PRODUÇÃO EM CONFRONTO COM O
CONCRETISMO -2º E.M.
Contexto
Histórico - Brasil
1960- fim
do governo de JK e inauguração de Brasília;
1961-
Jânio Quadros (posse e renúncia) – posse
João Goulart- vice-presidente
1964-
Castelo Branco( general do exército) -Golpe
de 64, a censura, as greves, os movimentos estudantis, que culminaram num
regime ditatorial no país
-AI – 5 (1968). – :Impunha a censura prévia
para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.
-exilados
-novo movimento –MPB- artistas, denominados "Tropicalistas"
- com objetivos de libertação e mudanças no panorama cultural brasileiro.
Poesia - Vários movimentos
e grupos procuraram novos caminhos para a poesia brasileira em função das
transformações (mudanças de ordem política, social, econômica e tecnológica) do
mundo.
As
produções da década de 1960 são voltadas para
a música.
● Tropicalismo ou tropicália:
Marco inicial - lançamento das músicas “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso e “Domingo
no Parque” de Gilberto Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967.
Movimento
protagonizado por artistas e intelectuais ( 1967/1968) contribuiu para a literatura
com a visão de aproveitamento de qualquer estética literária, sem preconceitos.
Valorização
do pluralismo cultural( apresentar a cultura plural presente no Brasil )
Revoluciona a música popular brasileira. As letras
das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando
temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa.
É influenciado pelo Manifesto
Antropófago de Oswald de Andrade e também um reflexo da resistência à censura e à
repressão, agravada após o AI – 5 (1968).
Durante um ano, além de mudanças na música popular, outros elementos culturais foram incorporadas à cultura brasileira como, por exemplo, o estilo das roupas, muito próximas à dos hippies, mas ao mesmo tempo com uma psicodelia e mistura de cores e tonalidades.
Durante um ano, além de mudanças na música popular, outros elementos culturais foram incorporadas à cultura brasileira como, por exemplo, o estilo das roupas, muito próximas à dos hippies, mas ao mesmo tempo com uma psicodelia e mistura de cores e tonalidades.
Por fim, o movimento tropicalista
termina com a prisão de Gilberto Gil e Caetano veloso em 1968 pela Ditadura
Militar. Em 1969, Caetano partiu para o exílio marcando definitivamente o fim
do movimento.
O tropicalismo foi muito
importante no sentido em que serviu para modernizar a música brasileira,
incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um
movimento cultural revolucionário, embora muito criticado no período.
Influenciou as gerações musicais brasileiras nas décadas seguintes.
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Os discos tropicalistas que mais fizeram sucesso foram:
- TROPICÁLIA ou PANIS ET CIRCENCIS - 1968 – Mutantes
- CAETANO VELOSO - 1968 - LOUVAÇÃO - 1967 - Gilberto Gil - A BANDA TROPICALISTA DO DUPRAT - 1968 - Rogério Duprat |
Músicas tropicalistas que fizeram sucesso:
- Tropicália (Caetano Veloso, 1968)
- Alegria, Alegria (Caetano Veloso, 1968) - Panis et circencis (Gilberto Gil e Caetano Veloso, 1968) - Atrás do trio elétrico, (Caetano Veloso, 1969) - Cadê Teresa (Jorge Ben, 1969) - Aquele abraço (Gilberto Gil, 1969) |
● Poesia social: movimento de reação contra a poesia concreta por poetas que a considerava exagerada em formalismo. Propunham a volta dos versos, a linguagem simples e a visão da poesia como instrumento de expressão social e política e os temas direcionados à realidade social. É ilustrador dessa perspectiva: Ferreira Gullar.
● Poesia-Práxis: Lançada a partir de 1961 com o Manifesto Didático, liderada por Mário Chamie, considerava a palavra um organismo vivo gerador de novos organismos vivos, ou seja, de novas palavras.
● Poesia Marginal dos anos 70: é chamada de “marginal” porque não possuía vínculos com editoras ou distribuidoras para edição e/ou publicação, ou seja, era produção independente, com tiragem pequena. Alguns autores dessa prática são conhecidos: Paulo Leminski e Chacal.
Revisão Movimento Antropofágico
O Movimento Antropofágico foi uma
corrente de vanguarda que marca a primeira fase da era modernista da literatura
brasileira em 1928. Liderado por Oswald de Andrade (1890 - 1954) e a pintora Tarsila do Amaral (1886 - 1973) a finalidade principal era remodelar
a cultura nacional.
O chamado Manifesto
Antropofágico, que deu origem ao movimento, foi publicado por Oswald de Andrade
em 1º de maio de 1928. O termo antropofágico denota da corrente que tinha como
meta ruminar, assimilar, deglutir e transfigurar a cultura, principalmente a
europeia, conferindo o caráter nacional.
Características
A proposta do movimento era a de
assimilar outras culturas, mas não copiar. A marca símbolo do Movimento
Antropofágico é o quadro "Abaporu" de Tarsila do Amaral, que foi dado
de presente ao marido, Oswald de Andrade. Assim, o autor manifesta a tendência
das artes de estruturar uma cultura de caráter nacional e abrangendo todas as
culturas.
A obra Abaporu é o símbolo do movimento
Antropofágico
A divulgação do movimento ocorria
na Revista de Antropofagia, que foi publicada em São Paulo. O primeiro número
trazia o Manifesto Antropofágico. A revista foi editada entre maio de 1928 e
fevereiro de 1929 na primeira fase. A segunda fase da revista foi editada entre
17 de março a 1º de agosto de 1929.
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