sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Ficha de Desempenho Escolar- ENSINO FUNDAMENTAL I

 

________________________________Idade_______data_____________________

 

Ficha de Desempenho Escolar- ENSINO FUNDAMENTAL 

PORTUGUÊS

 

1. ASPECTOS GRÁFICOS:

(     )faz uso das letras maiúsculas de imprensa

(     ) manuscritas

(     )reconhece e sabe nomear- todas as letras do alfabeto

(     )reconhece e sabe nomear-apenas as vogais

(     )reconhece e sabe nomear- apenas algumas consoantes e as vogais.

2. AQUISIÇÃO DA ESCRITA:

(     )Não faz a correspondência entre escrita e fala e registra a escrita

(     )apenas desenhando,

(     ) usando rabiscos,

(     )  usando quaisquer letras;

 

(     )emprega uma letra para representar a sílaba utilizando

(     ) todas as letras sem qualquer correspondência com o seu valor sonoro;

(     ) algumas letras com valor sonoro correspondente;

(     ) todas as letras com valor sonoro correspondente.

 

(     ) emprega uma letra para representar ora a sílaba ora o fonema, utilizando

(     )todas as letras com valor sonoro correspondente;

(     )algumas  letras com valor sonoro correspondente;

 

(     )Escreve usando todas as letras para representar os fonemas correspondentes.  

3.LEITURA

Lêem:

(    ) com relativa fluência;

(    ) revelando compreensão;

(    )distinguindo diferentes tipos de suporte textual(jornal, livros, revistas, etc)

(    )distinguindo diferentes tipos de textos(bilhetes, propaganda, conto de fadas. , poema, etc

Na leitura de texto narrativo:

(    )Recupera  a seqüência dos fatos;

(    )identifica as personagens e suas características;

(    )identifica as referências temporais e espaciais

Após a leitura:

(    )consegue recuperar o texto na sua totalidade;

(    )consegue recuperar parcialmente o texto.

 

4.PRODUÇÃO DE TEXTO

(    )sem apresentar as convenções da escrita:

(    )separação de palavras;

(    )pontuação;

(    )correção gráfica

(    )Observando as convenções da escrita

MATEMÁTICA

 

1. NÚMEROS NATURAIS

(     )Classifica elementos de uma coleção

(     )Seriam elementos de uma coleção;

(     )compara quantidades de uma coleção

(     )compara quantidades de duas coleções

(     ) identifica cada número natural como designação de uma classe de coleções com a mesma quantidade;

(     )escreve e nomeia números naturais de 1 a 9 e o zero ;

2. SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

(     )compreende o processo de agrupamento e trocas, na base 10.

(     )escreve e nomeia números naturais maiores que 9;

(     )escreve uma seqüência de números naturais em ordem crescente e decrescente;

(     )decompõe um ´número natural nas unidades das diversas ordens;

(     )dá o antecessor e o sucessor de um npúmero natural.

 

3. OPERAÇÕES

(     )associa a adição às situações-problema em que aparece a idéia de juntar;

(     )associa a multiplicação às situações –problema em que aparece a idéia de juntar parcelas iguais.

(     )associa a divisão ás situações –problema que envolvem a idéia de separar uma coleção em grupos com o mesmo número de objetos;

(     )calcula a soma de dois números naturais;

(     )calcula o produto de dois números naturais, sendo um deles menor que 10;

(     )calcula a diferença de dois números naturais;

(     )calcula o quociente e o resto de uma divisão em que o segundo número é o menor que dez, não necessariamente através de uma técnica operatória;

4. GEOMETRIA

(     )identifica semelhanças ou diferenças entre as formas de diversos objetos;

(    )identifica uma mesma forma, em vários objetos de seu cotidiano;

(    )faz algumas classificações de figuras(planas, não planas, redondas, não redondas.

 

COMPONENTES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

 

NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO:

1.Faz perguntas?

2.Gosta de desafios?

3.Esforça-se para comunicar suas idéias?

4.Ajuda os colegas durante as atividades?

5.Acredita que é capaz de encontrar respostas...?

 

GRAU DE AUTONOMIA:]

1.Resolve questões criativamente?

2.Muda de opinião face a argumentos convincentes?

3.Coloca em dúvida resoluções incoerentes?

4.Generaliza procedimentos?

 

NIVEL DE ENVOLVIMENTO:

1.É persistente na procura de respostas?

2.Procura ampliar os conhecimentos adquiridos?

3.Que tipo de obstáculos o detém mais frequentemente?

 

EM QUE COMPONENTES SURGIRAM DIFICULDADES?

 

 

 

 

1.

2.

3.

4.

5.

 

 

 

 

 

1.

2.

3.

4.

 

 

 

 

 

1.

2.

 

3.

 

(   ) Português,

(   ) Matemática,

(   ) Geografia,

(   ) História,

(   ) Ciências

(   ) Educação física

(   ) Artes

(   ) Inglês

OBSERVAÇÕES:

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário