quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Análise do material escolar ( SÉRIES INICIAIS)

 

Análise do Material Escolar

Nome: ___________________________
Idade: ______
Série: _______
Período: ________
Professora: ____________________
Material:
( ) Caderno de classe
( ) Caderno de casa
Matéria: _________________________

Tipo de Material:
( ) Caderno de __________
( ) Pasta de __________
( ) Avaliação de __________
Data: ________


Conservação do Material

  • ( ) Limpo
  • ( ) Sujo
  • ( ) Rasgado
  • ( ) Com capa
  • ( ) Sem capa
  • ( ) Capa prestes a se soltar

Ao apagar:

  • ( ) Rasga a folha
  • ( ) Deixa sujo
  • ( ) Deixa sujo com muita pressão
  • ( ) Apaga levemente e escreve por cima
  • ( ) Nada a notar

Presença de orelhas nas folhas:

  • ( ) Com frequência
  • ( ) Às vezes
  • ( ) Não

Identificação:

  • ( ) Nome
  • ( ) Série
  • ( ) Classe
  • ( ) Professor(a)
  • ( ) Escola
  • ( ) Sem identificação

Escrita

A. Traçado das letras:

  • ( ) Pressão exagerada
  • ( ) Leve demais
  • ( ) Alternância entre pressão e leveza
  • ( ) Nada a notar

B. Forma das letras:

  • ( ) Movimentos contrários aos convencionais
  • ( ) Detalhes omitidos (pingo no “i”, corte no “t”, cedilha no “ç”)
  • ( ) Escrita feia, mas legível
  • ( ) Escrita ilegível
  • ( ) Escrita legível
  • ( ) Letra rebuscada
  • ( ) Inconstante (ora grande, ora pequena)
  • ( ) Letra grande demais
  • ( ) Letra pequena demais

C. Colocação das letras:

  • ( ) Separações inadequadas
  • ( ) Letras não ligadas (constante levantamento do lápis)
  • ( ) Ligações defeituosas
  • ( ) Espaçamento irregular entre letras e palavras
  • ( ) Escrita fora da linha
  • ( ) Oscilação (de baixo para cima ou fora da pauta)

D. Uso da folha:

Margem:

  • ( ) Ultrapassa às vezes
  • ( ) Ultrapassa sempre
  • ( ) Respeita
  • ( ) Margem excessivamente grande ou pequena

Parágrafo:

  • ( ) Normal
  • ( ) Pula linhas desnecessariamente
  • ( ) Não respeita a linha

Ortografia

Confusão entre letras:

  • Simétricas: ( ) p/q ( ) m/u ( ) d/b
  • Foneticamente semelhantes: ( ) p/b ( ) ch/x ( ) f/v ( ) g/c
  • De formas vizinhas:
    • Maiúsculas: ( ) M/N ( ) B/R ( ) F/E
    • Minúsculas: ( ) f/t ( ) c/e ( ) j/g

Inversão:

  • ( ) Letras numa palavra
  • ( ) Letras numa sílaba
  • ( ) Sílabas numa palavra

Fragmentação:

  • Palavras divididas indevidamente: ________________________

Adição:

  • ( ) Letras ou sílabas em palavras/frases

Omissão:

  • ( ) Dígrafos ou grupos consonantais

Junção:

  • Palavras distintas escritas como uma única: ___________________

Representação Linguística

PONTUAÇÃO:

  • ( ) Correta
  • ( ) Incorreta

ACENTUAÇÃO:

  • ( ) Correta
  • ( ) Incorreta

CONCORDÂNCIA:

  • ( ) Verbal
  • ( ) Nominal
  • ( ) Pronominal

TIPO DE ATIVIDADE:
( ) Redação
( ) Narração
( ) Bilhete
( ) Diálogo
( ) Interpretação de texto

Sequência de ideias:

  • ( ) Adequada
  • ( ) Inadequada
OU, CÓPIA MAIS SIMPLES 

Análise do material escolar

Nome: __________________________________ Idade: __________
Série: _________ Período: ________ Profª: ____________
Caderno de ___classe ou ___casa. Matéria: _________________________

  1. Material
    ( ) Caderno de ___________ Pasta de _______________
    ( ) Avaliação de ___________ Data: ________

  2. Conservação do material
    ( ) Limpo ( ) Sujo ( ) Rasgado
    ( ) Com capa ( ) Sem capa ( ) Capa para soltar-se

    Ao apagar:
    ( ) Rasga a folha
    ( ) Deixa sujo
    ( ) Deixa sujo com muita pressão
    ( ) Apaga levemente e escreve por cima
    ( ) Nada a notar

    Aparece orelhas:
    ( ) Com frequência
    ( ) Às vezes
    ( ) Não

    Há identificação:
    ( ) Nome ( ) No início do material
    ( ) Série ( ) Na capa
    ( ) Classe ( ) Com etiqueta
    ( ) Prof. ( ) Escola
    ( ) Sem identificação

  3. Escrita
    A - Traçado das letras
    ( ) Com pressão exagerada
    ( ) Acalca muito
    ( ) Leve demais
    ( ) Ora compressão, ora leve demais
    ( ) Nada a notar

    B - Forma de letras; distorção; substituição de sua forma por outra:
    ( ) Semelhante
    ( ) Movimentos contrários aos convencionais da escrita
    ( ) Omitir detalhes como pingo no "i"
    ( ) Omitir detalhes como corte no "t"
    ( ) Omitir detalhes como cedilha no "c"
    ( ) Escrita feia, mas legível
    ( ) Ilegível
    ( ) Legível
    ( ) Rebuscada
    ( ) Inconstante - ora grande, ora pequena
    ( ) Letra grande demais
    ( ) Letra pequena demais

    C - Colocação das letras:
    ( ) Separações inadequadas
    ( ) Letras não ligadas que evidenciam constante levantamento do lápis no papel
    ( ) Ligações defeituosas de letras nas palavras
    ( ) Irregularidades no espaçamento das letras na palavra
    ( ) Colocação das bases e ligações das letras sobre a pauta
    ( ) A escrita oscila de baixo para cima
    ( ) Fora da linha
    ( ) Nada a notar

    D - Colocação da escrita na folha
    Margem:
    ( ) Ultrapassa às vezes
    ( ) Ultrapassa sempre
    ( ) Respeita
    ( ) Excessivamente grande, quando usa folha de linguagem
    ( ) Excessivamente pequena, quando usa folha de linguagem
    ( ) Escreve do lado correto da margem

    Parágrafo:
    ( ) Excessivamente grande ou pequena
    ( ) Às vezes
    ( ) Sempre
    ( ) Normal
    ( ) Pula linha desnecessariamente
    ( ) Escrita fora da linha
    ( ) Escrita na linha
    ( ) Não respeita a linha

    Uso da linha:
    ( ) Oscila ora fora
    ( ) Oscila para cima
    ( ) Ora para baixo
    ( ) Ora na linha
    ( ) Escrita comprimida - regular na direção
    ( ) Escrita comprimida - irregular na direção

3.2 Ortografia
Confusão entre letras simétricas:
( ) p q
( ) m u
( ) d b
( ) q s
( ) m r
( ) d q

Confusão entre letras foneticamente semelhantes (ditado):
( ) p b
( ) ch x
( ) f v
( ) g c
( ) s z

Confusão entre letras de formas vizinhas:
Maiúsculas:
( ) M N
( ) CH CL
( ) B R
( ) O Q
( ) F E
( ) V U

Minúsculas:
( ) f t
( ) e l
( ) m n
( ) c e
( ) cl ch
( ) j g
( ) gu qu

Dificuldade em superar os problemas próprios da língua na representação gráfica de sons da fala:
S:
( ) S, C, SS, X, Ç, Z, SC, SÇ, XC
R:
( ) R, RR
Z:
( ) S, X
X:
( ) CH, ÃO, AM
( ) G, J
( ) L, U
( ) O e E substituídos na fala por I e U

Inversão
Alteração da ordem na posição das:
( ) Letras numa palavra
( ) Letras numa sílaba
( ) Sílabas numa palavra

Fragmentação:
Quando uma palavra aparece fragmentada ou parte dela aparece unida com a palavra seguinte: _____________________

Adição:
( ) Acréscimo de letras numa palavra
( ) Acréscimo de letras numa frase
( ) Acréscimo de sílabas numa frase
( ) Acréscimo de palavras numa frase

Omissão:
( ) De letras em dígrafos: RR, SS, QU, NH, LH, CH, GU
( ) De grupos consonantais: GR, PR, BL, outras: ___________
( ) De sílabas em palavras: ____________

Junção:
Palavras distintas escritas como se fossem uma única, mantendo o espaço adequado entre as demais palavras da sentença: ____________________________________________

Substituição:
De uma palavra por outra de significado aproximado: ________________________

3.3 Representação de estrutura linguística
Frases:
PONTUAÇÃO:
( ) Correta ( ) Incorreta

ACENTUAÇÃO:
( ) Correta ( ) Incorreta

SEPARAÇÃO DE SÍLABAS:
( ) Correta ( ) Incorreta

HÍFEN:
( ) Correta ( ) Incorreta

MAIÚSCULA:
( ) Correta ( ) Incorreta

Concordância verbal - Tipo de erro: ____________
Concordância nominal - Tipo de erro: ____________
Concordância pronominal - Tipo de erro: ____________

Travessão:
( ) Correto ( ) Incorreto

Vocabulário inadequado à expressão da ideia:


Vocabulário muito repetitivo:


Habilidade:
( ) ou Inabilidade
( ) Para formar frases afirmativas, negativas, ? , !

Omissão de palavras:
( )

Separação de sílabas:
( ) Correta ( ) Incorreta
( ) Sempre ( ) Às vezes

3.3 B. Tipo de atividade:
( ) Redação
( ) Narração
( ) Bilhete
( ) Carta
( ) Construção de orações
( ) Diálogo
( ) Descrição
( ) Interpretação de texto

Há sequência entre as ideias? __________
Adequação do tema proposto? __________

  1. Atividades de gramática
    Assinalar onde ocorre maior número de erros:
  • Classificação e flexão das palavras: __________
  • Sílabas:
    ( ) Divisão
    ( ) Identificação da sílaba tônica
    ( ) Classificação - número de sílabas

1. Conservação do Material

Critérios positivos:

  • O material está limpo, bem cuidado e organizado.
  • O caderno tem identificação clara e está com capa protetora.
  • Não há orelhas nas folhas ou páginas rasgadas.

Critérios negativos:

  • O material está sujo, com páginas rasgadas ou sem identificação.
  • Há orelhas frequentes nas folhas, e a capa está prestes a se soltar.
  • O aluno não demonstra cuidado ao apagar, deixando marcas excessivas ou rasgando as folhas.

2. Escrita

Critérios positivos:

  • Escrita legível, com traçado consistente e alinhada às pautas.
  • Boa organização das letras, palavras e parágrafos.
  • Respeito às margens e uso adequado do espaço na folha.
  • O aluno apresenta progresso na caligrafia e na padronização da letra.

Critérios negativos:

  • Escrita ilegível ou com pressão exagerada.
  • Letras desorganizadas, desconexas ou com espaçamento irregular.
  • Desrespeito às margens, escrita oscilante ou fora da linha.
  • O aluno demonstra dificuldade em manter consistência no tamanho ou formato das letras.

3. Ortografia

Critérios positivos:

  • Uso correto de letras, dígrafos e grupos consonantais.
  • Escrita clara, sem confusão entre letras semelhantes.
  • Poucas ou nenhuma inversão, adição ou omissão de letras ou palavras.

Critérios negativos:

  • Confusão frequente entre letras simétricas (ex.: p/q) ou foneticamente semelhantes (ex.: p/b).
  • Omissão de dígrafos ou grupos consonantais, prejudicando a clareza do texto.
  • Adição desnecessária de letras ou palavras, alterando o significado.

4. Representação Linguística

Critérios positivos:

  • Boa pontuação, acentuação e uso de maiúsculas e minúsculas.
  • Construção de frases claras e coerentes, respeitando as normas gramaticais.
  • Adequação ao tema proposto, com sequência lógica de ideias.

Critérios negativos:

  • Erros recorrentes de pontuação, acentuação e uso de maiúsculas.
  • Frases desconexas ou sem relação com o tema proposto.
  • Dificuldade em organizar ideias ou estabelecer sequência lógica.

5. Organização Geral

Critérios positivos:

  • Caderno organizado, com seções bem definidas e datas registradas.
  • Uso correto de títulos, subtítulos e margens.
  • Anotações limpas e claras, demonstrando esforço para manter a ordem.

Critérios negativos:

  • Caderno desorganizado, com falta de separação entre matérias ou conteúdos.
  • Anotações confusas, rasuradas ou feitas sem atenção ao layout.
  • Ausência de datas, títulos ou divisões, dificultando a navegação no material.

6. Comportamento e Esforço

Critérios positivos:

  • O aluno demonstra empenho em corrigir erros e melhorar a qualidade do material.
  • Participa ativamente das atividades, buscando entender e aplicar os conceitos.
  • Aceita orientações e tenta aplicá-las.

Critérios negativos:

  • O aluno não demonstra esforço para corrigir erros ou cuidar do material.
  • Dificuldade em seguir orientações ou aplicar feedbacks.
  • Apatia ou desinteresse em relação à organização e ao aprimoramento da escrita.

Exemplo de Análise Positiva e Negativa

Positiva:

  • "O material está bem organizado, com capa protetora e identificação clara. A escrita do aluno é legível e demonstra progresso na padronização das letras. Apesar de pequenas dificuldades com espaçamento, ele mostra esforço e melhora constante."

Negativa:

  • "O material apresenta sinais de descuido, como páginas sujas e orelhas frequentes. A escrita é irregular, com dificuldade em manter alinhamento e pressão uniforme. O aluno precisa de orientação para melhorar a organização e o cuidado com o material."

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