domingo, 1 de dezembro de 2024

ROTEIRO PARA ANALISAR POESIAS E LETRAS DE MÚSICAS.


PERGUNTAS PARA ANÁLISE DE LETRAS DE MÚSICAS

I- Dados sumários sobre o autor e a obra

II-                       Análise do poema:

a)                       nível fônico:

1-                       escansão dos versos

2-                       diérese ou sinérese

3-                       Perceber o ritmo, a cadência, isto é, a alternância de sílabas fortes e fracas.

4-                       O metro varia de verso para verso? Por quê?

5-                       Há palavras que se repetem? Quais os efeitos de sentido?

6-                       Há sons que se repetem? Por quê?

7-                       Há tensão rítmica, isto é, dubiedade de acento tônico das sílabas poéticas?

8-                       A tensão rítmica provoca uma tensão semântica?

9-                       Há rima interna, isto é, no interior dos versos?

10-                   Há relação entre o ritmo e o tema do texto?

11-                   Classificação dos versos: regulares, livres, brancos ou polimétricos

12-                   Há refrão no poema? Quais os efeitos de sentido provocado e por ele?

13-                   Há unidade temática ou rítmica em uma ou mais estrofes? O que pode -se deduzir disso|?

14-                   Como são classificadas as rimas utilizadas? Qual a relação dessa escolha com o sentido da letra da música?

15-                   Há figuras de efeito sonoro na letra? Quais os efeitos criados? Elas criam tensão ( ambiguidade, duplicidade de sentido) com o sentido geral do poema?

16-                   Qual o tipo de estrofe que o poeta escolheu? Existe alguma relação com a significação geral do poema?

17-                   Tema: o eu lírico “jogado” com sons semelhantes no interior de palavras diferentes? Que sentidos são criados?

18-                   Há figuras sonoras, como aliteração, assonância, anáfora e onomatopeia?

19-                   Qual a forma/ gênero do poema? Quais os efeitos de sentido decorrentes dessa escolha?

 

b)                        nível lexical

1-Qual o nível de linguagem do poeta? culto ou coloquial, exemplos. Qual o efeito de sentido construído por esse nível de linguagem?

2- Há uma categoria  gramatical predominante no poema? Como são empregados? Que sentidos são estabelecidos a parti r desse fato?

3- Há predomínio de verbos de ação ou estado, exemplo e explique ( observe a regência verbal) Tempo verbal e modo verbal. Qual o efeito de sentido criado?

4- Quais categorias gramaticais é usual ( adjetivo, substantivo-concreto/abstrato, verbo , tempo verbal . Qual o efeito de sentido criado?

 

c)                        nível  sintático

1-                       Na pontuação, quais são usadas?,Há períodos curtos ou longos? Que sentidos são, estabelecidos a partir disso?

2-                       Há figuras retóricas associadas à sintaxe? Quais  efeitos de sentido decorrentes das figuras ( que constarem na letra : assíndeto, polissíndeto, hipérbato, quiasmo, silepse e paralelismo)

3-                       Há discurso direto, indireto . que sentido são criados?

 

d)                        nível semântico.

1- Há presença de figuras ligadas à significação das palavras? Quais os efeitos de sentido? ( comparação, metáfora, sinestesia, antítese, prosopopeia, hipérbole, metonímia, sinédoque, ironia)

2- Que relação podemos fazer entre o poema e o contexto histórico, a época em que foi escrito? Que relações há entre o poema e o período literário a que ele pertence?

4-                       Que relações podemos estabelecer entre os vários níveis de análise do poema?

5-                       Que semelhanças e divergências há entre os diversos temas?

6-                       Que relação há entre o título do poema e o tema?

7-                        Faça um paralelo desse poema com outro do mesmo autor ou da mesma temática? A que conclusão se chega com essa comparação?

 

III-                     Cite :Tema, personagem, tempo, espaço.

IV-                    Qual o recurso predominante do poema? Descrição, narração ou dissertação? Que efeitos de sentido essa preferência provoca?

V-                       Há intertextualidade na letra? De que tipo? Paródia ou paráfrase.

VI-                    Qual o percurso passional do poema? Isto e, que tipo de emoção expõe o poema?

VII-                  Há harmonia ou tensão entre a paixão e a forma do poema?

VIII-                Que relações podemos estabelecer entre os vários níveis de análise do poema?

IX-                     Que semelhanças e divergências há entre os diversos temas? Que relação há entre o título do poema e o tema?

X-                      Faça um paralelo desse poema com outro do mesmo autor ou da mesma temática ? A que conclusão se chega com essa comparação

XI-                     Ponto de vista filosófico: concepção realista , romântica, fantasia, materialista, espiritualista, pessoal ou da vida e dos homens? Por que? Exemplos.

XII-                   Ponto de vista moral e religioso: há sinais de intolerância ou preconceito? Como o autor encara a problemática do amor?

XIII-                 Ponto de vista político e ideológico? Faz críticas sociais? Justifique.

XIV- Elabore perguntas

Dissertativas

Alternativas

V ou f

Correspondência

Análise crítica

Questões objetivas de múltipla escolha. ...

Complementação simples. ...

Resposta única. ...

Interpretação. ...

Resposta múltipla. ...

Asserção-razão. ...

Questão de foco negativo. ...

Questão de associação.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário