Saiba como elaborar uma boa dissertação
Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscando sempre
argumentações que levem a alguma conclusão.
Antes de começar a escrever, planejar cuidadosamente o texto. O planejamento da
dissertação deve seguir rigorosamente os seguintes aspectos:
Passos para Elaborar uma Boa Dissertação
1) Compreender o Tema:
- Leia o tema com atenção, buscando entender a mensagem ou questionamento principal. Identifique o propósito da frase ou ideia proposta e reflita sobre o que o autor quer que o leitor pense ou questione.
2) Identificar Palavras-Chave:
- Relacione as palavras mais importantes, aquelas que sintetizam o significado central da frase ou contexto do tema. As palavras-chave ajudarão a manter o foco ao longo do texto.
3) Interpretar o Tema de Forma Literal (Denotativa):
- Determine o sentido básico e direto do tema. Pergunte-se o que ele comunica de maneira explícita e objetiva, a partir das palavras-chave selecionadas.
4) Interpretar o Tema de Forma Figurada (Conotativa):
- Caso o tema use expressões figuradas, interprete o sentido simbólico delas, buscando um entendimento mais profundo e sugerido da ideia principal.
5) Reformular o Tema com Suas Próprias Palavras:
- Com base na interpretação, escreva uma explicação breve sobre o tema com suas próprias palavras. Isso ajudará a estabelecer seu entendimento pessoal do tema, facilitando o desenvolvimento do texto.
6) Definir o Objetivo Final do Texto:
- Decida qual será o ponto de chegada ou a conclusão da dissertação. Pense no que você quer que o leitor conclua ou reflita após ler o seu texto.
7) Selecionar e Organizar Argumentos:
- Liste argumentos que sustentem o objetivo escolhido e selecione os mais fortes e relevantes. Estes argumentos formarão o desenvolvimento do seu texto.
8) Redigir a Dissertação:
- Com o planejamento feito, redija o texto organizando-o em introdução, desenvolvimento e conclusão. Construa sua introdução com a apresentação do tema, o desenvolvimento com os argumentos selecionados, e finalize com a conclusão que responde ao objetivo traçado no início.
LEIA COM MUITA ATENÇÃO:
Modelo de Desenvolvimento de Dissertação
Exercício:
Agora é a sua vez. Escolha um dos temas abaixo, ou escreva sobre o tema da
aula, e, utilizando o esquema estudado, elabore uma dissertação de no mínimo 20
linhas e no máximo 30.
( FAÇA A PERGUNTA AO TEMA: POR QUÊ?)
Temas sobre Sociedade e Comportamento
- O impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens
- O aumento do trabalho remoto e suas implicações para a vida urbana
- A importância da saúde mental e o desafio de combater o estigma
- A privacidade no mundo digital: como proteger nossos dados pessoais?
- A influência das celebridades e influenciadores digitais nos jovens
Temas sobre Educação e Tecnologia
- Os benefícios e desafios da educação a distância
- Como a tecnologia está transformando a educação nas escolas?
- A importância do ensino de valores éticos nas escolas
- O uso da inteligência artificial no dia a dia: oportunidades e riscos
- A falta de leitura entre os jovens e seu impacto na formação crítica
Temas sobre Meio Ambiente
- A urgência de combater o aquecimento global
- Soluções sustentáveis para reduzir a poluição nas grandes cidades
- A responsabilidade de cada cidadão na preservação do meio ambiente
- Desperdício de alimentos e seus impactos sociais e ambientais
- A poluição dos oceanos e seus efeitos na vida marinha
Temas sobre Ciência e Saúde
- A importância da vacinação na prevenção de doenças
- O uso da biotecnologia para enfrentar problemas de saúde
- Como os hábitos alimentares influenciam a saúde da população
- A prática de atividades físicas como ferramenta de saúde mental e física
- A crise da saúde pública: desafios e possíveis soluções
Temas sobre Cultura e Inclusão
- A valorização da cultura local em um mundo globalizado
- O combate à discriminação e à intolerância religiosa
- Os direitos das pessoas com deficiência e a inclusão social
- A importância da diversidade no mercado de trabalho
- A preservação das línguas e culturas indígena
Dicas para uma boa escrita
- Leia muitos livros, artigos, revistas e
jornais;
- Aprenda palavras novas e enriqueça o seu
vocabulário;
- Realize muitas pesquisas, fique por dentro dos
números e estatísticas das diferentes áreas;
- Conheça as atualidades do mundo global;
- Apresente argumentos e contrapontos (dois
lados de uma histórias, prós e contras);
- Evite palavras clichês, explore os sinônimos e
use adjetivos com moderação;
- Abuse das palavras de transição;
- Cite referências.
RELAÇÃO DE SENTIDO |
ELEMENTOS DE LIGAÇÃO DE IDEIAS |
Prioridade, relevância |
Em primeiro lugar, acima de tudo precipuamente, principalmente,
primordialmente, sobretudo. |
Tempo |
Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a
princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em
seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje,
frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes,
ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente,
nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto, quando, antes que, depois que,
logo que, sempre que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas. |
Semelhança, comparação, conformidade |
Igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente,
semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de
conformidade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de
vista, tal qual, tanto quanto, como, assim como,bem como, corno se. |
Condição, hipótese |
Se, caso, eventualmente, desde que, contanto que, a não ser que, salvo
se, como, conforme, segundo, de acordo com, em conformidade com, consoante,
para, em consonância. |
Alternância |
Ou, ora…ora, já…já, seja…seja, quer,..quer. |
Explicação |
Pois, porque, por, porquanto, uma vez que, visto que, já que, em
virtude de. |
Fazer concessão |
Apesar de, embora, ainda que, se bem que, por mais que,por menos que,
por melhor que, por muito que, mesmo que. |
Para concluir |
Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente,
então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o
exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto,
assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do
verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma,
assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte. |
Para incluir |
Também, inclusive, igualmente, até (inclusive) |
Adição, continuação |
Além disso,outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado,
também e as conjunções aditivas (e nem, não só…mas também e, nem, também,
ainda além de, não apenas…como também, não só…bem como, também, inclusive
igualmente, até, bem como, não só… mas ainda, não somente mas também, alem
de, com efeito, por outro lado, ainda, realmente, ora, acrescentando-se que,
acrescente-se que, saliente-se ainda que, paralelamente, alem disso, ademais,
alem do mais, alem do que, tanto…quanto, como se não bastasse,tanto… como. |
Dúvida |
Talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável,
não é certo, se é que. |
Certeza, ênfase |
De certo, por certo, certamente, indubitavelmente,
inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente,com toda a certeza. |
Surpresa, imprevisto |
Inesperadamente, inopinadamente, de súbito, imprevistamente
surpreendentemente. |
Ilustração, esclarecimento |
Por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a
saber. |
Propósito, intenção,Finalidade |
Com o fim de, a fim de, com o propósito de |
Lugar, proximidade, distância |
Perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro fora, mais adiante,
além,acolá, lá, ali, algumas preposições e os pronomes demonstrativos. |
Resumo, recapitulação,conclusão |
Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma,
dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente
então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso. |
Causa, conseqüência e explicação |
Assim, de fato, com efeito, que, já que, uma vez que, visto que, por
conseguinte, logo, pois (posposto ao verbo), então conseqüentemente, em vista
disso, diante disso, em vista do que, de (tal) sorte que, de (tal) modo que
de, (tal) maneira que…, por conseqüência, como resultado, tão…que, tanto…que,
tamanha(o)…que, tal … que…,decorrente de, em decorrência de,
conseqüentemente, com isso, que, porque, pois, como, por causa de, já que,
uma vez que, porquanto; na medida em que, visto que. |
Contraste, oposição, restrição, ressalva |
Pelo contrário em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo,
todavia, entretanto, embora, apesar, ainda que, mesmo que, posto que,
conquanto que, se bem que, por mais que, por menos que, porém, contudo,
todavia, entretanto, no entanto, não obstante, senão, opor-se, contrariar,
negar, impedir, surgir em oposição, surgir em contraposição apresentar em
oposição, ser contrário. |
Afirmação |
Consistir, constituir, significar, denotar, mostrar, traduzir-se por,
expressar, representar, evidenciar. |
Causalidade |
Causar, motivar, originar, ocasionar, gerar, propiciar, resultar,
provocar, produzir, contribuir, determinar, criar. |
Finalidade |
Visar, ter em vista, objetivar, ter por objetivo, pretender,
tencionar, cogitar, tratar, servir para, prestar-se para. |
Palavras de transição |
Palavras responsáveis pela coesão do texto por estabelecem a
inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são
preposições, conjunções alguns advérbios e locuções adverbiais. Inicialmente
(começo introdução) desde já (começo introdução) a principio, a priori
(começo), em primeiro lugar (começo)além disso (continuação), do mesmo modo
(continuação), acresce que (continuação), ainda por cima (continuação), bem
como (continuação), outrossim (continuação), enfim (conclusão), dessa
forma (conclusão), em suma (conclusão), nesse sentido (conclusão), portanto
(conclusão), afinal (conclusão),logo após (tempo), ocasionalmente (tempo),
posteriormente (tempo)atualmente (tempo), enquanto isso (tempo),
imediatamente (tempo), não raro (tempo), concomitantemente (tempo),
igualmente (semelhança, conformidade), segundo (semelhança, conformidade),
conforme (semelhança conformidade) assim também (semelhança, conformidade),
de acordo com (semelhança, conformidade), daí (causa e conseqüência), por
isso (causa e conseqüência), de fato (causa e conseqüência), em virtude de
(causa e conseqüência), assim (causa é conseqüência) naturalmente (causa e
conseqüência), então (exemplificação esclarecimento), por exemplo
(exemplificação, esclarecimento) isto é (exemplificação esclarecimento), a
saber (exemplificação, esclarecimento), em outras palavras (exemplificação
esclarecimento), ou seja (exemplificação esclarecimento) quer dizer
(exemplificação esclarecimento) rigorosamente falando (exemplificação,
esclarecimento). |
Coesão por substituição |
Substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar etc) verbos períodos ou
trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo,
evitando a repetição no corpo do texto.Ex.: Porto Alegre pode ser
substituída por “a capital gaucha; Castro Alves pode ser substituído
por “O Poeta dos Escravos ;João Paulo II: Sua Santidade; Vênus: A Deusa da
Beleza. |
Tema 01: Luta-se por
ideais no ardor dos vinte anos; difícil é manter a chama, quando a juventude
passa.
: POR QUÊ?
1-
2-
3-
INTRODUÇÃO:
. |
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
1:
. |
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
2:
. |
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
3:
. |
|
|
|
|
CONCLUSÃO:
. |
|
|
Tema 02: A
tecnologia ensinou uma lição à humanidade: nada é impossível. (Lewis Mumford): POR QUÊ?
1-
2-
3-
INTRODUÇÃO:
. |
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
1:
|
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
2:
|
|
|
|
|
DESENVOLVIMENTO
3:
|
|
|
|
|
CONCLUSÃO:
|
|
|
Vamos
supor que o tema proposto seja: Nenhum
homem é uma ilha.
Primeiro,
precisamos entender o tema. Ilha, naturalmente, está em sentido figurado,
significando solidão, isolamento.
1.
Transforme o tema em uma pergunta:
Nenhum homem é uma ilha?
2.
Procure responder essa pergunta, de
um modo simples e claro, concordando ou discordando (ou, ainda, concordando em
parte e discordando em parte): essa
resposta é o seu ponto de vista(OPINIÃO PESSOAL).
3.
Pergunte a você mesmo, o porquê de sua
resposta, uma causa, um motivo, uma razão para justificar sua posição: aí
estará o seu argumento principal.
4. Agora,
procure descobrir outros motivos que
ajudem a defender o seu ponto de vista, a fundamentar sua posição. Estes
serão argumentos auxiliares.
5. Em
seguida, procure algum fato que sirva de
exemplo para reforçar a sua posição. Este fato-exemplo pode vir de sua memória visual, das coisas que você ouviu, do que você leu. Pode ser um fato da vida política, econômica,
social. Pode ser um fato histórico. Ele precisa ser bastante expressivo e
coerente com o seu ponto de vista. O fato-exemplo, geralmente, dá força e
clareza à nossa argumentação. Esclarece a nossa opinião, fortalece os nossos
argumentos. Além disso, pessoaliza o nosso texto, diferencia o nosso texto:
como ele nasce da experiência de vida, ele dá uma marca pessoal à dissertação.
6. A
partir desses elementos, procure juntá-los num texto, que é o rascunho de sua redação. Por enquanto, você pode agrupá-los na
sequência que foi sugerida.
CONCLUSÃO
A
conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a idéia
principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.
A
conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não
somente em relação às idéias apresentadas no último parágrafo do CONCLUSÃO.
Não se
devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações
a serem inclusas, o CONCLUSÃO ainda não terminou.
Maneiras
de se fazer o parágrafo da conclusão:
Retomada da tese
A
conclusão é a apresentação da visão geral do assunto tratado, portanto pode-se
retomar o que foi apresentado na introdução e/ou no CONCLUSÃO, relembrando a
redação como um todo. É uma espécie de fechamento em que se parece dizer de
acordo com os exemplos/argumentos/tópicos que foram apresentados no CONCLUSÃO,
pode-se concluir que realmente a introdução é verdadeira.
Perspectiva
Pode-se
também apresentar possíveis soluções para os problemas expostos no CONCLUSÃO,
buscando prováveis resultados (É preciso. É imprescindível. É necessário.),
trabalhando com a conscientização geral. Por exemplo: É imprescindível que,
diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que ...
Oração Coordenada Conclusiva
Pode-se
ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva - logo,
portanto, por isso, por conseguinte, então - apresentando, posteriormente,
soluções para os problemas expostos no CONCLUSÃO.
Frases-modelo para o início da conclusão
Apresento,
aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a conclusão. Não tomem
estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema,
planeje incansávelmente o CONCLUSÃO, use sua inteligência, para ter certeza
daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:
Em
virtude dos fatos mencionados ...
Por isso tudo ...
Levando-se em consideração esses aspectos ...
Dessa forma ...
Em vista dos argumentos apresentados ...
Dado o exposto ...
Tendo em vista os aspectos observados ...
Levando-se em conta o que foi observado ...
Em virtude do que foi mencionado ...
Por todos esses aspectos ...
Pela observação dos aspectos analisados ...
Portanto ... / logo ... / então ...
Após a frase inicial, pode- se continuar a
conclusão com as seguintes frases:
... somos
levados a acreditar que ...
... é-se levado a acreditar que ...
... entendemos que ...
... entende-se que ...
... concluímos que ...
... conclui-se que ...
... percebemos que ...
... percebe-se que ...
... resta aos homens ...
... é imprescindível que todos se conscientizem de que ...
... só nos resta esperar que ...
... é preciso que ...
... é necessário que ...
... faz-se necessário que ...
Proposta
de redação
A TV
brasileira completa 50 anos. No início, houve quem considerasse o televisor
mais um eletrodoméstico na casa. Hoje, sabe-se que ele não é só isso, a
televisão é um modo de vida.
Redija um texto dissertativo, em prosa, com 30 linhas, analisando se a TV
brasileira FORMA, INFORMA ou DEFORMA. Use o esquema acima.
Você pode
também, caso queira, desenvolver outro tema.
Palavras e frases para começar uma
redação
Há algumas frases e palavras-chave que podem servir
como base para o início da redação. Segue uma lista:
- Pode-se afirmar que, em razão de…
- Ao analisar o (a,os,as)…
- Em virtude do cenário atual, em vista da atual
situação…
- Percebe-se que…
- Comenta-se, com frequência, a respeito de…
- Convém lembrar…
- É indiscutível que, é inegável que …
- Levando-se em consideração os aspectos…
- No século…
- Ao se examinarem alguns… verifica-se que…
- Dado o exposto da pesquisa…
- Basta olhar para um passado próximo…
- Todos sabem que, em nosso país, há tempos,
observa-se…
- Percebe-se que…
- Em face da realidade…
tema "Nenhum homem é uma ilha":
1. Compreensão do Tema
Entenda o Significado da Metáfora
- A expressão "Nenhum homem é uma ilha" usa a palavra "ilha" para simbolizar a ideia de isolamento ou de viver desconectado dos demais. John Donne, o autor da frase, queria enfatizar que os seres humanos são interdependentes e que ninguém consegue viver completamente isolado.
2. Pergunta Inicial
Transforme o Tema em Pergunta
- Pergunte a si mesmo: "Por que nenhum homem é uma ilha?" ou "Será possível viver totalmente isolado da sociedade?"
3. Defina o Ponto de Vista (Tese)
Posicione-se
- Exponha sua opinião pessoal sobre a ideia. Concorda que as pessoas precisam umas das outras? Ou acredita que algumas podem, sim, viver isoladas? Defina se você concorda total ou parcialmente com o tema.
4. Argumento Principal e Argumentos Auxiliares
Desenvolva um Argumento Principal
- Explique sua resposta inicial com uma razão clara. Exemplo: "Os seres humanos precisam uns dos outros para se desenvolver emocional e socialmente."
Inclua Argumentos Auxiliares
- Adicione argumentos que sustentem sua posição:
- Argumento Social: A interação com outros é essencial para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e compreensão mútua.
- Argumento Emocional: A solidão pode levar a problemas de saúde mental, e o apoio social ajuda a manter o equilíbrio emocional.
- Argumento Histórico ou Cultural: Ao longo da história, civilizações e sociedades foram construídas com base na cooperação.
5. Exemplos e Fatos
Reforce com Exemplos Concretos
- Inclua exemplos relevantes:
- Histórico: Por exemplo, o desenvolvimento de sociedades antigas, que dependiam da colaboração entre pessoas para sobreviver e prosperar.
- Atual: Use exemplos da atualidade, como a importância das redes de apoio durante crises (como a pandemia de COVID-19), que demonstram o impacto positivo do apoio mútuo e da conexão.
6. Estrutura do Texto
Crie o Rascunho da Redação
- Introdução: Reescreva o tema usando suas palavras. Apresente o tema “Nenhum homem é uma ilha” e mostre seu ponto de vista de maneira simples e direta.
- Desenvolvimento: Apresente os argumentos (principal e auxiliares) em parágrafos separados. Dê um exemplo em cada parágrafo para reforçar suas ideias.
- Conclusão: Retome a ideia principal e finalize com uma frase que dê um fechamento à dissertação.
7. Conclusão
Finalize de Forma Convincente
- Lembre-se de que a conclusão deve reunir os principais pontos. Evite informações novas e foque em reforçar seu ponto de vista. Exemplos de frases iniciais para a conclusão:
- "Em vista dos argumentos apresentados, podemos concluir que..."
- "Portanto, observa-se que a interdependência humana é essencial para a sociedade."
- "Dado o exposto, entende-se que a conexão entre os indivíduos é vital para o equilíbrio da vida em sociedade."
Frases-modelo para a Conclusão
Após a frase inicial, você pode continuar a conclusão com algumas dessas sugestões:
- "... concluímos que a interação entre os indivíduos é uma base fundamental para uma vida plena e equilibrada."
- "... percebemos que, embora cada um tenha sua individualidade, a convivência e a interdependência são indispensáveis."
- "... é imprescindível que todos reconheçam a importância do apoio mútuo para enfrentar os desafios da vida moderna."
Nenhum comentário:
Postar um comentário