Análise do Material Escolar
Nome: ___________________________
Idade: ______
Série: _______
Período: ________
Professora: ____________________
Material:
( ) Caderno de classe
( ) Caderno de casa
Matéria: _________________________
Tipo de Material:
( ) Caderno de __________
( ) Pasta de __________
( ) Avaliação de __________
Data: ________
Conservação do Material
- ( ) Limpo
- ( ) Sujo
- ( ) Rasgado
- ( ) Com capa
- ( ) Sem capa
- ( ) Capa prestes a se soltar
Ao apagar:
- ( ) Rasga a folha
- ( ) Deixa sujo
- ( ) Deixa sujo com muita pressão
- ( ) Apaga levemente e escreve por cima
- ( ) Nada a notar
Presença de orelhas nas folhas:
- ( ) Com frequência
- ( ) Às vezes
- ( ) Não
Identificação:
- ( ) Nome
- ( ) Série
- ( ) Classe
- ( ) Professor(a)
- ( ) Escola
- ( ) Sem identificação
Escrita
A. Traçado das letras:
- ( ) Pressão exagerada
- ( ) Leve demais
- ( ) Alternância entre pressão e leveza
- ( ) Nada a notar
B. Forma das letras:
- ( ) Movimentos contrários aos convencionais
- ( ) Detalhes omitidos (pingo no “i”, corte no “t”, cedilha no “ç”)
- ( ) Escrita feia, mas legível
- ( ) Escrita ilegível
- ( ) Escrita legível
- ( ) Letra rebuscada
- ( ) Inconstante (ora grande, ora pequena)
- ( ) Letra grande demais
- ( ) Letra pequena demais
C. Colocação das letras:
- ( ) Separações inadequadas
- ( ) Letras não ligadas (constante levantamento do lápis)
- ( ) Ligações defeituosas
- ( ) Espaçamento irregular entre letras e palavras
- ( ) Escrita fora da linha
- ( ) Oscilação (de baixo para cima ou fora da pauta)
D. Uso da folha:
Margem:
- ( ) Ultrapassa às vezes
- ( ) Ultrapassa sempre
- ( ) Respeita
- ( ) Margem excessivamente grande ou pequena
Parágrafo:
- ( ) Normal
- ( ) Pula linhas desnecessariamente
- ( ) Não respeita a linha
Ortografia
Confusão entre letras:
- Simétricas: ( ) p/q ( ) m/u ( ) d/b
- Foneticamente semelhantes: ( ) p/b ( ) ch/x ( ) f/v ( ) g/c
- De formas vizinhas:
- Maiúsculas: ( ) M/N ( ) B/R ( ) F/E
- Minúsculas: ( ) f/t ( ) c/e ( ) j/g
Inversão:
- ( ) Letras numa palavra
- ( ) Letras numa sílaba
- ( ) Sílabas numa palavra
Fragmentação:
- Palavras divididas indevidamente: ________________________
Adição:
- ( ) Letras ou sílabas em palavras/frases
Omissão:
- ( ) Dígrafos ou grupos consonantais
Junção:
- Palavras distintas escritas como uma única: ___________________
Representação Linguística
PONTUAÇÃO:
- ( ) Correta
- ( ) Incorreta
ACENTUAÇÃO:
- ( ) Correta
- ( ) Incorreta
CONCORDÂNCIA:
- ( ) Verbal
- ( ) Nominal
- ( ) Pronominal
TIPO DE ATIVIDADE:
( ) Redação
( ) Narração
( ) Bilhete
( ) Diálogo
( ) Interpretação de texto
Sequência de ideias:
- ( ) Adequada
- ( ) Inadequada
Análise do material escolar
Nome: __________________________________ Idade: __________
Série: _________ Período: ________ Profª: ____________
Caderno de ___classe ou ___casa. Matéria: _________________________
Material
( ) Caderno de ___________ Pasta de _______________
( ) Avaliação de ___________ Data: ________Conservação do material
( ) Limpo ( ) Sujo ( ) Rasgado
( ) Com capa ( ) Sem capa ( ) Capa para soltar-seAo apagar:
( ) Rasga a folha
( ) Deixa sujo
( ) Deixa sujo com muita pressão
( ) Apaga levemente e escreve por cima
( ) Nada a notarAparece orelhas:
( ) Com frequência
( ) Às vezes
( ) NãoHá identificação:
( ) Nome ( ) No início do material
( ) Série ( ) Na capa
( ) Classe ( ) Com etiqueta
( ) Prof. ( ) Escola
( ) Sem identificaçãoEscrita
A - Traçado das letras
( ) Com pressão exagerada
( ) Acalca muito
( ) Leve demais
( ) Ora compressão, ora leve demais
( ) Nada a notarB - Forma de letras; distorção; substituição de sua forma por outra:
( ) Semelhante
( ) Movimentos contrários aos convencionais da escrita
( ) Omitir detalhes como pingo no "i"
( ) Omitir detalhes como corte no "t"
( ) Omitir detalhes como cedilha no "c"
( ) Escrita feia, mas legível
( ) Ilegível
( ) Legível
( ) Rebuscada
( ) Inconstante - ora grande, ora pequena
( ) Letra grande demais
( ) Letra pequena demaisC - Colocação das letras:
( ) Separações inadequadas
( ) Letras não ligadas que evidenciam constante levantamento do lápis no papel
( ) Ligações defeituosas de letras nas palavras
( ) Irregularidades no espaçamento das letras na palavra
( ) Colocação das bases e ligações das letras sobre a pauta
( ) A escrita oscila de baixo para cima
( ) Fora da linha
( ) Nada a notarD - Colocação da escrita na folha
Margem:
( ) Ultrapassa às vezes
( ) Ultrapassa sempre
( ) Respeita
( ) Excessivamente grande, quando usa folha de linguagem
( ) Excessivamente pequena, quando usa folha de linguagem
( ) Escreve do lado correto da margemParágrafo:
( ) Excessivamente grande ou pequena
( ) Às vezes
( ) Sempre
( ) Normal
( ) Pula linha desnecessariamente
( ) Escrita fora da linha
( ) Escrita na linha
( ) Não respeita a linhaUso da linha:
( ) Oscila ora fora
( ) Oscila para cima
( ) Ora para baixo
( ) Ora na linha
( ) Escrita comprimida - regular na direção
( ) Escrita comprimida - irregular na direção
3.2 Ortografia
Confusão entre letras simétricas:
( ) p q
( ) m u
( ) d b
( ) q s
( ) m r
( ) d q
Confusão entre letras foneticamente semelhantes (ditado):
( ) p b
( ) ch x
( ) f v
( ) g c
( ) s z
Confusão entre letras de formas vizinhas:
Maiúsculas:
( ) M N
( ) CH CL
( ) B R
( ) O Q
( ) F E
( ) V U
Minúsculas:
( ) f t
( ) e l
( ) m n
( ) c e
( ) cl ch
( ) j g
( ) gu qu
Dificuldade em superar os problemas próprios da língua na representação gráfica de sons da fala:
S:
( ) S, C, SS, X, Ç, Z, SC, SÇ, XC
R:
( ) R, RR
Z:
( ) S, X
X:
( ) CH, ÃO, AM
( ) G, J
( ) L, U
( ) O e E substituídos na fala por I e U
Inversão
Alteração da ordem na posição das:
( ) Letras numa palavra
( ) Letras numa sílaba
( ) Sílabas numa palavra
Fragmentação:
Quando uma palavra aparece fragmentada ou parte dela aparece unida com a palavra seguinte: _____________________
Adição:
( ) Acréscimo de letras numa palavra
( ) Acréscimo de letras numa frase
( ) Acréscimo de sílabas numa frase
( ) Acréscimo de palavras numa frase
Omissão:
( ) De letras em dígrafos: RR, SS, QU, NH, LH, CH, GU
( ) De grupos consonantais: GR, PR, BL, outras: ___________
( ) De sílabas em palavras: ____________
Junção:
Palavras distintas escritas como se fossem uma única, mantendo o espaço adequado entre as demais palavras da sentença: ____________________________________________
Substituição:
De uma palavra por outra de significado aproximado: ________________________
3.3 Representação de estrutura linguística
Frases:
PONTUAÇÃO:
( ) Correta ( ) Incorreta
ACENTUAÇÃO:
( ) Correta ( ) Incorreta
SEPARAÇÃO DE SÍLABAS:
( ) Correta ( ) Incorreta
HÍFEN:
( ) Correta ( ) Incorreta
MAIÚSCULA:
( ) Correta ( ) Incorreta
Concordância verbal - Tipo de erro: ____________
Concordância nominal - Tipo de erro: ____________
Concordância pronominal - Tipo de erro: ____________
Travessão:
( ) Correto ( ) Incorreto
Vocabulário inadequado à expressão da ideia:
Vocabulário muito repetitivo:
Habilidade:
( ) ou Inabilidade
( ) Para formar frases afirmativas, negativas, ? , !
Omissão de palavras:
( )
Separação de sílabas:
( ) Correta ( ) Incorreta
( ) Sempre ( ) Às vezes
3.3 B. Tipo de atividade:
( ) Redação
( ) Narração
( ) Bilhete
( ) Carta
( ) Construção de orações
( ) Diálogo
( ) Descrição
( ) Interpretação de texto
Há sequência entre as ideias? __________
Adequação do tema proposto? __________
- Atividades de gramática
Assinalar onde ocorre maior número de erros:
- Classificação e flexão das palavras: __________
- Sílabas:
( ) Divisão
( ) Identificação da sílaba tônica
( ) Classificação - número de sílabas
1. Conservação do Material
Critérios positivos:
- O material está limpo, bem cuidado e organizado.
- O caderno tem identificação clara e está com capa protetora.
- Não há orelhas nas folhas ou páginas rasgadas.
Critérios negativos:
- O material está sujo, com páginas rasgadas ou sem identificação.
- Há orelhas frequentes nas folhas, e a capa está prestes a se soltar.
- O aluno não demonstra cuidado ao apagar, deixando marcas excessivas ou rasgando as folhas.
2. Escrita
Critérios positivos:
- Escrita legível, com traçado consistente e alinhada às pautas.
- Boa organização das letras, palavras e parágrafos.
- Respeito às margens e uso adequado do espaço na folha.
- O aluno apresenta progresso na caligrafia e na padronização da letra.
Critérios negativos:
- Escrita ilegível ou com pressão exagerada.
- Letras desorganizadas, desconexas ou com espaçamento irregular.
- Desrespeito às margens, escrita oscilante ou fora da linha.
- O aluno demonstra dificuldade em manter consistência no tamanho ou formato das letras.
3. Ortografia
Critérios positivos:
- Uso correto de letras, dígrafos e grupos consonantais.
- Escrita clara, sem confusão entre letras semelhantes.
- Poucas ou nenhuma inversão, adição ou omissão de letras ou palavras.
Critérios negativos:
- Confusão frequente entre letras simétricas (ex.: p/q) ou foneticamente semelhantes (ex.: p/b).
- Omissão de dígrafos ou grupos consonantais, prejudicando a clareza do texto.
- Adição desnecessária de letras ou palavras, alterando o significado.
4. Representação Linguística
Critérios positivos:
- Boa pontuação, acentuação e uso de maiúsculas e minúsculas.
- Construção de frases claras e coerentes, respeitando as normas gramaticais.
- Adequação ao tema proposto, com sequência lógica de ideias.
Critérios negativos:
- Erros recorrentes de pontuação, acentuação e uso de maiúsculas.
- Frases desconexas ou sem relação com o tema proposto.
- Dificuldade em organizar ideias ou estabelecer sequência lógica.
5. Organização Geral
Critérios positivos:
- Caderno organizado, com seções bem definidas e datas registradas.
- Uso correto de títulos, subtítulos e margens.
- Anotações limpas e claras, demonstrando esforço para manter a ordem.
Critérios negativos:
- Caderno desorganizado, com falta de separação entre matérias ou conteúdos.
- Anotações confusas, rasuradas ou feitas sem atenção ao layout.
- Ausência de datas, títulos ou divisões, dificultando a navegação no material.
6. Comportamento e Esforço
Critérios positivos:
- O aluno demonstra empenho em corrigir erros e melhorar a qualidade do material.
- Participa ativamente das atividades, buscando entender e aplicar os conceitos.
- Aceita orientações e tenta aplicá-las.
Critérios negativos:
- O aluno não demonstra esforço para corrigir erros ou cuidar do material.
- Dificuldade em seguir orientações ou aplicar feedbacks.
- Apatia ou desinteresse em relação à organização e ao aprimoramento da escrita.
Exemplo de Análise Positiva e Negativa
Positiva:
- "O material está bem organizado, com capa protetora e identificação clara. A escrita do aluno é legível e demonstra progresso na padronização das letras. Apesar de pequenas dificuldades com espaçamento, ele mostra esforço e melhora constante."
Negativa:
- "O material apresenta sinais de descuido, como páginas sujas e orelhas frequentes. A escrita é irregular, com dificuldade em manter alinhamento e pressão uniforme. O aluno precisa de orientação para melhorar a organização e o cuidado com o material."
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