quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

PRODUÇÃO DE TEXTO DIRECIONADA : CRIE SUA PERSONAGEM

 

Personagem:                                        Nome                                                                 data


Nesta semana, reflita sobre o que sua personagem fez, as atividades que ela realizou e o que mais gostou de fazer. Pense também se houve algo que ela gostaria de ter feito, mas não conseguiu, e conte-nos como ela se sentiu em relação a isso. Descreva as atividades que ela mais gosta de realizar no dia a dia e, se ela ficar triste às vezes, explique em que momentos isso acontece e por quê.

Agora, imagine como sua personagem gostaria de ser, suas aspirações e seus sonhos. Escreva também sobre o que ela pensa a respeito dos estudos e sobre a escola onde estuda. Diga se ela gosta de brincar na escola e, caso sim, descreva quais brincadeiras são as preferidas dela. 

Pense se sua personagem acredita em Deus, e fale sobre o que Deus significa para ela, caso ela tenha uma crença. Descreva quando ela fica muito alegre e o que a faz feliz.

Pense no local onde sua personagem nasceu e conte sobre algum fato importante da infância dela. Escreva também sobre algo que ela gostaria de ter, mas que ainda não possui. 

Reflita sobre o que mais traz felicidade para sua personagem e diga qual é a pessoa que ela mais gosta, explicando os motivos para isso.

Por fim, fale sobre o que sua personagem gostaria de mudar no mundo, se tivesse essa oportunidade. Descreva também os momentos em que ela se sente triste e os pensamentos que vêm à mente nesses instantes. 

Finalize contando sobre o que sua personagem sente no dia a dia, suas emoções e seus desejos, e encerre com uma reflexão sobre os sonhos e esperanças que ela tem para o futuro.

Exemplo: 

Esta semana, minha personagem realizou diversas atividades. Ela gostou especialmente de [atividade que mais gostou de fazer]. No entanto, há algo que gostaria de ter feito, mas não conseguiu: [atividade que gostaria de ter feito]. No geral, ela aprecia [atividades que gosta de fazer] e dedica boa parte de seu tempo a essas práticas. Às vezes, ela se sente triste, especialmente quando [motivo de tristeza]. Apesar disso, minha personagem tem sonhos e aspirações, e gostaria de ser [como gostaria de ser].

No que diz respeito aos estudos, minha personagem tem uma opinião [positiva/negativa/neutra], e ela acredita que a escola onde estuda é [descrição da escola]. Nos momentos livres, gosta de brincar de [brincadeiras favoritas], o que a faz muito feliz. Sua crença em Deus é [descreva se acredita em Deus ou não], e, para ela, Deus significa [significado de Deus para a personagem]. Quando se sente muito alegre, é geralmente porque [motivo de alegria].

Minha personagem nasceu em [local de nascimento], e guarda na memória um fato importante de sua infância: [fato significativo da infância]. Ela tem sonhos que ainda não realizou e gostaria muito de ter [algo que gostaria de possuir]. Do que mais gosta na vida é [aspecto favorito da vida]. Para ela, a pessoa mais especial é [quem é essa pessoa e por quê].

Minha personagem gostaria de mudar muitas coisas no mundo, mas, acima de tudo, [mudança que gostaria de ver no mundo]. Nos momentos de tristeza, geralmente pensa em [pensamentos recorrentes], e isso a faz sentir [emoções predominantes]. Apesar disso, ela tem muitas esperanças e planos para o futuro, o que a mantém animada e determinada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário