PRODUÇÃO EM CONFRONTO COM O
CONCRETISMO -2º E.M.
Contexto
Histórico - Brasil
1960- fim
do governo de JK e inauguração de Brasília;
1961-
Jânio Quadros (posse e renúncia) – posse
João Goulart- vice-presidente
1964-
Castelo Branco( general do exército) -Golpe
de 64, a censura, as greves, os movimentos estudantis, que culminaram num
regime ditatorial no país
-AI – 5 (1968). – :Impunha a censura prévia
para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.
-exilados
-novo movimento –MPB- artistas, denominados "Tropicalistas"
- com objetivos de libertação e mudanças no panorama cultural brasileiro.
Poesia - Vários movimentos
e grupos procuraram novos caminhos para a poesia brasileira em função das
transformações (mudanças de ordem política, social, econômica e tecnológica) do
mundo.
As
produções da década de 1960 são voltadas para
a música.
● Tropicalismo ou tropicália:
Marco inicial - lançamento das músicas “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso e “Domingo
no Parque” de Gilberto Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967.
Movimento
protagonizado por artistas e intelectuais ( 1967/1968) contribuiu para a literatura
com a visão de aproveitamento de qualquer estética literária, sem preconceitos.
Valorização
do pluralismo cultural( apresentar a cultura plural presente no Brasil )
Revoluciona a música popular brasileira. As letras
das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando
temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa.
É influenciado pelo Manifesto
Antropófago de Oswald de Andrade e também um reflexo da resistência à censura e à
repressão, agravada após o AI – 5 (1968).
Durante um ano, além de mudanças na música popular, outros elementos culturais foram incorporadas à cultura brasileira como, por exemplo, o estilo das roupas, muito próximas à dos hippies, mas ao mesmo tempo com uma psicodelia e mistura de cores e tonalidades.
Durante um ano, além de mudanças na música popular, outros elementos culturais foram incorporadas à cultura brasileira como, por exemplo, o estilo das roupas, muito próximas à dos hippies, mas ao mesmo tempo com uma psicodelia e mistura de cores e tonalidades.
Por fim, o movimento tropicalista
termina com a prisão de Gilberto Gil e Caetano veloso em 1968 pela Ditadura
Militar. Em 1969, Caetano partiu para o exílio marcando definitivamente o fim
do movimento.
O tropicalismo foi muito
importante no sentido em que serviu para modernizar a música brasileira,
incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um
movimento cultural revolucionário, embora muito criticado no período.
Influenciou as gerações musicais brasileiras nas décadas seguintes.
Os discos tropicalistas que mais fizeram sucesso foram:
- TROPICÁLIA ou PANIS ET CIRCENCIS - 1968 – Mutantes
- CAETANO VELOSO - 1968 - LOUVAÇÃO - 1967 - Gilberto Gil - A BANDA TROPICALISTA DO DUPRAT - 1968 - Rogério Duprat |
Músicas tropicalistas que fizeram sucesso:
- Tropicália (Caetano Veloso, 1968)
- Alegria, Alegria (Caetano Veloso, 1968) - Panis et circencis (Gilberto Gil e Caetano Veloso, 1968) - Atrás do trio elétrico, (Caetano Veloso, 1969) - Cadê Teresa (Jorge Ben, 1969) - Aquele abraço (Gilberto Gil, 1969) |
● Poesia social: movimento de reação contra a poesia concreta por poetas que a considerava exagerada em formalismo. Propunham a volta dos versos, a linguagem simples e a visão da poesia como instrumento de expressão social e política e os temas direcionados à realidade social. É ilustrador dessa perspectiva: Ferreira Gullar.
● Poesia-Práxis: Lançada a partir de 1961 com o Manifesto Didático, liderada por Mário Chamie, considerava a palavra um organismo vivo gerador de novos organismos vivos, ou seja, de novas palavras.
● Poesia Marginal dos anos 70: é chamada de “marginal” porque não possuía vínculos com editoras ou distribuidoras para edição e/ou publicação, ou seja, era produção independente, com tiragem pequena. Alguns autores dessa prática são conhecidos: Paulo Leminski e Chacal.
Revisão Movimento Antropofágico
O Movimento Antropofágico foi uma
corrente de vanguarda que marca a primeira fase da era modernista da literatura
brasileira em 1928. Liderado por Oswald de Andrade (1890 - 1954) e a pintora Tarsila do Amaral (1886 - 1973) a finalidade principal era remodelar
a cultura nacional.
O chamado Manifesto
Antropofágico, que deu origem ao movimento, foi publicado por Oswald de Andrade
em 1º de maio de 1928. O termo antropofágico denota da corrente que tinha como
meta ruminar, assimilar, deglutir e transfigurar a cultura, principalmente a
europeia, conferindo o caráter nacional.
Características
A proposta do movimento era a de
assimilar outras culturas, mas não copiar. A marca símbolo do Movimento
Antropofágico é o quadro "Abaporu" de Tarsila do Amaral, que foi dado
de presente ao marido, Oswald de Andrade. Assim, o autor manifesta a tendência
das artes de estruturar uma cultura de caráter nacional e abrangendo todas as
culturas.
A obra Abaporu é o símbolo do movimento
Antropofágico
A divulgação do movimento ocorria
na Revista de Antropofagia, que foi publicada em São Paulo. O primeiro número
trazia o Manifesto Antropofágico. A revista foi editada entre maio de 1928 e
fevereiro de 1929 na primeira fase. A segunda fase da revista foi editada entre
17 de março a 1º de agosto de 1929.
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