domingo, 15 de dezembro de 2024

Simbolismo - ( trabalho individual para nota : RESPONDA AS PERGUNTAS. (com respostas)

 

Simbolismo - ( trabalho individual para nota :  RESPONDA AS PERGUNTAS) 

Leia:

O Simbolismo, movimento literário que antecedeu a Primeira Guerra Mundial (1913-1918), surge como reação às correntes materialistas e cientificistas da sociedade industrial do início do século XX. A palavra simbolismo é originária do grego, e significa colocar junto. Os simbolistas, negando os parnasianos, aboliram o culto à forma de suas composições. Resgatando um ideal romântico, os poetas desse período mergulharam no inconsciente, na introspecção do eu; entretanto o fizeram de maneira bem mais profunda que Garret, Camilo Castelo Branco e outros românticos.

Cronologia:            Século XIX
Portugal: Publicação de Oaristo (1890) de Eugênio de Castro.
1915: Ano da Proclamação da República, com a publicação da Revista Orpheu.
Brasil: 1893, com a publicação de Missal e de Broquéis de Cruz e Sousa. Cabe lembrar que a poesia simbolista não teve no Brasil a mesma aceitação que na Europa. A divulgação dessa estética ocorreu paralela ao Parnasianismo.
1902, com a publicação de Canaã, de Graça Aranha.

Origem:
Em 1857, na França, Charles Baudelaire (1821-1867) publicou As Flores do Mal e em 1866 saiu o primeiro número da antologia Le Parnasse Contemporain. Nesta, foram expostas tanto composições simbolistas quanto produções parnasianas. A poesia simbolista está ligada à idéia de decadência, daí seu primeiro nome ter sido Decadentismo; só mais tarde essa nova estética passou a chamar-se Simbolismo. Jean Moréas, teórico do grupo, em 1886 publicou um artigo chamado O século XX, que definia o movimento como "não tanto em seu tom decadente quanto em seu caráter simbólico"; essa publicação colocou um ponto final na nomeação da nova estética, que passou a chamar-se Simbolismo. Tendo por base as idéias de Moréas, Eugênio de Castro lançou o movimento em Portugal com Oaristo; o nome dessa obra, em grego, significa "Diálogo intímo". No Brasil, o movimento chegou, sem influências portuguesas, com a publicação de Missal e de Broqueis, ambas de Cruz e Souza.

Características:
O Simbolismo representa uma espécie de volta ao Romantismo, especificamente ao "mal do século", que marcou a segunda fase romântica. Mas o mergulho simbolista no universo metafísico foi mais profundo que a imersão no movimento anterior. Os simbolistas buscavam integrar a poesia na vida cósmica, usando uma linguagem indireta e figurada. Cabe ainda ressaltar que a diferença entre o Simbolismo e o Parnasianismo não está primeiramente na forma, já que ambos empregam certos formalismos (uso do soneto, da métrica tradicional, das rimas ricas e raras e de vocabulário rico), mas no conteúdo e na visão de mundo do artista.

Apesar de seguir alguns efeitos estéticos do Parnaso, esse movimento desrespeitou a gramática tradicional com o intuito de não limitar a arte ao objeto, trabalhando conteúdos místicos e sentimentais, usando para tanto a sinestesia (mistura de sensações: tato, visão, olfato...). Essa corrente literária deu atenção exclusiva à matéria submersa do"eu", explorando-a por meio de uma linguagem pessimista e musical, na qual a carga emotiva das palavras é ressaltada; a poesia aproxima-se da música usando aliterações.

Autores portugueses
Eugênio de Castro (1869/1944)
Motivado pela influência recebida em sua estada na França, Castro, formado em Letras na Universidade de Coimbra, inaugura o Simbolismo português com Oaristo, cuja técnica é baseada na poesia de Paul Verlaine. Massaud Moisés, estudioso da Literatura, assinala que, apesar de fazer uso de prefácios polêmicos e agressivos para inserir os pressupostos da estética simbolista em seus livros, esse artista revela uma tendência inata para o equilíbrio clássico, para a contenção e para o formalismo de tradição. Essa tendência vai substituindo de forma gradativa a postura simbolista.

Características
A produção literária de Eugênio de Castro apresenta versos livres, vocabulário erudito, pessimismo e ambigüidade nos temas trabalhados(blasfêmias-liturgia; ocultismo-catolicismo).

Obras:
Oaristo (1890), Horas (1891), Silva e Interlúdio (1894).
Antônio Nobre (1867/1900)
Em 1892, Nobre, advogado formado em Paris, publica sua obra mais importante: Só, uma coletânea de poemas em que utiliza uma linguagem coloquial, para voltar ao passado, à infância. Sua produção revela uma hipersensibilidade, um forte sentimento de tristeza e de completa inadaptação ao mundo. Suas descrições são preenchidas por ambientes vagos ou nebulosos; por esses motivos, o poeta é chamado de crepuscular, ou seja, um artista voltado para as horas de recolhimento.

Características:
A produção literária de Antônio Nobre apresenta vocabulário simples, temas coloquiais, apego à terra, às raízes populares; descrição de seu exílio parisiense e egocentrismo.

Obras:
Só (1892), Despedidas (1902), Primeiros Versos (1921) e Alicerces (1983).
Camilo Pessanha (1871/1926)
Pessanha, estudioso da civilização chinesa, morreu em Macau. É considerado o maior simbolista português. Alguns de seus poemas foram publicados na revista Centauro em 1916, graças ao interesse e esforço de João de Castro Osório. Mais tarde, em 1920, conseguindo outras composições às quais reuniu as já publicadas, publicou Clepsidra. O nome da obra significa relógio movido a água.

Características:
Suas composições trabalham temas sentimentais, apresentam uma musicalidade marcante e uma postura de resignação diante da adversidade. Esse quadro compõe imagens fugidias, carregadas de pessimismo, e transitoriedade da vida.

Obra:
Clepsidra (1920).

Autores brasileiros
Cruz e Souza
Nasceu em Santa Catarina, no ano de 1861 e faleceu em Minas Gerais, em 1898. Apesar de ser filho de negros escravos, teve uma excelente educação, falava francês, latim e grego. Foi nomeado promotor em Laguna, SC, mas não assumiu seu posto, devido a preconceitos raciais. Em 1886, mudou-se para o Rio de Janeiro, trabalhando como arquivista da Central do Brasil e secretário e ponto de uma companhia dramática. Em 1885, publicou um volume intitulado Tropos e Fantasias, em colaboração com Virgílio Várzea, com quem já tinha dirigido um jornal abolicionista, o Tribuna Popular. Em 1893, lançou Missal e Broquéis.
O poeta teve quatro filhos; destes, morreram dois. Sua mulher enlouqueceu; além disso, a família tinha uma péssima situação econômica. Todos esses acontecimentos afetaram profundamente a vida desse artista, que morreu tuberculoso em 1898.

Características:
Sua produção literária é carregada ora de erotismo e satanismo, ora sde misticismo. As composições apresentam uma visão trágica da vida e busca de transcedência (eu x mundo). O poeta, usando um vocabulário litúrgico e apresentando obsessão pela cor branca, cria analogias e correspondências entre o concreto e o abstrato.

Obras:
Tropos e Fantasias
Missal e Broquéis, 1893 (poesia)
Evocações, 1898 (prosa)
Faróis, 1900 (poesia)
Últimos Sonetos, 1905 (poesia)
Alphonsus de Guimaraens
(O solitário de Mariana ou O Poeta Lunar)
Nasceu em Ouro Preto (1870) e faleceu em Mariana, Minas Gerais, em 1921.
Formou-se em Direito, tendo sido promotor e juiz. A noiva morreu quando ambos tinham dezoito anos; ele nunca superou este ocorrido, apesar de ter-se casado e ter tido quatorze filhos. Viveu isolado do mundo literário de sua época, o que lhe valeu o apelido de "O solitário de Mariana".

Características:
Sua obra revela um apelo constante à memória e à imaginação, os versos são melancólicos, dotados de uma musicalidade marcante. Religião, Natureza e Arte servem de apoio para a exploração de seu tema preferido: a morte da amada.

Obras:
Setenário das Dores de Nossa Senhora (1899)                                          Câmara Ardente (1899)
Dona Mística (1899)                                                                                      Kyriale (1902)
Pauvre Lyre (1921)                                                                            Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte (1923)

BIBLIOGRAFIA:  * Literatura Brasileira (das origens aos nossos dias) José de Nicola - Editora Scipione

 

  1. O que é o Simbolismo na literatura?
    • O Simbolismo é um movimento literário que surgiu como reação às correntes materialistas e cientificistas da sociedade industrial do século XIX, buscando expressar o mundo através de símbolos e imagens subjetivas.
  2. Qual foi o primeiro nome dado ao movimento simbolista?
    • O primeiro nome do movimento foi "Decadentismo", devido à ideia de decadência que os simbolistas buscavam expressar.
  3. Quando e onde o Simbolismo surgiu?
    • O Simbolismo surgiu na França, em meados do século XIX, com a publicação de obras como "As Flores do Mal" de Charles Baudelaire, em 1857.
  4. Quem foi o teórico responsável por definir o Simbolismo como movimento?
    • Jean Moréas, com seu artigo "O Século XX", publicado em 1886, foi o responsável por definir o Simbolismo como movimento literário.
  5. Quais são as principais características do Simbolismo?
    • Busca pela subjetividade, uso de símbolos, linguagem figurada, sinestesia, pessimismo e musicalidade.
  6. Como o Simbolismo se diferencia do Parnasianismo?
    • Embora ambos os movimentos usem formas poéticas tradicionais, o Simbolismo se distingue pelo conteúdo místico, introspectivo e subjetivo, ao passo que o Parnasianismo valoriza a perfeição formal e a objetividade.
  7. Qual é o papel da sinestesia na poesia simbolista?
    • A sinestesia, que mistura diferentes sensações (como tato, visão e olfato), é usada pelos simbolistas para criar uma linguagem mais emotiva e sensorial.
  8. Quem foi o primeiro autor português a adotar o Simbolismo?
    • Eugênio de Castro foi o primeiro autor português a adotar o Simbolismo, com a publicação de "Oaristo" (1890).
  9. Quais temas dominam a poesia de Eugênio de Castro?
    • A poesia de Eugênio de Castro trata de temas como o pessimismo, o misticismo e a busca de transcendência, com uma linguagem erudita e ambígua.
  10. Quem é considerado o maior simbolista português?
    • Camilo Pessanha é considerado o maior simbolista português, com sua obra "Clepsidra", que explora a transitoriedade da vida e o pessimismo.
  11. Quais são as características da obra de Antônio Nobre?
    • A obra de Antônio Nobre é marcada por um vocabulário simples, temas coloquiais, tristeza e uma sensação de exílio, além de uma forte ligação com a terra e a infância.
  12. O que caracteriza a produção literária de Cruz e Souza?
    • Cruz e Souza é conhecido por sua poesia carregada de misticismo, erotismo e uma visão trágica da vida, além de sua obsessão pela cor branca e pelo uso de vocabulário litúrgico.
  13. Qual é a principal característica da poesia de Alphonsus de Guimaraens?
    • Alphonsus de Guimaraens é conhecido por sua poesia melancólica, com uma forte musicalidade, e pelo apelo constante à memória, explorando temas como a morte da amada e a religiosidade.
  14. Em que ano a poesia simbolista foi introduzida no Brasil?
    • A poesia simbolista foi introduzida no Brasil em 1893, com a publicação de "Missal" e "Broquéis", de Cruz e Souza.
  15. Quais são as principais obras de Cruz e Souza?
    • As principais obras de Cruz e Souza são "Tropos e Fantasias", "Missal e Broquéis", "Evocações" e "Últimos Sonetos".
  16. Como a poesia simbolista aborda o "eu"?
    • A poesia simbolista explora o "eu" de forma introspectiva, com uma busca por compreender o inconsciente e o universo metafísico de maneira profunda e subjetiva.
  17. Quais as influências que o Simbolismo recebeu da poesia francesa?
    • O Simbolismo brasileiro recebeu influências diretas da poesia francesa, especialmente de poetas como Baudelaire, Verlaine e Mallarmé, através de suas obras e visões poéticas.
  18. Qual é o nome da obra que marca o início do Simbolismo em Portugal?
    • A obra "Oaristo" (1890), de Eugênio de Castro, marca o início do Simbolismo em Portugal.
  19. O que é a "clepsidra" de Camilo Pessanha?
    • A "Clepsidra" (1920) é uma obra de Camilo Pessanha que utiliza o simbolismo para expressar o pessimismo e a transitoriedade da vida, com um uso marcado da musicalidade e das imagens fugidias.
  20. Como a poesia simbolista é relacionada à música?
    • A poesia simbolista é intimamente ligada à música, com o uso de aliterações, ritmo e sonoridade, criando uma linguagem que evoca emoções de forma mais sensorial do que lógica.

Perguntas sobre o contexto histórico e o surgimento do Simbolismo:

  1. Qual foi o principal movimento literário que antecedeu o Simbolismo e qual a principal diferença entre eles?
    • O principal movimento literário que antecedeu o Simbolismo foi o Parnasianismo. A principal diferença entre eles está na forma como abordam a arte: o Parnasianismo valoriza a perfeição formal e a objetividade, enquanto o Simbolismo prioriza a subjetividade, a sugestão e a musicalidade da linguagem, explorando o mundo interior e o inconsciente.
  2. Em qual contexto histórico e social o Simbolismo surgiu? Quais foram as principais influências para o seu surgimento?
    • O Simbolismo surgiu no final do século XIX, em um contexto marcado pela crise da razão, pelo avanço da ciência e pela industrialização. A classe burguesa, em ascensão, buscava novas formas de expressão artística para transcender a realidade material. As principais influências foram o Romantismo e o Idealismo alemão.
  3. Qual a importância de Charles Baudelaire e Jean Moréas para a consolidação do Simbolismo?
    • Charles Baudelaire, com sua obra As Flores do Mal, foi um dos precursores do Simbolismo, utilizando uma linguagem rica em metáforas e explorando temas como mal, perversão e beleza. Jean Moréas, por sua vez, foi um teórico fundamental do movimento, que, em 1886, definiu o Simbolismo como uma estética simbólica, estabelecendo sua consolidação.
  4. Como o Simbolismo chegou a Portugal e ao Brasil? Quais foram as principais obras que marcaram o início do movimento em cada país?
    • Em Portugal, o movimento simbolista foi introduzido por Eugênio de Castro com a obra Oaristo (1890) e Antônio Nobre com (1892). No Brasil, a poesia simbolista foi marcada pelas obras de Cruz e Souza, Missal e Broquéis (1893).
  5. Qual a relação entre o Simbolismo e o Romantismo? Quais são as principais semelhanças e diferenças entre esses dois movimentos?
    • O Simbolismo tem raízes no Romantismo, ambos valorizam a subjetividade e a emoção. No entanto, o Simbolismo aprofunda a exploração do inconsciente e utiliza uma linguagem mais rica em símbolos e sugestões, ao passo que o Romantismo tende a ser mais direto e sentimental.

Perguntas sobre as características do Simbolismo:

  1. Quais são as principais características formais e temáticas da poesia simbolista?
    • Características formais: linguagem musical e sugestiva, uso de metáforas, sinestesias, aliterações e assonâncias, versos livres e brancos.
    • Características temáticas: exploração do inconsciente, do mistério, da espiritualidade, da beleza e da feiura.
  2. O que é sinestesia e qual a sua importância para a poesia simbolista?
    • Sinestesia é a fusão de sensações de diferentes sentidos em uma mesma imagem poética (por exemplo, "cheiro de música"). Ela é importante para o Simbolismo porque cria uma atmosfera sensorial e subjetiva, aproximando o leitor da experiência emocional e perceptiva do poeta.
  3. Como os simbolistas utilizavam a linguagem para expressar seus sentimentos e ideias?
    • Os simbolistas usavam uma linguagem indireta e sugestiva, empregando símbolos e metáforas para expressar suas emoções e ideias. A intenção era evocar sensações e criar uma atmosfera poética, em vez de descrever de forma direta ou objetiva.
  4. Qual a diferença entre o Simbolismo e o Parnasianismo?
    • A diferença fundamental é que o Parnasianismo priorizava a forma perfeita e objetiva, enquanto o Simbolismo se concentrou na subjetividade, explorando o inconsciente e utilizando uma linguagem mais livre e figurada.
  5. Qual o papel do "eu" poético na poesia simbolista?
    • O "eu" poético no Simbolismo é central, sendo um ponto de partida para a exploração do mundo interior e das emoções. Ele é frequentemente apresentado como um ser solitário, angustiado e em busca de um sentido para a vida.

Perguntas sobre os principais autores simbolistas:

  1. Quais são os principais autores simbolistas portugueses e brasileiros? Cite ao menos uma obra de cada um.
    • Portugal: Eugênio de Castro (Oaristo), Antônio Nobre (), Camilo Pessanha (Clepsidra).
    • Brasil: Cruz e Souza (Missal e Broquéis), Alphonsus de Guimaraens (Setenário das Dores de Nossa Senhora).

Perguntas sobre a influência do Simbolismo:

  1. Qual a importância do Simbolismo para a literatura brasileira e portuguesa?
    • O Simbolismo renovou a poesia brasileira e portuguesa, introduzindo novas temáticas, formas de expressão e uma nova visão de mundo. Ele influenciou movimentos literários posteriores, como o Modernismo.
  2. De que forma o Simbolismo influenciou os movimentos literários posteriores?
    • O Simbolismo influenciou movimentos como o Modernismo, o Surrealismo e o Expressionismo, que enfatizaram a subjetividade, a experimentação formal e a busca por uma nova linguagem poética.
  3. Quais são os legados do Simbolismo para a literatura contemporânea?
    • O Simbolismo deixou o legado de uma poesia mais sensível, experimental e subjetiva. Ele influenciou poetas contemporâneos que continuam a explorar o inconsciente, a linguagem simbólica e a musicalidade da poesia.
  4. Por que o Simbolismo ainda é estudado e apreciado nos dias de hoje?
    • O Simbolismo é estudado e apreciado por sua profundidade emocional, pela beleza de sua linguagem poética e pela relevância de seus temas. Ele ajuda a compreender a complexidade da experiência humana e a importância da linguagem como forma de expressão artística.

 Questões sobre o SIMBOLISMO EM GERAL:

Perguntas sobre o contexto histórico e o surgimento do Simbolismo:

  1. Qual foi o principal movimento literário que antecedeu o Simbolismo e qual a principal diferença entre eles?
    • O principal movimento literário que antecedeu o Simbolismo foi o Parnasianismo. A principal diferença entre eles reside na forma como abordam a arte: o Parnasianismo valoriza a forma perfeita e a objetividade, enquanto o Simbolismo busca a subjetividade, a sugestão e a musicalidade da linguagem, explorando o mundo interior e o inconsciente.
  2. Em qual contexto histórico e social o Simbolismo surgiu? Quais foram as principais influências para o seu surgimento?
    • O Simbolismo surgiu na segunda metade do século XIX, em um contexto marcado pela crise da razão, pelo desenvolvimento da ciência e da industrialização. A burguesia, classe social em ascensão, buscava novas formas de expressão artística que pudessem transcender a realidade material. As principais influências foram o Romantismo (pelo valor dado à subjetividade e à emoção) e o Idealismo alemão (pela busca por uma realidade além da material).
  3. Qual a importância de Charles Baudelaire e Jean Moréas para a consolidação do Simbolismo?
    • Charles Baudelaire é considerado um dos precursores do Simbolismo, com sua obra "As Flores do Mal". Ele explorou temas como o mal, a perversão e a beleza, utilizando uma linguagem rica em metáforas e símbolos. Jean Moréas foi um dos principais teóricos do movimento, definindo suas características e contribuindo para sua disseminação.
  4. Como o Simbolismo chegou a Portugal e ao Brasil? Quais foram as principais obras que marcaram o início do movimento em cada país?
    • Em Portugal, o Simbolismo chegou por meio de poetas como Eugênio de Castro (com "Oaristo") e Antônio Nobre (com "Só"). No Brasil, a principal figura foi Cruz e Souza com suas obras "Missal" e "Broquéis".
  5. Qual a relação entre o Simbolismo e o Romantismo? Quais são as principais semelhanças e diferenças entre esses dois movimentos?
    • O Simbolismo tem raízes no Romantismo, ambos valorizam a subjetividade, a emoção e a individualidade. No entanto, o Simbolismo aprofunda a exploração do inconsciente, utilizando uma linguagem mais rica em símbolos e sugestões, enquanto o Romantismo tende a ser mais direto e sentimental.

Perguntas sobre as características do Simbolismo:

  1. Quais são as principais características formais e temáticas da poesia simbolista?
    • Características formais: linguagem musical e sugestiva, uso de metáforas, sinestesias, aliterações e assonâncias, versos livres e brancos, temas universais como o amor, a morte, a natureza e o mistério.
    • Características temáticas: exploração do inconsciente, do mundo interior, do mistério, da espiritualidade, da beleza e da feiura.
  2. O que é sinestesia e qual a sua importância para a poesia simbolista?
    • Sinestesia é a mistura de sensações diferentes em uma mesma imagem poética (ex: "cores quentes", "cheiro de música"). É fundamental para o Simbolismo, pois permite criar uma atmosfera sensorial e subjetiva, aproximando o leitor da experiência do poeta.
  3. Como os simbolistas utilizavam a linguagem para expressar seus sentimentos e ideias?
    • Os simbolistas utilizavam a linguagem de forma indireta e sugestiva, recorrendo a símbolos e metáforas para expressar suas emoções e ideias. A linguagem era vista como um meio de evocar sensações e criar uma atmosfera poética.
  4. Qual a diferença entre o Simbolismo e o Parnasianismo?
    • Já respondemos essa pergunta na primeira questão.
  5. Qual o papel do "eu" poético na poesia simbolista?
  • O "eu" poético no Simbolismo é central, sendo o ponto de partida para a exploração do mundo interior e das emoções. Ele é frequentemente apresentado como um ser solitário e angustiado, em busca de um sentido para a vida.

Perguntas sobre os principais autores simbolistas:

  1. Quais são os principais autores simbolistas portugueses e brasileiros? Cite ao menos uma obra de cada um.
  • Portugal: Eugênio de Castro ("Oaristo"), Antônio Nobre ("Só"), Camilo Pessanha ("Clepsidra").
  • Brasil: Cruz e Souza ("Missal e Broquéis"), Alphonsus de Guimaraens ("Setenário das Dores de Nossa Senhora").

12-16. As respostas a essas perguntas envolvem uma análise mais aprofundada da obra de cada autor, o que exigiria um espaço maior. Sugiro que você procure por essas informações em livros e artigos especializados sobre a literatura brasileira e portuguesa.

Perguntas sobre a influência do Simbolismo:

  1. Qual a importância do Simbolismo para a literatura brasileira e portuguesa?
  • O Simbolismo renovou a poesia brasileira e portuguesa, introduzindo novas temáticas e formas de expressão. Ele influenciou diversos movimentos literários posteriores, como o Modernismo.
  1. De que forma o Simbolismo influenciou os movimentos literários posteriores?
  • O Simbolismo influenciou movimentos como o Modernismo, o Surrealismo e o Expressionismo, que valorizaram a subjetividade, a experimentação formal e a busca por uma nova linguagem poética.
  1. Quais são os legados do Simbolismo para a literatura contemporânea?
  • O Simbolismo deixou um legado de valorização da linguagem poética, da subjetividade e da exploração do inconsciente. Ele continua a influenciar poetas contemporâneos que buscam uma poesia mais sensível e experimental.
  1. Por que o Simbolismo ainda é estudado e apreciado nos dias de hoje?
  • O Simbolismo continua a ser estudado e apreciado por sua beleza formal, pela profundidade de seus temas e por sua relevância para a compreensão da história da literatura. Ele nos ajuda a entender a complexidade da experiência humana e a valorizar a importância da linguagem como forma de expressão.

 Prova: 

1. Questão Dissertativa: Pergunta: Explique a principal diferença entre o Parnasianismo e o Simbolismo, destacando seus objetivos e a maneira como cada um abordava a arte literária. Resposta: O Parnasianismo valorizava a forma perfeita e a objetividade, com uma busca pela harmonia e equilíbrio nas obras, destacando o rigor formal e a precisão técnica. Já o Simbolismo, por sua vez, se concentrou na subjetividade, na exploração do inconsciente e no uso de símbolos e metáforas, com o objetivo de sugerir mais do que afirmar. Enquanto o Parnasianismo tinha um caráter mais racional e estético, o Simbolismo priorizava a expressão emocional e sensorial, utilizando uma linguagem mais poética e musical.


2. Questão de Múltipla Escolha: Pergunta: Quem foi um dos principais teóricos do Simbolismo e contribuiu para a definição do movimento? a) Cruz e Souza
b) Jean Moréas
c) Antônio Nobre
d) Eugênio de Castro
Resposta: b) Jean Moréas


3. Questão V ou F: Pergunta: O Simbolismo surgiu como uma reação à objetividade do Parnasianismo, buscando expressar mais a razão do que a emoção. Resposta: Falso. O Simbolismo surgiu justamente para valorizar a subjetividade, as emoções e o inconsciente, contrastando com o Parnasianismo, que priorizava a objetividade e a perfeição formal.


4. Questão de Correspondência: Pergunta: Relacione os poetas simbolistas aos países onde atuaram:

  1. Eugênio de Castro
  2. Cruz e Souza
  3. Camilo Pessanha
  4. Alphonsus de Guimaraens
    a) Brasil
    b) Portugal
    Resposta:
    1 - b) Portugal
    2 - a) Brasil
    3 - b) Portugal
    4 - a) Brasil

5. Questão de Análise Crítica: Pergunta: A poesia simbolista pode ser vista como uma crítica ao materialismo da sociedade industrial do século XIX. Como o movimento utiliza a subjetividade e os símbolos para fazer essa crítica? Resposta: O Simbolismo utiliza a subjetividade para criticar a sociedade industrial e materialista, refletindo sobre o sofrimento, a angústia e a busca por um sentido além da realidade física. Através do uso de símbolos, metáforas e uma linguagem sensorial, o movimento sugere que a verdadeira compreensão do mundo e da experiência humana não pode ser reduzida à lógica da razão e do materialismo, convidando o leitor a explorar os mistérios e a espiritualidade.


6. Questão Objetiva de Múltipla Escolha: Pergunta: Qual das obras abaixo é de Cruz e Souza? a) Oaristo
b) Missal
c) Clepsidra
d) Setenário das Dores de Nossa Senhora
Resposta: b) Missal


7. Questão de Complementação Simples: Pergunta: O principal teórico do Simbolismo no Brasil foi ___________. Resposta: Cruz e Souza


8. Questão de Resposta Única: Pergunta: Qual o principal legado do Simbolismo para a literatura contemporânea? Resposta: O legado do Simbolismo para a literatura contemporânea é a valorização da subjetividade, da exploração do inconsciente e da linguagem poética simbólica, que continua a influenciar poetas contemporâneos.


9. Questão de Interpretação: Pergunta: No contexto histórico do surgimento do Simbolismo, o que o movimento buscava ao explorar a crise da razão e o inconsciente? Resposta: O Simbolismo buscava uma resposta estética e poética à crise da razão e ao materialismo da sociedade industrial, propondo uma abordagem mais subjetiva e emocional da realidade, focando no inconsciente, nos mistérios da existência e na espiritualidade.


10. Questão de Resposta Múltipla: Pergunta: Quais das características abaixo estão relacionadas à poesia simbolista? a) Uso de metáforas
b) Versos rígidos e métricos
c) Temas universais como morte e amor
d) Linguagem direta e objetiva
Resposta: a) Uso de metáforas
c) Temas universais como morte e amor


11. Questão de Asserção-Razão: Pergunta:
Asserção: O Simbolismo deu origem a um estilo de poesia que era excessivamente lógico e racional.
Razão: O Simbolismo estava mais interessado na sugestão e na subjetividade do que na clareza racional.
Resposta: Falsa. A asserção está incorreta, pois o Simbolismo priorizava a subjetividade e a sugestão, não a lógica e a razão.


12. Questão de Foco Negativo: Pergunta: Qual das alternativas abaixo NÃO é uma característica do Simbolismo? a) Valorização da subjetividade
b) Busca por uma linguagem direta e clara
c) Uso de metáforas e símbolos
d) Ênfase em temas espirituais e misteriosos
Resposta: b) Busca por uma linguagem direta e clara


13. Questão de Associação: Pergunta: Associe os autores aos seus respectivos países:

  1. Cruz e Souza
  2. Camilo Pessanha
  3. Eugênio de Castro
  4. Alphonsus de Guimaraens
    a) Brasil
    b) Portugal
    Resposta:
    1 - a) Brasil
    2 - b) Portugal
    3 - b) Portugal
    4 - a) Brasil

14. Questão Objetiva de Múltipla Escolha: Pergunta: Qual das alternativas abaixo descreve uma característica do uso da linguagem no Simbolismo? a) Linguagem objetiva e pragmática
b) Uso predominante de figuras de linguagem como metáforas e sinestesias
c) Linguagem direta e sem ambiguidades
d) Versos rigidamente métricos e com rima fixa
Resposta: b) Uso predominante de figuras de linguagem como metáforas e sinestesias


15. Questão de Complementação Simples: Pergunta: O principal autor simbolista brasileiro, conhecido por sua obra Missal e Broquéis, é ___________. Resposta: Cruz e Souza

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário