sexta-feira, 21 de outubro de 2016

TEATRO CONTEMPORÂNEO MODERNO- Início- 1943-Nelson Rodrigues com a peça: Vestida de noiva.



 TEATRO CONTEMPORÂNEO MODERNO-  
 Início- 1943-Nelson Rodrigues com a peça: Vestida de noiva.
NELSON RODRIGUES(Recife-1912-1980)
hoje considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros
Repórter policial- influenciou suas peças.
Pioneiro da moderna dramaturgia brasileira;
Obra coerente e original
Expõe o inconsciente da classe média com seus ciúmes, loucuras, incestos e adultérios;
Em Vestido de Noiva, Nelson cria um artifício dividindo a ação em três planos - da memória, alucinação e realidade - permitindo ao espectador acessar toda a complexidade da psique da personagem central. O texto sugere insuspeitas perversões psicológicas, mas a temática não ultrapassa a traição entre irmãs e o apelo da vida mundana sobre a fantasia feminina.
Na maioria das obras do autor, a realidade tem apenas o papel de situar a ação, que se concentra de fato sobre o universo interior das personagens. O jogo entre a verdade interior - nem sempre psíquica - e a máscara social é outro elemento recorrente em sua dramaturgia. As personagens podem se desmascarar ao longo da narrativa
Peças:
-Vestido de noiva (1943)-
-A falecida (1953)
-Os sete gatinhos (1958)
-Boca de ouro (1959)
-Toda nudez será castigada (1965)
O eterno retorno
O anjo negro-
Álbum de família-
A falecida
Consideradas escandalosas:
Perdoa-me por me traíres;
Beijo no asfalto(1960) é escrita sob encomenda de Fernanda Montenegro a Nelson. Em 21 dias, o autor apresenta mais uma de suas tragédias cariocas, agora abordando a sordidez não só da imprensa, mas também da polícia, numa trama forjada que destrói a reputação de um homem, acusado de homicida e homossexual.;
Bonitinha,mas ordinária;


ARIANO SUASSUMA(NORDESTINO  (João Pessoa, PB, 1927 - Recife, PE, 2014).
Em O Auto da Compadecida é possível perceber o aproveitamento particular que o autor faz da tradição popular nordestina. Como o próprio título sugere, é proposto um auto, modalidade do teatro medieval que tem como tema a religiosidade. Suassuna, no entanto, reelabora essa forma teatral dentro de uma perspectiva radicalmente regionalista, o que resulta em uma obra essencialmente moderna na medida em que expõe, examina e incorpora um sistema estético do passado sob o crivo particular da tradição popular nordestina.
Comédias folclóricas nordestina:
O auto da compadecida;
O santo e a porca







DIAS GOMES(1922 Bahia-1999)
Sua obra tem uma abordagem humanista de esquerda, com temática voltada para o homem brasileiro e sua luta com a engrenagem social




1950- Preocupação com as questões sociais;
Peças:
O pagador de promessas-1962 (adaptado -cinema: 1962- ganha a Palma de Ouro em Cannes.)
A peça conta a história de Zé do Burro, um dos mais puros heróis trágicos da dramaturgia brasileira, que paga com a vida pela obstinação em depositar na igreja da capital a pesada cruz que trouxe de sua longínqua aldeia, em pagamento de uma promessa feita para que Iansã curasse o seu burro doente. Em torno de Zé do Burro giram as personagens que são a síntese de um Brasil ao mesmo tempo medieval e moderno, intolerante, impiedoso nos seus desequilíbrios sociais e educacionais, e onde o indivíduo não tem chance de resistir às artimanhas do esquema explorador.
Telenovelas:O bem amado e Saramandaia


JORGE DE ANDRADE (Barretos)-1922-1984
A Moratória
 Encenado pela primeira vez em 1955, A Moratória mostra como seu autor, Jorge Andrade, tem perfeito domínio do que se espera de uma peça teatral a ponto de conseguir inovar imensamente sem perder de vista a característica essencial do gênero: a valorização da encenação.
Por muito tempo a dramaturgia brasileira cometeu o erro de se concentrar apenas no texto, provocando distorções com obras em que a linguagem das personagens destoava pela falta de naturalidade, com falas gigantescas e cansativas (é obrigatório lembrar exceções como Martins Pena, no Romantismo, e Nélson Rodrigues, no Modernismo). 
Esqueciam que o aspecto mais vivo do teatro é a necessidade de ter de ser visto, ou seja, é muito mais do que história em si.
Não se quer dizer aqui, no entanto, que A Moratória tem seu valor porque despreza o texto. Muito pelo contrário, pois, quanto a esse aspecto, não há o que questionar na obra. 

Retrata a decadência da aristocracia rural paulista em A moratória e a ascensão das classes novas em Os ossos do barão.
O telescópio(1951);


PLÍNIO MARCOS(Santos)1935-1999
Renovador dos padrões dramatúrgicos, através de enfoque quase naturalista que imprime aos diálogos e situações, sempre cortantes e carregados de gírias de personagens oriundas das camadas sociais periféricas, torna o palco, a partir dos anos 1960, uma feroz arena de luta entre indivíduos sob situações de subdesenvolvimento.
Sua vida insubmissa, seus textos desbocados e cheios de fúria, sua teimosia em não aceitar cortes, em não negociar com a Censura, levam à proibição de toda sua obra. Proclama-se um "autor maldito", sempre que tem a oportunidade de fazer pronunciamentos públicos.
Final da década de 60,; dramaturgia realista:
Dois perdidos numa noite suja;
Navalha de carne.





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