Saiba como elaborar uma boa dissertação
Tente produzir um texto, da
maneira como veremos aqui.
Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscando sempre
argumentações que levem a alguma conclusão.
Antes de começar a escrever, planejar cuidadosamente o texto. O planejamento da
dissertação deve seguir rigorosamente os seguintes aspectos:
1)Ler atentamente o tema, buscando as mensagens que o autor da frase
quis passar ao leitor, ou seja, descobrir a intenção do autor ao escrever a
frase.
2)Reler o tema, anotando as palavras-chave - palavra que encerra o
significado global de um contexto, ou que o explica e identifica-o.
3)Interpretar o tema denotativamente: definir o sentido do tema, ou
seja, alcançar com a inteligência a intenção do autor, buscando as mensagens
que ele quis passar ao leitor, partindo das palavras-chave e elaborando
perguntas relacionadas ao tema.
4)Interpretar, se necessário, conotativamente o tema: compreender
o significado das palavras usadas em sentido figurado.
5)Delimitar a ideia apresentada pelo tema: reestruturar o tema com suas
próprias palavras, de acordo com a interpretação feita anteriormente, ou seja,
escrever um pequeno parágrafo, demonstrando o que você entendeu do tema.
6) Decidir qual será o objetivo final de seu texto, ou seja, qual será a
conclusão a que se quer chegar.
7) Refletir sobre os argumentos que poderão ser utilizados para chegar à
conclusão escolhida, selecionando aqueles que mais condizem com o tema.
8)Elaborar a dissertação.
LEIA COM MUITA ATENÇÃO:
Tema: :"As
cidades modernas estão tornando-se desumanas."
A primeira providência é
perguntar ao tema : POR QUÊ?
Escolha duas ou três respostas, que serão utilizadas como argumentos no
desenvolvimento.
1. Tem ocorrido o inchaço populacional.
2. O trânsito torna-se a cada dia mais violento.
3. A poluição prejudica a saúde do homem.
Escritas as respostas, passaremos
a pensar na introdução:
Introdução: A introdução deve conter aproximadamente 5 linhas.
Para elaborar a introdução, pode-se
reescrever o tema, reestruturando-o
sintaticamente. Para isso, utilize suas próprias palavras, não apenas
substituindo as do tema por sinônimos e apresente
os três argumentos das respostas. Por exemplo:
"Viver bem nas cidades modernas,
a cada dia que passa, torna-se mais difícil, pois o número de habitantes tem
aumentado exageradamente, a violência no trânsito parece ter-se tornado
incontrolável e os índices de poluição crescem cotidianamente, o que leva as
metrópoles a serem consideradas
desumanas."
Pronto. Eis aí um rascunho da introdução. Depois, passe-o a limpo,
aprimorando-o, ou seja, melhorando sua estrutura sintática.
Desenvolvimento:
O desenvolvimento da redação é a apresentação
dos argumentos, cada um em um
parágrafo diferente, utilizando elementos concretos, exemplos sólidos, que
sejam importantes para a sociedade de um modo geral.
1. Tem ocorrido o inchaço
populacional. (deve conter aproximadamente 5 linhas.)
No primeiro parágrafo do
desenvolvimento da redação citada, argumenta-se sobre as causas e as consequências
do inchaço populacional, exemplificando.
2. O trânsito torna-se a cada dia
mais violento. (deve conter aproximadamente 5 linhas.)
No segundo parágrafo, discute-se
acerca do trânsito, que está cada dia mais caótico e violento.
3. A poluição prejudica a saúde
do homem. (deve conter aproximadamente 5 linhas.)
No terceiro parágrafo,
apresenta-se a poluição como elemento importante na discussão sobre a
desumanização das cidades modernas.
Conclusão:
A conclusão pode iniciar-se com uma
expressão que remeta ao que foi dito nos parágrafos anteriores, tentando buscar uma solução. A ela deve seguir-se uma reafirmação do
tema e um comentário sobre os fatos mencionados ao longo da dissertação.
Por exemplo:
"É imprescindível que todos os
cidadãos se conscientizem de que cada um deve tentar minimizar os problemas
urbanos, diminuindo os índices de poluição, racionalizando o trânsito e
conseguindo moradia decente para todos. Só assim se conseguirá viver
humanamente nas cidades modernas."
Esse foi o objetivo escolhido
antes de iniciar a dissertação: a conscientização de que, se os principais
problemas das grandes cidades não forem diminuídos, não haverá possibilidades
de se viver humanamente.
Exercício:
Agora é a sua vez. Escolha um dos temas abaixo, ou escreva sobre o tema da
aula, e, utilizando o esquema estudado, elabore uma dissertação de no mínimo 20
linhas e no máximo 30.
Dicas
para uma boa escrita
- Leia muitos livros, artigos, revistas e
jornais;
- Aprenda palavras novas e enriqueça o seu
vocabulário;
- Realize muitas pesquisas, fique por dentro dos
números e estatísticas das diferentes áreas;
- Conheça as atualidades do mundo global;
- Apresente argumentos e contrapontos (dois
lados de uma histórias, prós e contras);
- Evite palavras clichês, explore os sinônimos e
use adjetivos com moderação;
- Abuse das palavras de transição;
- Cite referências.
RELAÇÃO DE SENTIDO |
ELEMENTOS DE LIGAÇÃO DE IDEIAS |
Prioridade, relevância |
Em primeiro lugar, acima de tudo precipuamente, principalmente,
primordialmente, sobretudo. |
Tempo |
Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a
princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em
seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje,
frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes,
ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente,
nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto, quando, antes que, depois que,
logo que, sempre que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas. |
Semelhança, comparação, conformidade |
Igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente,
semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de
conformidade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de
vista, tal qual, tanto quanto, como, assim como,bem como, corno se. |
Condição, hipótese |
Se, caso, eventualmente, desde que, contanto que, a não ser que, salvo
se, como, conforme, segundo, de acordo com, em conformidade com, consoante,
para, em consonância. |
Alternância |
Ou, ora…ora, já…já, seja…seja, quer,..quer. |
Explicação |
Pois, porque, por, porquanto, uma vez que, visto que, já que, em
virtude de. |
Fazer concessão |
Apesar de, embora, ainda que, se bem que, por mais que,por menos que,
por melhor que, por muito que, mesmo que. |
Para concluir |
Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente,
então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o
exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto,
assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do
verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma,
assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte. |
Para incluir |
Também, inclusive, igualmente, até (inclusive) |
Adição, continuação |
Além disso,outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado,
também e as conjunções aditivas (e nem, não só…mas também e, nem, também,
ainda além de, não apenas…como também, não só…bem como, também, inclusive
igualmente, até, bem como, não só… mas ainda, não somente mas também, alem
de, com efeito, por outro lado, ainda, realmente, ora, acrescentando-se que,
acrescente-se que, saliente-se ainda que, paralelamente, alem disso, ademais,
alem do mais, alem do que, tanto…quanto, como se não bastasse,tanto… como. |
Dúvida |
Talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável,
não é certo, se é que. |
Certeza, ênfase |
De certo, por certo, certamente, indubitavelmente,
inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente,com toda a certeza. |
Surpresa, imprevisto |
Inesperadamente, inopinadamente, de súbito, imprevistamente
surpreendentemente. |
Ilustração, esclarecimento |
Por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a
saber. |
Propósito, intenção,Finalidade |
Com o fim de, a fim de, com o propósito de |
Lugar, proximidade, distância |
Perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro fora, mais adiante,
além,acolá, lá, ali, algumas preposições e os pronomes demonstrativos. |
Resumo, recapitulação,conclusão |
Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma,
dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente
então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso. |
Causa, conseqüência e explicação |
Assim, de fato, com efeito, que, já que, uma vez que, visto que, por
conseguinte, logo, pois (posposto ao verbo), então conseqüentemente, em vista
disso, diante disso, em vista do que, de (tal) sorte que, de (tal) modo que
de, (tal) maneira que…, por conseqüência, como resultado, tão…que, tanto…que,
tamanha(o)…que, tal … que…,decorrente de, em decorrência de,
conseqüentemente, com isso, que, porque, pois, como, por causa de, já que,
uma vez que, porquanto; na medida em que, visto que. |
Contraste, oposição, restrição, ressalva |
Pelo contrário em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo,
todavia, entretanto, embora, apesar, ainda que, mesmo que, posto que,
conquanto que, se bem que, por mais que, por menos que, porém, contudo,
todavia, entretanto, no entanto, não obstante, senão, opor-se, contrariar,
negar, impedir, surgir em oposição, surgir em contraposição apresentar em
oposição, ser contrário. |
Afirmação |
Consistir, constituir, significar, denotar, mostrar, traduzir-se por,
expressar, representar, evidenciar. |
Causalidade |
Causar, motivar, originar, ocasionar, gerar, propiciar, resultar,
provocar, produzir, contribuir, determinar, criar. |
Finalidade |
Visar, ter em vista, objetivar, ter por objetivo, pretender,
tencionar, cogitar, tratar, servir para, prestar-se para. |
Palavras de transição |
Palavras responsáveis pela coesão do texto por estabelecem a
inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são
preposições, conjunções alguns advérbios e locuções adverbiais. Inicialmente
(começo introdução) desde já (começo introdução) a principio, a priori
(começo), em primeiro lugar (começo)além disso (continuação), do mesmo modo
(continuação), acresce que (continuação), ainda por cima (continuação), bem
como (continuação), outrossim (continuação), enfim (conclusão), dessa
forma (conclusão), em suma (conclusão), nesse sentido (conclusão), portanto
(conclusão), afinal (conclusão),logo após (tempo), ocasionalmente (tempo),
posteriormente (tempo)atualmente (tempo), enquanto isso (tempo),
imediatamente (tempo), não raro (tempo), concomitantemente (tempo),
igualmente (semelhança, conformidade), segundo (semelhança, conformidade),
conforme (semelhança conformidade) assim também (semelhança, conformidade),
de acordo com (semelhança, conformidade), daí (causa e conseqüência), por
isso (causa e conseqüência), de fato (causa e conseqüência), em virtude de
(causa e conseqüência), assim (causa é conseqüência) naturalmente (causa e
conseqüência), então (exemplificação esclarecimento), por exemplo
(exemplificação, esclarecimento) isto é (exemplificação esclarecimento), a
saber (exemplificação, esclarecimento), em outras palavras (exemplificação
esclarecimento), ou seja (exemplificação esclarecimento) quer dizer
(exemplificação esclarecimento) rigorosamente falando (exemplificação,
esclarecimento). |
Coesão por substituição |
Substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar etc) verbos períodos ou
trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo,
evitando a repetição no corpo do texto.Ex.: Porto Alegre pode ser
substituída por “a capital gaucha; Castro Alves pode ser substituído
por “O Poeta dos Escravos ;João Paulo II: Sua Santidade; Vênus: A Deusa da
Beleza. |
Tema 01: Luta-se por
ideais no ardor dos vinte anos; difícil é manter a chama, quando a juventude
passa.
: POR QUÊ?
1-
2-
3-
INTRODUÇÃO:
. |
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
1:
. |
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
2:
. |
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
3:
. |
|
|
|
|
CONCLUSÃO:
. |
|
|
Tema 02: A
tecnologia ensinou uma lição à humanidade: nada é impossível. (Lewis Mumford): POR QUÊ?
1-
2-
3-
INTRODUÇÃO:
. |
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
1:
|
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
2:
|
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
3:
|
|
|
|
|
CONCLUSÃO:
|
|
|
Vamos
supor que o tema proposto seja: Nenhum
homem é uma ilha.
Primeiro,
precisamos entender o tema. Ilha, naturalmente, está em sentido figurado,
significando solidão, isolamento.
1.
Transforme o tema em uma pergunta:
Nenhum homem é uma ilha?
2.
Procure responder essa pergunta, de
um modo simples e claro, concordando ou discordando (ou, ainda, concordando em
parte e discordando em parte): essa
resposta é o seu ponto de vista(OPINIÃO PESSOAL).
3.
Pergunte a você mesmo, o porquê de sua
resposta, uma causa, um motivo, uma razão para justificar sua posição: aí
estará o seu argumento principal.
4. Agora,
procure descobrir outros motivos que
ajudem a defender o seu ponto de vista, a fundamentar sua posição. Estes
serão argumentos auxiliares.
5. Em
seguida, procure algum fato que sirva de
exemplo para reforçar a sua posição. Este fato-exemplo pode vir de sua memória visual, das coisas que você ouviu, do que você leu. Pode ser um fato da vida política, econômica,
social. Pode ser um fato histórico. Ele precisa ser bastante expressivo e
coerente com o seu ponto de vista. O fato-exemplo, geralmente, dá força e
clareza à nossa argumentação. Esclarece a nossa opinião, fortalece os nossos
argumentos. Além disso, pessoaliza o nosso texto, diferencia o nosso texto:
como ele nasce da experiência de vida, ele dá uma marca pessoal à dissertação.
6. A
partir desses elementos, procure juntá-los num texto, que é o rascunho de sua redação. Por enquanto, você pode agrupá-los na
sequência que foi sugerida.
CONCLUSÃO
A
conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a idéia
principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.
A
conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não
somente em relação às idéias apresentadas no último parágrafo do CONCLUSÃO.
Não se
devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações
a serem inclusas, o CONCLUSÃO ainda não terminou.
Maneiras
de se fazer o parágrafo da conclusão:
Retomada da tese
A
conclusão é a apresentação da visão geral do assunto tratado, portanto pode-se
retomar o que foi apresentado na introdução e/ou no CONCLUSÃO, relembrando a
redação como um todo. É uma espécie de fechamento em que se parece dizer de
acordo com os exemplos/argumentos/tópicos que foram apresentados no CONCLUSÃO,
pode-se concluir que realmente a introdução é verdadeira.
Perspectiva
Pode-se
também apresentar possíveis soluções para os problemas expostos no CONCLUSÃO,
buscando prováveis resultados (É preciso. É imprescindível. É necessário.),
trabalhando com a conscientização geral. Por exemplo: É imprescindível que,
diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que ...
Oração Coordenada Conclusiva
Pode-se
ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva - logo,
portanto, por isso, por conseguinte, então - apresentando, posteriormente,
soluções para os problemas expostos no CONCLUSÃO.
Frases-modelo para o início da conclusão
Apresento,
aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a conclusão. Não tomem
estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema,
planeje incansávelmente o CONCLUSÃO, use sua inteligência, para ter certeza
daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:
Em
virtude dos fatos mencionados ...
Por isso tudo ...
Levando-se em consideração esses aspectos ...
Dessa forma ...
Em vista dos argumentos apresentados ...
Dado o exposto ...
Tendo em vista os aspectos observados ...
Levando-se em conta o que foi observado ...
Em virtude do que foi mencionado ...
Por todos esses aspectos ...
Pela observação dos aspectos analisados ...
Portanto ... / logo ... / então ...
Após a frase inicial, pode- se continuar a
conclusão com as seguintes frases:
... somos
levados a acreditar que ...
... é-se levado a acreditar que ...
... entendemos que ...
... entende-se que ...
... concluímos que ...
... conclui-se que ...
... percebemos que ...
... percebe-se que ...
... resta aos homens ...
... é imprescindível que todos se conscientizem de que ...
... só nos resta esperar que ...
... é preciso que ...
... é necessário que ...
... faz-se necessário que ...
Proposta
de redação
A TV
brasileira completa 50 anos. No início, houve quem considerasse o televisor
mais um eletrodoméstico na casa. Hoje, sabe-se que ele não é só isso, a
televisão é um modo de vida.
Redija um texto dissertativo, em prosa, com 30 linhas, analisando se a TV
brasileira FORMA, INFORMA ou DEFORMA. Use o esquema acima.
Você pode
também, caso queira, desenvolver outro tema.
Palavras e frases para começar uma
redação
Há algumas frases e palavras-chave que podem servir
como base para o início da redação. Segue uma lista:
- Pode-se afirmar que, em razão de…
- Ao analisar o (a,os,as)…
- Em virtude do cenário atual, em vista da atual
situação…
- Percebe-se que…
- Comenta-se, com frequência, a respeito de…
- Convém lembrar…
- É indiscutível que, é inegável que …
- Levando-se em consideração os aspectos…
- No século…
- Ao se examinarem alguns… verifica-se que…
- Dado o exposto da pesquisa…
- Basta olhar para um passado próximo…
- Todos sabem que, em nosso país, há tempos,
observa-se…
- Percebe-se que…
- Em face da realidade…
Nenhum comentário:
Postar um comentário