LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Bernadete |
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Bimestre |
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8º E.F. |
06
/ 11 /2020 |
3º |
LITERATURA |
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CONTOS DE SHAKESPEARE “HAMLET “ WILLIAN SHAKESPEARE
RECONTADO POR PAULO MENDES CAMPOS
A peça
teatral mais famosa de Shakespeare.
PERGUNTAS E RESPOSTAS:
I-Adquira mais conhecimento, leia:
Com base em pesquisas a respeito
das fontes usadas por Shakespeare para escrever a peça, destacam-se três
referências filosóficas: o estoicismo de
Sêneca, o pensamento político de Maquiavel
e o ceticismo de Montaigne. Essas
três referências são associadas a personagens específicos: o fiel amigo Horácio é estoico; o rei usurpador Cláudio é maquiavelista; Hamlet admira
o estoicismo de seu amigo, usa o maquiavelismo para lidar com a política que o
ameaça e, ao mesmo tempo se isola, observando ceticamente um mundo que considera corrompido.
RESPOSTA:
1. Estoicismo: A Fortaleza da Alma
- Personagem associado: Horácio
- Características: O estoicismo prega a virtude, a razão e a aceitação do destino. Os estoicos buscam a felicidade interior, independentemente das circunstâncias externas. Horácio, o amigo leal de Hamlet, demonstra essas características ao permanecer fiel e racional mesmo diante das tragédias. Ele serve como um contraponto à natureza impulsiva e emocional de Hamlet.
2. Maquiavelismo: A Política como Meio
- Personagem associado: Cláudio
- Características: Maquiavel, em sua obra O Príncipe, defende que os fins justificam os meios na política. O poder é o objetivo principal, e a moralidade pode ser sacrificada para alcançá-lo. Cláudio, o usurpador do trono, é a personificação do maquiavelismo. Ele manipula, engana e assassina para manter o poder.
3. Ceticismo: A Dúvida como Forma de Vida
- Personagem associado: Hamlet
- Características: O ceticismo questiona a possibilidade de conhecimento verdadeiro e absoluto. Os céticos tendem a duvidar de tudo, inclusive de suas próprias percepções. Hamlet, com sua famosa frase "Ser ou não ser", expressa essa dúvida existencial. Ele questiona o sentido da vida e a natureza da realidade, tornando-se um personagem profundamente cético.
A Interação dessas Filosofias em Hamlet:
- Horácio: Representa a busca pela serenidade e a aceitação do destino, contrastando com a angústia de Hamlet.
- Cláudio: É a encarnação da ambição desmedida e da manipulação política, o oposto do ideal estoico.
- Hamlet: O protagonista oscila entre o desejo de vingança (influenciado pelo maquiavelismo) e a dúvida existencial (própria do ceticismo). Ele admira a fortaleza de Horácio, mas não consegue adotar uma postura completamente estoica.
A Importância dessas Referências:
Ao incorporar essas filosofias, Shakespeare enriquece a complexidade de seus personagens e aprofunda os temas da peça. A presença do estoicismo, do maquiavelismo e do ceticismo permite uma análise mais profunda das motivações e ações dos personagens, além de convidar o público a refletir sobre questões universais como o bem e o mal, a razão e a emoção, e o sentido da vida.
Em resumo:
- Estoicismo: Representa a virtude, a razão e a aceitação do destino.
- Maquiavelismo: Defende que os fins justificam os meios na política.
- Ceticismo: Questiona a possibilidade de conhecimento verdadeiro e absoluto.
Essas três filosofias se entrelaçam em Hamlet, criando uma obra rica em nuances e profundidade, que continua a fascinar e inspirar leitores e espectadores ao longo dos séculos.
I. Referências Filosóficas em "Hamlet"
- Estoicismo: Filosofia que prega a virtude, a razão e o autocontrole. Horácio, amigo leal de Hamlet, representa essa filosofia, buscando a serenidade diante das adversidades.
- Maquiavelismo: Doutrina política que defende o uso de qualquer meio para alcançar o poder e mantê-lo. Cláudio, o rei usurpador, personifica essa filosofia, utilizando a manipulação e a traição para seus fins.
- Ceticismo: Dúvida sistemática sobre o conhecimento e a verdade. Hamlet, em alguns momentos, adota uma postura cética, questionando a realidade e a natureza humana.
II. "Hamlet" de Paulo Mendes Campos
- Final do período medieval: A adaptação de Paulo Mendes Campos pode ter elementos que remetem ao final da Idade Média, como a estrutura social feudal e as questões religiosas.
- Estrutura do conto: A adaptação transforma a peça em um conto, com uma narrativa mais condensada e focada em determinados aspectos da trama original.
- Biografias: Pesquise sobre a vida e a obra de Shakespeare e Paulo Mendes Campos em biografias e sites especializados.
- Existencialismo: Filosofia que se concentra na experiência individual, na liberdade e na busca por significado em um mundo absurdo.
- Vingança e violência: São temas centrais da peça, motivando as ações de Hamlet e levando a uma série de tragédias.
III a XV: Análise da Peça e dos Personagens
Diante da leitura do conto, qual significado tem:
vingança e violência: São temas centrais da peça, motivando as ações de Hamlet e levando a uma série de tragédias.
- Vingança e violência: São temas centrais da peça, motivando as ações de Hamlet e levando a uma série de tragédias.
Em "Hamlet", de William Shakespeare, a vingança e a violência impulsionam o enredo, colocando o protagonista em um dilema existencial e moral. Aqui está uma análise de como esses conceitos se relacionam com as falas e temas da peça:
Vingança e violência: São temas centrais da peça, motivando as ações de Hamlet e levando a uma série de tragédias.
(Ser ou não ser) é sobre agir, tomar a ação e se posicionar ou não diante dos acontecimentos.
- Explicação: Esta célebre fala reflete a angústia de Hamlet diante da necessidade de agir, mesmo quando o resultado pode trazer dor e sofrimento. O solilóquio "Ser ou não ser" aborda a existência, mas também pode ser interpretado como a dúvida entre agir (vingar-se) ou não.
(Caveira de Yorick) Representa o símbolo da indecisão.
- Explicação: A caveira de Yorick é um símbolo da morte e da efemeridade da vida, mas também expõe a hesitação de Hamlet em tomar decisões definitivas, já que ele é constantemente lembrado do destino final de todos, o que alimenta sua dúvida e procrastinação ao longo da peça.
Esses temas são explorados através do comportamento ambíguo e complexo de Hamlet, que luta entre o desejo de vingar seu pai e a dúvida sobre o sentido de tais atos de violência.
7- Leia : qual significado tem:
( ) "Ser ou não ser" é sobre agir, tomar a ação e se posicionar ou não diante dos acontecimentos.
( )Representa o símbolo da indecisão.
"Ser ou não ser" é sobre agir, tomar a ação e se posicionar ou não diante dos acontecimentos.
- Significado: Esta fala icônica expressa o dilema de Hamlet sobre a própria existência e a tomada de ação. Ele se questiona se vale a pena suportar o sofrimento e a dor da vida ou se deve agir de alguma forma para enfrentá-los, mesmo que isso traga incerteza e consequências. Nesse contexto, "ser" representa aceitar o sofrimento passivamente, enquanto "não ser" indica a possibilidade de interromper esse sofrimento, mesmo que signifique abdicar da própria vida.
representa o símbolo da indecisão.
- Significado: O tema da indecisão permeia a peça, especialmente nas reflexões de Hamlet, que se vê paralisado entre a ação e a hesitação. A famosa fala "Ser ou não ser" encapsula essa indecisão, refletindo as dúvidas profundas de Hamlet sobre o valor da ação e as consequências de suas escolhas. O monólogo mostra o personagem preso em um estado de incerteza, incapaz de tomar uma decisão definitiva.
III-Resumo do conto.(uorganizado em tópicos):
Contexto e ambiente:
- A peça se passa no reino da Dinamarca.
- O rei Hamlet, pai do príncipe Hamlet, morreu recentemente, e sua mãe, a rainha Gertrude, casou-se rapidamente com Cláudio, irmão do falecido rei, que agora ocupa o trono.
Aparição do fantasma:
- Hamlet é visitado pelo fantasma de seu pai, que revela que foi assassinado por Cláudio e pede ao príncipe que vingue sua morte.
Dilema e indecisão de Hamlet:
- Hamlet se vê dividido entre a obrigação de vingar seu pai e as dúvidas morais e existenciais sobre o valor da vida, da vingança e da justiça.
- Ele fica paralisado pela indecisão e começa a simular loucura para observar os atos de Cláudio e planejar sua vingança.
Conflito com outros personagens:
- Hamlet enfrenta conflitos com Gertrude (sua mãe) e Ophelia (sua amada), cujos relacionamentos se desgastam devido às suas ações.
- Cláudio, percebendo a ameaça que Hamlet representa, trama várias vezes para se livrar dele.
A peça dentro da peça:
- Hamlet encena uma peça que retrata o assassinato de seu pai para observar a reação de Cláudio e confirmar sua culpa.
Escalada de violência e tragédias:
- Hamlet mata Polônio por engano, pensando que era Cláudio. Esse ato desencadeia uma série de eventos trágicos, levando à loucura e morte de Ophelia e ao desejo de vingança de Laertes, irmão dela.
Duelo e tragédia final:
- No clímax da peça, ocorre um duelo entre Hamlet e Laertes, que resulta na morte de Gertrude, Laertes, Cláudio e, finalmente, Hamlet.
Conclusão:
- A tragédia de Hamlet explora temas como vingança, justiça, traição e a complexidade do ser humano em face do sofrimento. Hamlet, consumido pela busca de vingança e pela própria indecisão, leva todos ao redor à ruína, incluindo ele mesmo. No final, a peça mostra que a vingança e a violência trazem apenas destruição, deixando uma reflexão sobre os limites morais das ações humanas.
IV-Fale sobre a peça escolhida “ o assassínio de Gonzaga.” (
Observa-se que é o teatro dentro do teatro. É o artifício utilizado por Hamlet
para alcançar a verdade. Como Hamlet previa, Cláudio, assustado e titubeante,
deixou o teatro. Era a prova de que Hamlet precisava. Comprovou a fala do
fantasma. )
A peça dentro da peça:
"O Assassínio de Gonzaga" serve como um teste psicológico. Hamlet acredita que, ao ver a representação do crime que cometeu, Cláudio não conseguirá esconder sua culpa. Ele inclusive avisa Horácio para observar o comportamento de Cláudio, confiando que uma reação intensa seria a "prova" de sua culpa.
A reação de Cláudio:
Quando a cena do envenenamento é encenada, Cláudio se levanta, perturbado, e sai abruptamente do teatro. Esse comportamento é visto por Hamlet como a confirmação que ele precisava: Cláudio, sentindo-se exposto e ameaçado, reage de forma a revelar a verdade. Para Hamlet, isso valida a fala do fantasma e lhe dá a certeza de que o assassinato de seu pai foi realmente cometido por seu tio.
O teatro como artifício para a verdade:
Esse "teatro dentro do teatro" é um artifício metateatral utilizado por Shakespeare para destacar a relação entre ação e observação. Hamlet usa a encenação como uma forma indireta de investigar, ilustrando o poder do teatro em revelar verdades ocultas e expor fraquezas humanas. Assim, a encenação da peça "O Assassínio de Gonzaga" é um ponto de virada para Hamlet, que agora tem a confirmação que buscava para seguir com seu plano de vingança contra Cláudio.
V-Espaço: castelo de Elsinore, a casa da família real da Dinamarca.
Qual é a localização da Dinamarca?
No contexto de Hamlet, o castelo de Elsinore (conhecido como Kronborg na vida real) está localizado na cidade de Helsingor, ao norte de Copenhague, e fica à beira do estreito de Øresund, que separa a Dinamarca da Suécia. Essa posição estratégica ao longo do estreito fazia do castelo um local importante para o controle e segurança da região na época.
A Dinamarca, com sua localização estratégica e proximidade de várias rotas marítimas importantes, foi historicamente uma potência naval e comercial. O castelo de Kronborg, ou Elsinore, como é chamado em Hamlet, simboliza esse poder e controle sobre o estreito de Øresund, uma passagem essencial para o comércio entre o Mar Báltico e o Mar do Norte.
Na peça de Shakespeare, esse ambiente fortificado e isolado do castelo de Elsinore cria uma atmosfera de vigilância, tensão e mistério, adequada para uma trama cheia de intrigas, traições e conflitos familiares. O cenário reforça o clima de desconfiança que permeia a história, à medida que Hamlet lida com os segredos e corrupções dentro da família real.
VI- Coloque v ou F:
a)
( )história do infeliz príncipe da
Dinamarca, constrangido a fazer, sem nenhuma vocação para tal, uma terrível
vingança.
b)
( )A obra apresenta dúvidas, dores,
medos, paixões e violência.
c)
( )No final, Hamlet pede a Horácio, seu
melhor amigo, que conte à nação a sua verdadeira história. Talvez, a sensação
de que a justiça foi feita e que o reino ficou livre de um tirano valeu toda a
carnificina.
d)
( )Hamlet, a tragédia da dúvida, mostra o
desespero de um príncipe diante da violência do mundo. As aparências que
enganam e o predomínio das paixões sobre a razão foram temas frequentes na
obra.
e)
( ) Claudio, homem ambicioso,
assassino e se alegra em ser rei e
possuir a amada rainha, o que talvez explique as suas motivações. O forte
caráter do vilão torna-se um traço de valor e dá à trama uma complexidade que
não poderia ser alcançada com a simples representação da luta entre o bem e o
mal.
a) (V) História do infeliz príncipe da Dinamarca, constrangido a fazer, sem nenhuma vocação para tal, uma terrível vingança.
- Verdadeiro: Hamlet, mesmo hesitando, é obrigado a buscar vingança pelo assassinato de seu pai.
b) (V) A obra apresenta dúvidas, dores, medos, paixões e violência.
- Verdadeiro: Hamlet explora intensamente essas emoções e conflitos.
c) (V) No final, Hamlet pede a Horácio, seu melhor amigo, que conte à nação a sua verdadeira história. Talvez, a sensação de que a justiça foi feita e que o reino ficou livre de um tirano valeu toda a carnificina.
- Verdadeiro: Hamlet pede a Horácio para relatar sua história e os acontecimentos, incluindo a queda do tirano Cláudio.
d) (V) Hamlet, a tragédia da dúvida, mostra o desespero de um príncipe diante da violência do mundo. As aparências que enganam e o predomínio das paixões sobre a razão foram temas frequentes na obra.
- Verdadeiro: A obra aborda temas como a dúvida, a dissimulação e a luta entre razão e paixão.
e) (V) Cláudio, homem ambicioso, assassino e se alegra em ser rei e possuir a amada rainha, o que talvez explique as suas motivações. O forte caráter do vilão torna-se um traço de valor e dá à trama uma complexidade que não poderia ser alcançada com a simples representação da luta entre o bem e o mal.
- Verdadeiro: Cláudio é um vilão complexo, motivado por ambição e desejo, o que torna a trama mais profunda do que uma simples batalha entre o bem e o mal.
VII-Personagens: termine de completar o quadro abaixo.
(observe 7
mortes* - Na época
de Shakespeare, os poetas usavam a morte como um elemento para chamar a atenção
do público e deixá-los atraídos pelas tragédias. )
Personagens |
Quem são? |
Características |
|
FALECIDO : REI / FANTASMA (ESPECTRO) *Morre: |
Pai de Hamlet e marido de Gertrudes |
Marido
Carinhoso e dedicado; b elo e nobre; quer justiça/vingança. |
|
RAINHA GERTRUDES *Morre: |
Mãe de Hamlet, viúva do Rei e casa-se com
o cunhado Claudio |
fora muito boa
esposa para o rei falecido; leviana; |
|
CLÁUDIO *Morre: |
tio de Hamlet e atual rei da Dinamarca |
Vulgar de
aparência, fraco de caráter, caráter
duvidoso, egoísta; covarde; manipulador; hipócrita; ganancioso; corrupto;
egoísta; dissimulado; intimista; |
|
PRÍNCIPE HAMLET (PROTAGONISTA) *Morre: |
Filho do rei e da rainha Gertrudes |
Senso de honra, Inteligente e astucioso; jovem; obedecia ao
pai; alma sensível; violento; impulsivo; (espírito vingativo é tão
destrutivo quanto o motivo da vingança.) |
|
HORÁCIO |
Amigo íntimo
de Hamlet |
Amigo fiel; |
|
OFÉLIA *Morre: |
Irmã de Laertes, filha de Polônio,
cortejando Hamlet |
Excelente criatura; tinha virtudes; meiga e suave criatura; |
|
LAERTES *Morre: |
Filho de Polônio e irmão de Ofélia |
Sentiu cólera ; sofreu; |
|
MARCELO |
soldado |
|
|
POLÔNIO * Morre: |
Primeiro ministro e conselheiro do rei
Claudio (Conselheiro do rei), pai de
Ofélia e Laertes, homem fiel ao reino. |
é possível identificar um caráter sábio em
Polônio, de alguém experiente nos relacionamentos e acontecimentos da vida; |
Personagem | Quem são? | Características |
---|---|---|
FALECIDO REI / FANTASMA (ESPECTRO) | Pai de Hamlet e marido de Gertrudes; aparece como espectro para Hamlet. | Marido carinhoso e dedicado; belo e nobre; quer justiça/vingança. |
RAINHA GERTRUDES | Mãe de Hamlet, viúva do Rei, e casa-se com o cunhado Cláudio. | Boa esposa para o rei falecido; leviana; apegada ao conforto e à estabilidade. |
CLÁUDIO | Tio de Hamlet e atual rei da Dinamarca, após usurpar o trono. | Vulgar de aparência, fraco de caráter; manipulador, egoísta, hipócrita, ganancioso, corrupto, dissimulado; mata por ambição. |
PRÍNCIPE HAMLET | Filho do falecido rei e da rainha Gertrudes; protagonista da peça. | Senso de honra; inteligente, astucioso; jovem sensível, mas impulsivo e violento; seu desejo de vingança se torna destrutivo. |
HORÁCIO | Amigo íntimo de Hamlet e confidente. | Fiel, leal e sensato; é o único a sobreviver para contar a verdadeira história de Hamlet. |
OFÉLIA | Irmã de Laertes e filha de Polônio; cortejada por Hamlet. | Meiga e suave; criatura virtuosa e obediente; sofre pela morte do pai e o abandono de Hamlet, levando-a à loucura e morte. |
LAERTES | Filho de Polônio e irmão de Ofélia. | Impetuoso, leal à família; busca vingança pela morte de Polônio e pela dor de Ofélia; é manipulado por Cláudio para matar Hamlet. |
MARCELO | Soldado e guarda no castelo de Elsinore; testemunha a aparição do fantasma. | Leal e corajoso; um dos primeiros a ver o espectro do falecido rei. |
POLÔNIO | Primeiro-ministro e conselheiro do rei Cláudio; pai de Ofélia e Laertes. | Experiente e sábio, mas intrometido e muitas vezes tolo; tenta controlar todos ao seu redor; é morto acidentalmente por Hamlet. |
As 7 mortes principais:
- Rei (Fantasma) - Assassinado por Cláudio (envenenamento).
- Polônio - Morto acidentalmente por Hamlet, que o confunde com Cláudio.
- Ofélia - Morre afogada; sugere-se que tenha sido suicídio, devido à loucura após a morte do pai.
- Rainha Gertrudes - Envenenada acidentalmente ao beber o vinho envenenado preparado para Hamlet.
- Laertes - Morto em duelo com Hamlet; ferido pela própria espada envenenada.
- Cláudio - Morto por Hamlet, que o apunhala e o força a beber do vinho envenenado.
- Hamlet - Morto em duelo por Laertes, ferido pela espada envenenada.
Essas mortes são um elemento trágico fundamental, demonstrando o ciclo destrutivo de vingança e a complexidade das relações familiares e políticas da época.
VIII-Leia:
1-“Hamlet é uma tragédia centrada no
tema da vingança. Pode nos provar que um espírito vingativo é tão destrutivo
quanto o motivo da vingança. Shakespeare nos lembra a presença do mal no
universo humano e, ao mesmo tempo, explora nossa reação para com esse mal
congênito. Melancolia e insanidade são mecanismos humanos de enfrentamento do
mal. “ O que o grupo pensa a respeito da citação ?
2- Nós podemos notar que mesmo
quando Hamlet sabe que matou Polônio ao invés do Rei, ele não sente culpa. Ele
age de uma maneira muito tranquila, talvez porque naquela época não havia
preocupação com o julgamento de crimes. Especialmente se eles aconteciam na
realeza. O que o grupo pensa a respeito?
3-Hamlet é sobre traição,
assassinato, amor, morte, amizade e também política. Todos esses temas são
eternos (universais) em relação à experiência das pessoas e é por isso que a história
de Hamlet é tão fascinante até hoje. Ela fala tão eloquentemente ao século XX
como o fez nos séculos XVII, XVIII e XIX. E depois de todas as mortes que nós
vimos, parece que na concepção de Hamlet não importa se nós somos inteligentes,
ricos, pobres ou se nós temos posses ou não. A morte é a única solução para o
dilema de Hamlet. O que o grupo pensa a respeito da morte? O que é a morte para cada
componente do grupo? (Reflita sobre o assunto)
Essas questões são profundas e abrem espaço para uma análise e reflexão sobre temas universais, como vingança, moralidade, justiça e o significado da morte. Abaixo estão algumas possíveis reflexões que o grupo pode discutir sobre cada ponto:
Vingança e sua destrutividade
A citação sugere que o desejo de vingança em Hamlet é tão destrutivo quanto o próprio crime que ele busca vingar. A peça nos mostra que o ciclo de vingança causa a ruína de praticamente todos os envolvidos, mesmo daqueles que não estão diretamente ligados ao conflito inicial. Nesse sentido, Hamlet ilustra como o desejo de retribuição pode consumir a mente e a moral do indivíduo. Ao refletir sobre isso, o grupo pode considerar se a vingança é realmente capaz de trazer satisfação ou justiça, ou se ela tende a ser uma força autodestrutiva. Eles poderiam pensar em exemplos modernos e históricos, onde o desejo de vingança levou a consequências trágicas.A tranquilidade de Hamlet após matar Polônio
A reação de Hamlet ao matar Polônio sem remorso pode ser vista sob diferentes perspectivas. Uma possível interpretação é que Hamlet está tão consumido pela ideia de vingança contra Cláudio que vê a morte de Polônio como uma "colateral" em sua missão. Isso pode refletir uma atitude diferente sobre a moralidade e as consequências dos atos violentos naquela época, especialmente dentro da realeza, onde poder e justiça muitas vezes eram manejados sem grandes consequências. O grupo pode discutir se Hamlet realmente não sente culpa ou se ele está reprimindo esses sentimentos devido ao peso de sua missão, e também como a noção de responsabilidade por esses atos violentos mudou (ou não) ao longo do tempo.A morte e o sentido universal de Hamlet
A peça trata de temas como traição, amizade, amor e poder, que são experiências humanas universais. Mas no fundo, o tema da morte é o mais enigmático e prevalente. A famosa reflexão de Hamlet sobre o "ser ou não ser" mostra como a morte é tanto um fim quanto uma libertação para ele. Para Hamlet, a morte parece ser uma solução para o caos e o sofrimento existencial, uma resposta final ao dilema de sua própria condição.Cada membro do grupo pode compartilhar o que a morte significa para eles – se a veem como um final absoluto, um mistério, uma transição ou algo inevitável mas natural. Alguns podem vê-la como uma libertação ou paz, enquanto outros podem ter uma perspectiva mais espiritual ou metafísica. Esses pontos de vista refletem a complexidade com que Shakespeare retrata a morte em Hamlet, ao mesmo tempo aterrorizante e serena, inevitável e misteriosa.
IX--Assinale a alternativa correta: Na peça teatral
Ser ou
não ser — eis a questão e o existencialismo
Ser ou não ser — eis a questão.
Morrer – dormir.—Dormir! Talvez sonhar. Aí está o
obstáculo
Os sonhos que hão de vir no sono da morte
quando tivermos escapado ao tumulto vital
nos obrigam a hesitar: e é essa a reflexão
Que dá à desventura uma vida tão longa. SHAKESPEARE, W. Hamlet. Porto
Alegre, L&PM, 2007
Este
solilóquio pode ser considerado um precursor do existencialismo ao enfatizar a
tensão entre
a.
consciência
de si e angústia humana.
b.
inevitabilidade
do destino e incerteza moral.
c.
tragicidade
da personagem e ordem do mundo.
d.
racionalidade
argumentativa e loucura iminente.
e.
dependência
paterna e impossibilidade de ação.
a. consciência de si e angústia humana.
O solilóquio de Hamlet, "Ser ou não ser — eis a questão", aborda a reflexão sobre a vida e a morte, destacando a angústia existencial e a tensão interna da personagem. Hamlet questiona o sentido da vida diante do sofrimento humano e a incerteza sobre o que vem após a morte. Essa reflexão é central para o existencialismo, que se preocupa com a liberdade, a responsabilidade, a angústia e a busca de significado na vida. A consciência de si e a angústia existencial de Hamlet são temas-chave que antecedem as discussões filosóficas mais profundas do século XX sobre o ser e o nada.
X-
Leia as seguintes afirmações sobre William Shakespeare.
I -Shakespeare escreveu tragédias, comédias, romances e poemas.
II -Shakespeare foi o principal dramaturgo da Era Elisabetana, deixando um
legado que ultrapassa a cultura inglesa.
III-Shakespeare criou personagens que se tornaram exemplos da psiquê
humana, como Hamlet, Rei Lear e o casal Macbeth. Quais estão corretas?
(A) Apenas I. (B) Apenas
II. (C) Apenas I e III. )D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
(E) I, II e III.
Todas as afirmações estão corretas:
I: Shakespeare realmente escreveu tragédias, comédias, romances e poemas. Ele é conhecido por sua vasta produção literária, abrangendo esses diferentes gêneros.
II: Shakespeare foi o principal dramaturgo da Era Elisabetana e seu legado transcende a cultura inglesa, tendo influenciado profundamente a literatura e o teatro mundial.
III: Shakespeare criou personagens que são representações profundas da psicologia humana, como Hamlet, Rei Lear e o casal Macbeth, cujas complexidades ainda são estudadas e analisadas até hoje.
Portanto, todas as afirmações são verdadeiras.
XI- Complete o espaço com o
nome da personagem:
a. ( )Vive
angustiado. Perdera o pai e sua mãe se casara com seu tio.
b. ( )Após
a morte do marido, casa-se com o cunhado.
c. ( )Casa-se
com a cunhada. Era o assassino do próprio irmão.
d. ( )Após
sua morte, aparece a seu filho, Hamlet, pedindo vingança.
e. ( )Era
uma espécie de conselheiro do rei. Acaba sendo morto acidentalmente pelo
príncipe.
f. ( )Era
a amada de Hamlet.
g. ( )Irmão
de Ofélia. Morre ao duelar com Hamlet.
h. ( )Foi
o melhor amigo de Hamlet.
XII- Hamlet encontra-se com o espectro do pai. Este
revela uma conspiração ocorrida dentro da própria corte e faz um pedido ao
filho:
a) O que o espectro do rei conta ao príncipe?
b) Qual foi o pedido feito ao príncipe?
O espectro do rei, pai de Hamlet, revela ao príncipe que foi assassinado por seu próprio irmão Cláudio, que envenenou o rei enquanto ele estava dormindo no jardim do castelo. O espírito conta que Cláudio matou o rei para usurpar o trono da Dinamarca e se casar com a rainha Gertrudes, mãe de Hamlet. O espectro também descreve o sofrimento que ele passou ao ser morto de forma tão traiçoeira e injusta.
b) Qual foi o pedido feito ao príncipe?
O pedido feito pelo espectro ao príncipe Hamlet foi que ele vinga sua morte, matando Cláudio, o assassino. No entanto, o espectro pede que Hamlet não machuque sua mãe, Gertrudes, e que ela seja deixada ao julgamento de Deus. O foco do pedido é a vingança contra Cláudio, para que a justiça seja feita e o crime seja punido.
XIII-Descreva como Hamlet se convence de que o tio
é realmente o criminoso, ou seja, o assassino de seu pai?
Quando a cena é apresentada, Hamlet observa atentamente a reação de Cláudio. Quando o personagem da peça é envenenado, Cláudio fica visivelmente perturbado e se levanta abruptamente, interrompendo a peça e deixando o local. Essa reação de Cláudio, claramente nervosa e culpada, convence Hamlet de que o tio realmente matou o rei, pois é a reação de alguém com medo de ser exposto como culpado.
Esse momento é crucial, pois, através da peça, Hamlet obtém a confirmação de que o espectro estava dizendo a verdade, e isso o motiva a agir em busca de vingança.
XIV- Hamlet simula estar louco. Qual o motivo dessa
simulação?
Além disso, essa "loucura" também serve para manipular Cláudio e outros membros da corte, criando a impressão de que Hamlet é irracional e, portanto, incapaz de representar uma ameaça real. Ao fazer isso, ele ganha tempo para planejar sua vingança sem que seus movimentos sejam suspeitos.
A simulação da loucura também permite que Hamlet explore a natureza das relações humanas e revele, de maneira indireta, as falhas, mentiras e traições de outros personagens, como a relação entre sua mãe, Gertrudes, e seu tio, Cláudio. Em certo ponto, a loucura de Hamlet se mistura com a realidade, pois ele se vê cada vez mais imerso em sua própria angústia e conflito interno.
XV- Hamlet é enviado à Inglaterra por Claúdio.
Guildenstern e Rosencrantz levam as cartas que ordenam que ele seja morto
quando lá chegar. Qual é o incidente que o salva e permite seu retorno à
Dinamarca?
Pesquise as três referências filosóficas e explique-as:
Estoicismo de Sêneca:
O estoicismo é uma filosofia que defende a autodisciplina, a
racionalidade e o controle das emoções como forma de alcançar a verdadeira
felicidade. Sêneca, um dos principais estoicos, enfatiza que a tranquilidade
interior pode ser alcançada através da aceitação do que não podemos controlar e
pela prática da virtude.
Pensamento político de Maquiavel:
Maquiavel, em sua obra O Príncipe, argumenta que a política
não deve ser guiada pela moral tradicional, mas por pragmatismo. Ele defende
que um governante deve fazer o que for necessário, inclusive usar da
manipulação ou da crueldade, para manter o poder e garantir a estabilidade do
estado.
Ceticismo de Montaigne:
Montaigne, um filósofo do Renascimento francês, defendia que
a verdade absoluta é inalcançável. Em seus Ensaios, ele propõe que devemos
questionar todas as nossas crenças e certidões, adotando uma atitude de dúvida
constante. Isso nos permite uma vida mais aberta e tolerante.
II - Pesquisar:
Final do período medieval:
O fim da Idade Média, por volta do século XV, foi marcado
pela transição para a Renascença. Isso envolveu o questionamento das normas
medievais, com a ascensão do humanismo, a invenção da imprensa, a queda de
Constantinopla e o início das navegações.
Conto (estrutura do conto):
O conto é uma narrativa curta, geralmente focada em um único
evento ou tema. Sua estrutura é simples e consiste em uma introdução que
estabelece o contexto, um desenvolvimento que apresenta o conflito e uma
conclusão que resolve a situação.
Biografia de Shakespeare/citar obras:
William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta
inglês, considerado o maior escritor da língua inglesa. Suas obras incluem
Hamlet, Macbeth, Otelo, Romeu e Julieta e Sonho de uma Noite de Verão.
Biografia de Paulo M. Campos:
Paulo Mendes Campos (1922-1991) foi um escritor, tradutor e
jornalista brasileiro. Ele é conhecido principalmente por suas traduções de
obras de Shakespeare e sua crítica literária.
O que é existencialismo?
O existencialismo é uma corrente filosófica que explora a
liberdade individual, a angústia e a busca de significado da vida. Filósofos
como Jean-Paul Sartre e Albert Camus acreditam que a vida não tem um propósito
fixo e que o ser humano deve criar o seu próprio sentido.
Na peça teatral, Hamlet cita a frase "Ser ou não ser,
eis a questão." Diante da leitura do conto, qual o significado tem?
A frase "Ser ou não ser" é um questionamento sobre
a existência e a morte. Hamlet reflete sobre o valor da vida diante do
sofrimento e da incerteza, ponderando se deve agir (vingar a morte de seu pai)
ou se deve sucumbir ao sofrimento da existência.
III - Resumo do conto:
Hamlet é a história do príncipe da Dinamarca que busca
vingar a morte de seu pai, que foi assassinado pelo tio Cláudio, agora rei.
Hamlet finge loucura para investigar a culpa de Cláudio e revelar a verdade.
Sua jornada é marcada por indecisões, angústia e um conflito moral interno, o
que leva a tragédia no final, com a morte de vários personagens, incluindo
Hamlet.
IV - Fale sobre a peça escolhida "O assassínio de
Gonzaga."
"O Assassínio de Gonzaga" é uma peça encenada
dentro da peça Hamlet. Ela tem o objetivo de expor a culpa de Cláudio, imitando
a morte do rei, que foi assassinado por seu irmão. Hamlet espera que a reação
de Cláudio revele sua culpa, o que efetivamente acontece.
V - Espaço: castelo de Elsinore, a casa da família real da
Dinamarca. Qual é a localização da Dinamarca?
A Dinamarca está localizada no norte da Europa, na Península
Escandinava. Ela faz fronteira com a Alemanha ao sul e é cercada pelos mares
Báltico e do Norte.
VI - Coloque V ou F:
a) (V) História do infeliz príncipe da Dinamarca,
constrangido a fazer, sem nenhuma vocação para tal, uma terrível vingança.
b) (V) A obra apresenta dúvidas, dores, medos, paixões e
violência.
c) (V) No final, Hamlet pede a Horácio, seu melhor amigo,
que conte à nação a sua verdadeira história. Talvez, a sensação de que a
justiça foi feita e que o reino ficou livre de um tirano valeu toda a
carnificina.
d) (V) Hamlet, a tragédia da dúvida, mostra o desespero de
um príncipe diante da violência do mundo. As aparências que enganam e o
predomínio das paixões sobre a razão foram temas frequentes na obra.
e) (V) Cláudio, homem ambicioso, assassino e se alegra em
ser rei e possuir a amada rainha, o que talvez explique as suas motivações. O
forte caráter do vilão torna-se um traço de valor e dá à trama uma complexidade
que não poderia ser alcançada com a simples representação da luta entre o bem e
o mal.
VII - Personagens:
FALECIDO: REI / FANTASMA (ESPECTRO)
Quem são? Pai de Hamlet e marido de Gertrudes.
Características: Rei nobre e justo, assassinado por seu irmão
Cláudio. Seu espírito busca vingança e justiça.
RAINHA GERTRUDES
Quem são? Mãe de Hamlet, viúva do Rei e casada com Cláudio.
Características: Mulher sensível, mas que se deixa manipular
por Cláudio.
CLÁUDIO
Quem são? Tio de Hamlet, novo rei da Dinamarca.
Características: Ambicioso, manipulador, culpado pelo
assassinato do irmão, o rei.
PRÍNCIPE HAMLET
Quem são? Filho do rei falecido e herdeiro do trono.
Características: Inteligente, melancólico, indeciso, busca
vingança pela morte de seu pai.
HORÁCIO
Quem são? Melhor amigo de Hamlet.
Características: Fiel, racional, e uma das poucas pessoas em
quem Hamlet confia.
OFÉLIA
Quem são? Filha de Polônio e irmã de Laertes, cortejada por
Hamlet.
Características: Jovem e sensível, ama Hamlet, mas é
manipulada por seu pai.
LAERTES
Quem são? Irmão de Ofélia, filho de Polônio.
Características: Jovem impulsivo, busca vingar a morte de
seu pai e irmã.
MARCELO
Quem são? Soldado, amigo de Horácio.
Características: Vê o espectro do rei falecido e conta a
Hamlet sobre ele.
POLÔNIO
Quem são? Conselheiro do rei, pai de Ofélia e Laertes.
Características: Astuto, manipulador, curioso, mas acaba
morrendo acidentalmente.
VIII - Leia:
Hamlet é uma tragédia centrada no tema da vingança. Pode nos
provar que um espírito vingativo é tão destrutivo quanto o motivo da vingança.
Shakespeare nos lembra a presença do mal no universo humano e, ao mesmo tempo,
explora nossa reação para com esse mal congênito. Melancolia e insanidade são
mecanismos humanos de enfrentamento do mal.
Hamlet luta contra o desejo de vingança, mas ao não agir de
maneira decisiva, acaba causando a morte de várias pessoas, incluindo ele
mesmo. A vingança, que parecia ser uma forma de justiça, acaba se tornando uma
força destrutiva.
Mesmo quando Hamlet sabe que matou Polônio ao invés do Rei,
ele não sente culpa. Ele age de uma maneira muito tranquila, talvez porque
naquela época não havia preocupação com o julgamento de crimes. Especialmente
se eles aconteciam na realeza.
Hamlet, ao matar Polônio, não expressa remorso, o que
reflete sua crescente indiferença e frustração com a situação. Seu foco está em
sua missão de vingar seu pai, e ele parece desconsiderar as consequências de
seus atos.
IX - Assinale a alternativa correta:
Na peça teatral, "Ser ou não ser – eis a questão"
e o existencialismo
a. consciência de si e angústia humana. (Alternativa
correta)
X - Leia as seguintes afirmações sobre William Shakespeare:
I - Shakespeare escreveu tragédias, comédias, romances e poemas.
II - Shakespeare foi o principal dramaturgo da Era
Elisabetana, deixando um legado que ultrapassa a cultura inglesa.
III - Shakespeare criou personagens que se tornaram exemplos
da psiquê humana, como Hamlet, Rei Lear e o casal Macbeth.
Resposta correta: (E) I, II e III.
XI -Complete o espaço com o nome da personagem:
a. Hamlet - Vive angustiado. Perdera o pai e sua mãe se
casara com seu tio.
b. Gertrudes - Após a morte do marido, casa-se com o
cunhado.
c. Cláudio - Casa-se com a cunhada. Era o assassino do
próprio irmão.
d. Rei (Fantasma) - Após sua morte, aparece a seu filho,
Hamlet, pedindo vingança.
e. Polônio - Era uma espécie de conselheiro do rei. Acaba
sendo morto acidentalmente pelo príncipe.
f. Ofélia - Era a amada de Hamlet.
g. Laertes - Irmão de Ofélia. Morre ao duelar com Hamlet.
h. Horácio - Foi o melhor amigo de Hamlet.
XII - Hamlet encontra-se com o espectro do pai. Este revela
uma conspiração ocorrida dentro da própria corte e faz um pedido ao filho:
a. O espectro revela que Cláudio assassinou seu pai, o rei,
para tomar o trono.
b. O pedido do espectro é para que Hamlet vingue sua morte,
matando Cláudio.
XIII - Descreva como Hamlet se convence de que o tio é
realmente o criminoso:
Hamlet se convence da culpa de Cláudio ao observar sua
reação durante a encenação da peça Assassinato de Gonzaga, que imitava a morte
do rei. Quando Cláudio reage de forma agitada e sai abruptamente da cena,
Hamlet interpreta isso como uma confissão silenciosa.
XIV - Hamlet simula estar louco. Qual o motivo dessa
simulação?
Hamlet finge loucura como uma estratégia para enganar
Cláudio e outros personagens, permitindo-lhe investigar a verdade sobre a morte
de seu pai sem levantar suspeitas.
XV - Hamlet é enviado à Inglaterra por Cláudio. Guildenstern
e Rosencrantz levam as cartas que ordenam que ele seja morto quando lá chegar.
Qual é o incidente que o salva e permite seu retorno à Dinamarca?
Hamlet descobre que as cartas enviadas por Cláudio ordenam
sua morte. Ele as altera, fazendo com que Guildenstern e Rosencrantz sejam executados
em seu lugar.
O incidente que salva Hamlet e lhe permite retornar à Dinamarca ocorre quando ele encontra as cartas que Guildenstern e Rosencrantz estavam levando para a Inglaterra, que contêm a ordem de sua execução. Enquanto viajava com os dois, Hamlet, que desconfia das intenções deles, abre as cartas e lê o conteúdo. Ele percebe que Cláudio ordenou sua morte ao chegar à Inglaterra e, em um acesso de raiva e desespero, Hamlet decide virar a situação a seu favor.
Hamlet, então, faz uma troca astuta. Ele escreve novas cartas, instruindo a execução de Guildenstern e Rosencrantz em seu lugar, e entrega essas cartas aos mesmos mensageiros. Quando ele chega à Inglaterra, ele descobre que os dois foram mortos como resultado de suas próprias cartas, enquanto ele consegue escapar da morte.
O comportamento dos personagens, especialmente Hamlet, pode gerar sentimentos variados. Ele é ao mesmo tempo um herói e um anti-herói: alguém em busca de justiça, mas cujas ações muitas vezes causam sofrimento a si mesmo e aos outros. O destino dos personagens é trágico, e isso gera uma sensação de fatalidade, como se a moralidade e a justiça fossem inalcançáveis em um mundo governado por traições e manipulações.
As reflexões filosóficas de Hamlet sobre a vida e a morte, como o famoso solilóquio "Ser ou não ser", são algumas das mais célebres de toda a literatura ocidental. Elas desafiam os leitores a pensarem sobre a natureza da existência, do sofrimento e do significado da vida. Isso pode ser enriquecedor, pois oferece uma oportunidade de introspecção e reflexão sobre nossas próprias vidas e as escolhas que fazemos.
Em relação ao "enriquecimento" da vida, a obra de Shakespeare, especialmente "Hamlet", continua a oferecer uma perspectiva única sobre a condição humana. Ela desafia, instiga e provoca um pensamento profundo sobre as complexidades da existência humana. Ao explorar temas como a dúvida existencial, o sofrimento, a moralidade e a vingança, Hamlet nos leva a refletir sobre nossas próprias decisões e o impacto delas em nossas vidas e nas vidas dos outros. A busca de Hamlet por justiça, suas angústias e dilemas internos tocam em aspectos universais da experiência humana: todos enfrentamos momentos de dúvida, questionamento sobre o propósito da vida e conflitos entre o que achamos certo e o que sentimos.
Além disso, a peça também nos leva a refletir sobre o poder das escolhas e as consequências que elas têm. Hamlet, com sua indecisão e hesitação, é um personagem com o qual muitas pessoas podem se identificar, já que, em várias situações da vida, todos somos chamados a tomar decisões difíceis, frequentemente sem saber qual é o caminho "certo". Sua luta interna entre a ação e a inação serve como uma metáfora para os desafios existenciais que muitos enfrentam ao se depararem com grandes questões morais e filosóficas.
Em última análise, a obra também nos coloca frente à inevitabilidade da morte e nos faz questionar o significado da vida diante da finitude humana. Esse questionamento da mortalidade, como exemplificado pela famosa linha "Ser ou não ser, eis a questão", é um convite para a introspecção e para a busca de respostas mais profundas sobre quem somos e qual é nosso papel no mundo. Hamlet se mantém relevante porque não só fala sobre o passado, mas continua a refletir as inquietações e os dilemas que são atemporais e que fazem parte da jornada humana.
Assim, Hamlet oferece uma rica tapeçaria de reflexões filosóficas, psicológicas e sociais, que não só enriquecem nossa compreensão da literatura, mas também nos convidam a questionar e a entender melhor a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor. A obra permanece um pilar essencial no estudo da natureza humana e nas discussões sobre a vida e a morte, sempre pertinente à medida que as questões que ela levanta continuam a ressoar através dos séculos.
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