Teste de Dislexia
1. SINTOMATOLOGIA ESSENCIAL
- Idade: 8 anos ou mais.
- Atraso na leitura: Atraso de dois ou mais anos comparado com outras crianças da mesma idade.
- Velocidade de leitura: Menor que 50/60 palavras por minuto.
- Erros frequentes na leitura: Omissões, substituições, inversões de fonemas (vogais e consoantes sonoras).
- Compreensão de texto: Muito pobre.
- Quociente de Inteligência (QI): Normal ou superior.
- Perturbação sensorial: Nenhuma.
2. SINTOMATOLOGIA ASSOCIADA
- Baixo rendimento em ortografia.
- Dificuldade em cálculo matemático, especialmente na multiplicação.
- Movimentos involuntários durante leitura e escrita.
- Desinteresse pela escola: Fracasso nas avaliações, falta de motivação.
- Ansiedade e medo ao ler em voz alta.
- Erros frequentes na escrita: Omissões, substituições, adições e inversões de letras.
3. FATORES DE PREDISPOSIÇÃO PARA A DISLEXIA
- Problemas de lateralidade: Dificuldade em distinguir esquerda-direita, acima-abaixo.
- Dificuldade em leitura percebida por professores.
- Ausência de orientação pedagógica ou psicopedagógica adequada.
- Aprendizagem precoce de leitura e escrita na educação infantil.
- Alterações na fala: Articulação de fonemas, baixo vocabulário, pobreza de expressão oral.
- Meio familiar desfavorável à aprendizagem da leitura.
- Dificuldades semelhantes em familiares.
- Esquema corporal inadequado à idade.
- Dificuldades de concentração e atenção.
- Problemas de conduta escolar: Indisciplina, troca de escolas, escolaridade insuficiente.
4. DIFERENCIAIS IMPORTANTES
- Atraso mental: Não há diagnóstico ou evidência médica.
- Transtorno neurológico: Não há diagnóstico ou evidência médica.
- Problemas de audição: Não há diagnóstico ou evidência fonológica.
- Defeitos de visão: Não há diagnóstico ou evidência médica.
5. CRITÉRIOS PARA UM DIAGNÓSTICO INFORMAL
- Dificuldades na leitura de textos escolares: Dificuldade em captar o sentido do texto.
- Desempenho surpreendentemente baixo na leitura: Menor do que o esperado considerando escolarização e desempenho geral em outras áreas.
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