TEATRO CONTEMPORÂNEO
MODERNO-
Início- 1943-Nelson Rodrigues com a peça: Vestida
de noiva.
NELSON
RODRIGUES(Recife-1912-1980)
hoje
considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros
Repórter
policial- influenciou suas peças.
Pioneiro
da moderna dramaturgia brasileira;
Obra
coerente e original
Expõe o
inconsciente da classe média com seus ciúmes, loucuras, incestos e
adultérios;
Em Vestido de Noiva, Nelson cria
um artifício dividindo a ação em três planos - da memória, alucinação
e realidade - permitindo ao espectador acessar toda a complexidade da psique
da personagem central. O texto sugere insuspeitas perversões psicológicas,
mas a temática não ultrapassa a traição entre irmãs e o apelo da vida mundana
sobre a fantasia feminina.
Na
maioria das obras do autor, a realidade tem apenas o papel de situar a ação,
que se concentra de fato sobre o universo interior das personagens. O jogo
entre a verdade interior - nem sempre psíquica - e a máscara social é outro
elemento recorrente em sua dramaturgia. As personagens podem se desmascarar
ao longo da narrativa
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Peças:
-Vestido de noiva (1943)- -A falecida (1953) -Os sete gatinhos (1958) -Boca de ouro (1959) -Toda nudez será castigada (1965)
O
eterno retorno
O anjo negro-
Álbum de família-
A falecida
Consideradas
escandalosas:
Perdoa-me por me traíres;
Beijo
no asfalto(1960) é
escrita sob encomenda de Fernanda Montenegro a Nelson. Em 21 dias, o autor apresenta mais uma
de suas tragédias cariocas, agora abordando a sordidez não só da imprensa,
mas também da polícia, numa trama forjada que destrói a reputação de um
homem, acusado de homicida e homossexual.;
Bonitinha,mas
ordinária;
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ARIANO
SUASSUMA(NORDESTINO (João Pessoa, PB, 1927 - Recife, PE, 2014).
Em
O
Auto da Compadecida
é possível perceber o aproveitamento particular que o autor faz
da tradição popular nordestina. Como o próprio título sugere, é proposto um
auto, modalidade do teatro medieval que tem como tema a religiosidade.
Suassuna, no entanto, reelabora essa forma teatral dentro de uma perspectiva
radicalmente regionalista, o que resulta em uma obra essencialmente moderna
na medida em que expõe, examina e incorpora um sistema estético do passado
sob o crivo particular da tradição popular nordestina.
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Comédias
folclóricas nordestina:
O auto da compadecida;
O santo e a porca
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DIAS
GOMES(1922 Bahia-1999)
Sua
obra tem uma abordagem humanista de esquerda, com temática voltada para o
homem brasileiro e sua luta com a engrenagem social
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1950-
Preocupação com as questões sociais;
Peças:
O pagador de promessas-1962 (adaptado -cinema: 1962- ganha a Palma de Ouro em
Cannes.)
A peça
conta a história de Zé do Burro, um dos mais puros heróis trágicos da
dramaturgia brasileira, que paga com a vida pela obstinação em depositar na
igreja da capital a pesada cruz que trouxe de sua longínqua aldeia, em
pagamento de uma promessa feita para que Iansã curasse o seu burro doente. Em
torno de Zé do Burro giram as personagens que são a síntese de um Brasil ao
mesmo tempo medieval e moderno, intolerante, impiedoso nos seus
desequilíbrios sociais e educacionais, e onde o indivíduo não tem chance de
resistir às artimanhas do esquema explorador.
Telenovelas:O bem amado
e Saramandaia
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JORGE
DE ANDRADE (Barretos)-1922-1984
A
Moratória
Encenado pela primeira
vez em 1955, A Moratória mostra como seu autor, Jorge Andrade, tem
perfeito domínio do que se espera de uma peça teatral a ponto de conseguir
inovar imensamente sem perder de vista a característica essencial do gênero:
a valorização da encenação.
Por muito tempo a dramaturgia
brasileira cometeu o erro de se concentrar apenas no texto, provocando
distorções com obras em que a linguagem das personagens destoava pela falta
de naturalidade, com falas gigantescas e cansativas (é obrigatório lembrar
exceções como Martins Pena, no Romantismo, e Nélson Rodrigues, no
Modernismo).
Esqueciam que o aspecto mais
vivo do teatro é a necessidade de ter de ser visto, ou seja, é muito mais do
que história em si.
Não se quer dizer aqui, no entanto,
que A Moratória tem seu valor porque despreza o texto. Muito pelo
contrário, pois, quanto a esse aspecto, não há o que questionar na
obra.
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Retrata a decadência da aristocracia rural
paulista em A moratória e a ascensão das
classes novas em Os ossos do barão.
O
telescópio(1951);
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PLÍNIO
MARCOS(Santos)1935-1999
Renovador
dos padrões dramatúrgicos, através de enfoque quase naturalista que
imprime aos diálogos e situações, sempre cortantes e carregados de gírias de
personagens oriundas das camadas sociais periféricas, torna o palco, a partir
dos anos 1960, uma feroz arena de luta entre indivíduos sob situações de
subdesenvolvimento.Sua vida insubmissa, seus textos desbocados e cheios de fúria, sua teimosia em não aceitar cortes, em não negociar com a Censura, levam à proibição de toda sua obra. Proclama-se um "autor maldito", sempre que tem a oportunidade de fazer pronunciamentos públicos. |
Final
da década de 60,; dramaturgia realista:
Dois
perdidos numa noite suja;
Navalha
de carne.
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