sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O CONCRETISMO NO BRASIL Contexto histórico,características



O CONCRETISMO NO BRASIL

Contexto histórico:
-década de 50
-Europa-recuperação das consequências da Segunda Guerra Mundial
Poetas brasileiros- estudo da revista Noigrandes(palavra de origem provençal que significa “antídoto contra o mal”
Brasil: democratização política- desenvolvimento econômico
Governo Juscelino Kubischek(1956-1960)- prometia 50 anos em 5.
Grande crescimento industrial
Aumento de empregos (gera- renda dos trabalhadores)
Construção de Brasília
Isenção de impostos sobre os livros *(1962- 66 milhões de livros)
Incentivos para a indústria de papel nacional
Estabilidade POLÍTICA – OTIMISMO- ANOS DOURADOS
Juscelino Kubischek passou a ser criticado pela invasão de novos hábitos - produtos e tendências norte-americanas chegaram, mudando o comportamento dos brasileiros (coca-cola e rockn´roll)

Características:
Surgiu: 1956- Exposição Nacional de Arte concreta- Museu de Arte Moderna  de São Paulo
Opunha-se às propostas poéticas da geração de 45 – fim do verso, do lirismo e do tema; defende o significado e a integração do espaço em branco ao poema, e a decomposição e montagem de palavras, com seus vários sentidos e correlações com outras palavras.
Concretismo= primeiro produto de exportação da poesia brasileira (Oswald de Andrade)
As obras são conhecidas por explorar o som, pela disposição das letras e palavras na folha(visual) e o apelo à comunicação não verbal .
Faz críticas ao abordar temáticas polêmicas.

Essas obras se caracterizam pela não presença de eu lírico e por mudar o estilo de leitura de poesia, pois a posição dos elementos na obra passa a ter importância. Portanto, a poesia é baseada a geometrização e a visualização da linguagem. Com isso os temas e os recurso das obras são os mais variados. Os temas, na maioria das vezes, são urbanos e que chamam atenção da massa e representam a realidade das grandes cidades. Os recursos, também são muito variados, são sons, caracteres com formas e tamanhos diferentes e a diagramação do texto no papel para criar um neologismo. Por isso o poeta concretista se torna uma espécie de artista gráfico. Os veículos de divulgação para as obras também são muito diversos. Por exemplo o cartaz, anúncio, fotografia, cartão, enfim o veículo se torna um objeto de produção industrial. Além da utilização de recursos gráficos, onde o poema se torna um objeto, temos também o abandono do discurso tradicional com a abolição do verso e a rejeição do lirismo.Descrição: http://img.velocimetro.co/img-banner.gif


Criadores do concretismo: Décio Pignatari, Augusto de Campos, Haroldo de Campos
Nos poemas abaixo podemos constatar essas características. O 1º Poema “nascemorre”, Haroldo de Campos (1958).  o 2º Poema “beba coca cola”, Décio Pignatari E O 3º .Descrição: http://img.velocimetro.co/img-banner.gif Ovonovelo, Augusto de Campos (1956).



Podemos notar a simetria (geometria como base) das formas triangulares e a circularidade do poema, que trata da vida e morte se sucedendo pelas palavras e sílabas que se formam.
Isso é mostrado na estrutura concisa do poema: o “re” da palavra “renasce” surge da palavra “morre”, enquanto a conjunção “se” sai de “nasce””.










analisemos um poema concreto:
* Em vez de sentimentalismos, tem-se concretudes;
* Em vez de elementos estruturais (estrofes, rimas...), a própria palavra, a palavra-objeto;
* Formas? Dispostas geometricamente, de modo a permitir que o leitor assimile a mensagem por vários ângulos. Neste poema, em especial, da esquerda para a direita, de cima para baixo e vice-versa;
* Predomínio de imagens em detrimento ao caráter discursivo;
*visual
O poema “beba coca cola”, de Décio Pignatari, critica a indústria do divertimento através das palavras que extrapolam o sentido publicitário. “Novamente vemos a preocupação com temas da vida moderna, na forma de crítica ao capitalismo norte-americano; ele não é tão rigorosamente geométrico, mas seu texto está trabalhado dentro da estrutura de permutação matemática na ordem das letras do slogan da Coca-Cola”.

OLHAR O POEMA
Podemos notar a utilização de referências de poemas já existentes, no caso, referência aos poemas clássicos, que determina uma característica do concretismo, a metalinguagem. O poema “ovonovelo” é um exemplo dessa característica. Ele manteve a forma figurativa referente ao poema de Símias de Rodes (325 a.C.), montando um discurso sobre a transformação do velho no novo pelo princípio da circularidade ovo-novo-novelo, velho.
Na série seguinte, Ovonovelo (1954-1960), encontramos os primeiros poemas concretos, que são aqui, basicamente, de dois tipos: caligramas (como o que dá título à série) e os por mim chamados de poemas sofísticos.
Caligrama, como se sabe, é uma “representação figurativa do conteúdo de um texto, mediante arranjo dos próprios caracteres tipográficos com que é composto.” À precisa definição do Aurélio falta ressaltar que tal representação não se dá de modo orgânico, digamos assim, mas inteiramente artificial: o texto é forçado a se encaixar numa forma pré-determinada, por divisões e espaçamentos arbitrários de frases ou palavras.

Notar o espaçamento maior entre as letras nas duas primeiras linhas, bem como os espaçamentos forçados entre as palavras nas demais, visando a arredondar a forma dessa primeira estrofe (o que se repete no resto do poema). Não obstante, há aqui alguma impregnação da forma no próprio texto, através do campo semântico de palavras como ovo, novelo, folhos, dentro, centro, além de uma descrição baseada num cerrado jogo paronomástico que é um exemplo de poesia verbal bem realizada: “ovo // novelo // novo no velho // o filho em folhos // na jaula dos joelhos // infante em fonte // feto feito // dentro do // centro”.
A maior parte dos poemas da seção Ovonovelo constitui-se, porém não de caligramas, mas, como referido, de poemas “sofísticos”.

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