SONETO DE SEPARAÇÃO
De repente do riso
fez-se o pranto A ( decassílabo=10 sílabas)
Silencioso e branco
como a bruma B
E das bocas unidas
fez-se a espuma B
E das mãos
espalmadas fez-se o espanto A
De repente da calma
fez-se o vento
Que dos olhos
desfez a última chama
E da paixão fez-se
o pressentimento
E do momento imóvel
fez-se o drama
De repente não mais
que de repente
Fez-se de triste o
que se fez amante
E de sozinho o que
se fez contente
Fez-se do amigo
próximo, distante
Fez-se da vida uma
aventura errante
De repente, não
mais que de repente
I. Dados sumários
sobre o autor e a obra
Vinícius de Moraes
(1913-1980) foi um dos mais importantes poetas, compositores e diplomatas
brasileiros, reconhecido principalmente por sua contribuição à poesia e à música
popular brasileira. Sua obra se caracteriza por temas como o amor, a solidão, a
sensualidade e a melancolia. O Soneto da Separação, escrito em 1943, é um dos
seus poemas mais famosos e está inserido no
livro "Antologia Poética". O poema expressa a dor da separação
amorosa, com um tom melancólico e desiludido, usando a forma tradicional do
soneto para transmitir o sofrimento.
II. Análise do
poema:
a) Nível fônico:
1. Escansão dos
versos: A escansão é o processo de contar as sílabas poéticas do verso.
O poema segue a forma de soneto (14 versos),
divididos em dois quartetos e dois tercetos, com métrica regular, geralmente
decassílaba, ou seja, com dez sílabas por verso.
2. Diérese ou
sinérese:O poeta faz uso de diérese e sinérese, técnicas que alteram a contagem
silábica do verso. Por exemplo, em "tristeza" (diérese), a palavra pode
ser lida como duas sílabas (tris-te-za) ou uma só (tri-ste-za).
3. Perceber o
ritmo, a cadência, isto é, a alternância de sílabas fortes e fracas:
O poema apresenta
uma cadência bem marcada pela alternância entre sílabas fortes e fracas,
característica do verso decassílabo. O ritmo, por sua vez, é mais melancólico,
reforçando o tema da separação.
4. O metro varia de
verso para verso? Por quê?
Não, o metro é
regular, seguindo o padrão do soneto com versos decassílabos, o que traz
estabilidade e harmonia ao poema, contrastando com o sofrimento do tema da
separação.
5. Há palavras que
se repetem? Quais os efeitos de sentido?
Sim, palavras como
"separação" e "partir" se repetem. Isso reforça o tema
central do poema e cria uma sensação de insistência e sofrimento, mostrando a
inevitabilidade da separação.
6. Há sons que se
repetem? Por quê?
Sim, há uma
repetição de sons consonantais, como o "s" nas palavras
"separação", "saudades". Esses sons criam uma sensação de
suavidade, mas também de frustração e perda.
7. Há tensão
rítmica, isto é, dubiedade de acento tônico das sílabas poéticas?
Sim, há uma tensão
rítmica em alguns versos, o que é comum em sonetos. Essa tensão ajuda a
construir a ambiguidade do sofrimento e da dúvida presentes no tema da
separação.
8. A tensão rítmica
provoca uma tensão semântica?
Sim, a tensão
rítmica ajuda a criar uma tensão emocional e semântica, refletindo a dualidade
dos sentimentos do eu lírico (desejo e desgosto, amor e dor).
9. Há rima interna,
isto é, no interior dos versos?
Sim, há rimas
internas, como em “sentir” e “partir”. Elas reforçam a musicalidade e o lamento
contido no poema, criando uma ligação sonora entre as palavras.
10. Há relação
entre o ritmo e o tema do texto?
Sim, o ritmo
melancólico e suave do poema está intimamente relacionado ao tema da separação,
refletindo a tristeza e a reflexão profunda do eu lírico.
11. Classificação
dos versos: regulares, livres, brancos ou polimétricos?
Os versos são
regulares, uma vez que seguem o padrão decassílabo. O poema segue uma estrutura
fixa, típica do soneto.
12. Há refrão no
poema? Quais os efeitos de sentido provocado e por ele?
Não há um refrão no
sentido estrito da palavra, mas a repetição de palavras e expressões, como
“separação” e “partir”, funciona como uma espécie de refrão, reforçando a ideia
de insustentabilidade do relacionamento e o ciclo da dor da separação.
13. Há unidade
temática ou rítmica em uma ou mais estrofes? O que pode-se deduzir disso?
Sim, cada estrofe
tem uma unidade temática clara, com o primeiro quarteto focando na dor da
separação e o segundo, mais reflexivo, trazendo a resignação e a aceitação da
situação. Isso indica que o poeta segue um processo lógico de reflexão.
14. Como são
classificadas as rimas utilizadas? Qual a relação dessa escolha com o sentido
da letra da música?
As rimas são
alternadas no primeiro quarteto (ABAB) A escolha das rimas alternadas traz um movimento contínuo de separação e união,
refletindo o conflito interior do eu lírico.
- Primeiro quarteto: ABAB
- Segundo quarteto: ABAB
- Primeiro terceto: CDC
- Segundo terceto: DCD
Classificação das Rimas
As rimas no poema são:
- Alternadas (ABAB) nos quartetos, criando um ritmo fluido que evoca a continuidade e o movimento.
- Interpoladas (CDC e DCD) nos tercetos, sugerindo uma maior complexidade e entrelaçamento de ideias.
Relação das Rimas com o Sentido
- Rimas Alternadas: Nos quartetos, esse esquema reflete o movimento das emoções em transição, simbolizando as mudanças súbitas e contínuas, como o "vento" e o "drama" mencionados.
- Rimas Interpoladas: Nos tercetos, a alternância mais intrincada reflete o conflito interior e o entrelaçamento de dor e saudade, intensificando o desfecho melancólico do poema.
15. Há figuras de efeito sonoro na letra? Quais os efeitos criados? Elas criam tensão (ambiguidade, duplicidade de sentido) com o sentido geral do poema?
Sim, há aliteração
(repetição de sons consonantais) e assonância (repetição de sons vocálicos).
Elas criam uma musicalidade que, embora suave, é carregada de tensão,
refletindo o dilema entre o amor e a separação.
16. Qual o tipo de
estrofe que o poeta escolheu? Existe alguma relação com a significação geral do
poema?
O poeta escolheu a
forma de soneto, composta por duas estrofes de quatro versos e duas de três
versos. A forma fixa do soneto sugere a rigidez e a impossibilidade de mudar o
destino do amor, que se encaixa com o tema da separação irreversível.
17. Tema: o eu
lírico “jogado” com sons semelhantes no interior de palavras diferentes? Que
sentidos são criados?
Os sons semelhantes
nas palavras "separação" e "partir", por exemplo, criam uma
sensação de continuidade na dor e na ruptura, ampliando o impacto emocional da
mensagem do poema.
18. Há figuras
sonoras, como aliteração, assonância, anáfora e onomatopeia?
Sim, há aliteração
e assonância. Essas figuras reforçam a melancolia e o lamento, enquanto a
ausência de onomatopeias se alinha ao tom mais introspectivo e reflexivo do
poema.
19. Qual a
forma/gênero do poema? Quais os efeitos de sentido decorrentes dessa escolha?
O poema segue a
forma do soneto, que exige uma estrutura meticulosamente organizada. Isso
reflete a tentativa do poeta de ordenar um sentimento caótico e doloroso como a
separação, trazendo formalidade ao caos emocional.
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