PERGUNTAS
PARA ANÁLISE DE LETRAS DE MÚSICAS
I- Dados
sumários sobre o autor e a obra
II-
Análise do poema:
a)
nível fônico:
1-
escansão dos versos
2-
diérese ou sinérese
3-
Perceber o ritmo, a cadência, isto é, a
alternância de sílabas fortes e fracas.
4-
O metro varia de verso para verso? Por quê?
5-
Há palavras que se repetem? Quais os efeitos de
sentido?
6-
Há sons que se repetem? Por quê?
7-
Há tensão rítmica, isto é, dubiedade de acento
tônico das sílabas poéticas?
8-
A tensão rítmica provoca uma tensão semântica?
9-
Há rima interna, isto é, no interior dos versos?
10-
Há relação entre o ritmo e o tema do texto?
11-
Classificação dos versos: regulares, livres,
brancos ou polimétricos
12-
Há refrão no poema? Quais os efeitos de sentido
provocado e por ele?
13-
Há unidade temática ou rítmica em uma ou mais
estrofes? O que pode -se deduzir disso|?
14-
Como são classificadas as rimas utilizadas? Qual
a relação dessa escolha com o sentido da letra da música?
15-
Há figuras de efeito sonoro na letra? Quais os efeitos
criados? Elas criam tensão ( ambiguidade, duplicidade de sentido) com o sentido
geral do poema?
16-
Qual o tipo de estrofe que o poeta escolheu?
Existe alguma relação com a significação geral do poema?
17-
Tema: o eu lírico “jogado” com sons semelhantes
no interior de palavras diferentes? Que sentidos são criados?
18-
Há figuras sonoras, como aliteração, assonância,
anáfora e onomatopeia?
19-
Qual a forma/ gênero do poema? Quais os efeitos
de sentido decorrentes dessa escolha?
b)
nível lexical
1-Qual o nível de linguagem do poeta?
culto ou coloquial, exemplos. Qual o efeito de sentido construído por esse
nível de linguagem?
2- Há uma categoria gramatical predominante no poema? Como são
empregados? Que sentidos são estabelecidos a parti r desse fato?
3- Há predomínio de verbos de ação ou
estado, exemplo e explique ( observe a regência verbal) Tempo verbal e modo
verbal. Qual o efeito de sentido criado?
4- Quais categorias gramaticais é usual (
adjetivo, substantivo-concreto/abstrato, verbo , tempo verbal . Qual o efeito
de sentido criado?
c)
nível sintático
1-
Na pontuação, quais são usadas?,Há períodos
curtos ou longos? Que sentidos são, estabelecidos a partir disso?
2-
Há figuras retóricas associadas à sintaxe? Quais
efeitos de sentido decorrentes das
figuras ( que constarem na letra : assíndeto, polissíndeto, hipérbato, quiasmo,
silepse e paralelismo)
3-
Há discurso direto, indireto . que sentido são
criados?
d)
nível semântico.
1- Há presença
de figuras ligadas à significação das palavras? Quais os efeitos de sentido? (
comparação, metáfora, sinestesia, antítese, prosopopeia, hipérbole, metonímia,
sinédoque, ironia)
2- Que relação
podemos fazer entre o poema e o contexto histórico, a época em que foi escrito?
Que relações há entre o poema e o período literário a que ele pertence?
4-
Que relações podemos estabelecer entre os vários
níveis de análise do poema?
5-
Que semelhanças e divergências há entre os
diversos temas?
6-
Que relação há entre o título do poema e o tema?
7-
Faça um
paralelo desse poema com outro do mesmo autor ou da mesma temática? A que
conclusão se chega com essa comparação?
III-
Cite :Tema, personagem, tempo, espaço.
IV-
Qual o recurso predominante do poema?
Descrição, narração ou dissertação? Que efeitos de sentido essa preferência
provoca?
V-
Há
intertextualidade na letra? De que tipo? Paródia ou paráfrase.
VI-
Qual o percurso passional do poema? Isto
e, que tipo de emoção expõe o poema?
VII-
Há harmonia ou tensão entre a paixão e a
forma do poema?
VIII-
Que relações podemos estabelecer entre os
vários níveis de análise do poema?
IX-
Que semelhanças e divergências há entre
os diversos temas? Que relação há entre o título do poema e o tema?
X-
Faça um paralelo desse poema com outro do
mesmo autor ou da mesma temática ? A que conclusão se chega com essa comparação
XI-
Ponto de vista filosófico: concepção
realista , romântica, fantasia, materialista, espiritualista, pessoal ou da
vida e dos homens? Por que? Exemplos.
XII-
Ponto de vista moral e religioso: há
sinais de intolerância ou preconceito? Como o autor encara a problemática do
amor?
XIII-
Ponto de vista político e ideológico? Faz
críticas sociais? Justifique.
XIV- Elabore
perguntas
Dissertativas
Alternativas
V ou f
Correspondência
Análise crítica
Questões
objetivas de múltipla escolha. ...
Complementação
simples. ...
Resposta
única. ...
Interpretação.
...
Resposta
múltipla. ...
Asserção-razão.
...
Questão de
foco negativo. ...
Questão de
associação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário