quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Dificuldades Perceptuais (Lesão Cerebral Mínima, Disfunção Cerebral Mínima, Dificuldades Específicas de Linguagem ou Dislexia)

 

Dificuldades Perceptuais (Lesão Cerebral Mínima, Disfunção Cerebral Mínima, Dificuldades Específicas de Linguagem ou Dislexia)

O que são as dificuldades perceptuais?

  • São dificuldades nos processos normais de percepção, ou seja, na habilidade de entender e dar sentido ao que está ao nosso redor.
  • No contexto escolar, as crianças com dificuldades perceptuais podem ter dificuldades em:
    • Perceber e entender a forma dos símbolos (como letras e números).
    • Associar sons e imagens.
    • Organizar e reproduzir esses símbolos de forma precisa.

Características Comuns nas Crianças com Dificuldades Perceptuais

  • Comportamento: Muitas dessas crianças são hiperativas, se distraem facilmente, e têm dificuldade em controlar impulsos (como falar muito ou interromper).
  • Emoções: Elas podem ser emocionalmente instáveis, chorando sem motivo, rindo excessivamente ou agindo de maneira impetuosa quando excitadas.
  • Raciocínio e Memória: Dificuldade em formar conceitos e fazer julgamentos. Podem ter problemas para lembrar palavras, associar letras e números, ou entender instruções de forma clara.
  • Dificuldade na Linguagem: Se tiverem problemas de linguagem, terão dificuldades em apresentações orais e na escrita. O problema de memória pode fazer com que esqueçam palavras ou números que aprenderam recentemente.

Causas Possíveis das Dificuldades Perceptuais

  • Parto difícil, acidente, febre alta, encefalite, hipoxia durante o parto (falta de oxigênio), viroses contraídas pela mãe ou incompatibilidade sanguínea.

Teste para Diagnóstico de Dislexia

Menos de 8 Anos e Meio

Se a criança tem dificuldades em:

  • Leitura
  • Soletrar
  • Inverter números (ex.: 2-5, 15-51)
  • Escrever "b" ao invés de "d"
  • Usar dedos ou anotações para cálculos
  • Lembrar da tabuada
  • Demorar para responder
  • Confundir direita e esquerda
  • Ser desajeitada ou ter dificuldades motoras (ex.: pegar ou chutar bola, amarrar o laço, vestir-se)

De 8 1/2 a 12 Anos

Se a criança tem dificuldades em:

  • Cometer erros de leitura
  • Cometer erros estranhos de soletração (ex.: omitir letras nas palavras)
  • Confundir direita e esquerda
  • Encontrar dificuldades com tabuada
  • Usar dedos ou sinais especiais para cálculos
  • Compreensão de leitura mais lenta do que a média para a idade
  • Demorar para fazer trabalhos escritos
  • Sentir insegurança ou baixa autoestima

Acima de 12 Anos

Se a criança tem dificuldades em:

  • Erros na leitura
  • Erros de soletração
  • Dificuldades com instruções e números de telefone
  • Dificuldade com palavras longas
  • Confundir horários e datas
  • Precisar verificar várias vezes para copiar corretamente
  • Dificuldade com tabuadas mais difíceis
  • Perder a ordem ao recitar as tabuadas
  • Dificuldade em fazer redações ou planejar o que escrever

Resumo:

O teste e as características listadas podem ajudar a identificar sinais de dislexia em crianças de diferentes idades. Caso a criança apresente uma quantidade significativa dessas dificuldades, é importante buscar ajuda especializada para diagnóstico e apoio

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