quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Teste de Dislexia

Teste de Dislexia

1. SINTOMATOLOGIA ESSENCIAL

  • Idade: 8 anos ou mais.
  • Atraso na leitura: Atraso de dois ou mais anos comparado com outras crianças da mesma idade.
  • Velocidade de leitura: Menor que 50/60 palavras por minuto.
  • Erros frequentes na leitura: Omissões, substituições, inversões de fonemas (vogais e consoantes sonoras).
  • Compreensão de texto: Muito pobre.
  • Quociente de Inteligência (QI): Normal ou superior.
  • Perturbação sensorial: Nenhuma.

2. SINTOMATOLOGIA ASSOCIADA

  • Baixo rendimento em ortografia.
  • Dificuldade em cálculo matemático, especialmente na multiplicação.
  • Movimentos involuntários durante leitura e escrita.
  • Desinteresse pela escola: Fracasso nas avaliações, falta de motivação.
  • Ansiedade e medo ao ler em voz alta.
  • Erros frequentes na escrita: Omissões, substituições, adições e inversões de letras.

3. FATORES DE PREDISPOSIÇÃO PARA A DISLEXIA

  • Problemas de lateralidade: Dificuldade em distinguir esquerda-direita, acima-abaixo.
  • Dificuldade em leitura percebida por professores.
  • Ausência de orientação pedagógica ou psicopedagógica adequada.
  • Aprendizagem precoce de leitura e escrita na educação infantil.
  • Alterações na fala: Articulação de fonemas, baixo vocabulário, pobreza de expressão oral.
  • Meio familiar desfavorável à aprendizagem da leitura.
  • Dificuldades semelhantes em familiares.
  • Esquema corporal inadequado à idade.
  • Dificuldades de concentração e atenção.
  • Problemas de conduta escolar: Indisciplina, troca de escolas, escolaridade insuficiente.

4. DIFERENCIAIS IMPORTANTES

  • Atraso mental: Não há diagnóstico ou evidência médica.
  • Transtorno neurológico: Não há diagnóstico ou evidência médica.
  • Problemas de audição: Não há diagnóstico ou evidência fonológica.
  • Defeitos de visão: Não há diagnóstico ou evidência médica.

5. CRITÉRIOS PARA UM DIAGNÓSTICO INFORMAL 

  • Dificuldades na leitura de textos escolares: Dificuldade em captar o sentido do texto.
  • Desempenho surpreendentemente baixo na leitura: Menor do que o esperado considerando escolarização e desempenho geral em outras áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário