada a partida dos três irmãos. Decidiram que um se tornaria ferreiro, outro barbeiro, e o terceiro mestre de armas. Logo fixaram o dia e a hora para se encontrarem e voltar juntos ao lar paterno. Combinado isso, partiram. Ocorreu que os três irmãos tiveram a boa sorte de encontrar cada um hábil mestre no ofício que queriam aprender. Assim foi que o nosso ferreiro não demorou a encarregar-se de ferrar os cavalos do rei, de modo que pensava com os seus botões: – “Meus irmãos terão de ser muito hábeis para ganhar a casa para si”.
Por seu lado, o jovem barbeiro logo teve por clientes os mais importantes senhores da corte, de modo que já estava certo de ficar com a casa sob as barbas de seus irmãos.
Quanto ao mestre de armas, antes de conhecer todos os segredos da sua arte, teve de receber mais de uma estocada, mas a recompensa prometida valia a pena, e ele exercitava a sua vista e a sua mão.
Quando chegou a época fixada para o regresso, os três irmãos reuniram-se no lugar combinado e juntos tomaram o caminho rumo a casa de seu pai.
Na mesma tarde de seu retorno, enquanto estavam os quatro sentados diante da porta da casa, viram uma lebre que vinha em direção a eles, correndo pelo campo, travessamente.
– Bravo! – disse o barbeiro. – Eis aqui um cliente que vem a calhar para dar-me ocasião de demonstrar a minha habilidade.
Pronunciando estas palavras, o nosso homem pegou no sabão e na tigela e preparou a sua espuma branca. Quando a lebre chegou perto, correu em sua perseguição, alcançou-a, e enquanto corria lado a lado do ligeiro animal, ensaboou o seu focinho e, rapidamente, de uma só passada, tirou-lhe os bigodes, sem lhe fazer o menor corte e sem omitir o pelo mais pequenino.
– Eis aqui algo bem feito! – disse o pai – Muito hábeis terão de ser teus irmãos para tirar-te a casa.
Alguns instantes depois viram chegar a toda a velocidade um brioso cavalo atrelado a um coche ligeiro.
– Vou dar-lhes uma mostra da minha habilidade – disse por sua vez o ferreiro.
Dizendo isso lançou-se sobre o rastro do cavalo, e ainda que este redobrasse a sua velocidade, tirou-lhe as quatro ferraduras, as quais trocou por outras quatro; tudo isto em menos de um minuto, da maneira mais confortável do mundo e sem diminuir o passo do cavalo.
– És um grande artista – exclamou o pai – podes estar tão certo do teu negócio como teu irmão está do seu, e realmente não seria capaz de decidir qual dos dois merece mais a casa.
– Esperem que eu tenha feito a minha prova – disse então o terceiro filho.
Nesse momento começou a chover. O nosso homem tirou a espada e pôs-se a efetuar círculos tão rápidos sobre a sua cabeça, que nenhuma gota de água caiu sobre ele. A chuva aumentou em intensidade, logo pareceu que a derramavam com baldes do céu. No entanto nosso mestre de armas, que se tinha limitado a fazer girar a sua espada cada vez mais rapidamente, mantinha-se seco sob a sua arma, como se estivesse sob um guarda-chuva ou sob um tecto. Vendo isso, a admiração do feliz pai chegou ao extremo e ele exclamou:
– Foste tu que deste a mais surpreendente prova de habilidade, és tu aquele ao qual corresponde a casa.
Os outros dois aprovaram essa decisão e juntaram os seus elogios aos do seu pai. Depois, como os três se queriam muito, não se quiseram separar e continuaram vivendo juntos na casa paterna, onde cada um exercia o seu ofício. A fama das suas habilidades estendeu-se e logo ficaram ricos. É assim que viveram felizes e considerados até idade avançada. E quando por último o maior faleceu, os outros dois sentiram tal tristeza, que não levaram muito tempo para segui-lo. Receberam honrarias fúnebres. O padre do lugar disse com razão que três irmãos que em vida viveram dotados de tão grandes habilidades e estiveram unidos com um amor tão firme, não deviam ficar separados na morte. Portanto foram sepultados juntos.                                                                              
Irmãos Grimm (adaptado)
Perguntas:
1-    Qual a prova que o barbeiro fez?
2-    Quantos irmãos tinha?
3-    Qual o conflito ou problema que o pai tinha?
4-    Qual o ofício escolhido pelo irmão mais velho?
5-    Qual a prova qualificada como melhor?
6-    Os acontecimentos da história correspondem à nossa época?
7-    Quais as qualidades mais importantes que os irmãos tinham?
8-    Que outro título teria sido conveniente para a história?
9-    Qual o outro final que você proporia para a estória?

Teste- INDICAÇÕES PARA MEDIR  A VELOCIDADE NA LEITURA SILENCIOSA   -
Você lerá esta história em silêncio durante 5 minutos. Leia como está acostumado(a) a fazê-lo. Quando tiverem passado os cinco minutos eu o avisarei e você me mostrará até onde leu.
SOMA-SE A QUANTIDADE DE PALAVRAS LIDAS PELA CRIANÇA NOS CINCO MINUTOS E DIVIDE-SE O RESULTADO POR CINCO PARA SABER O NÚMERO DE PALAVRAS LIDAS NUM MINUTO. É IMPORTANTE EFETUAR ALGUMAS PERGUNTAS COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DO CONTO PARA COMPROVAR SE O TEXTO FOI COMPREENDIDO .
Número de palavras  lidas (dislexia)
Idade cronológica   ******************
50-60
7
65-85
8
90- 110
9
115-125
10
125-135
11
135-140
12
145-
13
FICHA DE OBSERVAÇÃO:
1-    A CRIANÇA MOVIMENTA OS LÁBIOS OU MURMURA AO LER?
2-    A CRIANÇA MOVIMENTA A CABEÇA AO LONGO DA LINHA?
3-    SUA LWEITURA SILENCIOSA É MAIS RÁPIDA QUE A ORAL OU MANTÉM O MESMO RITMO DE VELOCIDADE?
4-    A CRIANÇA SEGUE A LINHA COM O DEDO?
5-     DEMONSTRA EXCESSIVOS RETROCESSOS AO LER?
6-    EFETUA EXCESSIVOS RETROCESSOS DA VISTA AO LER?
7-    FAZ EXCESSIVAS FIXAÇÕES DO OLHO AO LONGO DA LINHA IMPRESSA?
Observação:  colocar um espelho do lado oposto da página que a criança lê.  Coloque-se atrás para olhar no espelho os movimentos dos olhos da criança. 

  








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