quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

MANIFESTAÇÕES DA PROSA - Marcelo Rubens Paiva ROMANCE, NOVELA, CONTO E CRÔNICA

 

MANIFESTAÇÕES DA PROSA

 

O Travassos foi presidente da UNE em 68 e morreu na Quarta-Feira de Cinzas de 1982, aos 37 anos. Não leu o final do meu livro, nem escreveu o dele (veado, eu dizia que a história da vida dela era muito mais emocionante que a minha). Não consegui convencê-lo a escrever, mesmo depois de mostrar as minhas primeiras páginas analfabetas.

 

Sinto saudades da gente bebendo cerveja e falando das nossas desgraçadas vidas. Nós, com quem o destino não foi muito generoso, temos uma certa cumplicidade com a vida, e procuramos juntos nos defender dela.

 

É difícil entender por que um rapaz de vinte anos fica paralisado depois de um mergulho mal-dado. Assim como é difícil estudantil teve que passas toda a sua juventude fugindo de país em país, pois alguns generais não gostavam dele.

 

Você morreu, Zé, e eu adorava você. Esse livro é dedicado a você, e, quando eu for pro céu, vou levar o que você não leu, e umas folhas em branco pra sua história.

 

                     Até mais, garotão.

PAIVA, Marcelo Rubens. Feliz Ano Velho. Col. Cantadas Literárias. São Paulo, Brasiliense, 1982, p.8

 

    Esse texto é uma carta que foi escrita com dupla finalidade: responder ao amigo Travassos, que leu e elogiou a literatura de Marcelo Rubens Paiva, e de introduzir sua obra. É uma carta-resposta e uma carta-prefácio.

A carta está escrita em prosa, mas há nela imagens e conotações que dão ao texto características emotivas e poéticas.  Como já vimos, a integração entre prosa e poesia é possível, porque a partir do século XIX os gêneros literários deixaram de ser tomados isoladamente.

Dentro do gênero prosa há ainda diversas formas de expressão que se distinguem através da estrutura e conteúdo do texto.  Por exemplo, se o autor Marcelo R. Paiva tivesse desenvolvido essencialmente a função apelativa da linguagem, esse texto seria uma carta, em prosa, cujo conteúdo estaria voltado para o leitor, chamando sua atenção.  Assim, sabendo que as manifestações da prosa são várias, podemos concluir que as diferenças existentes entre elas dependem dos aspectos e estruturas da obra e do conteúdo e mensagem predominantes.

Apesar de sabermos que a forma nunca está separada do conteúdo, vamos caracterizar essas diferentes expressões a partir de sua organização interna.  Temos, então: romance, novela, conto, crônica, fábula, biografia, piada, sermão, carta, peça de teatro etc.

 

Romance

O romance, como manifestação literária, surgiu já no século XVII, mas foram os anos 1800 que o consagraram, deixando ao século seguinte a responsabilidade de aprimorar esse tipo de narrativa.  A estrutura do romance compreende um número ilimitado de personagens, além de apresentar todos os elementos da narrativa:         diálogo, personagem, conflito, clímax, dissertação, narração, descrição etc.

 

Novela

A novela literária é uma manifestação distinta da novela de TV apesar de essa ser escrita antes de ser representada.  A novela de TV sofre interferência dos objetivos comerciais de seus produtores e por essa razão ela é adaptada - durante sua apresentação - para agradar ao público, para não desobedecer a alguma convenção moral ou idéia política que possa entrar em choque com os promotores (bom bril, omo total etc.). A novela literária está voltada para o público leitor, sem preocupação com o que possa desagradar,  sem sofrer interferência da promoção comercial

 

O narrador ressalta, na novela, o enredo, o "modo" de encaminhá-lo.  O que e o como promovem a história.

A novela é uma narrativa, com número ilimitado de personagens e de ações, mas de enredo pouco complexo.

Na novela literária o espaço pode ser sugerido, não definido claramente: a narrativa se desenvolve, em geral, na 3ª  pessoa.  O diálogo e a narração alternam-se, e a descrição pode aparecer constantemente.

 

 

Conto

     Outra manifestação da prosa, de muita divulgação, é o conto que, normalmente, apresenta apenas um conflito central, porque o espaço e o número de personagens são reduzidos.

     Conto é uma narrativa que apresenta número reduzido de personagens, ação restrita, tempo e espaço limitados, por apresentar apenas um conflito.

O conto é construído, normalmente, com pouco diálogo direto e, pela sua estrutura, é considerado embrião do romance ou da novela.

 

Crônica

No século XX. além do romance, da novela e do conto, a crônica também chegou ao apogeu. diversificando-se de acordo com o tema: crônica policial, esportiva, do cotidiano etc.

     A crônica é uma manifestação da prosa que apresenta um fato do cotidiano com ação rápida e sintética e em que o narrador é, geralmente, onisciente.

 

A questão do teatro

Vimos que o teatro pertence ao gênero dramático, distinção que vem dos antigos clássicos.  Na AntigUidade as peças eram escritas em versos e sabemos que o conteúdo as caracterizava em tragédia ou comédia.

Ambas tinham intuito moralizante e eram opostas apenas no modo de conduzir a mensagem: na tragédia as ações despertavam o medo, o pavor, enquanto na comédia as ações levavam à ironia, ao riso.

A partir do século XIX, com o Romantismo, as peças de teatro passaram também a ser escritas em prosa, havendo uma mistura de elementos trágicos e não trágicos, cômicos e não cômicos, dando origem ao drama.

Portanto, a partir do século XIX, a peça de teatro - que pertence ao gênero dramático também é escrita em prosa e, como acontece em todas as manifestações literárias, as variadas funções da linguagem, em uma peça, podem estar presentes: a poética, a referencial, a fática, a apelativa etc.

 

A peça de teatro é obra literária enquanto texto escrito.  Mas a encenação da peça a transforma em obra mista: além do texto, há outras manifestações artísticas, a expressão corporal, o som, o cenário, a maquiagem, a iluminação etc.  Portanto, a peça escrita é literatura, a peça encenada reúne outras formas de manifestação artística.

 

 

1.       Leia o texto de Marcelo Rubens Paiva e indique as afirmativas corretas.

a)    O autor escreve para um receptor imaginário.

b)    O autor escreve para um receptor real porém já morto.

c)    O autor tem com o receptor uma relação puramente intelectual.

d)    As desgraças reveladas pelo texto são: a vida e a morte de Travassos e a vida paraplégica do autor.

e)    O autor tem com o receptor uma relação afetiva que é declarada.

          f)   O autor revela sua afetividade, pelo receptor, também por tratamento que indica intimidade, como por exemplo, Zé.

          g)   A expressão "veado" não tem caráter de xingamento e o contexto a define como expressão afetiva.

          h)    A conclusão do texto é mais referencial.

          i)     O desfecho desse texto é emotivo e poético.

j)          O desfecho revela que para o autor a morte é interrupção mas não é o fim dos seres, e nem dos afetos.

 

2.       Indique as alternativas corretas.

a)    Esse texto é prosa com características poéticas, emotivas, referenciais.

b)    Esse texto é prosa sem revelar a função de linguagem predominante.

c)    Esse texto é uma carta com características literárias.

 

3.       Leia a teoria.  Indique quais as alternativas corretas.

a)    A carta de Marcelo Rubens Parva tem como característica formal a prosa.

b)    Como a mensagem do texto é determinada pela função de linguagem predominante, pode-se dizer que a mensagem dessa carta é referencial.

c)    A carta de Marcelo Rubens Paiva tem como característica de conteúdo a mensagem emotiva, poética e referencial.

d)        A carta de Marcelo Rubens Paiva tem como característica de conteúdo a predominância da mensagem emotiva e poética.

 

4.         Sobre as manifestações da prosa indique  as alternativas corretas.

a)    Há variedades de textos em prosa que são determinadas pela forma de organização do texto, a sua estrutura.

b)    Há variedades de textos em prosa que são determinadas pelas, diferenças de estrutura e de conteúdo.

c)         Há vários tipos de manifestações literárias escritas em prosa e essas variedades dependem somente das diferenças de conteúdo.

d)    Nos textos em prosa, as funções da linguagem exercem papel importante para definir a mensagem/conteúdo do texto.

 

5.       Indique as manifestações literárias da prosa que são mais comuns e mais populares.

a) fábula                         f) conto

b) romance                     g) crônica

c) cantiga de amigo       h) carta

d) poesia satírica           i) peça de teatro

e) novela                       j) apólogo

 

6.         Relacione os trechos ao código a seguir.

a) romance           c) conto

b) novela            d) crônica

 

1)    A sociedade é uma macro realidade.  Essa narrativa é a redução do que acontece na sociedade: é uma micro realidade. As personagens são ilimitadas e os conflitos também.

2)           A narração apresenta um conflito e o desenvolve de maneira abreviada pois as personagens devem aparecer em número limitadíssimo.

3)    O enredo é pouco complexo apesar de ter número ilimitado de personagens.  Sua característica literária importante é que o narrador geralmente escreve na 3ª pessoa: ele é o observador.

4)    Narração do cotidiano, por isso é tão diversificada.  Os jornais deram e dão grande impulso a esse tipo de prosa porque ela trata do que está acontecendo ou acabou de acontecer.  Por essa razão, o autor costuma ser onisciente.

 

7.       Relacione os trechos ao código abaixo.

a) romance     b) novela c) conto

1)    Na sua estrutura aparecem todos os elementos da narrativa: diálogo, personagens, conflitos, clímax, dissertação, narração, descrição etc.

2)    O fato e o modo como ele se desenrola são importantes.  O espaço onde o fato acontece pode estar ausente.  A narração e o diálogo são colocados alternadamente e assim se organiza a sua estrutura, a sua forma literária.

3)    A sua estrutura se caracteriza pela quase ausência de diálogo: o monólogo ou diálogo interior é um dos recursos de que se utiliza o autor.

 

8.       Indique  as alternativas corretas quanto à peça de teatro.

a)    Quando escrita, é obra literária.

b)    Quando encenada, é uma arte mista.

c)    Na Antiguidade Clássica, era escrita em versos.

d)    A partir do século XIX, é comumente escrita em versos.

e)    A tragédia e a comédia eram tipos distintos dentro do gênero dramático, na ,época clássica.

f)     O drama é um tipo de peça que surgiu no Barroco.

 

9.       Procure, com suas palavras, estabelecer as diferenças existentes entre as seguintes manifestações da prosa:

a) romance            c) conto

h) novela            d) peça de teatro

 

10.     Leia o texto abaixo  e indique a alternativa correta.

Ladainha

 

"Dizem que vai faltar o açúcar, todo mundo corre a procurar o doce.

Dizem que vai faltar o óleo, todo mundo corre a procurar a fritura.

Dizem que vai faltar o trigo, todo mundo corre a procurar a broa.

Dizem que vai faltar o fubá, todo mundo corre a procurar o angu.

Dizem que vai faltar o ferro, todo mundo corre a procurar a treliça.

Dizem que vai faltar o cimento, todo mundo corre a procurar o concreto.

Dizem que vai faltar a água, todo mundo corre a procurar o balde.

Dizem que vai faltar o sarilho, todo mundo corre a procurar o poço.

Dizem que vai faltar o vinagre, todo mundo corre a procurar o vinho.

Dizem que vai faltar o vinho, todo mundo corre a procurar o copo.

Dizem que vai faltar a luz, todo mundo corre a procurar a vela.

Dizem que vai faltar a carne, todo mundo corre a procurar o bife.

Dizem que vai faltar o orégano, todo mundo corre a procurar a pizza.

Dizem que vai faltar a galinha, todo mundo corre a procurar a canja.

Dizem que vai faltar o peixe, todo mundo corre a procurar a moqueca.

Dizem que vai faltar a paz, todo mundo corre a procurar as armas.

Dizem que vai faltar o samba, todo mundo corre a procurar o pandeiro.

Dizem que vai faltar o sol, todo mundo corre a procurar a praia.

Dizem que vai faltar a chuva, todo mundo corre a procurar o chuveiro.

Dizem que vai faltar o dinheiro, todo mundo corre a procurar o banco.

Dizem que vai faltar o cometa, todo mundo corre a procurar a luneta.

Dizem que vai faltar o horóscopo, todo mundo corre a procurar a cartomante.

Dizem que vão faltar estrelas, todo mundo corre a procurar o Armamento.

Dizem que vão faltar eleições, todo mundo corre a procurar candidatos.

Dizem que vão faltar governos, todo mundo corre a procurar revoluções.

Dizem que vai faltar a liberdade, todo mundo corre a procurar prisões.

Dizem que vão faltar navios, todo mundo corre a procurar o porto.

Dizem que vão faltar os fatos, todo mundo corre a procurar boatos.

Agora: quando dizem que vai faltar vergonha, ninguém se toca.

Está todo mundo acostumado."

(Lourenço Diaféria)

 

a)    Pode-se dizer que esse texto é um fragmento de romance.

b)    O texto revela a estrutura de um conto.

c)    O texto revela a estrutura da novela.

d)    O texto revela a estrutura de crônica.

 

11.     Qual é a relação entre o título e o texto?

 

12.     No texto há características de que função?

a)    poética       b) emotiva         c)      metalinguística

d)    fática          e) apelativa        f)      referencial, que é a base do texto

 

13.     Pensando nos gêneros literários, o que podemos dizer sobre esse texto?

a)    É escrito em prosa e tem características do lirismo.

b)    É escrito em prosa, tem características do lirismo, e a estrutura da ladainha permite sua encenação sem necessitar de adaptações.

c)    É escrito em prosa e tem características da narrativa e do gênero dramático.

 

Respostas:

1. Leia o texto de Marcelo Rubens Paiva e indique as afirmativas corretas.

  • b) O autor escreve para um receptor real, porém já morto.
  • d) As desgraças reveladas pelo texto são: a vida e a morte de Travassos e a vida paraplégica do autor.
  • e) O autor tem com o receptor uma relação afetiva que é declarada.
  • f) O autor revela sua afetividade pelo receptor também por tratamento que indica intimidade, como por exemplo, Zé.
  • g) A expressão "veado" não tem caráter de xingamento e o contexto a define como expressão afetiva.
  • i) O desfecho desse texto é emotivo e poético.
  • j) O desfecho revela que para o autor a morte é interrupção, mas não é o fim dos seres, e nem dos afetos.

2. Indique as alternativas corretas.

  • a) Esse texto é prosa com características poéticas, emotivas, referenciais.
  • c) Esse texto é uma carta com características literárias.

3. Leia a teoria. Indique quais as alternativas corretas.

  • a) A carta de Marcelo Rubens Paiva tem como característica formal a prosa.
  • c) A carta de Marcelo Rubens Paiva tem como característica de conteúdo a mensagem emotiva, poética e referencial.
  • d) A carta de Marcelo Rubens Paiva tem como característica de conteúdo a predominância da mensagem emotiva e poética.

4. Sobre as manifestações da prosa, indique as alternativas corretas.

  • a) Há variedades de textos em prosa que são determinadas pela forma de organização do texto, a sua estrutura.
  • b) Há variedades de textos em prosa que são determinadas pelas diferenças de estrutura e de conteúdo.
  • d) Nos textos em prosa, as funções da linguagem exercem papel importante para definir a mensagem/conteúdo do texto.

5. Indique as manifestações literárias da prosa que são mais comuns e mais populares.

  • f) conto
  • g) crônica
  • h) carta
  • e) novela

6. Relacione os trechos ao código a seguir.

  • 1) a) romance
  • 2) c) conto
  • 3) b) novela
  • 4) d) crônica

7. Relacione os trechos ao código abaixo.

  • 1) a) romance
  • 2) b) novela
  • 3) c) conto

8. Indique as alternativas corretas quanto à peça de teatro.

  • a) Quando escrita, é obra literária.
  • b) Quando encenada, é uma arte mista.
  • e) A tragédia e a comédia eram tipos distintos dentro do gênero dramático, na época clássica.

9. Procure, com suas palavras, estabelecer as diferenças existentes entre as seguintes manifestações da prosa:

  • Romance: Narrativa longa com múltiplos personagens e complexidade de trama, apresentando diversos conflitos e um desenvolvimento detalhado de enredo.
  • Conto: Narrativa curta com número reduzido de personagens e espaço limitado, centrando-se geralmente em um único conflito.
  • Novela: Tem enredo mais simples e limitado, com número ilimitado de personagens, e narrativa mais centrada em um único evento ou situação.
  • Peça de teatro: Texto dramático que visa ser encenado, com ênfase na ação e no diálogo, e com o uso de recursos como cenários e expressões corporais.

10. Leia o texto abaixo e indique a alternativa correta.

Ladainha

"Dizem que vai faltar o açúcar, todo mundo corre a procurar o doce.
...
Agora: quando dizem que vai faltar vergonha, ninguém se toca.
Está todo mundo acostumado."

Alternativa correta:

  • d) O texto revela a estrutura de crônica.

11. Qual é a relação entre o título e o texto?

O título "Ladainha" remete a uma repetição de frases que caracterizam a construção do texto, imitando o estilo repetitivo de uma oração, geralmente feita em ritmo monótono, como uma ladainha religiosa. A repetição de ações ou desejos é uma constante no texto, assim como na ladainha.


12. No texto há características de que função?

  • a) poética
  • e) apelativa
  • f) referencial, que é a base do texto

13. Pensando nos gêneros literários, o que podemos dizer sobre esse texto?

  • b) É escrito em prosa, tem características do lirismo, e a estrutura da ladainha permite sua encenação sem necessitar de adaptações.

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