Dificuldades Perceptuais (Lesão Cerebral Mínima, Disfunção Cerebral Mínima, Dificuldades Específicas de Linguagem ou Dislexia)
O que são as dificuldades perceptuais?
- São dificuldades nos processos normais de percepção, ou seja, na habilidade de entender e dar sentido ao que está ao nosso redor.
- No contexto escolar, as crianças com dificuldades perceptuais podem ter dificuldades em:
- Perceber e entender a forma dos símbolos (como letras e números).
- Associar sons e imagens.
- Organizar e reproduzir esses símbolos de forma precisa.
Características Comuns nas Crianças com Dificuldades Perceptuais
- Comportamento: Muitas dessas crianças são hiperativas, se distraem facilmente, e têm dificuldade em controlar impulsos (como falar muito ou interromper).
- Emoções: Elas podem ser emocionalmente instáveis, chorando sem motivo, rindo excessivamente ou agindo de maneira impetuosa quando excitadas.
- Raciocínio e Memória: Dificuldade em formar conceitos e fazer julgamentos. Podem ter problemas para lembrar palavras, associar letras e números, ou entender instruções de forma clara.
- Dificuldade na Linguagem: Se tiverem problemas de linguagem, terão dificuldades em apresentações orais e na escrita. O problema de memória pode fazer com que esqueçam palavras ou números que aprenderam recentemente.
Causas Possíveis das Dificuldades Perceptuais
- Parto difícil, acidente, febre alta, encefalite, hipoxia durante o parto (falta de oxigênio), viroses contraídas pela mãe ou incompatibilidade sanguínea.
Teste para Diagnóstico de Dislexia
Menos de 8 Anos e Meio
Se a criança tem dificuldades em:
- Leitura
- Soletrar
- Inverter números (ex.: 2-5, 15-51)
- Escrever "b" ao invés de "d"
- Usar dedos ou anotações para cálculos
- Lembrar da tabuada
- Demorar para responder
- Confundir direita e esquerda
- Ser desajeitada ou ter dificuldades motoras (ex.: pegar ou chutar bola, amarrar o laço, vestir-se)
De 8 1/2 a 12 Anos
Se a criança tem dificuldades em:
- Cometer erros de leitura
- Cometer erros estranhos de soletração (ex.: omitir letras nas palavras)
- Confundir direita e esquerda
- Encontrar dificuldades com tabuada
- Usar dedos ou sinais especiais para cálculos
- Compreensão de leitura mais lenta do que a média para a idade
- Demorar para fazer trabalhos escritos
- Sentir insegurança ou baixa autoestima
Acima de 12 Anos
Se a criança tem dificuldades em:
- Erros na leitura
- Erros de soletração
- Dificuldades com instruções e números de telefone
- Dificuldade com palavras longas
- Confundir horários e datas
- Precisar verificar várias vezes para copiar corretamente
- Dificuldade com tabuadas mais difíceis
- Perder a ordem ao recitar as tabuadas
- Dificuldade em fazer redações ou planejar o que escrever
Resumo:
O teste e as características listadas podem ajudar a identificar sinais de dislexia em crianças de diferentes idades. Caso a criança apresente uma quantidade significativa dessas dificuldades, é importante buscar ajuda especializada para diagnóstico e apoio
Nenhum comentário:
Postar um comentário