terça-feira, 19 de novembro de 2024

DISSERTAÇÃO, COMO ELABORAR? ( VÁRIOS TEMAS ATUAIS )

 

Saiba como elaborar uma boa dissertação

Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscando sempre argumentações que levem a alguma conclusão.
Antes de começar a escrever, planejar cuidadosamente o texto. O planejamento da dissertação deve seguir rigorosamente os seguintes aspectos:

Passos para Elaborar uma Boa Dissertação

1) Compreender o Tema:

  • Leia o tema com atenção, buscando entender a mensagem ou questionamento principal. Identifique o propósito da frase ou ideia proposta e reflita sobre o que o autor quer que o leitor pense ou questione.

2) Identificar Palavras-Chave:

  • Relacione as palavras mais importantes, aquelas que sintetizam o significado central da frase ou contexto do tema. As palavras-chave ajudarão a manter o foco ao longo do texto.

3) Interpretar o Tema de Forma Literal (Denotativa):

  • Determine o sentido básico e direto do tema. Pergunte-se o que ele comunica de maneira explícita e objetiva, a partir das palavras-chave selecionadas.

4) Interpretar o Tema de Forma Figurada (Conotativa):

  • Caso o tema use expressões figuradas, interprete o sentido simbólico delas, buscando um entendimento mais profundo e sugerido da ideia principal.

5) Reformular o Tema com Suas Próprias Palavras:

  • Com base na interpretação, escreva uma explicação breve sobre o tema com suas próprias palavras. Isso ajudará a estabelecer seu entendimento pessoal do tema, facilitando o desenvolvimento do texto.

6) Definir o Objetivo Final do Texto:

  • Decida qual será o ponto de chegada ou a conclusão da dissertação. Pense no que você quer que o leitor conclua ou reflita após ler o seu texto.

7) Selecionar e Organizar Argumentos:

  • Liste argumentos que sustentem o objetivo escolhido e selecione os mais fortes e relevantes. Estes argumentos formarão o desenvolvimento do seu texto.

8) Redigir a Dissertação:

  • Com o planejamento feito, redija o texto organizando-o em introdução, desenvolvimento e conclusão. Construa sua introdução com a apresentação do tema, o desenvolvimento com os argumentos selecionados, e finalize com a conclusão que responde ao objetivo traçado no início.

LEIA COM MUITA ATENÇÃO:

Modelo de Desenvolvimento de Dissertação

Tema: "As cidades modernas estão tornando-se desumanas."

1) Pergunte ao Tema: Por quê?

  • Ao ler o tema, pergunte-se "Por que as cidades modernas estão se tornando desumanas?" Escolha duas ou três respostas como base para o desenvolvimento. Para este tema, algumas possíveis respostas são:
    • Inchaço populacional
    • Trânsito violento
    • Poluição crescente

Esses serão os três argumentos a serem usados no desenvolvimento.

2) Introdução (aproximadamente 5 linhas)

  • Reescreva o tema com suas palavras e apresente os três argumentos. Esta técnica de reestruturação facilita o início do texto, além de ser uma forma objetiva de contextualizar o tema.
  • Exemplo de introdução:
    “A vida nas cidades modernas tem se tornado cada vez mais difícil. Com o aumento excessivo da população, a violência no trânsito e a poluição crescente, as metrópoles estão perdendo seu caráter humano e se tornando ambientes desumanos.”

Após criar um rascunho da introdução, revise e ajuste a estrutura para torná-la mais natural.

3) Desenvolvimento

  • O desenvolvimento será composto de três parágrafos, cada um dedicado a um dos argumentos. Cada parágrafo deve ter aproximadamente 5 linhas e ser objetivo, com exemplos ou explicações sobre as consequências de cada problema.

Parágrafo 1 - Inchaço populacional:

  • Argumente sobre as causas (migração, falta de planejamento urbano) e as consequências (superlotação, falta de serviços).
  • Exemplo: “O crescimento populacional nas grandes cidades tem sido um grande desafio. A busca por melhores condições de vida leva à superlotação dos espaços, resultando em sobrecarga dos serviços públicos e na falta de moradias adequadas, o que contribui para a desumanização das metrópoles.”

Parágrafo 2 - Trânsito violento:

  • Discuta o aumento do número de veículos e a falta de segurança no trânsito, trazendo dados se possível.
  • Exemplo: “A cada dia, o trânsito nas grandes cidades se torna mais caótico e violento. Com o excesso de veículos e a falta de educação no trânsito, os índices de acidentes aumentam, tornando o deslocamento um desafio diário e reforçando a ideia de desumanização.”

Parágrafo 3 - Poluição:

  • Explique os efeitos da poluição no meio ambiente e na saúde dos cidadãos.
  • Exemplo: “A poluição, tanto do ar quanto sonora e visual, é outro fator que transforma a vida nas cidades em um cenário hostil. A emissão de gases e o acúmulo de resíduos afetam diretamente a saúde da população, tornando o ambiente urbano menos saudável e acolhedor.”

4) Conclusão

  • A conclusão deve reafirmar a necessidade de conscientização e propor uma solução geral para os problemas.
  • Exemplo de Conclusão:
    “Para que as cidades modernas sejam mais humanas, é essencial que todos se conscientizem da necessidade de mudanças. Diminuir os índices de poluição, melhorar o trânsito e garantir moradias adequadas são passos fundamentais para promover um ambiente mais saudável e humano para todos.”

Exercício:

  • Com base nesse modelo, escolha um tema e siga os passos apresentados para estruturar sua dissertação.


Exercício:
Agora é a sua vez. Escolha um dos temas abaixo, ou escreva sobre o tema da aula, e, utilizando o esquema estudado, elabore uma dissertação de no mínimo 20 linhas e no máximo 30.

( FAÇA A PERGUNTA AO TEMA: POR QUÊ?)

1. Temas Sociais e de Comportamento 

A questão da saúde mental entre jovens e o papel da escola e da família

  • Desafios e benefícios do ensino remoto e híbrido no Brasil
  • A solidão na era das redes sociais: como o excesso de conexão virtual pode afetar as relações humanas
  • A desigualdade social e seu impacto na educação e nas oportunidades profissionais
  • O papel da família e da escola na formação ética e cidadã dos jovens

2. Temas sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

  • O impacto da inteligência artificial e da automação no mercado de trabalho
  • Desafios éticos na manipulação genética e nas tecnologias de reprodução assistida
  • O uso das redes sociais como fonte de informação e a proliferação de fake news
  • A dependência tecnológica e os impactos na atenção e na produtividade
  • A importância da ciência no enfrentamento de pandemias e outras crises sanitárias

3. Temas Ambientais e Sustentabilidade

  • A crise hídrica no Brasil e a necessidade de políticas sustentáveis de uso de recursos
  • Mudanças climáticas e o papel do Brasil no combate ao aquecimento global
  • Os desafios para a preservação da Amazônia e o impacto do desmatamento
  • A importância do consumo consciente e do combate ao desperdício
  • O problema do descarte de lixo eletrônico e o papel da indústria de tecnologia na sustentabilidade

4. Temas sobre Política e Cidadania

  • A democracia e os desafios para garantir eleições seguras e justas
  • Desafios da segurança pública no Brasil e a relação com desigualdades sociais
  • A importância da participação política dos jovens e os desafios do engajamento
  • Liberdade de expressão e responsabilidade nas redes sociais
  • A luta contra o racismo estrutural e os desafios da inclusão no mercado de trabalho

5. Temas sobre Cultura e Diversidade

  • O papel da cultura na construção da identidade nacional
  • A importância do resgate e preservação das culturas indígenas e afro-brasileiras
  • Desafios para garantir a liberdade religiosa e a convivência entre diferentes crenças
  • A literatura e o cinema como formas de questionar padrões e provocar reflexão
  • A importância da diversidade e da representatividade na mídia e nas artes


Temas sobre Sociedade e Comportamento

  1. O impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens
  2. O aumento do trabalho remoto e suas implicações para a vida urbana
  3. A importância da saúde mental e o desafio de combater o estigma
  4. A privacidade no mundo digital: como proteger nossos dados pessoais?
  5. A influência das celebridades e influenciadores digitais nos jovens

Temas sobre Educação e Tecnologia

  1. Os benefícios e desafios da educação a distância
  2. Como a tecnologia está transformando a educação nas escolas?
  3. A importância do ensino de valores éticos nas escolas
  4. O uso da inteligência artificial no dia a dia: oportunidades e riscos
  5. A falta de leitura entre os jovens e seu impacto na formação crítica

Temas sobre Meio Ambiente

  1. A urgência de combater o aquecimento global
  2. Soluções sustentáveis para reduzir a poluição nas grandes cidades
  3. A responsabilidade de cada cidadão na preservação do meio ambiente
  4. Desperdício de alimentos e seus impactos sociais e ambientais
  5. A poluição dos oceanos e seus efeitos na vida marinha

Temas sobre Ciência e Saúde

  1. A importância da vacinação na prevenção de doenças
  2. O uso da biotecnologia para enfrentar problemas de saúde
  3. Como os hábitos alimentares influenciam a saúde da população
  4. A prática de atividades físicas como ferramenta de saúde mental e física
  5. A crise da saúde pública: desafios e possíveis soluções

Temas sobre Cultura e Inclusão

  1. A valorização da cultura local em um mundo globalizado
  2. O combate à discriminação e à intolerância religiosa
  3. Os direitos das pessoas com deficiência e a inclusão social
  4. A importância da diversidade no mercado de trabalho
  5. A preservação das línguas e culturas indígena

Dicas para uma boa escrita

  • Leia muitos livros, artigos, revistas e jornais;
  • Aprenda palavras novas e enriqueça o seu vocabulário;
  • Realize muitas pesquisas, fique por dentro dos números e estatísticas das diferentes áreas;
  • Conheça as atualidades do mundo global;
  • Apresente argumentos e contrapontos (dois lados de uma histórias, prós e contras);
  • Evite palavras clichês, explore os sinônimos e use adjetivos com moderação;
  • Abuse das palavras de transição;
  • Cite referências.

  

RELAÇÃO DE SENTIDO

ELEMENTOS DE LIGAÇÃO DE IDEIAS

Prioridade, relevância

Em primeiro lugar, acima de tudo precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo.

Tempo
(frequência, duração, ordem, sucessão, anterioridade, posteridade)

Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto, quando, antes que, depois que, logo que, sempre que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas.

Semelhança, comparação, conformidade

Igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente, semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de conformidade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de vista, tal qual, tanto quanto, como, assim como,bem como, corno se.

Condição, hipótese

Se, caso, eventualmente, desde que, contanto que, a não ser que, salvo se, como, conforme, segundo, de acordo com, em conformidade com, consoante, para, em consonância.

Alternância

Ou, ora…ora, já…já, seja…seja, quer,..quer.

Explicação

Pois, porque, por, porquanto, uma vez que, visto que, já que, em virtude de.

Fazer concessão

Apesar de, embora, ainda que, se bem que, por mais que,por menos que, por melhor que, por muito que, mesmo que.

Para concluir

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.

Para incluir

Também, inclusive, igualmente, até (inclusive)

Adição, continuação

Além disso,outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado, também e as conjunções aditivas (e nem, não só…mas também e, nem, também, ainda além de, não apenas…como também, não só…bem como, também, inclusive igualmente, até, bem como, não só… mas ainda, não somente mas também, alem de, com efeito, por outro lado, ainda, realmente, ora, acrescentando-se que, acrescente-se que, saliente-se ainda que, paralelamente, alem disso, ademais, alem do mais, alem do que, tanto…quanto, como se não bastasse,tanto… como.

Dúvida

Talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável, não é certo, se é que.

Certeza, ênfase

De certo, por certo, certamente, indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente,com toda a certeza.

Surpresa, imprevisto

Inesperadamente, inopinadamente, de súbito, imprevistamente surpreendentemente.

Ilustração, esclarecimento

Por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a saber.

Propósito, intenção,Finalidade

Com o fim de, a fim de, com o propósito de

Lugar, proximidade, distância

Perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro fora, mais adiante, além,acolá, lá, ali, algumas preposições e os pronomes demonstrativos.

Resumo, recapitulação,conclusão

Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.

Causa, conseqüência e explicação

Assim, de fato, com efeito, que, já que, uma vez que, visto que, por conseguinte, logo, pois (posposto ao verbo), então conseqüentemente, em vista disso, diante disso, em vista do que, de (tal) sorte que, de (tal) modo que de, (tal) maneira que…, por conseqüência, como resultado, tão…que, tanto…que, tamanha(o)…que, tal … que…,decorrente de, em decorrência de, conseqüentemente, com isso, que, porque, pois, como, por causa de, já que, uma vez que, porquanto; na medida em que, visto que.

Contraste, oposição, restrição, ressalva

Pelo contrário em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo, todavia, entretanto, embora, apesar, ainda que, mesmo que, posto que, conquanto que, se bem que, por mais que, por menos que, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, senão, opor-se, contrariar, negar, impedir, surgir em oposição, surgir em contraposição apresentar em oposição, ser contrário.

Afirmação

Consistir, constituir, significar, denotar, mostrar, traduzir-se por, expressar, representar, evidenciar.

Causalidade

Causar, motivar, originar, ocasionar, gerar, propiciar, resultar, provocar, produzir, contribuir, determinar, criar.

Finalidade

Visar, ter em vista, objetivar, ter por objetivo, pretender, tencionar, cogitar, tratar, servir para, prestar-se para.

Palavras de transição

Palavras responsáveis pela coesão do texto por estabelecem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções alguns advérbios e locuções adverbiais. Inicialmente (começo introdução) desde já (começo introdução) a principio, a priori (começo), em primeiro lugar (começo)além disso (continuação), do mesmo modo (continuação), acresce que (continuação), ainda por cima (continuação), bem como (continuação),  outrossim (continuação), enfim (conclusão), dessa forma (conclusão), em suma (conclusão), nesse sentido (conclusão), portanto (conclusão), afinal (conclusão),logo após (tempo), ocasionalmente (tempo), posteriormente (tempo)atualmente (tempo), enquanto isso (tempo), imediatamente (tempo), não raro (tempo), concomitantemente (tempo), igualmente (semelhança, conformidade), segundo (semelhança, conformidade), conforme (semelhança conformidade) assim também (semelhança, conformidade), de acordo com (semelhança, conformidade), daí (causa e conseqüência), por isso (causa e conseqüência), de fato (causa e conseqüência), em virtude de (causa e conseqüência), assim (causa é conseqüência) naturalmente (causa e conseqüência),  então (exemplificação esclarecimento), por exemplo (exemplificação, esclarecimento) isto é (exemplificação esclarecimento), a saber (exemplificação, esclarecimento), em outras palavras (exemplificação esclarecimento), ou seja (exemplificação esclarecimento) quer dizer (exemplificação esclarecimento) rigorosamente falando (exemplificação, esclarecimento).

Coesão por substituição

Substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar etc) verbos períodos ou trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no corpo do texto.Ex.: Porto Alegre pode ser substituída  por “a capital gaucha; Castro Alves pode ser substituído por “O Poeta dos Escravos ;João Paulo II: Sua Santidade; Vênus: A Deusa da Beleza.

 

Tema 01: Luta-se por ideais no ardor dos vinte anos; difícil é manter a chama, quando a juventude passa.                                           : POR QUÊ?
1-

2-

3-

INTRODUÇÃO:

         .

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO 1:

          .

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO 2:

          .

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO 3:

          .

 

 

 

 

CONCLUSÃO:

           .

 

 

Tema 02: A tecnologia ensinou uma lição à humanidade: nada é impossível. (Lewis Mumford):                                                                                      POR QUÊ?
1-

2-

3-

INTRODUÇÃO:

              .

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO 1:

 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO 2:

 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO 3:

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO:

 

 

 

 

Vamos supor que o tema proposto seja: Nenhum homem é uma ilha.

Primeiro, precisamos entender o tema. Ilha, naturalmente, está em sentido figurado, significando solidão, isolamento.

1. Transforme o tema em uma pergunta:        Nenhum homem é uma ilha?

2. Procure responder essa pergunta, de um modo simples e claro, concordando ou discordando (ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte): essa resposta é o seu ponto de vista(OPINIÃO PESSOAL).

3. Pergunte a você mesmo, o porquê de sua resposta, uma causa, um motivo, uma razão para justificar sua posição: aí estará o seu argumento principal.

4. Agora, procure descobrir outros motivos que ajudem a defender o seu ponto de vista, a fundamentar sua posição. Estes serão argumentos auxiliares.

5. Em seguida, procure algum fato que sirva de exemplo para reforçar a sua posição. Este fato-exemplo pode vir de sua memória visual, das coisas que você ouviu, do que você leu. Pode ser um fato da vida política, econômica, social. Pode ser um fato histórico. Ele precisa ser bastante expressivo e coerente com o seu ponto de vista. O fato-exemplo, geralmente, dá força e clareza à nossa argumentação. Esclarece a nossa opinião, fortalece os nossos argumentos. Além disso, pessoaliza o nosso texto, diferencia o nosso texto: como ele nasce da experiência de vida, ele dá uma marca pessoal à dissertação.

6. A partir desses elementos, procure juntá-los num texto, que é o rascunho de sua redação. Por enquanto, você pode agrupá-los na sequência que foi sugerida.

CONCLUSÃO

A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a idéia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.

A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às idéias apresentadas no último parágrafo do CONCLUSÃO.

Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações a serem inclusas, o CONCLUSÃO ainda não terminou.

Maneiras de se fazer o parágrafo da conclusão:

Retomada da tese

A conclusão é a apresentação da visão geral do assunto tratado, portanto pode-se retomar o que foi apresentado na introdução e/ou no CONCLUSÃO, relembrando a redação como um todo. É uma espécie de fechamento em que se parece dizer de acordo com os exemplos/argumentos/tópicos que foram apresentados no CONCLUSÃO, pode-se concluir que realmente a introdução é verdadeira.

Perspectiva

Pode-se também apresentar possíveis soluções para os problemas expostos no CONCLUSÃO, buscando prováveis resultados (É preciso. É imprescindível. É necessário.), trabalhando com a conscientização geral. Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que ...

Oração Coordenada Conclusiva

Pode-se ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva - logo, portanto, por isso, por conseguinte, então - apresentando, posteriormente, soluções para os problemas expostos no CONCLUSÃO.

Frases-modelo para o início da conclusão

Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a conclusão. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansávelmente o CONCLUSÃO, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:

Em virtude dos fatos mencionados ...
Por isso tudo ...
Levando-se em consideração esses aspectos ...
Dessa forma ...
Em vista dos argumentos apresentados ...
Dado o exposto ...
Tendo em vista os aspectos observados ...
Levando-se em conta o que foi observado ...
Em virtude do que foi mencionado ...
Por todos esses aspectos ...
Pela observação dos aspectos analisados ...
Portanto ... / logo ... / então ...

Após a frase inicial, pode- se continuar a conclusão com as seguintes frases:

... somos levados a acreditar que ...
... é-se levado a acreditar que ...
... entendemos que ...
... entende-se que ...
... concluímos que ...
... conclui-se que ...
... percebemos que ...
... percebe-se que ...
... resta aos homens ...
... é imprescindível que todos se conscientizem de que ...
... só nos resta esperar que ...
... é preciso que ...
... é necessário que ...
... faz-se necessário que ...


Proposta de redação

A TV brasileira completa 50 anos. No início, houve quem considerasse o televisor mais um eletrodoméstico na casa. Hoje, sabe-se que ele não é só isso, a televisão é um modo de vida.
Redija um texto dissertativo, em prosa, com 30 linhas, analisando se a TV brasileira FORMA, INFORMA ou DEFORMA. Use o esquema acima.

Você pode também, caso queira, desenvolver outro tema.


Palavras e frases para começar uma redação

Há algumas frases e palavras-chave que podem servir como base para o início da redação. Segue uma lista:

  • Pode-se afirmar que, em razão de…
  • Ao analisar o (a,os,as)…
  • Em virtude do cenário atual, em vista da atual situação…
  • Percebe-se que…
  • Comenta-se, com frequência, a respeito de…
  • Convém lembrar…
  • É indiscutível que, é inegável que …
  • Levando-se em consideração os aspectos…
  • No século…
  • Ao se examinarem alguns… verifica-se que…
  • Dado o exposto da pesquisa…
  • Basta olhar para um passado próximo…
  • Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se…
  • Percebe-se que…
  • Em face da realidade…

tema "Nenhum homem é uma ilha":

1. Compreensão do Tema

Entenda o Significado da Metáfora

  • A expressão "Nenhum homem é uma ilha" usa a palavra "ilha" para simbolizar a ideia de isolamento ou de viver desconectado dos demais. John Donne, o autor da frase, queria enfatizar que os seres humanos são interdependentes e que ninguém consegue viver completamente isolado.

2. Pergunta Inicial

Transforme o Tema em Pergunta

  • Pergunte a si mesmo: "Por que nenhum homem é uma ilha?" ou "Será possível viver totalmente isolado da sociedade?"

3. Defina o Ponto de Vista (Tese)

Posicione-se

  • Exponha sua opinião pessoal sobre a ideia. Concorda que as pessoas precisam umas das outras? Ou acredita que algumas podem, sim, viver isoladas? Defina se você concorda total ou parcialmente com o tema.

4. Argumento Principal e Argumentos Auxiliares

Desenvolva um Argumento Principal

  • Explique sua resposta inicial com uma razão clara. Exemplo: "Os seres humanos precisam uns dos outros para se desenvolver emocional e socialmente."

Inclua Argumentos Auxiliares

  • Adicione argumentos que sustentem sua posição:
    • Argumento Social: A interação com outros é essencial para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e compreensão mútua.
    • Argumento Emocional: A solidão pode levar a problemas de saúde mental, e o apoio social ajuda a manter o equilíbrio emocional.
    • Argumento Histórico ou Cultural: Ao longo da história, civilizações e sociedades foram construídas com base na cooperação.

5. Exemplos e Fatos

Reforce com Exemplos Concretos

  • Inclua exemplos relevantes:
    • Histórico: Por exemplo, o desenvolvimento de sociedades antigas, que dependiam da colaboração entre pessoas para sobreviver e prosperar.
    • Atual: Use exemplos da atualidade, como a importância das redes de apoio durante crises (como a pandemia de COVID-19), que demonstram o impacto positivo do apoio mútuo e da conexão.

6. Estrutura do Texto

Crie o Rascunho da Redação

  • Introdução: Reescreva o tema usando suas palavras. Apresente o tema “Nenhum homem é uma ilha” e mostre seu ponto de vista de maneira simples e direta.
  • Desenvolvimento: Apresente os argumentos (principal e auxiliares) em parágrafos separados. Dê um exemplo em cada parágrafo para reforçar suas ideias.
  • Conclusão: Retome a ideia principal e finalize com uma frase que dê um fechamento à dissertação.

7. Conclusão

Finalize de Forma Convincente

  • Lembre-se de que a conclusão deve reunir os principais pontos. Evite informações novas e foque em reforçar seu ponto de vista. Exemplos de frases iniciais para a conclusão:
    • "Em vista dos argumentos apresentados, podemos concluir que..."
    • "Portanto, observa-se que a interdependência humana é essencial para a sociedade."
    • "Dado o exposto, entende-se que a conexão entre os indivíduos é vital para o equilíbrio da vida em sociedade."

Frases-modelo para a Conclusão

Após a frase inicial, você pode continuar a conclusão com algumas dessas sugestões:

  • "... concluímos que a interação entre os indivíduos é uma base fundamental para uma vida plena e equilibrada."
  • "... percebemos que, embora cada um tenha sua individualidade, a convivência e a interdependência são indispensáveis."
  • "... é imprescindível que todos reconheçam a importância do apoio mútuo para enfrentar os desafios da vida moderna."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário