MANIFESTAÇÕES DA PROSA
O Travassos
foi presidente da UNE em 68 e morreu na Quarta-Feira de Cinzas de 1982, aos 37
anos. Não leu o final do meu livro, nem escreveu o dele (veado, eu dizia que a
história da vida dela era muito mais emocionante que a minha). Não consegui
convencê-lo a escrever, mesmo depois de mostrar as minhas primeiras páginas
analfabetas.
Sinto saudades
da gente bebendo cerveja e falando das nossas desgraçadas vidas. Nós, com quem
o destino não foi muito generoso, temos uma certa cumplicidade com a vida, e
procuramos juntos nos defender dela.
É difícil
entender por que um rapaz de vinte anos fica paralisado depois de um mergulho mal-dado.
Assim como é difícil estudantil teve que passas toda a sua juventude fugindo de
país em país, pois alguns generais não gostavam dele.
Você morreu,
Zé, e eu adorava você. Esse livro é dedicado a você, e, quando eu for pro céu,
vou levar o que você não leu, e umas folhas em branco pra sua história.
Até mais, garotão.
PAIVA, Marcelo Rubens. Feliz Ano Velho. Col.
Cantadas Literárias. São Paulo, Brasiliense, 1982, p.8
Esse texto
é uma carta que foi escrita com dupla finalidade: responder ao amigo Travassos,
que leu e elogiou a literatura de Marcelo Rubens Paiva, e de introduzir sua
obra. É uma carta-resposta e uma carta-prefácio.
A carta está escrita em
prosa, mas há nela imagens e conotações que dão ao texto características
emotivas e poéticas. Como já vimos, a
integração entre prosa e poesia é possível, porque a partir do século XIX os
gêneros literários deixaram de ser tomados isoladamente.
Dentro do gênero prosa há
ainda diversas formas de expressão que se distinguem através da estrutura e
conteúdo do texto. Por exemplo, se o
autor Marcelo R. Paiva tivesse desenvolvido essencialmente a função apelativa
da linguagem, esse texto seria uma carta, em prosa, cujo conteúdo estaria
voltado para o leitor, chamando sua atenção.
Assim, sabendo que as manifestações da prosa são várias, podemos
concluir que as diferenças existentes entre elas dependem dos aspectos e
estruturas da obra e do conteúdo e mensagem predominantes.
Apesar de sabermos que a
forma nunca está separada do conteúdo, vamos caracterizar essas diferentes
expressões a partir de sua organização interna.
Temos, então: romance, novela, conto, crônica, fábula, biografia, piada,
sermão, carta, peça de teatro etc.
Romance
O romance, como manifestação
literária, surgiu já no século XVII, mas foram os anos 1800 que o consagraram,
deixando ao século seguinte a responsabilidade de aprimorar esse tipo de
narrativa. A estrutura do romance
compreende um número ilimitado de personagens, além de apresentar todos os
elementos da narrativa: diálogo,
personagem, conflito, clímax, dissertação, narração, descrição etc.
Novela
A novela literária é uma
manifestação distinta da novela de TV apesar de essa ser escrita antes de ser
representada. A novela de TV sofre
interferência dos objetivos comerciais de seus produtores e por essa razão ela
é adaptada - durante sua apresentação - para agradar ao público, para não
desobedecer a alguma convenção moral ou idéia política que possa entrar em
choque com os promotores (bom bril, omo total etc.). A novela literária está
voltada para o público leitor, sem preocupação com o que possa desagradar, sem
sofrer interferência da promoção comercial
O narrador ressalta, na
novela, o enredo, o "modo"
de encaminhá-lo. O que e o como promovem a
história.
A novela é uma narrativa, com número ilimitado de personagens e de
ações, mas de enredo pouco complexo.
Na novela literária o espaço
pode ser sugerido, não definido claramente: a narrativa se desenvolve, em
geral, na 3ª pessoa. O diálogo e a narração alternam-se, e a
descrição pode aparecer constantemente.
Conto
Outra
manifestação da prosa, de muita divulgação, é o conto que, normalmente,
apresenta apenas um conflito central, porque o espaço e o número de personagens
são reduzidos.
Conto é uma narrativa que apresenta número
reduzido de personagens, ação restrita, tempo e espaço limitados, por
apresentar apenas um conflito.
O conto é construído,
normalmente, com pouco diálogo direto e, pela sua estrutura, é considerado
embrião do romance ou da novela.
Crônica
No século XX. além do
romance, da novela e do conto, a crônica também chegou ao apogeu.
diversificando-se de acordo com o tema: crônica policial, esportiva, do
cotidiano etc.
A crônica é uma manifestação da prosa que
apresenta um fato do cotidiano com ação rápida e sintética e em que o narrador
é, geralmente, onisciente.
A questão do
teatro
Vimos que o teatro pertence
ao gênero dramático, distinção que vem dos antigos clássicos. Na AntigUidade as peças eram escritas em
versos e sabemos que o conteúdo as caracterizava em tragédia ou comédia.
Ambas tinham intuito moralizante
e eram opostas apenas no modo de conduzir a mensagem: na tragédia as ações
despertavam o medo, o pavor, enquanto na comédia as ações levavam à ironia, ao
riso.
A partir do século XIX, com
o Romantismo, as peças de teatro passaram também a ser escritas em prosa,
havendo uma mistura de elementos trágicos e não trágicos, cômicos e não
cômicos, dando origem ao drama.
Portanto, a partir do século
XIX, a peça de teatro - que pertence ao gênero dramático também é escrita em
prosa e, como acontece em todas as manifestações literárias, as variadas
funções da linguagem, em uma peça, podem estar presentes: a poética, a
referencial, a fática, a apelativa etc.
A peça de teatro é obra
literária enquanto texto escrito. Mas a
encenação da peça a transforma em obra mista: além do texto, há outras
manifestações artísticas, a expressão corporal, o som, o cenário, a maquiagem,
a iluminação etc. Portanto, a peça
escrita é literatura, a peça encenada reúne outras formas de manifestação
artística.
1. Leia o texto de Marcelo Rubens Paiva e
indique as afirmativas corretas.
a) O autor escreve para um receptor imaginário.
b) O autor escreve para um receptor real porém
já morto.
c) O autor tem com o receptor uma relação
puramente intelectual.
d) As desgraças reveladas pelo texto são: a
vida e a morte de Travassos e a vida paraplégica do autor.
e) O autor tem com o receptor uma relação
afetiva que é declarada.
f)
O autor revela sua afetividade, pelo receptor, também por tratamento que
indica intimidade, como por exemplo, Zé.
g)
A expressão "veado" não tem caráter de xingamento e o contexto
a define como expressão afetiva.
h)
A conclusão do texto é mais referencial.
i)
O desfecho desse texto é emotivo e poético.
j)
O desfecho revela que para o autor a morte é interrupção mas não é o
fim dos seres, e nem dos afetos.
2.
Indique as alternativas corretas.
a) Esse texto é prosa com características
poéticas, emotivas, referenciais.
b) Esse texto é prosa sem revelar a função de
linguagem predominante.
c) Esse texto é uma carta com características
literárias.
3. Leia a teoria. Indique quais as alternativas corretas.
a) A carta de Marcelo Rubens Parva tem como
característica formal a prosa.
b) Como a mensagem do texto é determinada pela
função de linguagem predominante, pode-se dizer que a mensagem dessa carta é
referencial.
c) A carta de Marcelo Rubens Paiva tem como
característica de conteúdo a mensagem emotiva, poética e referencial.
d)
A carta de Marcelo Rubens Paiva tem como característica de conteúdo a
predominância da mensagem emotiva e poética.
4. Sobre
as manifestações da prosa indique as
alternativas corretas.
a) Há variedades de textos em prosa que são
determinadas pela forma de organização do texto, a sua estrutura.
b) Há variedades de textos em prosa que são
determinadas pelas, diferenças de estrutura e de conteúdo.
c)
Há vários tipos de manifestações literárias escritas em prosa e essas
variedades dependem somente das diferenças de conteúdo.
d) Nos textos em prosa, as funções da linguagem
exercem papel importante para definir a mensagem/conteúdo do texto.
5. Indique as manifestações literárias da
prosa que são mais comuns e mais populares.
a) fábula f) conto
b) romance g) crônica
c) cantiga de
amigo h) carta
d) poesia satírica i) peça de teatro
e) novela j) apólogo
6. Relacione
os trechos ao código a seguir.
a) romance c) conto
b) novela d) crônica
1) A sociedade é uma macro realidade. Essa narrativa é a redução do que acontece na
sociedade: é uma micro realidade. As personagens são ilimitadas e os conflitos
também.
2) A narração apresenta um conflito e o
desenvolve de maneira abreviada pois as personagens devem aparecer em número
limitadíssimo.
3) O enredo é pouco complexo apesar de ter
número ilimitado de personagens. Sua
característica literária importante é que o narrador geralmente escreve na 3ª pessoa: ele é o observador.
4) Narração do cotidiano, por isso é tão
diversificada. Os jornais deram e dão
grande impulso a esse tipo de prosa porque ela trata do que está acontecendo ou
acabou de acontecer. Por essa razão, o
autor costuma ser onisciente.
7. Relacione os trechos ao código abaixo.
a) romance b) novela c) conto
1) Na sua estrutura aparecem todos os elementos
da narrativa: diálogo, personagens, conflitos, clímax, dissertação, narração,
descrição etc.
2) O fato e o modo como ele se desenrola são
importantes. O espaço onde o fato
acontece pode estar ausente. A narração
e o diálogo são colocados alternadamente e assim se organiza a sua estrutura, a
sua forma literária.
3) A sua estrutura se caracteriza pela quase
ausência de diálogo: o monólogo ou diálogo interior é um dos recursos de que se
utiliza o autor.
8. Indique as alternativas corretas quanto
à peça de teatro.
a) Quando escrita, é obra literária.
b) Quando encenada, é uma arte mista.
c) Na Antiguidade Clássica, era escrita em
versos.
d) A partir do século XIX, é comumente escrita
em versos.
e) A tragédia e a comédia eram tipos distintos
dentro do gênero dramático, na ,época clássica.
f) O drama é um tipo de peça que surgiu no
Barroco.
9. Procure, com suas palavras, estabelecer as
diferenças existentes entre as seguintes manifestações da prosa:
a) romance c) conto
h) novela d) peça de teatro
10. Leia o texto abaixo e indique a alternativa correta.
Ladainha
"Dizem
que vai faltar o açúcar, todo mundo corre a procurar o doce.
Dizem que vai
faltar o óleo, todo mundo corre a procurar a fritura.
Dizem que vai
faltar o trigo, todo mundo corre a procurar a broa.
Dizem que vai
faltar o fubá, todo mundo corre a procurar o angu.
Dizem que vai
faltar o ferro, todo mundo corre a procurar a treliça.
Dizem que vai
faltar o cimento, todo mundo corre a procurar o concreto.
Dizem que vai
faltar a água, todo mundo corre a procurar o balde.
Dizem que vai
faltar o sarilho, todo mundo corre a procurar o poço.
Dizem que vai
faltar o vinagre, todo mundo corre a procurar o vinho.
Dizem que vai
faltar o vinho, todo mundo corre a procurar o copo.
Dizem que vai
faltar a luz, todo mundo corre a procurar a vela.
Dizem que vai
faltar a carne, todo mundo corre a procurar o bife.
Dizem que vai
faltar o orégano, todo mundo corre a procurar a pizza.
Dizem que vai
faltar a galinha, todo mundo corre a procurar a canja.
Dizem que vai
faltar o peixe, todo mundo corre a procurar a moqueca.
Dizem que vai
faltar a paz, todo mundo corre a procurar as armas.
Dizem que vai
faltar o samba, todo mundo corre a procurar o pandeiro.
Dizem que vai
faltar o sol, todo mundo corre a procurar a praia.
Dizem que vai
faltar a chuva, todo mundo corre a procurar o chuveiro.
Dizem que vai
faltar o dinheiro, todo mundo corre a procurar o banco.
Dizem que vai
faltar o cometa, todo mundo corre a procurar a luneta.
Dizem que vai
faltar o horóscopo, todo mundo corre a procurar a cartomante.
Dizem que vão
faltar estrelas, todo mundo corre a procurar o Armamento.
Dizem que vão
faltar eleições, todo mundo corre a procurar candidatos.
Dizem que vão
faltar governos, todo mundo corre a procurar revoluções.
Dizem que vai
faltar a liberdade, todo mundo corre a procurar prisões.
Dizem que vão
faltar navios, todo mundo corre a procurar o porto.
Dizem que vão
faltar os fatos, todo mundo corre a procurar boatos.
Agora: quando dizem que vai faltar vergonha, ninguém
se toca.
Está todo mundo
acostumado."
(Lourenço Diaféria)
a) Pode-se dizer que esse texto é um fragmento
de romance.
b) O texto revela a estrutura de um conto.
c) O texto revela a estrutura da novela.
d) O texto revela a estrutura de crônica.
11. Qual é a relação entre o título e o texto?
12. No texto há características de que função?
a) poética
b) emotiva c) metalinguística
d) fática e) apelativa f) referencial,
que é a base do texto
13. Pensando nos gêneros literários, o que
podemos dizer sobre esse texto?
a) É escrito em prosa e tem características do
lirismo.
b) É escrito em prosa, tem características do
lirismo, e a estrutura da ladainha permite sua encenação sem necessitar de
adaptações.
c) É escrito em prosa e tem características da
narrativa e do gênero dramático.
Respostas:
1. Leia o texto de Marcelo Rubens Paiva e
indique as afirmativas corretas.
- b) O autor escreve para um receptor real, porém já morto.
- d) As desgraças reveladas pelo texto são: a vida e a morte de
Travassos e a vida paraplégica do autor.
- e) O autor tem com o receptor uma relação afetiva que é declarada.
- f) O autor revela sua afetividade pelo receptor também por
tratamento que indica intimidade, como por exemplo, Zé.
- g) A expressão "veado" não tem caráter de xingamento e o
contexto a define como expressão afetiva.
- i) O desfecho desse texto é emotivo e poético.
- j) O desfecho revela que para o autor a morte é interrupção, mas não
é o fim dos seres, e nem dos afetos.
2. Indique as alternativas corretas.
- a) Esse texto é prosa com características poéticas, emotivas,
referenciais.
- c) Esse texto é uma carta com características literárias.
3. Leia a teoria. Indique quais as
alternativas corretas.
- a) A carta de Marcelo Rubens Paiva tem como característica formal a
prosa.
- c) A carta de Marcelo Rubens Paiva tem como característica de
conteúdo a mensagem emotiva, poética e referencial.
- d) A carta de Marcelo Rubens Paiva tem como característica de
conteúdo a predominância da mensagem emotiva e poética.
4. Sobre as manifestações da prosa,
indique as alternativas corretas.
- a) Há variedades de textos em prosa que são determinadas pela forma
de organização do texto, a sua estrutura.
- b) Há variedades de textos em prosa que são determinadas pelas diferenças
de estrutura e de conteúdo.
- d) Nos textos em prosa, as funções da linguagem exercem papel
importante para definir a mensagem/conteúdo do texto.
5. Indique as manifestações literárias da
prosa que são mais comuns e mais populares.
- f) conto
- g) crônica
- h) carta
- e) novela
6. Relacione os trechos ao código a
seguir.
- 1) a) romance
- 2) c) conto
- 3) b) novela
- 4) d) crônica
7. Relacione os trechos ao código abaixo.
- 1) a) romance
- 2) b) novela
- 3) c) conto
8. Indique as alternativas corretas quanto
à peça de teatro.
- a) Quando escrita, é obra literária.
- b) Quando encenada, é uma arte mista.
- e) A tragédia e a comédia eram tipos distintos dentro do gênero
dramático, na época clássica.
9. Procure, com suas palavras, estabelecer
as diferenças existentes entre as seguintes manifestações da prosa:
- Romance: Narrativa longa com múltiplos personagens e complexidade de
trama, apresentando diversos conflitos e um desenvolvimento detalhado de
enredo.
- Conto: Narrativa curta com número reduzido de personagens e espaço
limitado, centrando-se geralmente em um único conflito.
- Novela: Tem enredo mais simples e limitado, com número ilimitado de
personagens, e narrativa mais centrada em um único evento ou situação.
- Peça de teatro: Texto dramático que visa ser encenado, com
ênfase na ação e no diálogo, e com o uso de recursos como cenários e
expressões corporais.
10. Leia o texto abaixo e indique a
alternativa correta.
Ladainha
"Dizem que vai faltar o açúcar, todo
mundo corre a procurar o doce.
...
Agora: quando dizem que vai faltar vergonha, ninguém se toca.
Está todo mundo acostumado."
Alternativa correta:
- d) O texto revela a estrutura de crônica.
11. Qual é a relação entre o título e o
texto?
O título "Ladainha" remete a uma
repetição de frases que caracterizam a construção do texto, imitando o estilo
repetitivo de uma oração, geralmente feita em ritmo monótono, como uma ladainha
religiosa. A repetição de ações ou desejos é uma constante no texto, assim como
na ladainha.
12. No texto há características de que
função?
- a) poética
- e) apelativa
- f) referencial, que é a base do texto
13. Pensando nos gêneros literários, o que
podemos dizer sobre esse texto?
- b) É escrito em prosa, tem características do lirismo, e a estrutura
da ladainha permite sua encenação sem necessitar de adaptações.
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