Saiba Como Elaborar uma Boa Dissertação
Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscando sempre argumentações que levem a alguma conclusão. Para escrever uma boa dissertação, o planejamento prévio é fundamental. Abaixo estão as etapas essenciais para a construção do seu texto:
1. Leitura Atenta do Tema
Antes de começar a escrever, é necessário ler o tema cuidadosamente. O objetivo aqui é buscar as mensagens que o autor da frase quis passar ao leitor, ou seja, compreender a intenção do autor ao escrever o tema.
2. Identificação das Palavras-chave
Relendo o tema, anote as palavras-chave, que são aquelas que encerram o significado global de um contexto ou explicam e identificam o tema.
3. Interpretação Denotativa do Tema
O próximo passo é interpretar o tema de maneira denotativa, ou seja, compreender o sentido literal do tema. Para isso, deve-se buscar entender a intenção do autor, elaborando perguntas relacionadas ao tema com base nas palavras-chave.
4. Interpretação Conotativa do Tema (se necessário)
Se for necessário, interprete o tema de maneira conotativa, compreendendo o significado das palavras usadas em sentido figurado. Isso é importante para entender nuances mais complexas do tema.
5. Delimitação da Ideia
Delimite a ideia apresentada pelo tema reestruturando-o com suas próprias palavras. Escreva um pequeno parágrafo demonstrando o que você entendeu do tema até aquele momento.
6. Definição do Objetivo Final
Decida qual será o objetivo final do seu texto, ou seja, qual será a conclusão a que você quer chegar com a dissertação.
7. Seleção dos Argumentos
Reflita sobre os argumentos que poderão ser utilizados para alcançar a conclusão escolhida, selecionando aqueles que mais se adequam ao tema.
8. Elaboração da Dissertação
Com todos os elementos anteriores organizados, comece a redação da dissertação.
Exemplo Prático de Elaboração de Dissertação
Tema: "As cidades modernas estão tornando-se desumanas."
- Pergunta ao Tema: Por quê?
- Escolha de respostas (argumentos):
- Tem ocorrido o inchaço populacional.
- O trânsito torna-se a cada dia mais violento.
- A poluição prejudica a saúde do homem.
- Escolha de respostas (argumentos):
Introdução:
A introdução deve conter cerca de 5 linhas. Ela deve reescrever o tema utilizando suas próprias palavras, apresentando os três principais argumentos.
Exemplo: "Viver bem nas cidades modernas, a cada dia que passa, torna-se mais difícil, pois o número de habitantes tem aumentado exageradamente, a violência no trânsito parece ter-se tornado incontrolável e os índices de poluição crescem cotidianamente, o que leva as metrópoles a serem consideradas desumanas."
Desenvolvimento:
No desenvolvimento, cada argumento será apresentado em um parágrafo separado, com cerca de 5 linhas cada.
Inchaço Populacional:
- No primeiro parágrafo, discuta as causas e as consequências do inchaço populacional nas cidades, exemplificando com dados ou situações reais.
Trânsito Violento:
- No segundo parágrafo, fale sobre o aumento da violência no trânsito, mencionando as consequências para a qualidade de vida urbana e segurança pública.
Poluição e Saúde:
- No terceiro parágrafo, aborde a questão da poluição, explicando como ela afeta a saúde da população e agrava o problema de desumanização nas grandes cidades.
Conclusão:
A conclusão deve reafirmar o tema e refletir sobre os pontos mencionados, buscando uma solução para os problemas discutidos ao longo do texto. Pode começar com uma expressão que remeta aos parágrafos anteriores.
Exemplo: "É imprescindível que todos os cidadãos se conscientizem de que cada um deve tentar minimizar os problemas urbanos, diminuindo os índices de poluição, racionalizando o trânsito e conseguindo moradia decente para todos. Só assim se conseguirá viver humanamente nas cidades modernas."
Essa é a conclusão baseada no objetivo escolhido antes da dissertação: a conscientização de que, se os principais problemas das grandes cidades não forem resolvidos, será impossível viver humanamente.
Exercício: Elaboração de uma Dissertação
Agora é a sua vez! Escolha um dos temas abaixo, ou escreva sobre o tema da aula, e utilizando o esquema estudado, elabore uma dissertação de no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas.
Temas Sugeridos:
- A influência das redes sociais na formação de opiniões.
- O impacto da educação na construção de uma sociedade mais justa.
- As consequências do consumo excessivo de tecnologia na saúde mental.
- O papel da literatura na formação do caráter.
- A importância da preservação ambiental para as gerações futuras.
Dicas para uma boa escrita:
Leia muitos livros, artigos, revistas e jornais: A leitura frequente de diferentes fontes enriquecerá seu vocabulário e ampliará seus conhecimentos sobre diversos assuntos.
Aprenda palavras novas e enriqueça o seu vocabulário: Ao escrever, use palavras diversificadas e precisas. Isso torna o texto mais interessante e demonstra domínio do tema.
Realize muitas pesquisas, fique por dentro dos números e estatísticas das diferentes áreas: Informações atualizadas e bem fundamentadas são essenciais para dar credibilidade ao seu texto.
Conheça as atualidades do mundo global: Manter-se informado sobre os acontecimentos atuais ajuda a tornar o seu texto relevante e conectado com a realidade.
Apresente argumentos e contrapontos (prós e contras): A dissertação deve ser equilibrada, apresentando diferentes pontos de vista. A argumentação sólida é essencial para fortalecer a conclusão.
Evite palavras clichês, explore os sinônimos e use adjetivos com moderação: Evite o uso excessivo de expressões comuns e repetitivas. Prefira a originalidade e a precisão.
Abuse das palavras de transição: Utilize palavras e expressões que conectem ideias e parágrafos, garantindo a fluidez e a coesão do texto.
Cite referências: Ao utilizar dados, estudos ou opiniões de outros autores, cite as fontes para fortalecer a sua argumentação.
Agora, com essas orientações, você está pronto para escolher seu tema e elaborar sua dissertação! Lembre-se de seguir a estrutura que aprendemos (introdução, desenvolvimento e conclusão) e de revisar o texto após a escrita para garantir clareza e coerência.
Relação de Sentido e Elementos de Ligação de Ideias
1. Prioridade e Relevância:
- Em primeiro lugar, acima de tudo, precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo.
2. Tempo (frequência, duração, ordem, sucessão, anterioridade, posteridade):
- Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto, quando, antes que, depois que, logo que, sempre que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas.
3. Semelhança, Comparação, Conformidade:
- Igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente, semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de conformidade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de vista, tal qual, tanto quanto, como, assim como, bem como, como se.
4. Condição, Hipótese:
- Se, caso, eventualmente, desde que, contanto que, a não ser que, salvo se, como, conforme, segundo, de acordo com, em conformidade com, consoante, para, em consonância.
5. Alternância:
- Ou, ora…ora, já…já, seja…seja, quer…quer.
6. Explicação:
- Pois, porque, por, porquanto, uma vez que, visto que, já que, em virtude de.
7. Fazer Concessão:
- Apesar de, embora, ainda que, se bem que, por mais que, por menos que, por melhor que, por muito que, mesmo que.
8. Para Concluir:
- Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.
9. Para Incluir:
- Também, inclusive, igualmente, até (inclusive).
10. Adição, Continuação:
- Além disso, outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado, também e as conjunções aditivas (e nem, não só…mas também e, nem, também, ainda além de, não apenas…como também, não só…bem como, também, inclusive, igualmente, até, bem como, não só… mas ainda, não somente mas também, além de, com efeito, por outro lado, ainda, realmente, ora, acrescentando-se que, acrescente-se que, saliente-se ainda que, paralelamente, além disso, ademais, além do mais, além do que, tanto…quanto, como se não bastasse, tanto…como.
11. Dúvida:
- Talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável, não é certo, se é que.
12. Certeza, Ênfase:
- De certo, por certo, certamente, indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente, com toda a certeza.
13. Surpresa, Imprevisto:
- Inesperadamente, inopinadamente, de súbito, imprevistamente, surpreendentemente.
14. Ilustração, Esclarecimento:
- Por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a saber.
15. Propósito, Intenção, Finalidade:
- Com o fim de, a fim de, com o propósito de.
16. Lugar, Proximidade, Distância:
- Perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro, fora, mais adiante, além, acolá, lá, ali, algumas preposições e os pronomes demonstrativos.
17. Resumo, Recapitulação, Conclusão:
- Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso.
18. Causa, Consequência e Explicação:
- Assim, de fato, com efeito, que, já que, uma vez que, visto que, por conseguinte, logo, pois (posposto ao verbo), então, consequentemente, em vista disso, diante disso, em vista do que, de (tal) sorte que, de (tal) modo que, de (tal) maneira que…, por consequência, como resultado, tão…que, tanto…que, tamanha(o)…que, tal … que…, decorrente de, em decorrência de, conseqüentemente, com isso, que, porque, pois, como, por causa de, já que, uma vez que, porquanto; na medida em que, visto que.
19. Contraste, Oposição, Restrição, Ressalva:
- Pelo contrário, em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo, todavia, entretanto, embora, apesar, ainda que, mesmo que, posto que, conquanto que, se bem que, por mais que, por menos que, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, senão, opor-se, contrariar, negar, impedir, surgir em oposição, surgir em contraposição, apresentar em oposição, ser contrário.
20. Afirmação:
- Consistir, constituir, significar, denotar, mostrar, traduzir-se por, expressar, representar, evidenciar.
21. Causalidade:
- Causar, motivar, originar, ocasionar, gerar, propiciar, resultar, provocar, produzir, contribuir, determinar, criar.
22. Finalidade:
- Visar, ter em vista, objetivar, ter por objetivo, pretender, tencionar, cogitar, tratar, servir para, prestar-se para.
23. Palavras de Transição:
- Palavras responsáveis pela coesão do texto por estabelecerem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos). Exemplos:
- Começo/Introdução: Inicialmente, desde já, a princípio, a priori, em primeiro lugar.
- Continuação: Além disso, do mesmo modo, acrescenta-se que, ainda por cima, bem como, outrossim.
- Conclusão: Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira.
24. Coesão por Substituição:
- Substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar, etc.), verbos, períodos ou trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no corpo do texto.
- Ex.: Porto Alegre pode ser substituída por “a capital gaúcha”; Castro Alves por “O Poeta dos Escravos”; João Paulo II: “Sua Santidade”; Vênus: “A Deusa da Beleza”.
tema "Luta-se por ideais no ardor dos vinte anos; difícil é manter a chama, quando a juventude passa. Por quê?":
TEMA 01: Luta-se por ideais no ardor dos vinte anos; difícil é manter a chama, quando a juventude passa. POR QUÊ?
1.
2.
3.
INTRODUÇÃO:
DESENVOLVIMENTO 1:
DESENVOLVIMENTO 2:
DESENVOLVIMENTO 3:
CONCLUSÃO:
TEMA 02: A tecnologia ensinou uma lição à humanidade: nada é impossível. (Lewis Mumford): POR QUÊ?
1.
2.
3.
INTRODUÇÃO:
DESENVOLVIMENTO 1:
DESENVOLVIMENTO 2:
DESENVOLVIMENTO 3:
CONCLUSÃO:
TEMA 01: Luta-se por ideais no ardor dos vinte anos; difícil é manter a chama, quando a juventude passa. POR QUÊ?
- A energia e a idealização da juventude alimentam a paixão por causas sociais, políticas e pessoais.
- A maturidade exige mais reflexão e prática, o que pode diminuir a intensidade das crenças juvenis.
- O desgaste da vida adulta e as responsabilidades podem enfraquecer a força dos ideais mantidos na juventude.
INTRODUÇÃO: Os vinte anos são a fase da vida em que os indivíduos costumam lutar com fervor por seus ideais, com uma energia imensa e a convicção de que podem transformar o mundo. No entanto, conforme o tempo passa e as responsabilidades aumentam, fica cada vez mais difícil manter a mesma chama e força de vontade que impulsionava essas crenças na juventude. Esse contraste entre o ardor juvenil e a realidade adulta levanta a questão de como é difícil preservar os ideais ao longo da vida.
DESENVOLVIMENTO 1: A juventude é um período marcado pela energia, pela busca por liberdade e pela intensidade dos sentimentos. Nesse período, as pessoas se envolvem com causas, ideais e sonhos com uma paixão avassaladora, acreditando que é possível mudar o mundo e alcançar grandes feitos. Esse ímpeto juvenil é alimentado pela esperança e pela sensação de invencibilidade.
DESENVOLVIMENTO 2: Entretanto, à medida que a pessoa envelhece e assume responsabilidades, os ideais que antes pareciam tão claros começam a ser desafiados pela realidade. A vida adulta exige mais reflexão, pragmatismo e compromisso com o presente. A luta pelos ideais, que antes parecia ser uma missão possível, pode começar a parecer utópica e distante à medida que as demandas da vida cotidiana entram em cena.
DESENVOLVIMENTO 3: Além disso, a experiência traz consigo o cansaço e as frustrações de uma realidade nem sempre idealizada. O desgaste emocional e as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos podem diminuir a força com que se busca cumprir os mesmos ideais que se tinha na juventude. Embora os ideais possam persistir, a energia para mantê-los acesa pode enfraquecer, tornando desafiador continuar a luta com a mesma intensidade.
CONCLUSÃO: Portanto, a dificuldade em manter os ideais juvenis ao longo da vida está relacionada ao desgaste natural do processo de amadurecimento, que exige uma adaptação dos sonhos à realidade. Embora seja possível continuar acreditando em ideais, a forma de lutar por eles muda com o tempo, exigindo mais paciência e resiliência.
TEMA 02: A tecnologia ensinou uma lição à humanidade: nada é impossível. (Lewis Mumford): POR QUÊ?
- A evolução tecnológica trouxe soluções que antes pareciam impensáveis, revolucionando áreas como medicina, comunicação e transporte.
- A tecnologia tem permitido à humanidade alcançar feitos extraordinários, como a exploração espacial e a manipulação genética.
- No entanto, essa lição também levanta questões sobre as consequências do uso indiscriminado da tecnologia e os limites da ética.
INTRODUÇÃO: A frase de Lewis Mumford destaca a incrível capacidade da tecnologia de transformar o impossível em realidade. De fato, ao longo das últimas décadas, a humanidade foi capaz de alcançar feitos extraordinários por meio da inovação tecnológica. No entanto, embora a tecnologia tenha permitido avanços impressionantes, é necessário refletir sobre os limites e as implicações dessa evolução.
DESENVOLVIMENTO 1: A tecnologia trouxe inúmeras mudanças significativas para a sociedade, desde a revolução digital até as inovações na medicina e na ciência. A criação de vacinas, o avanço na comunicação através da internet, a invenção de novos métodos de transporte e as inovações tecnológicas no diagnóstico de doenças exemplificam como, de fato, o impossível pode se tornar possível.
DESENVOLVIMENTO 2: Além disso, a capacidade humana de explorar o espaço, manipular células e até mesmo modificar o DNA é um reflexo claro do quanto a tecnologia tem desafiado os limites do conhecimento e da realidade. O que antes parecia ficção científica, como viagens espaciais e inteligência artificial avançada, é hoje uma realidade, provando que a humanidade pode conquistar feitos extraordinários.
DESENVOLVIMENTO 3: Por outro lado, a busca incessante pelo impossível também traz consigo desafios éticos e morais. A tecnologia, se usada sem responsabilidade, pode ter consequências negativas, como o uso de armas tecnológicas, a invasão de privacidade ou os impactos ambientais. Além disso, questões como a inteligência artificial e a manipulação genética geram dilemas sobre até onde a humanidade deve ir no uso da tecnologia.
CONCLUSÃO: Em resumo, a lição ensinada pela tecnologia é a de que muitas barreiras podem ser quebradas, permitindo que o impossível se torne possível. No entanto, é essencial que a humanidade use esses avanços com responsabilidade, refletindo sobre as consequências de suas ações e respeitando os limites éticos, para que a tecnologia continue a ser uma força positiva na sociedade
TEMA 01: Luta-se por ideais no ardor dos vinte anos; difícil é manter a chama, quando a juventude passa. POR QUÊ?
1. Introdução:
A juventude é frequentemente associada à energia, idealismo e uma busca constante por transformação. No entanto, à medida que envelhecemos, o desgaste das demandas da vida cotidiana, as responsabilidades e os desafios da maturidade podem levar a uma diminuição do ardor juvenil. A luta por ideais, que parecia tão intensa durante a juventude, pode ser difícil de sustentar com o passar dos anos. Mas por que essa chama se apaga? O que acontece entre os vinte e os trinta, por exemplo, que torna mais complicado manter viva a luta por um mundo melhor?
2. Desenvolvimento 1: A paixão e a intensidade da juventude
Nos vinte anos, a juventude está no auge da descoberta e da busca por um propósito. Esse é o período da vida em que as convicções são mais firmes, a vontade de mudar o mundo é inabalável, e a energia parece inesgotável. O engajamento com causas sociais, políticas e ideológicas é natural, pois os jovens se sentem impulsionados pela necessidade de afirmar suas opiniões e conquistar sua independência. Este período é marcado por um otimismo idealista, em que tudo parece possível.
3. Desenvolvimento 2: A realidade da vida adulta e o cansaço das responsabilidades
Conforme a vida adulta se aproxima, começam a surgir as responsabilidades: a construção de uma carreira, a necessidade de sustentar a própria vida e, muitas vezes, a de apoiar outras pessoas. Esse novo ritmo de vida exige um nível significativo de comprometimento e dedicação, muitas vezes em detrimento dos ideais que foram tão defendidos na juventude. O mundo real, com suas dificuldades financeiras, familiares e profissionais, pode ser um fator desmobilizador para aqueles que uma vez acreditaram que poderiam mudar tudo. O tempo disponível para engajamento com causas diminui, e o pragmatismo acaba tomando o lugar do idealismo.
4. Desenvolvimento 3: A experiência e a reflexão sobre os ideais
No entanto, não é só o desgaste físico e mental que contribui para a diminuição da luta por ideais. Com o passar dos anos, surge a reflexão sobre a viabilidade dos ideais e a percepção de que nem todas as questões podem ser resolvidas rapidamente. À medida que as pessoas amadurecem, elas podem perceber que nem sempre é possível ou viável realizar todos os sonhos que tinham. Esse processo de adaptação e reflexão pode levar a uma redefinição de ideais e prioridades, o que, muitas vezes, resulta em um foco menor nas lutas ideológicas e um maior foco na estabilidade pessoal.
5. Conclusão:
Portanto, o que parecia ser uma chama intensa e inquebrantável nos vinte anos pode se tornar mais tênue com o tempo, devido ao peso das responsabilidades, das reflexões e da experiência adquirida ao longo da vida. Contudo, isso não significa que os ideais desaparecem por completo. Em vez disso, eles se transformam, e a luta pode continuar de outras formas. A dificuldade de manter a chama viva não é uma falha, mas sim uma característica natural do processo de amadurecimento, no qual os ideais podem ser redimensionados para se adaptar a novas realidades e prioridades da vida adulta.
TEMA: Nenhum homem é uma ilha
Primeiro,
precisamos entender o tema. Ilha, naturalmente, está em sentido figurado,
significando solidão, isolamento.
1.
Transforme o tema em uma pergunta:
Nenhum homem é uma ilha?
2.
Procure responder essa pergunta, de
um modo simples e claro, concordando ou discordando (ou, ainda, concordando em
parte e discordando em parte): essa
resposta é o seu ponto de vista(OPINIÃO PESSOAL).
3.
Pergunte a você mesmo, o porquê de sua
resposta, uma causa, um motivo, uma razão para justificar sua posição: aí
estará o seu argumento principal.
4. Agora,
procure descobrir outros motivos que
ajudem a defender o seu ponto de vista, a fundamentar sua posição. Estes
serão argumentos auxiliares.
5. Em
seguida, procure algum fato que sirva de
exemplo para reforçar a sua posição. Este fato-exemplo pode vir de sua memória visual, das coisas que você ouviu, do que você leu. Pode ser um fato da vida política, econômica,
social. Pode ser um fato histórico. Ele precisa ser bastante expressivo e
coerente com o seu ponto de vista. O fato-exemplo, geralmente, dá força e
clareza à nossa argumentação. Esclarece a nossa opinião, fortalece os nossos
argumentos. Além disso, pessoaliza o nosso texto, diferencia o nosso texto:
como ele nasce da experiência de vida, ele dá uma marca pessoal à dissertação.
6. A
partir desses elementos, procure juntá-los num texto, que é o rascunho de sua redação. Por enquanto, você pode agrupá-los na
sequência que foi sugerida.
CONCLUSÃO
A
conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a idéia
principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.
A
conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não
somente em relação às idéias apresentadas no último parágrafo do CONCLUSÃO.
Não se
devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações
a serem inclusas, o CONCLUSÃO ainda não terminou.
Ideia:
Transformar o tema em uma pergunta:
Nenhum homem é uma ilha?Resposta simples e clara (opinião pessoal):
Concordo com a ideia de que nenhum homem é uma ilha. Mesmo aqueles que buscam viver de forma mais isolada ou independente, em algum momento, dependem dos outros, seja para apoio emocional, ajuda prática ou até mesmo para a construção de suas próprias identidades.Por quê dessa resposta? (argumento principal):
O ser humano é naturalmente sociável. Desde o nascimento, somos cercados por pessoas que nos moldam e influenciam. A comunicação, o apoio emocional, e até mesmo a dependência de sistemas econômicos e sociais demonstram que, para viver plenamente, precisamos dos outros. A interação social é essencial para a nossa sobrevivência física e psicológica.Argumentos auxiliares:
- A educação, por exemplo, é algo que nunca podemos alcançar sozinho. Desde a primeira infância, somos ensinados por nossos pais, professores e pela sociedade.
- Na vida adulta, trabalhamos e interagimos com diversas pessoas para alcançar nossos objetivos, sejam profissionais, pessoais ou sociais.
- O suporte emocional, como amizades e relacionamentos familiares, também é essencial para o equilíbrio psicológico e o enfrentamento das dificuldades da vida.
Fato-exemplo: Podemos observar a história de grandes pensadores ou cientistas, como Albert Einstein, que, apesar de sua genialidade, teve apoio de outras pessoas em sua jornada. Einstein trabalhou com outros cientistas, aprendeu com suas interações e até teve um papel importante na formação de novas gerações de cientistas. Ele não foi uma ilha, mas sim uma parte de uma rede de conhecimento coletivo.
Rascunho do texto:
Introdução:
A frase "Nenhum homem é uma ilha" nos remete à ideia de que, por mais que um indivíduo busque viver de forma independente, ele sempre será, de alguma forma, influenciado e interdependente em relação aos outros. O ser humano, por sua natureza social, não consegue viver completamente isolado.Desenvolvimento 1:
Desde o nascimento, os seres humanos dependem dos outros para sobreviver e se desenvolver. A educação familiar e escolar é um exemplo claro dessa dependência. Somos ensinados a viver em sociedade, a respeitar normas e a interagir com os outros.Desenvolvimento 2:
Na vida adulta, as pessoas continuam a depender das relações interpessoais para sua saúde emocional, para o trabalho e até para o progresso intelectual. Não é possível atingir o sucesso isoladamente; sempre há uma rede de apoio envolvida.Desenvolvimento 3:
O fato de que grandes personalidades da história, como Albert Einstein, dependiam de outros para alcançar suas conquistas é um exemplo de como, por mais independentes que pareçam, essas pessoas também eram parte de um contexto social e histórico.Conclusão:
Em síntese, embora seja possível que uma pessoa busque momentos de isolamento ou autonomia, a verdadeira realização e o bem-estar humano só são alcançados por meio das relações com os outros. Portanto, nenhum homem é uma ilha, pois todos dependem, de alguma forma, dos outros para viver plenamente.
Estrutura e Organização da Redação
1. A Conclusão e sua Estrutura:
A conclusão de uma redação deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, não se limitando apenas às ideias do último parágrafo. É fundamental que não sejam acrescidas novas informações nesta parte, pois se ainda houver elementos a serem incluídos, a conclusão ainda não está finalizada.
Maneiras de Fazer o Parágrafo de Conclusão:
Retomada da Tese: A conclusão serve para apresentar a visão geral do tema tratado. Pode-se retomar o que foi apresentado na introdução, relembrando o conteúdo da redação como um todo. É como se fosse um fechamento, afirmando que, com base nos exemplos, argumentos e tópicos apresentados no desenvolvimento, a introdução foi confirmada.
Perspectiva: Outra abordagem para a conclusão é apresentar possíveis soluções para os problemas discutidos no desenvolvimento, apontando possíveis resultados ou resultados desejados. Exemplo: "É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que…"
Oração Coordenada Conclusiva: A conclusão também pode começar com uma conjunção coordenativa conclusiva, como "logo", "portanto", "por isso", "por conseguinte" e, em seguida, apresentar soluções para os problemas abordados no desenvolvimento.
Frases Modelos para Iniciar a Conclusão:
Aqui estão algumas sugestões para iniciar a conclusão, embora essas frases devam ser utilizadas com cuidado, após uma análise cuidadosa do tema e do conteúdo da redação:
- Em virtude dos fatos mencionados...
- Por isso tudo...
- Levando-se em consideração esses aspectos...
- Dessa forma...
- Em vista dos argumentos apresentados...
- Dado o exposto...
- Tendo em vista os aspectos observados...
- Levando-se em conta o que foi observado...
- Em virtude do que foi mencionado...
- Por todos esses aspectos...
- Pela observação dos aspectos analisados...
- Portanto...
- Logo...
- Então...
Possíveis Continuação para a Conclusão:
Após iniciar com uma dessas frases, a conclusão pode continuar com as seguintes expressões:
- ... somos levados a acreditar que...
- ... é-se levado a acreditar que...
- ... entendemos que...
- ... entende-se que...
- ... concluímos que...
- ... conclui-se que...
- ... percebemos que...
- ... percebe-se que...
- ... resta aos homens...
- ... é imprescindível que todos se conscientizem de que...
- ... só nos resta esperar que...
- ... é preciso que...
- ... é necessário que...
- ... faz-se necessário que...
Proposta de Redação:
Tema: A TV brasileira completa 50 anos. No início, houve quem considerasse o televisor mais um eletrodoméstico na casa. Hoje, sabe-se que ele não é só isso, a televisão é um modo de vida.
- Objetivo: Redija um texto dissertativo em prosa, com 30 linhas, analisando se a TV brasileira FORMA, INFORMA ou DEFORMA.
- Esquema sugerido:
Introdução:
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Definir o foco da análise e sua relevância no contexto atual.
Desenvolvimento:
- Dividir o conteúdo em parágrafos que abordem os pontos principais do tema.
- Exemplificar com dados ou situações reais que reforcem os argumentos.
- Considerar diferentes perspectivas para mostrar a complexidade do tema.
Conclusão:
- Recapitular os pontos principais abordados no desenvolvimento.
- Reforçar a importância do tema e sugerir soluções ou reflexões finais sobre o impacto na sociedade.
Frases e Palavras-Chave para Iniciar a Redação:
Aqui estão algumas sugestões para o início de uma redação:
- Pode-se afirmar que, em razão de…
- Ao analisar o (a, os, as)…
- Em virtude do cenário atual, em vista da atual situação…
- Percebe-se que…
- Comenta-se, com frequência, a respeito de…
- Convém lembrar…
- É indiscutível que, é inegável que…
- Levando-se em consideração os aspectos…
- No século…
- Ao se examinarem alguns, verifica-se que…
- Dado o exposto da pesquisa…
- Basta olhar para um passado próximo…
- Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se…
- Percebe-se que…
- Em face da realidade…
Propostas de Temas para Dissertação:
A importância da educação como ferramenta de transformação social:
- Reflexão sobre como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a mudança social e o papel que desempenha na redução das desigualdades.
- Pontos principais: O papel do educador, a democratização do acesso, transformações sociais através da educação, desafios enfrentados pelo sistema educacional no Brasil.
O impacto das tecnologias digitais na educação:
- Análise do uso crescente das tecnologias digitais no processo educacional, com ênfase nos benefícios e desafios.
- Pontos principais: Ensino a distância, tecnologias como aliadas, desafios de acesso desigual, papel da formação dos professores.
Desafios e perspectivas da educação no Brasil:
- Discussão sobre os principais desafios enfrentados pela educação no Brasil, como falta de recursos, desigualdade e formação de professores.
- Pontos principais: Sistema educacional, comparação com outros países, soluções para melhorar a qualidade da educação.
A relação entre literatura e educação emocional:
- Exploração da literatura como uma ferramenta para o desenvolvimento da inteligência emocional.
- Pontos principais: Importância da literatura na formação do caráter, como a leitura ajuda a lidar com emoções, exemplos de obras literárias.
O papel da educação inclusiva no desenvolvimento da sociedade:
- Análise da educação inclusiva e como ela contribui para uma sociedade mais justa e igualitária.
- Pontos principais: Conceito e práticas de inclusão educacional, desafios de implementação, boas práticas no Brasil e no mundo.
A influência da política educacional nas transformações sociais:
- Reflexão sobre o impacto das decisões políticas na educação e como isso reflete na sociedade.
- Pontos principais: Políticas públicas e qualidade da educação, papel do governo, exemplos de políticas educacionais que geraram mudanças sociais.
Como Organizar a Dissertação:
1. Introdução:
- Apresente o tema de forma clara e objetiva.
- Defina o foco da sua análise e a relevância do tema no contexto atual.
2. Desenvolvimento:
- Divida o conteúdo em parágrafos que abordem pontos específicos.
- Traga exemplos concretos para reforçar os argumentos.
- Considere diferentes perspectivas e mostre a complexidade do tema.
3. Conclusão:
- Recapitule os principais pontos discutidos.
- Reforce a importância do tema e proponha soluções ou reflexões finais sobre o impacto na sociedade ou no contexto educacional
Proposta de Redação: A TV brasileira forma, informa ou deforma?
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